Como fazer a otimização de rotas no seu atacado distribuidor?
Em vez de ler, que tal ouvir?
O processo logístico, se não unido a uma programação de rotas robusta, ao invés de ser uma força da operação, torna-se um perigo para o sucesso do negócio. Afinal, o atacado distribuidor depende fortemente da qualidade nos processos de entrega e organização de seu mix de produtos. Portanto, a otimização de rotas é um ponto primordial de ser bem estruturado e constantemente otimizado na rotina desse tipo de negócio.
Dessa maneira, com uma organização ideal da rota, você deixa de ficar sem ação ou margem de negociação caso precise reajustar o seu planejamento. E, da mesma forma, a sua equipe poderá atuar de modo mais preparado para garantir rentabilidade, fidelizar os seus clientes e manter uma boa tração de visitas diárias.
Para saber como atingir as suas metas e conduzir os seus times de representantes comerciais ao sucesso a partir de uma base de roteirização eficiente, continue a leitura. A seguir, abordaremos sobre como é possível chegar ao potencial máximo com a otimização de rotas em sua gestão de processos logísticos.
O que é a otimização de rotas?
A otimização de rotas é o processo de determinar a rota mais econômica e eficiente de visitas. Portanto, é algo que permite às empresas maximizar as visitas e entregas concluídas, ao mesmo tempo em que incorpora muitos critérios, incluindo horários da equipe, horas disponíveis dos clientes, paradas totais, estimativas de atendimento e requisitos legais.
Portanto, a otimização da programação de rotas não se trata apenas de encontrar o caminho mais curto do ponto A ao ponto B, trata-se de encontrar a rota mais eficiente para muitas variáveis diferentes.
Assim, é algo mais complexo do que simplesmente encontrar o caminho mais curto entre dois pontos. É preciso levar em conta todos os fatores relevantes, como o número e a localização de todas as paradas necessárias na rota, bem como as janelas de tempo para visitas e entregas e as datas disponíveis de cada cliente.
As diferentes opções de rota podem se somar rapidamente. Com apenas um veículo e 10 paradas, o número de possibilidades já é considerável. Imagine para uma frota de mais veículos e com maior número de clientes a serem atendidos por dia.
Da mesma forma, pense no número de possibilidades de programação de rotas para uma equipe inteira de representantes de vendas externos.
É por isso que a otimização de rotas já é realizada principalmente por algoritmos de computador e heurísticas avançadas que podem restringir rapidamente as opções para que o gestor identifique a alternativa ideal para os objetivos do negócio.
→ Compreenda mais sobre como a janela de entrega impacta na otimização de rotas:
Qual é a importância da otimização de rotas no atacado distribuidor?
Cada motorista, representante comercial ou equipe de vendas de sua operação tem os seus próprios desafios na rotina diária de trabalho. E cabe à gestão criar o melhor cenário para que esses colaboradores apresentem a melhor performance e os melhores resultados.
No campo logístico, isso passa pela otimização de rotas. A partir de uma análise aprofundada nas carteiras de clientes, leads e das alternativas de rotas, é possível organizar as visitas e os percursos de modo mais custo-eficiente.
Com isso, a otimização de rotas ajuda o atacado distribuidor a planejar as melhores rotas para seus motoristas e equipes comerciais todos os dias, contribuindo para elevar a satisfação do cliente e a eficiência operacional do negócio.
Dessa forma, com rotas ideais os seus motoristas gastam menos tempo dirigindo, o que reduz os custos de combustível e pode aumentar o número de paradas diárias, o que pode ajudar a melhorar seus resultados e a lucratividade da empresa.
Ademais, a importância disso se evidenciou a partir da pandemia, momento em que foi crucial o investimento no deslocamento e visitas para que os produtos chegassem ao varejo e aos clientes finais.
No entanto, mesmo sem considerar a situação de distanciamento social, sempre existirá a preocupação em diminuir o tempo demandado para isso e para controlar com mais assertividade as visitas em cada dia que as suas equipes saem a campo.
Nesse contexto, não contar com uma otimização de rotas, considerando os problemas que todos os vendedores enfrentam, é comprometer a sua operação. O preço da gasolina, a ameaça de acidentes na pista, mudanças nos horários reservados pelos leads — são muitos os imprevistos que podem surgir no ciclo dessa cadeia.
Por isso, é importante que se tenha uma visão completa para a programação de rotas que impactam no resultado de sua entrega e no cumprimento das metas de visitas realizadas a cada dia.
Quais são as vantagens da otimização de rotas do atacado distribuidor?
O resultado de sua operação logística pode ser mensurado? Quais são os fatores que você prioriza na hora de colocar em prática as rotas de sua logística e de visitas a serem programadas para cada membro da equipe?
Quando você detecta as vulnerabilidades de sua operação e realiza um planejamento consistente de rotas, é possível garantir maior confiança em relação à reputação de sua marca no mercado.
Isso sem contar na melhoria do trabalho e gestão do tempo. Além disso, com a otimização de rotas, a sua empresa pode:
Diminuir custos
Quando pontos de entrega são pensados com uma programação de rotas eficiente, você não só atende o seu cliente da melhor maneira, como, também, consegue obter maior economia na atividade logística.
Isso permite um controle de custos mais assertivo, sem comprometer a qualidade de seu serviço prestado ao cliente.
→ Leia o artigo que preparamos para saber mais sobre o potencial de redução de custos: Como a roteirização inteligente reduz seus custos
Tornar os processos mais ágeis
Você já parou para pensar nos dados e informações gerados em cada ciclo de sua operação?
A otimização de rotas, aliada a um sistema inteligente (como um software de otimização de rotas especializado para atacados distribuidores), permite um controle mais completo de seus processos e recursos, incluindo o tempo de sua equipe.
Isso é fundamental para ser capaz de estabelecer e aperfeiçoar seus processos e tornar a sua operação mais ágil.
Melhorar o tempo de entrega e a satisfação dos clientes
Correr atrás dos prazos constantemente é exaustivo para a sua gestão e as suas equipes. Por isso, por que não investir na otimização de rotas para que esse tempo não se torne um gargalo em sua operação?
Com os melhores caminhos, você garante pontualidade na entrega, evita prejuízos e fideliza seus clientes.
Ainda, você pode garantir que os seus motoristas cheguem no horário, evitem filas e tornar seus processos blindados contra esse tipo de imprevisto. Tudo isso impacta diretamente na satisfação de seus clientes e, também, ajuda a reduzir contatos de suporte desnecessários sobre o monitoramento de variações nas visitas programadas.
Tornar sua operação mais custo-eficiente
Mesmo pequenas melhorias ao traçar rotas de entregas podem fazer uma grande diferença, não apenas ajudando a entregar pedidos de forma mais eficiente ou atendendo seus clientes mais rapidamente, como, também, em termos de custo-eficiência.
Com ferramentas adequadas de otimização de rotas, o seu atacado distribuidor pode reduzir custos por quilometragem e melhorar sua capacidade de atender a pedidos sem aumentar sua frota ou equipe necessariamente.
Dicas para a otimização de rotas no seu atacado distribuidor
Agora que você já sabe mais sobre a importância e o potencial de melhorias ofertado pela otimização de rotas, confira dicas para realizar esse trabalho em seu atacado distribuidor:
1 – Defina a sequência das visitas realizadas
Um dos primeiros pontos para este trabalho está em mapear a sua atual base de visitas. Com uma tabulação de informações como local, tempo de carga e descarga, valores praticados com o cliente, entre outras, é possível definir a melhor sequência das visitas realizadas no dia a dia da sua operação.
Após o levantamento desses dados, é necessário buscar a combinação que representa o melhor aproveitamento de tempo e recursos para melhorar resultados.
Isso inclui a organização de rota por CEP, a distribuição de pontos e trajetos mais recomendados na programação de rotas e a definição de ordem de visitas para que elas atuem como uma força para possibilitar o cumprimento das metas do negócio e a eficiência da sua operação.
Com uma sequência de visitas adequadamente definida, é possível tornar, inclusive, o atendimento ao cliente mais personalizado. Vantagens como, por exemplo, rotas de entregas grátis, podem ser fornecidas agora que a sua gestão tem um roteiro otimizado.
2 – Tenha controle sobre as visitas
Quem realiza o monitoramento das cargas no atacado distribuidor deve, naturalmente, ter o controle dessas visitas. Afinal, o que não é controlado não pode ser melhorado.
Dessa forma, para a otimização de rotas, é essencial conseguir avaliar as informações e indicadores relativos aos percursos e às entregas feitas em seus clientes. Isso permite uma ação mais estratégica e reajustes dinâmicos, caso o processo de entrega necessite de uma mudança pontual na programação de rotas.
Com isso, a partir do controle assertivo de visitas, você não só tem a informação precisa de seus produtos e vendas realizadas, como, também, obtém um elevado nível de controle sobre a programação logística e a alocação de sua equipe.
E isso, para estratégias de qualificação e aprimoramento do desempenho de seu serviço, pode ser algo bastante valioso.
Além disso, informações obtidas em tempo real acabam por beneficiar todas as etapas do processo logístico, o que favorece melhorias mais abrangentes para a sua operação.
3 – Avalie com cuidado a terceirização do processo logístico
Para muitas empresas, terceirizar serviços logísticos pode parecer vantajoso para a otimização de sua rota e operação. No entanto, é preciso ter muito cuidado antes de tomar essa decisão e assinar um contrato.
Afinal, muitos gestores de transporte têm em sua atividade de frota e controle de transportes o seu principal diferencial de negócio e, ao confiarem toda a sua operação logística em um terceirizado, podem estar limitando o seu potencial.
Sabemos que simplificar o controle interno pode ser uma grande vantagem, mas é preciso compreender de que forma isso pode mesmo ser uma força e não criar uma fraqueza para a sua operação.
Ter a responsabilidade sobre as decisões estratégicas e manter o nível de serviço e controle no processo é fundamental, e é preciso entender a terceirização como uma possibilidade de ampliação do escopo, e não como uma dependência unilateral.
4 – Invista em uma solução logística
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Um software de otimização de rotas pode facilitar muito este trabalho. Além de ser um centralizador de dados em relação a características de vias, do tráfego e de suas cargas, o monitoramento e cálculo de certas informações operacionais pode ser automatizado com esse tipo de ferramenta.
Isso significa que a sua gestão logística já pode contar com dados e indicadores de rendimento que orientem a sua programação de rotas de forma mais ágil, confiável e eficiente.
Produtos perecíveis, ou que exigem um transporte específico, podem ter um monitoramento que amplifique a sua integridade e, para todos os casos, é possível obter maior segurança com a entrega do cliente a partir do uso consistente desse tipo de tecnologia.
Por fim, um software de solução logística garante informações de geolocalização em tempo real. Dados como posição do caminhão, velocidade e possíveis acidentes ou aumento de tráfego na rota podem ser obtidos de forma precisa, garantindo maior flexibilidade em sua gestão logística para que o roteiro seja cumprido da melhor forma possível.
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