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O avanço tecnológico dos últimos anos potencializou a oferta de soluções logísticas para atacado. E isso tem a ver também com a transformação do próprio mercado atacadista, que está cada vez mais sistematizado e orientado por dados.

Com a computação em nuvem, gestores de atacado entenderam que não precisam mais fazer grandes investimentos em infraestrutura de TI. Eles agora podem usufruir de recursos tecnológicos de maneira virtual, sem a necessidade de passar por longos períodos de implantação, entre outras facilidades.

Contudo, a miríade de opções disponíveis pode dificultar a escolha. Afinal, com a grande oferta, separar o joio do trigo também passa a ser algo complexo.

Pensando nisso, resolvemos trazer, neste artigo, uma série de indicações de soluções logísticas visando facilitar as melhores escolhas. Antes, mostramos por que as ferramentas para logística são tão importantes e ambientamos a maturidade desse mercado no Brasil em contraste com a tecnologia.

Continue lendo para ver como é possível escolher e implementar ferramentas que vão transformar a gestão logística do seu empreendimento atacadista!

As soluções logísticas vieram para simplificar e gerar mais inteligência ao mercado atacadista

A história da logística pode ser rastreada até os impérios grego e romano. Contudo, ela passou por várias transformações importantes à medida que novas tecnologias oferecem oportunidades para gerenciar de maneira mais eficiente a movimentação e o armazenamento de mercadorias.

Na era da transformação digital, a logística está mais uma vez passando por uma grande mudança. As soluções tecnológicas de logística, como sistemas robóticos de armazém, tornam a automação uma realidade, favorecendo uma gestão ainda mais sistematizada e orientada por dados.

De etiquetas RFID a sistemas robóticos de gestão de armazém, passando por aplicações de roteirização de entregas e CRM até sistemas complexos de Big Data e Inteligência artificial: são inúmeras as tecnologias que contribuem para um potencial analítico como nunca foi visto na área de logística.

Ao mesmo tempo que as soluções logísticas integram processos, garantem padronização de atividades etc., elas simplificam o dia a dia nesta área tão importante para os empreendimentos atacadistas.

O que antes era realizado com muito trabalho manual e através do manejo de inúmeras planilhas de Excel, agora é automatizado e deflagrado a partir de poucos comandos. O que antes era feito apenas entre as quatro paredes do escritório, agora pode ser executado em qualquer hora e local, por meio da internet e em dispositivos móveis.

Em suma, ao implementar as soluções de logísticas adequadas, as organizações atacadistas contam com otimização de suas rotinas. Elas também ampliam sua capacidade de fazer previsões, melhorar a eficiência, reduzir custos e impulsionar os resultados financeiros.

A crescente sistematização da logística no mercado atacadista brasileiro

Em consonância com um movimento de transformação tecnológica global, o mercado atacadista brasileiro tem aperfeiçoado sua gestão logística. Faz isso aderindo a soluções tecnológicas e capacitando gestores, analistas e operadores a um pensamento mais orientado por dados.

Conforme aponta o especialista em operações e gestão logística Josival Santos, em artigo publicado no Portal Administradores, essa evolução aconteceu com mais afinco a partir da década de 1990. Os gestores da área, diz o autor, abriram mais espaço para o conhecimento científico adotando “estudos das relações, dispersões, movimentos etc, com foco em administração de materiais, distribuição, movimentação e armazenagem de mercadorias”.

Para Josival Santos, os anos 2000 marcam uma aceleração da adoção da Tecnologia da Informação (TI) nas rotinas logísticas no país, “com foco em controle, planejamento, finanças e serviços ao cliente”.

É consenso que a própria dinâmica mercadológica aliada aos avanços da economia nacional contribuíram para essa crescente aderência à tecnologia. O país mudou muito nas últimas décadas, viu reais possibilidades de desenvolvimento e, apesar das crises recentes, conhece seu potencial — atacadistas distribuidores já experimentaram essa evolução e não querem voltar atrás.

Para se ter uma ideia, de acordo com a ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores), somente em julho de 2020 (ano de pandemia, com mercado em flagrante “timidez”), foram registrados R$ 633 bi em movimentação de cargas no Brasil.

7 soluções logísticas que estão revolucionando a operação e a gestão no atacado

Agora, quais soluções logísticas adotar? Que recursos tecnológicos são essenciais para a gestão logística moderna?

É o que vamos responder com as indicações que você vai ver a seguir. Confira!

1. Sistema  integrado de gestão logística

O software de gerenciamento é uma das soluções logísticas mais importantes. Ele inclui funções e processos que permitem aos atacadistas planejar e executar o armazenamento e a entrega de produtos.

Este tipo de sistema pode variar de grandes sistemas ERP, que incluem funções abrangentes e integradas, a aplicativos especializados que lidam apenas com algumas funções.

As funções que fazem parte dos sistemas de gestão logística geralmente são integradas a outras funções de negócios, como vendas, finanças, compras e recursos humanos.

Os aplicativos de gerenciamento de logística mais especializados se concentram no gerenciamento de armazém, gerenciamento de transporte e planejamento da cadeia de suprimentos e execução da cadeia de suprimentos .

Algumas dessas soluções logísticas são projetadas para serem configuradas em vários setores, enquanto outras são direcionadas a setores específicos.

2. Sistema de administração de armazém

Um sistema de gestão de armazém (Warehouse Management System – WMS) também compõe o rol das soluções logísticas fundamentais. Ele consiste em software e processos que permitem que as organizações controlem e administrem as operações do depósito desde o momento em que as mercadorias ou materiais entram em um depósito até sua saída.

Na prática, o objetivo de um WMS é ajudar a garantir que mercadorias e materiais sejam movidos pelos depósitos da maneira mais eficiente e econômica. Este tipo de solução logística lida com muitas funções que permitem esses movimentos, incluindo rastreamento de estoque, separação, recebimento e entrada em depósito.

Um WMS também fornece visibilidade do inventário de uma organização a qualquer hora e local, seja em uma instalação ou em trânsito.

Ouça o MáximaCast abaixo e confira essas dicas de ouro para Implantação de WMS com qualidade

3. Sistema de administração de transporte

Um sistema de gestão de transporte (Transportation Management System – TMS) é um software especializado para planejar, executar e otimizar o embarque de mercadorias.

Os usuários realizam três tarefas principais em um TMS: Encontrar e comparar as taxas (preços) e serviços das transportadoras disponíveis para enviar o pedido de um cliente, reservar a remessa e rastrear sua movimentação até a entrega.

Os objetivos mais amplos de usar um TMS são melhorar a eficiência do transporte, reduzir custos, obter visibilidade da cadeia de suprimentos em tempo real e garantir a satisfação do cliente.

4. Roteirizador de entregas

O software de roteirização de entrega é também uma das soluções logísticas que resultados mais imediatos apresenta. Ele é usado pela equipe logística para planejar as entregas de suas frotas. Existe um amplo espectro de soluções de roteamento de entrega, oferecendo uma variedade de recursos e capacidades. Alguns dos sistemas tradicionais fornecem planejamento de rotas estáticas, enquanto outras soluções são dinâmicas ou em tempo real.

Entenda as diferenças:

  • roteirizador estático: as rotas são planejadas trimestral ou mensalmente;

  • roteirizador dinâmico: novas rotas são desenvolvidas diariamente;

  • roteirizador dinâmico em tempo real: as rotas se adaptam durante o dia da entrega com base nas mudanças que os motoristas enfrentam no terreno e nos novos pedidos que fluem para o sistema.

Alguns roteirizadores de entrega são sistemas baseados em Windows e outros são baseados em nuvem nativamente, oferecendo aplicativos da web e aplicativos iOS ou Android para motoristas.

→ Aprofunde-se mais neste tema vendo este vídeo:

→ Veja também por que acompanhar as entregas em tempo real é tão importante:

maxRoteirizador

Conheça o maxRoteirizador, uma das soluções logísticas da MáximaTech. Ele é 100% voltado para planejar e executar rotas sem margem para erros e com resultados potencializados:

5. Aplicação de gestão para motoristas

Uma das soluções logísticas mais importantes para o controle da operação é o sistema de coordenação dos condutores. Sejam eles pertencentes à equipe interna ou terceirizados, é fundamental que suas atividades sejam acompanhadas pelo gestor de logística de transporte.

maxMotorista

Conheça o maxMotorista, solução da MáximaTech com a qual você consegue:

  • acompanhar as entregas e a rota dos motoristas, reduzindo o índice de devoluções;

  • monitorar em tempo real o desempenho dos motoristas, verificando, por exemplo, o cumprimento da rota ideal planejada;

  • antecipar tratativas de avarias e devoluções com dados enviados pelo aplicativo;

  • administrar os romaneios e distâncias percorridas, reduzindo o seu custo logístico;

  • acompanhar do tempo de espera para a descarga das mercadorias;

  • localizar condutores em tempo real;

  • controlar as despesas dos motoristas;

  • comparar rotas planejadas e rotas executadas;

  • visualizar os pedidos pendentes, organizados por status;

  • obter informações de qualidade e tempo das entregas;

  • controlar o SLA das entregas (o cumprimento não do nível de serviço pré-estabelecido);

  • enviar espelho de entrega para o e-mail do cliente;

  • fazer reenvio de XML, e muito mais!

→ Em 2020, a MáximaTech lançou novidades tanto no maxMotorista quanto no maxRoteirizador. Confira a gravação do webinar onde mostramos que novidades são essas:

6. Sistema de gestão de relacionamento com consumidor

Pensando no relacionamento com os clientes, os gestores de logística também devem olhar para as soluções de Customer Relationship Management (CRM) que otimizam a interação com os clientes e possibilitam construir relacionamentos de longo prazo com eles e fazer negócios lucrativos.

Este é o tipo de solução usado por toda a organização, e que deve também servir à gestão logística. Os dados imputados por essa área, além de ajudarem a estabelecer padrões de qualidade também podem ser usados pelo comercial e pelo marketing, por exemplo, para planejar campanhas.

Os sistemas de CRM têm uma variedade de vantagens que melhoram o relacionamento com os clientes e, ao mesmo tempo, estabelecem cooperação produtiva dentro da equipe.

Eles também fornecem todos os recursos para aprimorar o planejamento de desenvolvimento de negócios. Como seu principal objetivo é automatizar e otimizar a interação com os clientes, eles economizam significativamente o seu tempo e o tempo dos clientes.

7. Soluções de comunicação com a equipe

O sucesso da gestão logística também depende de altos níveis de colaboração da equipe para, por exemplo, cumprir os horários e a satisfação do cliente. As soluções certas de comunicação de voz e dados garantem uma operação mais eficiente.

Há hoje no mercado uma série de soluções de comunicação que aliam mobilidade e flexibilidade. Dessa forma, tanto os líderes quanto os operadores (especialmente aqueles que vão a campo) conseguem intercambiar ideias, reportar resultados e resolver problemas em tempo real.

Como você viu, as soluções logísticas existem para potencializar os resultados nessa área tão estratégica para os atacadistas. É importante, porém, escolhê-las com máximo cuidado, sempre focando em como o seu negócio será beneficiado pelos recursos tecnológicos.

Que tal, nós conseguimos lhe mostrar o quanto as soluções logísticas podem fazer diferença na sua empresa? Faça contato conosco para conhecer nossos sistemas!