Real Bebidas da Amazônia

Fundada em 1964, a Real Bebidas da Amazônia, que produz mensalmente 10,8 milhões de litros de refrigerante e mais de 6 milhões de litros de pura água mineral, tem seu parque fabril estrategicamente localizado no centro de Manaus, facilitando a logística de entrega dos produtos. Líder de mercado em seu segmento de atuação no Amazonas, a empresa atende também o Oeste do Pará, Roraima e o Acre.

 

E foi na área logística que a empresa demonstrou sua inovação. Para sanar os gargalos nessa parte que concentra os maiores custos da operação, a Real Bebidas passou a utilizar a solução maxMotorista, da Máxima Sistemas.

 

“Era uma dificuldade muito grande acompanhar os motoristas, ainda mais por serem terceirizados. Com o maxMotorista, não enfrentamos resistência, mesmo sendo uma empresa com mais de 50 anos. Quebramos vários paradigmas de tempo de monitoramento, confiabilidade na informação e notificações de ocorrências, que nos permitem agir na hora”, diz Edson Silva, gestor de logística da Real Bebidas da Amazônia.

 

O aplicativo de acompanhamento dos motoristas permitiu à empresa fornecer informações essenciais para os clientes, como a posição do caminhão que está levando os pedidos, distância que ele está da entrega, quanto tempo o motorista ficou esperando para realizar a descarga, quem recebeu as mercadorias e até o canhoto assinado. Tudo isso tornou os processos de transporte mais transparentes, aumentando a confiança dos clientes e tornando a empresa mais competitiva no mercado.

 

Mas como a frota utilizada pela empresa é terceirizada, outros desafios estavam presentes no dia a dia da logística. Foi aí que o maxRoteirizador entrou em cena para otimizar o uso dos caminhões e a eficiência das rotas de entrega. A solução, que roteiriza automaticamente as cargas de forma prática, oferece vários parâmetros para personalização e adequação às necessidades da empresa. Isso influenciou na redução do custo do frete.

 

Segundo Edson, “antes, o frete representava 11% do valor faturado da carga e, hoje, representa cerca 7% do valor. Isso representa um aumento na qualidade da locação, um melhor uso do espaço do caminhão. Calculando, hoje temos uma ocupação de 95% do espaço de cubagem da frota, o que é excelente”.

 

 

Outra dificuldade era o custo com hora extra cobrado pela transportadora. Os caminhões, que saíam carregados da empresa às 7h, retornavam em média até às 19h. Somando o processo de descarga, os veículos saíam do pátio da empresa às 20h, elevando esse custo ainda mais. Com a atuação do maxMotorista e do maxRoterizador, às 17h30 toda a frota já está de volta das entregas, um ponto positivo tanto para a Real Bebidas, que não tem gastos com hora extra, quanto para a transportadora, que tem seus caminhões disponíveis o quanto antes.

 

Outro benefício percebido pela Real foi a redução de 62,5% da distância média diária percorrida, o que representa uma economia de combustível e menor desgaste dos veículos. “Antes do maxRoteirizador, a frota rodava em média entre 70 e 80 km/dia. Hoje, ela roda em média de 45 a 50 km/dia. Isso permite barganhar com a transportadora na hora da renovação de contrato, cortando preços absurdos, afinal estamos rodando menos”, finaliza Edson.

 

 

Gilbran Queiroz, gerente de TI da empresa ressalta também a qualidade no atendimento da Máxima, simpática, compreensível e buscando resolver as dúvidas, superando as expectativas iniciais do projeto. “Outro ponto que nos ajuda muito são webinars disponibilizados pela Máxima. Os vídeos estão sempre disponíveis e são a principal forma como absorvemos o conhecimento sobre as ferramentas que usamos”.

 

Para Fabrício Santos, gestor de oferta logística na Máxima Sistemas, “o sucesso da Real Bebidas da Amazônia representa a evolução e aderência nas nossas soluções de logística de transporte para diversos modelos de operação. Com isso, diversos atacadistas e distribuidores podem reduzir os custos logísticos com rotas mais eficientes”.

 

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