Importância da automação logística

O momento da entrega de um pedido é muito importante na conclusão de um atendimento de excelência. De olho na melhoria constante dessa etapa, algumas empresas têm investido na automação logística, mas será que o uso da tecnologia traz resultado?

Por lidar diariamente com um alto fluxo de entradas e saídas, a logística das distribuidoras tem de ser administrada com muito cuidado. Qualquer erro no meio do caminho pode culminar em uma imagem prejudicada perante o cliente. Nesse contexto, a automação logística surge como a melhor opção para ganhar em produtividade e qualidade.

No artigo de hoje, descubra os principais benefícios ao investir na tecnologia.

Confira também as nossas dicas em vídeo:

Cumprimento de prazos de entrega

Vamos supor que você tenha encarregado um mesmo motorista para fazer três entregas devido à proximidade dos endereços. No entanto, as duas primeiras acabam demorando demais e a terceira mercadoria chega com um atraso de duas horas, resultando em uma reclamação por e-mail. Sabe como você poderia ter evitado esse mal-estar? Com uma ferramenta integrada à logística. A automação permite que você registre o tempo que o motorista leva para descarregar a mercadoria em cada cliente e seja notificado quando a entrega for concluída, garantindo o cumprimento efetivo do prazo de entrega combinado.

Organização de pedidos

Em dias muito atribulados é difícil anotar manualmente os pedidos que foram e que ainda serão entregues, não é mesmo? Por outro lado, você deve manter as demandas em ordem para que os departamentos financeiro e administrativo possam fazer sua parte no recebimento do pedido.

A automação logística é a alternativa ideal para você reduzir ao máximo as possibilidades de erro nesse gerenciamento. Ferramentas como a maxMotorista, por exemplo, permitem que você administre as entregas com mais tranquilidade e precisão. Um diferencial desse recurso é que tanto o motorista quanto o gestor de logística podem enviar ao cliente o XML da nota fiscal eletrônica.

Essa agilidade é benéfica tanto para o cliente quanto para sua distribuidora, que não ficará com um motorista parado enquanto aguarda o envio da NF-e. Além disso, o sistema armazena um comprovante de entrega da nota fiscal para que você possa confirmar com seu financeiro o envio da mercadoria e dar prosseguimento ao faturamento.

Monitoramento de cargas

O processo de roteirização das entregas tem muito a ganhar com a automação logística. Isso por que algumas dessas soluções, como é o caso das oferecidas pela Máxima, dispõem de um recurso pelo qual o próprio motorista faz o registro de cada entrega, facilitando ainda mais essa etapa. Assim, você tem mais segurança na elaboração do planejamento de rotas e otimiza o tempo do motorista e, consequentemente, da distribuidora.

Qualidade na entrega e no assessoramento

Você pode se esforçar ao máximo para que nada dê errado nas entregas, mas isso não quer dizer que os riscos não possam acontecer. Às vezes é a mercadoria que chega danificada por conta de vias esburacadas, em outros momentos falta algum item… Enfim, independentemente do que seja, quando um contratempo aparece, o cliente deseja que ele seja resolvido o quanto antes. A automação logística também lhe ajudará nessa questão.

Em primeiro lugar porque, dependendo do que recurso que você escolher, é possível fazer um controle das devoluções com os motivos que fizeram com que a mercadoria não fosse aceita. Em segundo porque, com essas informações em mãos, você pode corrigir o problema e impedir que ele se repita com o mesmo ou outros clientes. Isso significa menos custos com retificações, mais produtividade na rotina do setor e mais qualidade no atendimento e na assessoria prestada ao consumidor.

O setor de logística tem um papel fundamental na maneira como a distribuidora fica marcada na memória do cliente. Para que a experiência com a empresa seja a melhor possível, a adoção de ferramentas tecnológicas é fundamental. Portanto, se a sua distribuidora ainda não faz uso da automação logística, é hora de mudar essa realidade. Com a facilidade da tecnologia, você vai poder intensificar o rendimento do setor e se concentrar ainda mais na qualidade do serviço — que é o principal objetivo, no final das contas.

Solicite uma demonstração das soluções da Máxima Sistemas e veja como o maxMotorista pode ajudar na sua automação logística.