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Em vez de ler, que tal ouvir?

Você quer vender mais no período de fim de ano? Para qualquer negócio, essa época chega com muitas expectativas para aumentar o faturamento. Afinal, estamos falando de um momento marcado pelo ímpeto dos clientes.

O objetivo de potencializar os resultados de vendas pode ficar mais próximo de ser alcançado com a execução de ações eficientes de trade marketing. Quando bem executadas, essas estratégias atraem mais clientes no ponto de venda.

Mas quais são as ações de trade marketing que você pode adotar para vender mais no fim de ano? Descubra logo a seguir!

A importância das ações em datas sazonais

O mapeamento das datas sazonais é fundamental para o sucesso de vendas, certo? Com um bom planejamento de trade marketing, os resultados alcançados podem ser incríveis.

Na prática, estamos falando das ações desenvolvidas para impulsionar os produtos nos pontos de venda em épocas-chave ao longo do ano. A partir disso, é possível manter os clientes sempre interessados e incentivar mais compras.

Além do final do ano, as datas sazonais também incluem Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Namorados, Black Friday, entre outros eventos. Ao fomentar o desejo de compra no público, essas datas geram um aumento nas vendas – e o foco do trade marketing está em suprir as necessidades momentâneas dos consumidores.

Como se preparar para as vendas do final de ano?

O final de ano é, sem dúvidas, uma oportunidade imensa de vender mais. Iniciando na Black Friday, as ações podem se estender até o Natal e Ano Novo. Porém, é fundamental saber como se preparar para aproveitar essa época tão promissora. Veja algumas dicas que vão ajudá-lo:

Fique por dentro das tendências

O primeiro passo para se preparar para vender mais no final de ano é ficar por dentro das tendências. Quais são os produtos que o seu consumidor deseja adquirir? E quais são seus gostos e desejos?

É com base nessas informações que você pode articular suas estratégias de marketing e ações de trade marketing para vender mais no fim de ano.

Preveja sua demanda de estoque

Se você pretende vender mais no final de ano, precisa ter um estoque adequado para suportar o aumento da demanda, certo? Mas como você sabe exatamente quanto estoque deve manter em seu depósito?

Sem a técnica correta de previsão, você pode acabar tendo pouco estoque, o que pode causar atrasos no processo de atendimento do pedido. Por outro lado, você também pode acabar com muito estoque, de modo que haveria muitos itens parados no depósito.

Portanto, é importante que você possa prever sua demanda de estoque neste período de festas de fim de ano. Analise os dados de vendas do ano passado para ver os padrões de compra do cliente e trabalhe para encontrar um equilíbrio.

Otimize o conteúdo do seu site

Atualmente, é muito comum que os consumidores busquem mais informações sobre produtos e empresas na internet – mesmo que não façam suas compras online. Por isso, otimizar o conteúdo do seu site é importante para atrair mais consumidores e transmitir credibilidade.

Aqui estão algumas outras coisas que você pode fazer:

  • Crie uma sessão especial para as festas de fim de ano e mostre produtos relacionados para tornar mais fácil para os visitantes do seu site encontrá-los

  • Dê espaço para conteúdos atrativos – como ideias para presentes de natal

  • Reescreva a descrição do produto e inclua referências de presentes aos itens que seriam bons presentes

  • O conteúdo do seu site deve ser SEO amigável para que as pessoas possam encontrar o seu site com mais facilidade quando pesquisarem por determinados produtos por meio de mecanismos de pesquisa

  • Use depoimentos de clientes de feriados anteriores (se houver)

 

Explore os canais digitais

Para criar mais interesse em torno da sua marca, você pode explorar os canais digitais. O final de ano é o momento certo para você usar as redes sociais como meio de suas promoções.

O que não faltam são boas ideias para colocar isso em prática: publicações inspiradoras, ideias de presentes, informações sobre seus produtos, responder dúvidas dos seguidores, lives, e muito mais.

Além disso, você ainda pode criar campanhas criativas, como um concurso de fotos no Instagram que exige que os participantes exibam sua marca, comentem seus produtos e usem hashtags interessantes que tenham o potencial para se tornar viral. Em troca, você pode dar a eles descontos ou outras ofertas atraentes, como mercadorias ou cartões de membros exclusivos.

Ouça o MáximaCast abaixo e descubra como fazer o trade marketing digital!

Planeje as ações no ponto de venda

As ações no ponto de venda são um grande diferencial para vender mais no final de ano. Entretanto, é importante planejar bem as ações de trade marketing para obter os melhores resultados.

Os displays e layouts de merchandising são o melhor amigo das empresas que buscam vender mais na época do fim do ano. A ideia é fazer com que seja fácil para seus clientes encontrarem os presentes que procuram e sejam atraídos para as suas ofertas.

Use como base as métricas no PDV

Para direcionar as ações de trade marketing, você pode usar como base as métricas no ponto de venda.

Entre as tarefas estratégicas da rotina de qualquer operação de trade marketing, estão o monitoramento e a evolução de KPIs de trade marketing. Esse acompanhamento dos KPIs, os indicadores-chave de desempenho, permite que se chequem e adaptem os processos internos e o gerenciamento das equipes de promotores para se obter maior otimização e melhor resultado no ponto de venda.

Isso é possível porque os KPIs de trade marketing tangibilizam tudo o que está sendo feito pela equipe, que resultados estão sendo obtidos, quais discrepâncias há entre o planejado e o executado e, ainda, fornecem uma base valiosa de dados para controle e para se melhor tomar decisões.

7 ações de trade marketing para vender mais

 

1. Forneça produtos combinados e ofertas especiais

Seja qual for o tipo de produto que você oferece, você sempre pode agrupá-los para as vendas de fim de ano. Você pode combinar vários produtos em um conjunto e criar preços especiais para eles. Você também pode usar a estratégia de marketing “Compre 1 Ganhe 2” para determinados produtos que não afetarão sua margem de lucro.

Outra coisa que você pode fazer é organizar um grande dia de liquidação na véspera de Natal ou de Ano Novo. Concentre-se nos itens que já existem há algum tempo em sua loja ou depósito, em vez de nos novos. Esta é uma forma rápida e eficaz de aumentar as vendas e, ao mesmo tempo, manter o estoque sob controle.

2. Estimule as compras por impulso

Se sua meta é aumentar o ticket médio dos clientes, você pode pensar em colocar itens pequenos e menos caros perto do caixa. Com isso, você incentiva as compras por impulso que contribuem com suas metas de vendas e geram mais receita para a empresa.

3. Explore as promoções especiais

Se você deseja mover um determinado produto ou grupo de produtos, é preciso destacá-los no ponto de venda. Você pode identificar um produto que não está vendendo muito bem e, em seguida, oferecer um desconto. Ou você pode combinar um produto que está vendendo bem com outro que não está. Em seguida, você pode colocar sinalização em seu PDV para promover a oferta especial.

4. Use frases chamando os clientes

Use a sinalização chamando os clientes para conferir seus produtos (CTA) ao redor dos produtos no PDV para aumentar a probabilidade de os clientes comprarem. Por exemplo, chamadas de “experimente” ou “compre agora” estimulam os clientes para realizar algum tipo de ação.

Mantenha suas chamadas simples e vá direto ao ponto, mas também seja ousado e chamativo. A mensagem deve ser curta e doce, começando com um verbo forte como “comprar” ou “experimentar” para incitar a ação.

Em seguida, use outras palavras como “seu”, “agora” e “desconto” para tornar seu CTA atraente. Em termos de design, use fontes e cores em negrito para garantir que sua sinalização se destaque e posicione-a no nível dos olhos para garantir a visibilidade máxima.

5. Posicione “ilhas” nos PDVs

Uma outra estratégia de trade marketing para vender mais é criar ilhas com seus produtos no meio dos corredores. Dessa forma, você consegue destacar os seus produtos em áreas de maior movimentação do PDV.

Posicionar estrategicamente os produtos em um ponto com mais movimentação garante que os compradores se deparem logo de cara com os seus produtos ao longo do caminho. E essa visibilidade extra certamente ajuda a vender mais.

-> Confira também: 4 tipos de pontos extras no seu PDV

6. Ofereça degustação e/ou demonstração de seus produtos

Permitir que os consumidores tenham contato com os produtos vendidos pela sua empresa pode ser um diferencial para levá-los ao momento da compra. Afinal, temos que encarar que existem várias outras marcas disputando a atenção do cliente no PDV.

Por isso, oferecer a degustação de alimentos ou demonstração de produtos é uma forma de ressaltar todos os pontos positivos do seu produto – além de construir confiança na sua marca.

Mais do que isso, é determinante que sua equipe de promotores esteja presente para tirar as dúvidas dos consumidores e dar o “empurrãozinho” final para que os clientes tomem sua decisão de compra.

7. Aposte em um visual matador

No final de ano, os pontos de vendas são tomados por luzes, brilhos, banners e vários outros recursos visuais, certo? Por isso, o design adotado pela marca nas ações de trade marketing é um grande diferencial para chamar a atenção dos consumidores. Neste momento, vale explorar toda a criatividade para se sobressair em relação aos concorrentes.

Está pronto para vender mais no fim de ano?

Acabamos de ver algumas ações e estratégias que sua empresa pode adotar para vender mais no final do ano. Com um bom planejamento estratégico é possível potencializar os resultados incríveis dessa época tão promissora!

Você gostou das dicas que trouxemos para você? Confira também: Como escolher um software de Trade Marketing?