logística de transporte

Nós podemos entender a logística de transporte como uma disciplina voltada à investigação e melhoria dos processos operacionais relacionados efetivamente ao transporte de cargas, sejam elas quais forem.
Porém, esse entendimento é um pouco mais profundo do que se entrevê inicialmente.

O que acontece, em muitos casos de gestão ineficaz da logística de transporte, é tentar entendê-la isoladamente. Na verdade, a logística de transporte é interdisciplinar, e está relacionada a vários processos operacionais na empresa, seja na área de seguros, de boas práticas administrativas, de soluções de automação, etc.

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre o processo de logística de transporte e entender o que perpassa o seu sucesso total. Que tal nos acompanhar nessa jornada?

 Confira também as nossas dicas em vídeo:

Os riscos que a logística de transporte quer mitigar

Cair na estrada com uma carga valiosa é um cenário que possui seus riscos – e isso é inegável.

Porém, a principal característica de qualquer negócio é a correta gestão dos riscos, sendo que essa atitude deve ser pautada por um gerenciamento eficiente, buscando sempre maneiras de ou reduzi-los, ou ter planos de ação para minimizar o seu impacto.

Mas quais são os riscos com os quais a logística de transporte lida no seu dia a dia operacional?

Roubos de carga

Com certeza, um dos maiores riscos é o roubo de cargas. Lidar com ele é complicado por sua característica imprevisível, sendo que o máximo que pode ser feito é tentar minimizar o seu impacto com seguros abrangentes, sistemas de automação de logística, acompanhamento em tempo real e treinamentos extensos para os motoristas.

Atrasos por desvios de rota

Muitas vezes, a rota programada pode conter desvios por acidentes, trechos em obras, etc. Além disso, talvez por tomar uma saída errada, o motorista pode acabar atrasando na entrega. Essa situação é complicada, já que atrasos podem configurar violações no contrato, e ser passíveis de multa.

Esse problema é resolvido com a logística de transporte apoiada por soluções de automação, que permitem uma programação de rotas mais contundente e o acompanhamento e a comunicação em tempo real, garantindo que alterações emergenciais possam ser feitas.

Um processo de comunicação bem estabelecido aliado ao acompanhamento do motorista é a melhor forma de lidar com esses imprevistos que, infelizmente, também estão fora do controle.

Danos à mercadoria

Quando a paletização e o acondicionamento da mercadoria é feita de forma não satisfatória, podem ocorrer danos aos produtos sendo transportados. Para lidar com essas situações, a logística de transporte estabelece métodos de empacotamento e acondicionamento voltados para a realidade dos ativos sendo transportados.

Como evitar prejuízos durante a entrega com a logística de transporte?

A logística de transporte tem como principal responsabilidade a redução de prejuízos na entrega, e se pauta, principalmente, na preparação e em planos de resposta contundentes e ágeis.

Além disso, ela é, essencialmente, postura, por assim dizer: estar comprometido em evitar riscos e mitigá-los é a função do gestor, que deve estar sempre procurando novos meios de melhorar os processos. A isso, damos o nome de melhoria contínua. Mas como promovê-la?

Entenda a sua operação

Fundamentalmente, é necessário entender como a sua operação funciona como um todo. Procure saber o que influencia o processo logístico, as operações que impactam positiva e negativamente o seu funcionamento e estabeleça um panorama geral da logística de transporte na sua empresa.

Planejamento e acompanhamento

É fundamental planejar rotas e ter planos de ação para o caso de problemas na estrada antes do caminhão sair. Soluções de automação garantem essa possibilidade e trazem praticidade e confiabilidade a essa tarefa.

Além disso, também é importante ter um acompanhamento em tempo real do trajeto, com um canal de comunicação seguro para alterações e direcionamentos para o motorista em caso de problemas.

Controle de estoque

Para facilitar a logística de transporte e obter resultados mais satisfatórios, ter um controle de estoque é tão primordial que essa dica pode até soar como clichê.

É ele que norteia grande parte dos processos de logística, sendo que, quando é bem realizado, você tem ganhos com a agilidade dos seus processos, a certeza de uma entrega sem contratempos e erros na contagem e a segurança de atender a todas as demandas sem faltas de produtos descobertas tarde demais.

Dicas para uma logística de transporte eficiente

Confira algumas dicas mais específicas que preparamos para te auxiliar na logística de transporte:

– Procure sempre fazer uma paletização adequada e um carregamento seguro no caminhão. Não deixe vãos livres, já que eles representam espaço a mais para que caixas caiam e produtos se danifiquem. Quando mais “presa” estiver sua carga, menos chances de ter problemas na entrega;

– Dê atenção especial ao embarque e desembarque das cargas, e invista em treinamentos para especializar os seus colaboradores que trabalham com elas;

– Dê atenção especial à embalagem dos produtos, e realize testes para comprovar a eficiência do seu modelo de acondicionamento de mercadorias. Dessa forma, os prejuízos com danos são minimizados, e você evita problemas na entrega relacionados à produtos danificados;

-A tendência, hoje em dia, é o digital. Invista em softwares de logística de transporte e comece a aproveitar das suas funcionalidades, como o acompanhamento do trajeto em tempo real, canais de comunicação eficientes, planejamento de rotas, etc.

Quer saber como aproveitar das vantagens do digital na logística de transporte? Conheça nossas soluções e entre em contato para agendar um teste! Nos vemos no próximo artigo!