Case Real Bebidas da Amazônia - MáximaTech


A Real Bebidas da Amazônia é uma distribuidora de bebidas que produz cerca de 10,8 milhões de litros de refrigerante e mais de 6 milhões de litros de água mineral por mês. Com seu parque fabril localizado no centro de Manaus, tem uma atuação presente em todo o Estado do Amazonas, além de regiões em Roraima e Oeste do Pará. Fundada em 1964, a empresa se atualiza constantemente e, com o objetivo de melhorar suas operações, optou pelas soluções da MáximaTech em diversos setores

Por conta da integração rápida entre as soluções desenvolvidas pela empresa de soluções móveis para o atacado distribuidor e o WinThor, ERP utilizado pela Real Bebidas, a distribuidora decidiu migrar para o Pedido de Venda. Essa decisão foi motivada pela busca por um força de venda que apresentasse maior performance, agilidade e relatórios. Ao longo de três anos de uso dessa solução, a empresa conseguiu aumentar a quantidade de pedidos em até 10%.

 

Com a aquisição do maxCom e Portal Executivo, soluções que facilitam a gestão, a empresa conseguiu analisar os dados de maneira mais minuciosa. Os supervisores do setor comercial conseguem visualizar as agendas dos vendedores e acompanhar as performances em tempo real. A partir disso, é possível auxiliar nas atividades, criar novas estratégias e “na interação on-line entre supervisor e vendedor, é possível perceber dificuldades e solucionar problemas de maneira mais rápida”, afirma Gilbran Queiroz, analista de projetos em TI da Real Bebidas da Amazônia.

A logística da Real Bebidas da Amazônia

A distribuidora também buscou inovar na área de logística, já que essa é parte que concentra os maiores custos da operação. Com o objetivo de sanar os gargalos dessa etapa e ter um acompanhamento mais efetivo dos motoristas nas suas rotas e entregas, a empresa optou pelo maxMotorista. Essa solução permite a supervisão dos pedidos em tempo real, além de auxiliar no controle das despesas.

 

Edson Silva, gestor de logística da Real Bebidas relata que, antes “acompanhar os motoristas era uma dificuldade muito grande, ainda mais por serem terceirizados. Com o maxMotorista, não enfrentamos resistência, mesmo sendo uma empresa com mais de 50 anos. Quebramos vários paradigmas de tempo de monitoramento, confiabilidade na informação e notificações de ocorrências, que nos permitem agir na hora”.

 

O aplicativo de acompanhamento dos motoristas permitiu à empresa fornecer informações essenciais para os clientes. A partir dele foi possível informar a posição do caminhão que está levando os pedidos, distância que ele está da entrega, quanto tempo o motorista ficou esperando para realizar a descarga, quem recebeu as mercadorias e até o canhoto assinado. Tudo isso tornou os processos de transporte mais transparentes, aumentando a confiança dos clientes e tornando a empresa mais competitiva no mercado.

 

Após a utilização dessa solução, o rendimento das operações de logística conseguiu ser ampliado. O analista de projetos em TI explica que o georreferenciamento foi um dos fatores primordiais para a economia nessa etapa, pois quando a rota é criada de maneira otimizada, o percurso do caminhão mais rápido e eficiente. Com o acompanhamento das entregas em tempo real, pedidos de devolução são registrados rapidamente, o que possibilita a tentativa de reverter a devolução e evitar perdas.

 

Além disso, a distribuidora passou a utilizar o maxRoteirizador, com o objetivo de aprimorar ainda mais o setor de logística. Com isso, foi possível melhorar o uso dos caminhões e a eficiência das rotas de entrega, problemas que estavam presentes por conta da frota ser terceirizada. Essa solução é responsável por roteirizar as cargas de maneira automática e prática e oferece vários parâmetros para personalização e adequação às necessidades da empresa, o que reduziu os custos do frete.

 

Com o uso do maxRoteirizador, o tempo utilizado na montagem de cargas reduziu em 66%. Antes, esse processo demorava em torno de 2 horas e atualmente é uma etapa de 20 minutos. Outro benefício percebido diante disso é que, atualmente, as cargas preenchem 100% do espaço do caminhão. “Antes, o frete representava 11% do valor faturado da carga e, hoje, representa cerca 7% do valor. Isso mostra um aumento na qualidade da locação, um melhor uso do espaço do caminhão” revela o gestor de logística da empresa.

 

Antes, sem o controle das rotas e dos motoristas, a Real Bebidas da Amazônia sofria com gastos pagos em hora extra. O custo com hora extra cobrado pela transportadora era uma dificuldade encontrada pela empresa. Os caminhões, que saíam carregados da distribuidora às 7h, retornavam em média até às 19h. Somando o processo de descarga, os veículos saíam do pátio da empresa às 20h, elevando esse custo ainda mais.

 

A partir da atuação do maxMotorista e do maxRoterizador, às 17h30 toda a frota já está de volta das entregas. Isso representa uma redução de mais de 12% no tempo utilizado nas entregas. A roteirização otimizada foi um ponto positivo tanto para a Real Bebidas, que não tem gastos com hora extra, quanto para a transportadora, que tem seus caminhões disponíveis o quanto antes.

 

 

Se o tempo de entrega foi reduzido, a distância percorrida é um dos fatores essenciais nesse resultado. A Real Bebidas da Amazônia percebeu uma redução de 62,5% da distância média diária percorrida, sem diminuição no número de entregas, trazendo economia de combustível e menor desgaste dos veículos. “Antes do maxRoteirizador, a frota rodava em média entre 70 e 80 km/dia. Hoje, ela roda em média de 45 a 50 km/dia. Isso permite barganhar com a transportadora na hora da renovação de contrato, cortando preços absurdos, afinal estamos rodando menos”, finaliza Edson.

Trade marketing e atendimento

Já para otimizar as ações de trade marketing, a Real Bebidas da Amazônia adquiriu o maxPromotor. Antes dessa solução, os processos eram realizados manualmente, com planilhas e as tarefas dos colaboradores impressas e análise de dados e desempenho mais demorada. A interação entre o promotor de venda e seu gestor levava mais tempo, o que acabava atrapalhando nos resultados dos procedimentos e impedia uma rápida resolução de problemas.

 

Com um aplicativo de trade marketing, a distribuidora conseguiu aperfeiçoar suas atividades na área. Agora é possível acompanhar o horário de check-in e check-out dos 37 promotores da empresa, analisar as pesquisas realizadas por eles e as pesquisas de preço de maneira mais efetiva e evitar rupturas de mercadorias. Gilbran Queiroz afirma que “com a ferramenta, a apuração de dados dá mais resultados, pois você tem a informação imediata e pesquisa de preço em tempo real”.

 

Queiroz ressalta a qualidade no atendimento da MáximaTech e afirma que a empresa é simpática, compreensível e busca resolver as dúvidas, superando as expectativas iniciais do projeto. “Outro ponto que nos ajuda muito são os webinars disponibilizados pela Máxima. Os vídeos estão sempre disponíveis e são a principal forma como absorvemos o conhecimento sobre as ferramentas que usamos”.

 

A partir do uso em conjunto de diversas soluções da MáximaTech, a distribuidora de bebidas conseguiu superar antigos desafios e alcançar novas metas. Para Fabrício Santos, gerente de logística da MáximaTech, “o sucesso da Real Bebidas da Amazônia representa a evolução e aderência nas nossas soluções diversos modelos de operação. Com isso, diversos atacadistas e distribuidores podem reduzir os custos logísticos com rotas mais eficientes”.

 

Soluções Máxima

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Gestão comercial com o maxCom
Solução logística maxMotorista
Solução logística maxRoteirizador
maxPromotor - solução de trade marketing