aplicativo de Trade Marketing

Em vez de ler, que tal ouvir?

Um aplicativo de Trade Marketing é uma solução tecnológica móvel utilizada no “marketing comercial”. Sua utilização oferece uma série de vantagens operacionais e de inteligência na estratégia de “colocação de um produto nas prateleiras das lojas”.

Essa afirmação é bastante simplificadora, nós sabemos. Por isso, vamos elaborá-la melhor ao longo deste texto.

Continue lendo para entender como funcionam os apps de trade marketing, que vantagens eles oferecem e porque você deve escolher um para utilizar em sua empresa!

→ Você pode começar vendo o episódio 25 do MáximaCast, onde os especialistas debatem os desafios do Trade Marketing:

A tecnologia e sua contribuição para o Trade Marketing

O Trade Marketing trata de tentar controlar situações que realmente não podem ser controladas, uma vez que cada atividade de promoção comercial envolve várias negociações.

Há vários negociadores envolvidos: fabricante, representantes, varejistas, promotores etc. Além disso, são muitas informações, muitos dados que precisam ser gerenciados nas estratégias e operações de Trade Marketing.

Mas, isso tem mudado bastante ultimamente graças à tecnologia. A mobilidade dada aos profissionais que vão a campo, por exemplo, é extraordinária. O que antes precisava ser articulado entre as quatro paredes de um escritório, agora pode ser decidido e gerenciado em viagem.

Vejamos outra situação. Um operador de trade marketing, dotado de uma aplicação móvel, pode interconectar os dados no momento em que são coletados e fazer a seguinte sequência de ações em segundos, no local:

  1. tirar uma foto de literalmente qualquer coisa: um local onde deseja que um novo display seja colocado, uma prateleira com os SKUs da marca, interior de loja para registrar uma determinada perspectiva ou até mesmo algumas ideias de promoção, para que possa seguir o exemplo no futuro.

  2. adicionar legendas. Ele pode fazer isso atribuindo uma etiqueta (“violação de planograma” ou “etiqueta de preço errada” ou “ideias inspiradoras”), fazendo uma narração ou digitando uma nota. Todas as legendas serão anexadas automaticamente à foto tirada.

  3. vincular uma foto a uma determinada loja. Ou, melhor dizendo, deixar o aplicativo de trade marketing fazer isso por ele. Esta etapa é realizada automaticamente graças ao recurso de geolocalização. Dessa forma, constrói gradualmente um banco de dados enorme e útil para cada loja.

  4. vincular uma foto a uma determinada campanha promocional. Tal como no ponto anterior, cada fotografia é atribuída automaticamente a uma determinada campanha a partir das informações disponíveis sobre a loja e através de um calendário de promoção comercial.

Além de dar maior agilidade e otimização às operações, a tecnologia bem aplicada amplifica o poder analítico. Tanto dos promotores de vendas quanto dos gestores de marketing e comercial, além dos próprios fabricantes, distribuidores e varejistas.

Equipadas com sistemas e aplicativos móveis onde podem imputar, processar e analisar dados, as equipes podem tomar decisões mais ágeis e acertadas.

→ Leia também: 7 KPIs de Trade Marketing para avaliar suas estratégias!

Definindo um aplicativo de Trade Marketing

Falemos agora especificamente sobre um aplicativo de Trade Marketing. Trata-se de uma aplicação tecnológica mobile que, portanto, pode ser usada em variados dispositivos (smartphone, tablet etc.).

Um app de Trade Marketing é desenhado para atender todos os processos dessa operação específica. Nele, todos os envolvidos na equipe conseguem criar e gerenciar parâmetros, explorando assim recursos sob medida para suas funções.

Tecnicamente, os apps de Trade Marketing já vêm parametrizados com funcionalidades que são próprias do dia a dia dos profissionais da área.

Muitos também permitem a criação de funcionalidades. E, um tanto melhor, alguns também podem facilitar a adaptação para a realidade do negócio — particularidades do mix de produtos, por exemplo.

maxPromotor, um exemplo de app de Trade Marketing

Para entendermos quais são as principais funcionalidades de um aplicativo de Trade Marketing, vamos tomar como exemplo o maxPromotor, uma solução fornecida pela MáximaTech:

  • alerta para o time comercial e decisores quando cliente está necessitando de algum produto;

  • relatórios de visitas dos promotores de vendas (totais, concluídas, pendentes, não realizadas);

  • controle de check-in e check-out de promotores de vendas;

  • estabelecimento de metas para equipe de trade;

  • criação e acompanhamento de agenda;

  • criação de rota fixa e periódica;

  • pesquisa de preços de concorrentes;

  • registro fotográfico complementar à pesquisa;

  • criação de pesquisas customizáveis.

→ Neste vídeo, confira uma apresentação do maxPromotor: 

7 vantagens de um aplicativo de Trade Marketing

Com um bom aplicativo de Trade Marketing é possível dimensionar, planejar e roteirizar a equipe. Também o controle da jornada de trabalho do time que vai a campo fica mais organizado.

Outro ponto de destaque é que há uma coleta de dados mais eficiente, na palma das mãos dos profissionais. A comunicação com a equipe também melhora significativamente, pois a experiência se torna digitalizada. E, por fim, a gestão da operação de trade é realizada em tempo real, o que ajuda a melhorar os resultados.

Confira agora um detalhamento maior das vantagens que um aplicativo de Trade Marketing pode oferecer!

1. Mais inteligência na gestão da equipe

Todas as atividades realizadas pela equipe estão mediadas pelo aplicativo. Isso significa que o gestor consegue acompanhar em tempo real a realização das atividades.

Da mesma forma, ele consegue tomar decisões em tempo hábil ao perceber que algo não está saindo conforme o planejado.

A própria dinâmica de ter uma solução tecnológica amparando a operação, torna tudo mais inteligente e confiável. Não se trata apenas de controlar, mas também de ter ciência para amparar a equipe em momentos de dificuldades.

2. Importação de relatórios

Das atividades à média de compra de cada cliente, é possível extrair relatórios gerenciais no aplicativo de Trade Marketing.

Também é possível inserir relatórios de outras áreas no app para fins de comparação ou atualização das informações da operação.

Essa facilidade também ajuda o gestor a visualizar melhor a estratégia. Afinal, os dados estarão sempre confiáveis e disponíveis, evitando decisões amparadas meramente pela intuição ou por relatos esporádicos.

3. Acesso ao histórico de pedidos dos clientes

Com o passar do tempo, contar com o histórico de pedidos dos clientes em planilhas do Excel acaba tornando tudo muito trabalhoso. E as chances de que as informações se percam ou sejam interpretadas de maneira errada são altas.

Com um bom aplicativo de Trade Marketing, o histórico estará sempre disponível e confiável.

Dessa forma, traçar planos de ação comerciais a partir de padrões específicos de compras, de ticket médio, entre outros comparativos, fica muito mais simples e prático.

4. Agenda de visitas

Também a organização das rotinas de visitas aos pontos de vendas (PDVs) se torna ainda mais organizada no app de Trade Marketing.

Com essa funcionalidade, o gestor pode saber exatamente quais visitas foram concluídas, estão pendentes ou não foram realizadas.

Esse recurso, ao mesmo tempo em que auxilia na organização do time de campo, também dá ao gestor um controle maior. Ele consegue acompanhar o desempenho dos profissionais e da equipe como um todo, podendo avaliar a performance com dados sempre atualizados.

5. Adequação perfeita à loja

Os recursos de registro fotográfico, por exemplo, permitem controlar se o que foi planejado para layout, entre outras questões, está sendo cumprido pelos promotores de vendas.

Também a possibilidade de customizar pesquisas auxilia na busca por adequação perfeita às lojas atendidas.

6. Dados de produtividade sempre atualizados

No que diz respeito à produtividade, também um bom aplicativo de Trade Marketing se mostra bastante efetivo.

Com o time imputando dados e seguindo as funcionalidades parametrizadas, é possível avaliar tanto o volume quanto a qualidade do trabalho realizado. Por exemplo, o sistema possibilita registros de check in e check out, entre outras vantagens relacionadas à produtividade.

Diversas métricas e variáveis permitem ao gestor um cruzamento de informações que ampliam as possibilidades de avaliação da produtividade. E isso contribui muito para a elevação do desempenho da área e do negócio como um todo.

7. Acompanhamento da rota

Uma operação de trade marketing também contempla a definição de rotas, fixas e periódicas para os promotores de vendas.

Com um bom app de Trade Marketing, o planejamento dessas rotas se torna mais inteligente.

Da mesma forma, o acompanhamento do cumprimento dos itinerários traçados melhora consideravelmente.

→ Leia também: Aprenda a medir o desempenho das ações de trade marketing e melhore seu rendimento!

Como você viu, um bom aplicativo de Trade Marketing é uma ferramenta indispensável atualmente. Os gestores que querem inserir inteligência em suas operações não podem abrir mão do uso estratégico dessa tecnologia.

O que você achou das vantagens de um aplicativo de Trade Marketing que apontamos aqui? Conheça agora mesmo o maxPromotor: faça contato conosco!