aplicativo-para-promotor-de-vendas-2

Em vez de ler, que tal ouvir?

Um aplicativo para promotor de vendas facilita a gestão da equipe e o trabalho desses profissionais, que atuam diretamente nos pontos de venda. Em outras palavras, esse tipo de solução móvel, além de melhorar os controles, também torna a operação mais padronizada, inteligente e com custos controlados.

Agora, como escolher um bom aplicativo para promotor de vendas? Em meio a tanta oferta de tecnologia, como saber qual é a plataforma mais confiável e produtiva?

É o que buscamos responder ao longo deste artigo.

Continue lendo para entender o que esperar do sistema, como avaliar os diversos fornecedores e mais.

O que é e para que serve um aplicativo para promotor de vendas

Um aplicativo para promotor de vendas é uma solução mobile que, integrada aos sistemas de gestão da empresa, torna as estratégias de Trade Marketing mais orientadas por dados.

Além disso, em uma dimensão mais prática, esse tipo de tecnologia ajusta os fluxos de trabalho dos promotores, dando a eles recursos para realizarem seu trabalho com mais produtividade e eficiência.

Bons aplicativos para promotor de vendas também servem aos vendedores e representantes, uma vez que o trabalho deles deve estar em total sintonia com o dos promotores.

Atualmente, é possível encontrar em um app para promotor de vendas recursos como a geolocalização. Por meio da tecnologia GPS, por exemplo, os gestores conseguem verificar se os promotores percorreram todos os pontos de vendas para os quais foram designados. E isso melhora o controle e tende a incrementar a produtividade das equipes.

Em suma, um aplicativo para promotor de vendas serve para tornar as rotinas de trabalho e a gestão mais inteligentes, sistematizada e eficiente.

Como funciona um aplicativo para promotor de vendas

Quanto ao funcionamento de um aplicativo para promotor de vendas, podemos pensar em duas dimensões: a técnica e a prática.

Do ponto de vista técnico, esse tipo de solução funciona por meio da tecnologia móvel (cada vez mais, via computação em nuvem). Dessa forma, pode ser operada via dispositivos móveis, tais como notebooks, tablets e smartphones.

Na prática, onde quer que o promotor vá, em qualquer horário, ele pode se conectar ao aplicativo e cumprir com as tarefas designadas. Anteriormente a isso, o gestor de Trade Marketing planeja as rotinas dos promotores, considerando a produtividade e a qualidade, e parametrizando comandos a serem seguidos.

Em resumo, o gestor de Trade garante que sua equipe vai cumprir com a assiduidade das visitas e com o desempenho das atividades previamente estabelecidas. Ao mesmo tempo, os profissionais conseguem comprovar a eficiência de seu trabalho, pois o sistema tangibiliza as atividades por meio de métricas e indicadores de desempenho.

→ Leia também: 7 vantagens de um aplicativo de Trade Marketing!

Qual é o aplicativo para promotor de vendas ideal para sua empresa

Há hoje no mercado uma série de aplicativos para promotor de vendas. E essas ofertas tendem a se multiplicar à medida que a demanda cresce, pois as organizações estão profissionalizando cada vez mais o Trade Marketing, o tornando mais estratégico e integrado com outras rotinas de negócios.

Além disso, o próprio avanço tecnológico está acelerando para o desenvolvimento de soluções móveis. Neste movimento, aplicações que antes demoravam anos para serem desenvolvidas, agora saem em poucos meses.

Diante disso, é normal que as empresas fiquem na dúvida de qual opção escolher. E não há uma resposta pronta e estandardizada; cada organização deve olhar para a sua cultura e para os seus processos e, em seguida, avaliar o aplicativo mais aderente, além de outros fatores — sobre os quais falaremos mais detalhadamente no próximo tópico.

Contudo, em linhas gerais, alguns fatores podem servir de guia inicial, pois são comuns a todas as empresas dispostas a tornar a rotina de seus promotores mais produtiva e eficiente.

É possível afirmar, por exemplo, que um bom aplicativo para promotor de vendas é aquele que ajuda a superar três grandes grupos de desafios da área. São eles:

  1. A situação dos produtos no ponto de venda (PDV):

  • índices elevados de ruptura de mercadoria nas gôndolas e/ou no estoque;

  • comunicação demorada ou truncada entre promotores e gestores de vendas;

  • status do PDV incerto ou totalmente desconhecido pelos gestores;

  • dificuldades para monitorar as ações da concorrência.

  1. A gestão da equipe de promotores:

  • falta de conhecimento da localização e do desempenho dos promotores;

  • clientes reclamando da demora nas visitas dos promotores;

  • dificuldades para obter dados sobre a produtividade do time em campo.

  1. As pesquisas e registros:

  • extravio de imagens de check-in, check-out e durante as pesquisas;

  • lentidão nas atividades de comparação de ações e preços da concorrência;

  • pesquisas engessadas e sem possibilidade de customização;

  • impossibilidade (ou falta de confiabilidade) na mensuração da satisfação do PDV.

Em resumo, se o aplicativo fornecer recursos que solucionem estes três grandes percalços que costumam aparecer na gestão de promotores, ele já é digno de ser considerado. Mas, há outros requisitos a serem avaliados, conforme você verá a seguir.

O que avaliar na hora de escolher um aplicativo para promotor de vendas

Confira, a seguir, os requisitos mais importantes a serem considerados a hora de escolher um aplicativo para promotor de vendas!

Conheça bem a empresa desenvolvedora

Para além do discurso comercial das empresas que desenvolvem soluções tecnológicas, é preciso avaliar o histórico, a reputação e a confiança que elas passam no mercado.

É importante ter em mente que um contrato de fornecimento de ferramentas tecnológicas é uma parceria de longo prazo. Por isso, olhar questões como qualidade do suporte fornecido, capacidade de evolução técnica etc. é fundamental.

Para isso, pesquise o nome da empresa em sites como o Reclame Aqui, veja o que as pessoas falam na web sobre a experiência delas com o fornecedor e observe o atendimento.

Converse com profissionais que já usam o sistema

Também é bastante recomendado conhecer casos de sucesso que o fornecedor de sistemas tem. E mais: fazer contato com atuais clientes para que eles contem como é sua experiência, se estão satisfeitos e se já tiveram bons resultados.

É interessante fazer isso por conta própria, bem ao estilo benchmarking: ligar e pedir para conversar com o gestor de Trade Marketing e, se for o caso, também com a liderança de TI. Esses profissionais serão bem espontâneos ao relatar sua experiência se forem surpreendidos sem a intermediação do fornecedor.

Avalie detalhadamente a segurança do app

Também é muito importante avaliar tecnicamente o aplicativo para promotor de vendas que se está considerando adquirir. Para isso, o envolvimento da área de Tecnologia da Informação (TI) da empresa ou de um consultor externo especializado pode fazer toda a diferença.

Como atualmente há muitos ataques hackers e os riscos de espionagem também não param de crescer, é interessante saber se o sistema não tem pontos de vulnerabilidades que coloquem facilitem o roubo ou a alteração dos dados da empresa.

Seja criterioso com o contrato e o acordo de nível de serviço

Ao final, quando houver dois ou três fornecedores que podem ser contratados, uma olhada bem criteriosa no contrato e no acordo de nível de serviço (SLA) propostos pelo fornecedor também é bastante útil.

Para isso, é aconselhável ter o auxílio do departamento jurídico da empresa ou então contratar um advogado especializado em acordos e investimentos em tecnologia. Essa atitude evita surpresas desagradáveis no futuro, quando as “letras miúdas” são acionadas e pode ser tarde para contorná-las.

Evite fazer do preço o principal foco de decisão

Por fim, um conselho para levar para a vida: não coloque todo o esforço de decisão de avaliação de soluções tecnológicas no preço. Acredite, o barato pode sim sair muito caro, pois a gestão e a operação podem ter sérios problemas com um sistema que apresenta indisponibilidade, vulnerabilidade ou simplesmente não funcione como o esperado.

É interessante pensar no retorno sobre o investimento e entender que entre escolher um aplicativo para promotor de vendas estandardizado e genérico e outro que seja adaptável ao negócio, a segunda opção é sempre a melhor escolha.

Por que o maxPromotor é um dos melhores aplicativos para promotor de vendas do mercado

Para finalizar, apresentamos a você o maxPromotor, solução da MáximaTech, que frequentemente é citado como um dos melhores aplicativos para promotores de vendas do mercado brasileiro.

Entre as muitas vantagens que o maxPromotor oferece, destacam-se:

  • alertas para o time comercial e decisores quando cliente está necessitando de algum produto;

  • relatórios de visitas dos promotores de vendas (totais, concluídas, pendentes, não realizadas);

  • controles de check-in e check-out de promotores de vendas;

  • estabelecimento de metas para equipe de trade;

  • criação e acompanhamento de agenda;

  • criação de rota fixa e periódica;

  • pesquisas de preços de concorrentes;

  • registros fotográficos complementares à pesquisa;

  • criação de pesquisas customizáveis.

→ Neste vídeo, confira uma apresentação do maxPromotor:

 

→ Leia também: Inquisa aumenta a produtividade em 40% com solução da MáximaTech!

Resumindo

Escolher um aplicativo para promotor de vendas não é uma tarefa simples. Afinal, estamos falando de uma solução tecnológica que marca um antes e depois nas operações e também na gestão dessa área.

Por isso, é fundamental avaliar os desafios que o sistema deve ajudar a empresa a superar e também questões técnicas e relacionadas ao fornecedor. Essa maneira criteriosa de decidir deve sempre levar em consideração que se trata de um investimento robusto e que vai estabelecer uma parceria de longo prazo.

Aqui na MáximaTech nós somos especialistas em soluções para Trade Marketing e, por isso, somos sempre lembrados por gestores e promotores como uma marca confiável e que oferece resultados.

Então você já sabe: estamos a sua disposição para demonstrar o maxPromotor, considerado o melhor aplicativo para promotores de vendas do mercado. Faça contato conosco agora mesmo!

Primeiros passos para aplicar o Trade Marketing