Como melhorar a gestão de entregas

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Você é cobrado para melhorar a gestão de entregas e tem como objetivo principal aumentar a produtividade logística do negócio, certo? Nós sabemos que isso é um desafio, mas não significa que não possa ser atingido, especialmente quando a tecnologia mobile entra em campo.

Acompanhar o desempenho dos motoristas e incentivá-los a realizar as entregas de forma mais assertiva é só um dos benefícios que a tecnologia móvel pode oferecer – e isso se reverte em melhor aproveitamento do tempo, mais produtividade etc.

Sobre esse tema, queremos ajudá-lo a refletir ao longo deste artigo. Continue lendo para ver como é possível melhorar a gestão de entregas com uma solução mobile!

Por que a mobilidade deve fazer parte do dia a dia do seu negócio?

Antes de entrarmos propriamente no desafio de melhorar a gestão de entregas, é preciso entender o porquê a tecnologia mobile (móvel) é tão importante no cotidiano corporativo.

O ritmo acelerado dos negócios não permite mais que os gestores demorem muito tempo para tomar decisões. E isso deve ser feito com máxima confiabilidade, pois qualquer erro pode significar grandes prejuízos (financeiros e de imagem).

É aí que sistemas, aplicativos e dispositivos móveis são muito úteis. Por meio deles, é possível dar andamento nas atividades do negócio sem necessidade de estar entre as quatro paredes do escritório. Funcionários que vão a campo podem, perfeitamente, imputar dados, fazer consultas e decidir usando um tablet ou um smartphone conectado à internet.

Isso é uma verdadeira revolução, pois há ganho de tempo, menor risco de perda de informações, mais autonomia e, principalmente, mais poder de decisão aos envolvidos na operação — principalmente aos gestores.

Use um software mobile para melhorar a gestão de entregas do seu negócio

Empresas que investem ativamente em softwares mobile estão experimentando taxas de crescimento de receita até 53% mais altas do que aquelas que não exploram esses conceitos, revela um estudo da Dell.

Os pesquisadores mapearam o impacto no uso da tecnologia móvel nos resultados de empresas de 11 países, incluindo o Brasil. Entre os principais benefícios citados pelas empresas com uso de mobilidade nos processos estão: 39% mais eficiência e 21% melhoria dos processos no negócio.

Com um software mobile, a gestão de entrega no atacado distribuidor pode ser muito mais eficiente! Via tablet ou smartphone, o motorista pode reportar se houve alguma intercorrência no trajeto ou avaria nos volumes, sem a necessidade de anotar as informações e somente depois de um dia todo de trabalho repassar os acontecimentos para o time responsável.

O processo sem a mobilidade pode comprometer a chegada da informação no Centro de Distribuição, e isso impacta diretamente nas ações que poderiam ter sido tomadas imediatamente para reverter uma falha.

Imagine que houve uma falha mecânica no caminhão e isso vai prejudicar todo o roteiro do dia. As soluções de mobilidade permitem o gerenciamento das entregas, notificando o resultado das atividades em tempo real. Ou seja, a equipe que está no CD não precisa esperar o motorista conseguir contato e informar o problema.

Ao acompanhar o tempo de trajeto, carga e descarga em cada cliente, já é possível agir antecipadamente para reduzir o impacto do atraso nos próximos clientes. Nesse caso, uma alternativa seria enviar outro veículo para seguir o percurso, antes mesmo de acionar o guincho.

Aproveite os benefícios práticos da gestão de entregas com uma aplicação mobile

Ainda não está convencido? Então, dê uma olhada nessas três vantagens cruciais ao investir em software mobile para melhorar a gestão de entregas!

Redução de custos

Uma solução móvel para entregas possibilita o controle online de todas as etapas da logística externa. Isso é feito por meio da geração de relatórios gerenciais e do monitoramento da performance dos motoristas.

O acompanhamento das entregas e da performance dos profissionais permite melhor aproveitamento dos recursos, eliminando desperdícios, otimizando rotas e agendas de manutenção – e, com isso, reduzindo custos operacionais.

Com indicadores sendo monitorados em tempo real, fica muito mais simples tomar as decisões certas para consertar gargalos. Também, a previsibilidade dos custos aumenta significativamente, o que dá ao gestor mais margem de decisão!

Ampliação da produtividade

A possibilidade de o entregador reportar de forma online o status das entregas diminui o tempo de parada, e, consequentemente, aumenta a produtividade no trajeto, podendo atender mais clientes no mesmo dia.

Em casos de devolução de mercadoria ou avaria, por exemplo, as soluções de mobilidade permitem que o motorista realize os lançamentos das devoluções de mercadorias com seus respectivos motivos de restituição e siga seu trajeto rapidamente.

Só a sequência lógica de atividades já é suficiente para tornar toda a operação mais produtiva. E com históricos podendo ser consultados a qualquer momento, os gestores identificam padrões de comportamento e fazem os ajustes para potencializar ainda mais a produtividade.

Aumento da satisfação do cliente

Ao melhorar a gestão de entregas, o atacado distribuidor eleva a qualidade do atendimento prestado ao cliente final. A autonomia do motorista em resolver problemas no ato da entrega é um ponto fundamental, mas não é só isso.

Com o acompanhamento dos pedidos em tempo real, mesmo que o time do armazém precise ser acionado, a resposta é muito ágil, pois a equipe tem acesso rápido a todos os detalhes dos pedidos que estão na rua, fazendo com que as dúvidas, solicitações ou reclamações do cliente tenham retorno breve.

Nós sabemos: com a concorrência cada vez mais acirrada e com os consumidores mais exigentes, um atendimento satisfatório é mais que necessário. A experiência do cliente passa a ser trabalhada com muito mais inteligência quando uma solução mobile é incorporada à operação.

Redução de erros operacionais

Visualize conosco: você tem uma aplicação mobile dentro do seu sistema de ERP. Além de todos esses benefícios já citados, um software mobile para entregas integrada com a força de vendas reduz erros. Isso porque as operações deixam de ser manuais.

Essa combinação tecnológica aumenta a agilidade dos processos que necessitam de feedback da equipe de campo e garante mais controle das atividades externas por meio dos dispositivos móveis.

Faça como a Real Bebidas da Amazônia: otimize a gestão de entregas com uma aplicação mobile

A Real Bebidas da Amazônia é um exemplo de atacado distribuidor que potencializou seus resultados ao adotar uma solução mobile para melhorar a gestão de entregas.

A companhia implementou o  maxMotorista, da MáximaTech, e melhorou significativamente o tempo de monitoramento, confiabilidade na informação e notificações de ocorrências.

→ No vídeo a seguir, confira o depoimento de Edson Silva, gestor de logística da Real Bebidas da Amazônia:

Conclusão: a mobilidade vai te ajudar a melhorar a gestão de entregas!

Como vimos, uma solução mobile pode ajudar a melhorar a gestão de entregas, pois dá mais autonomia aos profissionais, permite o monitoramento, ajuda a acompanhar indicadores em tempo real, reduz custos, amplia a produtividade e gera mais satisfação aos clientes.

É claro que é preciso escolher bem a tecnologia a ser adotada. O ideal é que o software seja desenvolvido por uma empresa especializada em sistemas para logística de transporte atacadistas distribuidores. Também é importante olhar as especificações técnicas e garantir a segurança da informação, usabilidade, entre outros pontos.

Se você é um gestor de logística, sabe o quanto é cobrado para maximizar os resultados de entregas, e tem como objetivo principal aumentar a produtividade com um planejamento de rotas. Para isso, acompanhar o desempenho dos motoristas e incentivá-los a realizar as entregas de forma mais assertiva é fundamental. E que bom que tecnologia para isso não falta!

Você quer se diferenciar da concorrência e ampliar a qualidade e produtividade nas entregas? Dê, agora mesmo, o primeiro passo para investir em soluções de mobilidade para melhorar a gestão de entregas.

A MáximaTech está preparada para apoiar essa evolução da sua empresa! Fale conosco e veja como podemos te ajudar!

Fabrício Santos

Gestor de Mercado em MáximaTech
Especialista em logística para o atacado distribuidor com 14 anos de atuação na área e apaixonado por reduzir o custo logístico dos clientes Máxima.
Fabrício Santos