8 principais erros de logística do atacado distribuidor e como solucionar
Todo mundo erra, mas alguns erros podem custar mais caro do que outros. É o que acontece com os erros de logística — uma das principais áreas do atacado distribuidor e que tem impacto direto em seus resultados.
Para se ter uma ideia, estima-se que a logística represente ao menos 19% do total do orçamento de uma empresa, segundo a Associação Brasileira de Movimentação e Logística (ABML) – sendo que em segmentos específicos, como o do atacado distribuidor, esses custos são ainda maiores.
Portanto, refletir sobre os erros de logística é dar luz a potenciais perdas substanciais para os atacadistas distribuidores. Seja em termos de receita, reputação da marca ou satisfação do cliente.
Vamos fazer essa reflexão com profundidade? Continue lendo para ver:
- os equívocos mais frequentes na logística do atacado distribuidor;
- em quais frentes eles impactam e quais consequências costumam gerar;
- como evitá-los com tecnologia e inteligência de dados;
- e muito mais!
Erros de logística: os principais do atacado distribuidor
Compilamos os erros de logística que vemos acontecer continuamente no mercado para que você possa aprender a solucioná-los antes que prejudiquem sua operação.
Mas, antes, dá uma conferida no nosso vídeo, antecipando um pouco do que você vai ver por aqui:
Pronto? Vamos lá!
1. Não investir em tecnologia de gestão logística
Quanto tempo as empilhadeiras no seu processo de logística ficam paradas? Quantos caminhões você já viu saindo “meio cheios” (ou seria “meio vazios”)? Quantas vezes atrasos nas entregas aconteceram porque o motorista do caminhão não conseguia se comunicar com o escritório?
Quando sua operação não se apoia na tecnologia, são essas as consequências.
A digitalização tem sido um impulsionador significativo para a gestão de logística. A tecnologia torna mais fácil escolher os produtos no depósito, bem como controlar as mercadorias em trânsito e no estoque.
Por outro lado, o uso de tecnologia desatualizada significa que a empresa não pode se comunicar adequadamente com os clientes. Por exemplo, fica impedida de fornecer informações sobre os status dos pedidos.
Como resolver
Pense em como seus resultados financeiros podem melhorar apenas aumentando o tempo de atividade de cada elemento de sua cadeia de logística.
Ao eliminar processos manuais e utilizar fluxos de planejamento digital para otimizar o uso de caminhões, planejar rotas e acompanhar entregas, você pode criar um ambiente em que cada ponto de contato na logística funcione em sinergia com o próximo.
Isso significa que coisas como caminhões com cargas praticamente vazias (que, impressionantemente, são comuns na logística de entregas) podem ser amplamente eliminadas com o uso de processos de programação mais adaptáveis.
Por exemplo, você pode rastrear o histórico de pedidos de seus clientes em tempo real por meio de integração sofisticada com seu ERP. Dessa forma, consegue determinar matematicamente qual é o momento ideal para enviar uma determinada remessa. E mais: tem insumos para pensar os custos relativos de esperar por um caminhão mais cheio em comparação com concluir a operação mais rapidamente.
2. Usar processos manuais na gestão da operação
Não tem jeito: além de pouco eficazes do ponto de vista produtivo, processos manuais podem gerar erros logísticos.
Isso porque, em vez de se dedicar a atividades de maior valor agregado, os profissionais precisam gastar mais tempo — por exemplo, inserindo dados em uma planilha.
Como resolver
Não só na logística, mas em todas as demais frentes de negócios, os atacadistas distribuidores mais bem-sucedidos têm investido em ferramentas de automação.
Pense na quantidade de trabalho realizada na sua logística que não exige pensamento crítico ou estratégico. Essas tarefas podem ser facilmente automatizadas para que seus profissionais que as realizam sejam liberados para tarefas mais estratégicas.
Por exemplo, a necessidade de aguardar o motorista retornar ao armazém para entregar uma ordem de conclusão de entrega a um dos seus funcionários. Estes só poderão registrar os pedidos finalizados. Por outro lado, com a automatização, o próprio motorista faz o aviso em campo, por meio de um app no celular.
Não é só tempo que a automação dessas atividades de baixo valor economiza para você. Ela também evita que erros aconteçam (afinal, errar é humano, certo?).
Seu funcionário pode se confundir com uma ordem e digitar no sistema que um pedido que ainda não foi entregue está finalizado, por exemplo. Imagina a dor de cabeça para resolver isso depois?
→ Leia também: Por que e como abandonar processos manuais no atacado?
3. Ter atividades operacionais com custos elevados
Nem sempre a melhor saída é fazer tudo internamente. Afinal, como falamos no tópico anterior, algumas atividades são essenciais para que a operação funcione, mas são de baixo valor.
Isso significa que ter profissionais internos altamente qualificados para realizar atividades que estão abaixo do seu nível de conhecimento pode acabar custando muito ao atacado distribuidor.
Como resolver
Além da automação, a terceirização de alguns processos internos pode reduzir custos logísticos, ao contrário do que muitos pensam.
Basta pensar que manter profissionais altamente qualificados na sua empresa é caro. A não ser que eles estejam desempenhando tarefas que realmente tragam valor à cadeia logística, você não estará vendo retorno sobre o seu investimento.
A terceirização pode tanto liberar sua equipe para que eles trabalhem em atividades mais estratégicas quanto permitir que você reduza o pessoal, caso ache necessário. Insistir no contrário é um dos erros de logística que você não deve cometer.
4. Não cumprir com os prazos prometidos
Ok, a gente sabe que, às vezes, é você o responsável por cumprir prazos mirabolantes que os vendedores prometem na hora de fechar uma venda.
No entanto, por mais mirabolantes que os prazos sejam, cumpri-los é essencial para garantir a satisfação do cliente com o atacado distribuidor.
Os prazos de entrega, muitas vezes, são oferecidos como parte de um pacote de benefícios para que o cliente feche uma venda. Não cumpri-los significa manchar a reputação da empresa como um todo, o que tem impacto direto nos seus resultados financeiros.
Como resolver
Uma operação eficiente é parte fundamental para evitar esses erros de logística. Você precisa ser capaz de enxergar em um dashboard geral todos os pedidos pendentes, aqueles que são mais urgentes e a localização de cada um para que possa montar rotas eficazes.
Além de garantir a entrega no prazo, isso também permitirá economizar em custos com combustível e horas de trabalho de cada motorista.
Quando se trata de devoluções e avarias de mercadorias dentro do segmento atacadista distribuidor, percebemos que toca em um ponto bem sensível dentro da logística.
Isso acontece devido seu alto custo para a empresa de distribuição.
Para que você saiba minimizar os efeitos ocasionados por essas devoluções de produtos, convidamos especialistas da Máxima para debater o tema. Confira o debate e as dicas:
→ Leia também: Tudo o que você precisa saber para ter uma logística de entrega eficiente.
5. Não ter métricas claras de desempenho
A maioria das empresas hoje mede o desempenho da logística em algum grau, mas nem sempre foi assim.
Apesar do aumento da consciência da necessidade de indicadores-chave de desempenho (KPIs) significativos, muitas organizações falham em medir suas operações de logística corretamente.
Se você puder evitar cometer esse erro na sua operação de seu depósito, isso ajudará muito a evitar alguns dos outros erros de logística.
Por exemplo, vamos rever brevemente o erro nº 3… Aproveitar as habilidades da sua equipe para as tarefas certas certamente ajudará você a acertar no envio de mercadorias. Contudo, sem aplicar algumas métricas que permitam acompanhar como tudo está indo, é fácil ignorar processos ineficientes.
Conforme estamos vendo, o atacado distribuidor pode enfrentar diversos erros de logística, mas com os KPIs corretos, será possível identificá-los sem que afetem o desempenho e causem prejuízos à organização.
Como resolver
Algumas métricas a serem aplicadas no envio de mercadorias incluem “porcentagem da carga do caminhão utilizada” e “tempo desde o recebimento do pedido até a entrega”. Juntos, esses dois KPIs o ajudarão a identificar maneiras de otimizar os processos de envio e reduzir os custos.
Você está dando a devida atenção à última etapa da mercadoria no seu armazém?
Sabemos que a expedição requer muita maestria por ser o último processo do pedido dentro do seu centro de distribuição e exige cuidados como o envio de itens sem inversão, embalagens sem avaria, documentação de saída e vários outros itens.
Por isso, para que você tenha maior assertividade com a expedição e descarga de mercadorias, debatemos esse tema com especialistas no episódio 116 do MáximaCast. Dê o play e confira!
→ Leia também:
- Métrica perfeita: o que essa métrica diz sobre seu planejamento logístico?
- Os principais KPIs na logística de suprimentos.
6. Falhar com a comunicação interna e externa
A logística no atacado distribuidor depende de um relacionamento estreito entre suas operações e as de vendas. Quando um pedido é enviado, o cliente quer saber qual o status dele e a previsão de entrega para que possa se programar e evitar problemas como a ruptura de gôndola.
Os varejistas temem ficar no escuro sobre o status do pedido. Se um cliente perguntar sobre seu pedido, o vendedor deve saber responder. Por isso, a logística deve ser transparente sobre as programações de remessa, mas nem sempre é o caso.
Como resolver
A comunicação clara na empresa é essencial para evitar erros de logística. E isso vale para os dois lados.
Tanto a logística deve conseguir se comunicar com vendedores e motoristas externos para que possa acompanhar de perto os status dos pedidos, quanto os vendedores e motoristas precisam ter comunicações claras para que a logística não erre.
Pedidos mal preenchidos ou com erros podem atrasar o planejamento logístico, assim como imprevistos na rota dos motoristas. Tudo isso pode ser evitado se as equipes em campo tiverem ferramentas de comunicação eficientes em mãos, conectadas diretamente ao escritório central.
7. Planejar rotas de maneira informal
O mau planejamento de rotas é um dos erros de logística mais significativos no atacado distribuidor. Afinal, quanto menos eficientes forem suas rotas, mais gastos você terá.
Imagine, por exemplo, que você tenha dois clientes em uma mesma região e que esses dois clientes tenham feito pedidos em épocas próximas.
Sem um planejamento de rotas eficaz, você pode acabar não enxergando o quadro geral, enviando as entregas em duas remessas diferentes.
Além de perder tempo, você gasta mais com as horas dos seus motoristas e com combustível, dois dos maiores custos que impactam seu orçamento.
Como resolver
Com um planejamento eficaz, pelo contrário, você pode reduzir esses custos ao máximo, ao mesmo tempo que garante que tanto um cliente quanto o outro tenham seus pedidos atendidos no prazo combinado.
→ Leia também: Como fazer a otimização de rotas no seu atacado distribuidor?
8. Não controlar os horários de trabalho dos motoristas
O controle das horas de trabalho dos seus motoristas também é feito de forma manual? A essa altura do artigo, você já deve ter percebido que isso, também, é um dos grandes erros de logística.
Seus motoristas estão em campo, trabalhando o dia todo. Isso significa que é difícil realmente controlar a jornada de trabalho deles.
Na verdade, era difícil, antes de termos as ferramentas certas disponíveis.
Como resolver
Hoje, soluções móveis instaladas nos celulares dos motoristas podem resolver esse problema. Além de permitir que eles “batam ponto” de onde estiverem, as soluções também possibilitam que você, gestor, acompanhe a localização em tempo real de cada um deles.
Isso permite que tenha uma visão holística da sua equipe em campo, podendo fazer ajustes conforme julgar necessário a partir dos dados que recebe.
→ Leia também: Zé Vermelho Distribuidor reduz pela metade o tempo de entrega com MaxMotorista.
Resolvendo os erros de logística com a tecnologia
Já ficou bem claro que o uso da tecnologia é a solução para grande parte dos erros de logística. Mas não é qualquer tecnologia: é a tecnologia certa.
Com o investimento em poucos softwares simples de usar, você pode eliminar todos os problemas que listamos acima.
Está duvidando? Então deixa a gente te mostrar!
O maxMotorista, por exemplo, permite que seu motorista tenha em mãos tudo de que precisa para realizar as entregas no prazo, se comunicar com você e ainda enviar dados que ajudarão na sua tomada de decisão.
Em outra frente, o maxRoteirizador permite a visualização de janelas de entregas e pedidos pendentes em um mapa para que você possa criar rotas automaticamente, de acordo com os parâmetros que você define.
Ele também considera a ocupação de carga de cada caminhão para que nenhum seja enviado com uma capacidade menor que deveria.
Benefícios do uso estratégico da tecnologia para logística
No fim das contas, com esses dois softwares, sua empresa pode desfrutar de diversos benefícios. Entre eles, destacam-se os que descrevemos a seguir.
Criação de rotas inteligentes
Ao criar rotas inteligentes, uma consequência imediata é a redução no consumo de combustível. Além disso, as horas de trabalho dos motoristas também podem ser diminuídas ou otimizadas, o que gera economia operacional.
E tem mais: rotas inteligentes também levam em consideração as horas de trabalho dos motoristas, evitando trajetos excessivamente longos e garantindo que eles sigam regulamentações de tempo de direção e descanso.
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Acompanhamento das entregas em tempo real
Ao dispor de uma ferramenta tecnológica para acompanhar as entregas em tempo real, é possível também fazer notificações de status para os clientes. Isso, além de facilitar os controles internos também incrementa a confiabilidade e a reputação da empresa junto ao mercado.
Trata-se de uma vantagem competitiva bastante significativa, pois compradores corporativos e consumidores finais primam por essa rastreabilidade. Afinal, eles estão acostumados com o monitoramento via dispositivos móveis em diversos âmbitos da vida, exigindo isso de seus fornecedores.
→ Leia também: Como um sistema de gestão de entregas otimiza a logística no atacado distribuidor.
Aproveitamento da cubagem máxima do caminhão
Com uma ferramenta que calcule e determine o aproveitamento máximo da cubagem do caminhão, é possível extrair maior valor da frota.
Ou seja, economiza-se mais dinheiro enviando mais mercadoria em uma única viagem. Em contraste com uma expedição menos elaborada; feita no “feeling” e sujeita ao acaso.
→ Leia também: Como fazer cálculo de cubagem no transporte de cargas?
Comunicação em tempo real com motoristas
Na atual dinâmica do mercado, bem como nas rotas de transporte, contar com uma solução tecnológica que facilite o diálogo com os condutores é fundamental.
Por exemplo, caso haja mudanças na programação ou novo envio de rotas, imediatamente a gestão logística pode acionar o motorista em campo. E o mesmo acontece por parte dos motoristas, que passam a poder reportar atrasos, incidentes, entre outras informações em qualquer lugar onde estejam.
Automação de atividades de baixo valor para a área logística e para o negócio como um todo
Para fechar com chave de ouro, não podemos esquecer que a tecnologia logística bem aplicada eleva o nível estratégico não só da área, mas do negócio como um todo.
Com automatização, seguindo um fluxo lógico de atividades finamente parametrizadas no sistema, a operação passa a ser realizada em menos tempo e com mais eficiência. Consequentemente, reduzindo custos e maximizando resultados.
→ Leia também: 7 principais problemas logísticos, e como resolvê-los.
Em resumo
Alguns erros logísticos não podem mais ser tolerados em negócios atacadistas distribuidores. São eles:
- não apostar na tecnologia de gestão logística;
- usar processos manuais na gestão da operação;
- ter atividades operacionais com custos elevados;
- não cumprir com os prazos prometidos;
- não ter métricas claras de desempenho;
- falhar com a comunicação interna e externa;
- planejar rotas de maneira informal;
- não controlar os horários de trabalho dos motoristas.
Para preveni-los ou tratá-los da maneira adequada, os gestores dessa área precisam investir em tecnologia e potencializar suas habilidades analíticas. Do contrário, terão problemas de curto, médio e longo prazo — impactando negativamente os resultados da área e do negócio como um todo.
E então, você se identifica com algum dos erros de logística que apontamos aqui? Conheça as soluções da MáximaTech para a logística do atacado distribuidor agora mesmo! Entre em contato conosco e solicite sua demonstração.
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