,

Como funciona um roteirizador de entregas?

Em vez de ler, que tal ouvir?

Roteirizar as entregas é um dos principais pontos da logística de transporte, e ter um roteirizador pode ser a diferença entre maximizar ou não os lucros.

Quando as rotas são bem desenhadas, é possível aproveitar melhor o espaço no caminhão, reduzir o número de veículos rodando e diminuir o tempo de deslocamento de cada motorista. Na prática, tudo isso se traduz em menos custos logísticos.

O maxRoteirizador permite fazer justamente isso. Ele automatiza a roteirização das suas entregas para que essa tarefa não tenha que ser feita manualmente — o que a deixaria passiva de erros e retrabalho.

Ainda tem dúvidas sobre investir ou não em um roteirizador de entregas automático para sua empresa? Veja, a seguir, como o maxRoteirizador trabalha para facilitar sua vida!

maxRoteirizador: reunindo todos os seus dados em um só lugar

Assim que fizer login no maxRoteirizador, você verá o mapa do Google Maps já direcionado à sua região.

À esquerda, você poderá ver um resumo, com quantos pedidos estão pendentes para montagem, quantos clientes esses pedidos representam, qual é o peso e ainda o valor total dos pedidos.

Quem quiser ver ainda mais informações em único dashboard do roteirizador, poderá clicar no símbolo de gráfico, no menu lateral esquerdo, e em “Pedidos prontos para montagem”.

Essa tela do roteirizador reúne, em um único dashboard, diversas informações importantes para o trabalho da logística.

Você verá suas principais rotas, e poderá parametrizar de acordo com as rotas mais recorrentes dos seus clientes. Junto à cada rota, é possível ver uma porcentagem que representa quanto dos pedidos totais pendentes são daquela rota.

O roteirizador de entregas te oferece diversas funcionalidades úteis para otimizar a roteirização.

A primeira delas é a possibilidade de carregar parâmetros para que a roteirização aconteça automaticamente, como mostraremos mais para frente.

  • Vinculação de motoristas: é possível vincular dados dos motoristas a cada veículo e cadastrar os valores de diária padrões;
  • Tratamento de rodízio: o programa considera possíveis restrições de horários devido a rodízios de veículos, como na cidade de São Paulo;
  • Janelas de entregas: alguns clientes possuem restrições de entregas, podendo receber mercadorias somente em determinados dias ou horários. É possível parametrizar essas informações para que o programa as considere na hora de roteirizar;
  • Definição de prioridade: alguns clientes possuem prioridade na frente de outros — isso é comum em qualquer atacado distribuidor. É possível marcar contas de clientes como prioridade para que o programa roteirize os pedidos dele com urgência;
  • Restrição de carga: o maxRoteirizador também considera as especificidades da carga na hora de roteirizar uma entrega.

Esses parâmetros podem ser acessados no roteirizador clicando nas três linhas no canto superior esquerdo da tela.

Antes de continuar, conheça o caso de sucesso da Real Bebidas Amazônia, e veja como a empresa conseguiu aumentar o número de pedidos em 10% com a ajuda da Máxima Tech!

Importação de localidade: reduzindo o tempo de roteirização

No menu localizado na parte superior direita da tela, ao clicar no símbolo da engrenagem, você acessa as configurações básicas do programa de roteirizador. Lá, você encontrará a opção “Importar Localização”.

Aqui, é possível gerar mais de 5 mil coordenadas de clientes por meio do CEP cadastrado no seu sistema ERP. Tudo isso em questão de minutos.

Você pode atualizar os dados de todos os clientes de uma só vez ou gerar a localização de clientes que tenham pedidos liberados.

A função ainda possibilita gerar localização para clientes que tenham múltiplos endereços, como é comum em alguns segmentos.

No entanto, isso não precisa mais ser feito manualmente toda vez que um novo cliente for cadastrado.

Com a nova versão do maxRoteirizador, ao filtrar pedidos para fazer a roteirização, o programa te informa na hora caso algum cliente não tenha suas coordenadas parametrizadas, ainda e faz a geração desses dados automaticamente, a partir do CEP cadastrado.

Ouça o MáximaCast #22 e saiba o diferencial de usar a plataforma do Google Maps na roteirização das entregas.

Roteirizando entregas com o maxRoteirizador

No menu superior direito do roteirizador, você encontra um ícone de mapa, onde pode, de fato, fazer a montagem dos carregamentos e a roteirização das suas entregas.

Aqui, você tem duas opções:

  1. Roteirização avançada: permite verificar os pedidos pendentes e selecioná-los para que o programa faça a montagem da rota;
  2. Montagem de carga automática: faz a montagem das rotas automaticamente quando determinados parâmetros definidos por você são atingidos.

Roteirização avançada

Ao abrir a “Roteirização avançada”, você verá um mapa da sua região.

No menu superior direito, você encontra os três processos para a roteirização:

  1. Filtros: aqui é possível escolher os filtros para que o programa selecione apenas os pedidos que atendam àqueles requisitos. Por exemplo, você pode ver todos os pedidos pendentes para determinada rota, os pedidos pendentes de entrega por vendedor, por data, segmento e muito mais;
  2. Cargas e montagem: é a área em que, efetivamente, acontece a roteirização de entregas. Você pode selecionar os pedidos para serem roteirizados manualmente, ou agrupar pedidos com base em características em comuns. Aqui, você também pode editar informações sobre a carga para serem consideradas na roteirização;
  3. Cargas roteirizadas: nesta etapa, as cargas já estão devidamente roteirizadas, e basta você enviá-las para serem gravadas no ERP do atacado distribuidor.

Ao selecionar os filtros desejados, um mapa será aberto com indicação dos pontos de entrega de todos aqueles pedidos.

Você pode reparar que alguns pontos estão de vermelho enquanto outros estão de azul. Isso te ajudará a diferenciar os pedidos ou clientes que possuem restrições (azul) daqueles que não possuem nenhuma observação (vermelho).

Ao clicar em cima do ponto no mapa, você poderá ver os principais detalhes do cadastro do cliente e os pedidos que ele tem pendente, juntamente com a observação — caso seja um ponto azul.

Depois de escolhido os filtros, vamos à segunda etapa da roteirização: “Cargas e montagem”.

O roteirizador de entregas te dá duas opções nessa hora: selecionar os pedidos manualmente no mapa ou fazer o agrupamento das entregas para uma roteirização inteligente.

Para fazer o agrupamento, basta clicar em “Ações” e, em seguida, em “Agrupar”.

Você poderá agrupar por região, por cidade, praça, PCA ou por rota. Ao escolher sua opção, o sistema já fará o agrupamento dos pedidos em pré-cargas.

Você também verá que os pontos no mapa mudam de cor, deixando todos aqueles pedidos do mesmo grupo de pré-carga com a mesma cor. É possível mudar as cores editando o carregamento para melhorar a visualização.

O programa já retornará o veículo e o respectivo motorista para cada uma das pré-cargas criadas, além do peso total da carga.

Você pode mandar roteirizar as pré-cargas do jeito que estão ou editar cada uma delas, caso ache necessário. Para fazer isso, basta selecionar a carga que deseja editar, clicar em “Ações” e, em seguida, em “Editar”.

Será possível enxergar o percentual de ocupação do veículo, mudar o veículo ou o motorista, ou editar outras informações do carregamento.

Caso o percentual de ocupação esteja baixo, também é possível unir duas ou mais pré-cargas em um carregamento só para otimizar o espaço do caminhão.

Ao editar uma carga, você também poderá ver as “Variáveis de custo” dela, onde será possível lançar os valores da diária do motorista, de adiantamentos ou qualquer outro custo para que o programa faça o cálculo automático do custo total daquela rota.

Caso utilize uma transportadora, o sistema também permite salvar apenas o valor do frete.

Quando tudo estiver certo, bastará selecionar as pré-cargas, clicar em “Ações” e em “Roteirizar cargas”. O maxRoteirizador levará cerca de 40 segundos a 1 minutos para te retornar com as rotas prontas.

Assim que o processo terminar, você poderá ver o romaneio de cada carga apresentado no mapa.

Essas, por sua vez, poderá ser acessada no ícone da estrada, no menu superior direito. Lá, você também poderá gravar as rotas diretamente no seu sistema ERP.

As rotas também podem ser enviadas diretamente para o aplicativo móvel do motorista, para que ele visualize tudo em tempo real.

Montagem de carga automática

O maxRoteirizador também faz as definições de rotas automaticamente, sem intervenção humana. Para isso, basta que você crie os parâmetros para que uma rota seja montada. Quando os pedidos atingirem esses parâmetros, o programa fará a roteirização e gravará automaticamente as rotas no ERP.

Para definir os parâmetros, você deve ir “Cadastrar complemento rota”.

Aqui, você poderá escolher as rotas que deseja que sejam montadas automaticamente e definir os parâmetros de quando isso deve acontecer.

Por exemplo, você pode definir que a rota X seja montada automaticamente quando atingir o peso mínimo de uma tonelada e o valor mínimo de quarenta mil reais.

Existem diversos outros parâmetros que você pode definir, como quantidade de dias de entrega, dias de montagem, volume mínimo, filiais e outros. Você ainda pode escolher os dias para montagem, por exemplo, se na terça-feira a rota tiver atingido esse cenário, ela deverá ser montada automaticamente.

Também será possível escolher os veículos preferenciais para aquela rota.

Depois que suas rotas estiverem bem configuradas e parametrizadas, ao clicar em “Montagem de carga automática” no menu superior direito.

Essa tela exibe todas as suas rotas que são monitoradas, cada uma em um cartão separado.

Repare que os cartões podem estar em cores diferentes, que significam o seguinte:

  • Verde: carga com todos os parâmetros ok, pronta para ser roteirizada;
  • Laranja: carga com apenas 50% dos parâmetros ok, aguardando para ser roteirizada;
  • Cinza: carga que não atingiu nenhum dos parâmetros ainda.

Os cartões mostram tanto o cenário atual, ou seja, como a carga está agora, quanto o cenário desejado para que a roteirização automática seja iniciada.

Esse recurso é bastante útil para rotas recorrentes, cujos parâmetros já são bem conhecidos da logística do atacado distribuidor.

Benefícios do maxRoteirizador para sua empresa

Todas essas mais de 150 funcionalidades do maxRoteirizador se traduzem nos seguintes benefícios para sua logística:

O roteirizador de entregas leva ao aumento das vendas

A lista de desejos de toda logística provavelmente inclui rotas mais rápidas e tempos de condução mais curtos. O maxRoteirizador permite visualizar sua programação diária em um mapa, diminuir o tempo de viagem e, por fim, adicionar mais compromissos ao calendário.

O roteirizador de entregas ajuda os motoristas a planejarem com eficiência

O planejamento de rotas ajuda a evitar atrasos nas entregas, direcionando os motoristas em estradas congestionadas, pontes e áreas de tráfego intenso onde curvas fechadas são difíceis.

O roteirizador também pode reduzir o tempo de entrega ao identificar as rotas com a menor quilometragem. Isso significa que você economiza no consumo de combustível, um dos maiores gastos no transporte de mercadorias.

O roteirizador de entregas reduz os custos de transporte

Quando a logística do atacado distribuidor usa o roteirizador de entregas para informar as estratégias de transporte, ela pode facilmente analisar, visualizar e compartilhar dados em cada ponto de contato.

Os gerentes obtêm maior visibilidade das rotas planejadas e concluídas, enquanto os analistas podem usar o software de roteirização para otimizar as rotas de envio para os ciclos de planejamento normais e ad-hoc, ajudando a gerar economia de custos em toda a cadeia logística.

O maxRoteirizador pode ajudá-lo a respirar facilmente com maior eficiência, aprimorar suas comunicações e gerar oportunidades de crescimento para toda a sua equipe.

Desde o planejamento de uma rota simplificada em minutos até a prevenção da frustração do motorista, o roteirizador de entregas oferece uma ampla gama de benefícios.

Conheça agora mesmo o maxRoteirizador e aproveite você também desses benefícios!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments