Agenciamento de cargas: vale a pena?

Em vez de ler, que tal ouvir?

Agenciamento de cargas é a coordenação e o embarque de mercadorias de um lugar para outro, por meio de uma ou várias modalidades de transporte (multimodal) – sejam transportadoras aéreas, marítimas, ferroviárias ou rodoviárias.

Essa é uma prática fundamental nas remessas internacionais, mas que também oferece vantagens no transporte nacional.

Os princípios do agenciamento de carga se baseiam na transferência eficiente e econômica de mercadorias que são mantidas em boas condições durante suas viagens. Para conseguir isso, os agentes de carga se tornam especialistas no gerenciamento da logística necessária. Eles trabalham para garantir que as mercadorias cheguem no prazo certo e com a qualidade ideal.

Negociando tarifas, regulamentações alfandegárias e sendo fluentes nos requisitos de transporte marítimo, ferroviário e aéreo, os agenciadores de carga gerenciam os riscos e benefícios do transporte usando os mais recentes avanços em tecnologia da informação.

Neste artigo, além do conceito de agenciamento de cargas, você vai entender se vale a pena contratá-lo, se é possível realizá-lo por conta própria e muito mais.

Acompanhe!

Como funciona o agenciamento de cargas

Ao contratar um serviço de agenciamento de cargas, a empresa não precisa entrar em contato diretamente com uma transportadora ou com um motorista autônomo (fretista).

O agenciador de cargas se responsabiliza por intermediar a negociação, sendo uma ponte entre quem oferece o serviço e quem o necessita (e vice e versa).

O agenciador faz um levantamento detalhado a respeito das necessidades da organização contratante, dos dados da carga a ser transportada, etc.

Em seguida, ele decide a modalidade de transporte ideal. Para tal, considera a maximização da eficiência, o controle de custos e a agilidade na entrega.

Um fator cada vez mais fundamental dentro da prática do agenciamento de cargas é a tecnologia. Por meio dela, os profissionais da área obtêm uma gestão mais orientada por dados. Logo, conseguem ter mais previsibilidade no transporte, melhoram a precisão e a eficiência de suas atividades.

Utilizando-se de aplicações e metodologias específicas, os agenciadores de carga obtêm:

  • Análise detalhada dos percursos;

  • Roteirização das cargas;

  • Estimativas de custos (taxas, pedágios, impostos etc.).

Ter o conhecimento e as habilidades para navegar pelas boas práticas de agenciamento de carga é essencial para garantir o sucesso do embarque e entrega de mercadorias.

Portanto, estamos falando de um serviço altamente especializado. Isso porque a transferência bem-sucedida de mercadorias por meio de agenciamento de carga depende de sua indústria de serviços.

Em outras palavras, o agenciamento de cargas depende de ter as pessoas certas, cujo compromisso com a excelência e a satisfação do cliente garantam que as mercadorias cheguem ao destino final de maneira rápida e eficiente.

Em suma, poderíamos simplificar dizendo que o agenciamento de cargas é, basicamente, uma terceirização da gestão logística e administrativa por trás da movimentação de cargas. Seu funcionamento pode ter pequenas variações de agenciador para agenciador, mas, em linhas gerais, se dá conforme apontamos até aqui.

Baixe nosso e-Book e descubra quais são as tendências para logística. É gratuito!

As vantagens do agenciamento de cargas

Dentre os muitos benefícios do agenciamento de cargas, temos:

Gerenciabilidade e organização

Gerenciabilidade e organização são extremamente importantes para empresas que precisam de um senso de controle sobre sua cadeia de suprimentos e podem se recuperar rapidamente em caso de perda.

Muitas empresas terceirizadas de logística podem ser grandes demais para oferecer a transparência e o toque pessoal de que os remetentes internacionais precisam.

Se uma remessa for perdida, acabam sendo necessários vários departamentos, ligações e perguntas repetidas para obter as respostas das quais você precisa.

Por outro lado, os agenciadores de carga utilizam suas redes ágeis para rastrear rapidamente o problema diretamente da sua origem, adotando soluções imediatas.

Versatilidade

Os fornecedores de agenciamento de cargas oferecem versatilidade única, que pode ser útil para cumprir prazos apertados ou lidar com obstáculos imprevistos.

Um agenciador experiente tem os recursos para lidar com circunstâncias infelizes, como remessas redirecionadas ou atrasos no mar — no caso do agenciamento de cargas internacionais.

Imagine que você esteja enviando mercadorias do Brasil para a China, Europa ou Estados Unidos, e uma de suas remessas seja desviada para outro porto, devido uma tempestade. Você está preparado para reagir e lidar com esse cenário sem problemas? Para um agenciador de cargas, situações como esta são cotidianas.

Redução de custos

Empresas de agenciamento de cargas podem negociar condições melhores com as transportadoras devido ao alto volume de remessas que administram. Mas também é importante considerar os benefícios financeiros de longo prazo de um atendimento ao cliente superior, conselhos bem informados e um incentivo de encaminhadores para expandir seus negócios.

À primeira vista, armazenar mercadorias em um depósito adicional pode parecer pouco razoável se você puder transportá-las por distâncias maiores, a um custo menor.

Mas, e se a utilização do centro de distribuição extra lhe desse mais controle sobre sua carga, o colocando em uma posição ideal para oferecer remessa mais rápida, o tornando mais competitivo com os consumidores?

Baixa complexidade contratual

Em nossa busca natural por confiabilidade, muitas vezes, insistimos em contratos e documentação vinculativa que garantam um determinado nível ou quantidade de serviço.

Mas o setor de transporte está cheio de peças móveis (literal e figurativamente), e ficar amarrado a uma transportadora por um ano ou mais pode, realmente, prejudicar o seu negócio.

Bons agenciadores de carga oferecem muito mais liberdade para fazer o que é melhor para o seu negócio, e a consciência de que você pode trocar de empresa a qualquer momento os leva a mantê-lo constantemente satisfeito.

Simplicidade

Da mesma forma, empresas fornecedoras de agenciamento de cargas podem oferecer simplicidade em setores que possuem muita variedade e volatilidade.

Em vez de lidar com todas essas “partes móveis”, contratar uma empresa experiente tira muitas das decisões administrativas agravantes de suas mãos.

Embora você ainda tenha controle total sobre suas remessas, não terá que se preocupar com a tarefa demorada de examinar transportadoras, comparar preços e negociar serviços. Você terá um fornecedor, um ponto de contato e flexibilidade ilimitada.

Escolher um serviço de agenciamento de cargas exige bastante critério

Se você está pensando em contratar agenciamento de carga, certifique-se de escolher empresas bem estabelecidas e confiáveis.

Isso dá a você a garantia de que seu fornecedor tenha experiência no negócio e uma boa rede de contatos. Da mesma forma, agenciadores de carga experientes podem lidar e resolver qualquer problema sobre o transporte de suas mercadorias de forma eficiente e rápida.

Como você confiará seus bens ou mercadorias a um despachante, faz sentido trabalhar com eles harmoniosamente.

Não basta buscar o serviço de uma empresa na qual você pode confiar, mas também um atendimento diferenciado. Assim, você terá a tranquilidade de saber que sua remessa chegará no prazo e com segurança.

A boa gestão logística interna pode substituir o agenciamento de cargas

Normalmente, quando fazem remessas internacionais de carga, as empresas não têm outra alternativa senão contratar um serviço de agenciamento de carga.

Quando se trata da distribuição em território nacional, muitas preferem gerenciar internamente sua própria logística, contratando fornecedores e cuidando, por conta própria, das demais atividades envolvidas na operação.

Para tal, é importante que a estratégia logística seja madura, bem estruturada. Do contrário, é possível que a capacidade logística seja subutilizada — ou mesmo que ela não seja identificada.

Também é importante investir em tecnologia, visto que a complexidade logística pode ocultar custos inesperados, reduzir a produtividade e até impactar negativamente na qualidade do que é recebido (e percebido) pelos clientes.

No mercado atacadista, que atua no mercado B2B, o grau de exigência dos clientes no recebimento de mercadoria costuma ser bastante elevado. Por isso, ao administrar cargas, é fundamental contar com uma gestão orientada por dados.

A boa notícia é que existem bons sistemas de gerenciamento logístico no mercado. Eles fornecem, entre outros benefícios: otimização de ocupação de cargas, roteirização, organização das cargas de maneira inteligente, etc.

As aplicações tecnológicas utilizadas nesse tipo de operação se encaixam na categoria TMS (Transportation Management System — sistema de gestão de transporte).

No vídeo a seguir, entenda essa modalidade de sistema em comparação com as soluções de WMS (Warehouse Management System — sistema de gestão de armazém):

 

→ Leia também: 

Conclusão

Como vimos, o agenciamento de cargas é uma modalidade de serviços essencial para as operações de importação e exportação. Também é bastante útil para remessas de mercadorias dentro de um país continental, como o Brasil.

A responsabilidade direta de um agenciador de cargas é garantir o serviço, a velocidade e a precisão de cada remessa. Nós sabemos, essas são necessidades essenciais para qualquer empresa que transporta mercadorias.

Atacadistas distribuidores podem se beneficiar de serviços de agenciamento de carga, por mais que tenham boas estruturas de gestão logística sendo operadas por conta própria. Essa prática não exclui os investimentos próprios em tecnologia e equipe — pode ser acionada sempre que aparecer uma demanda mais complexa em termos logísticos.

Sua empresa faz uso de serviços de agenciamento de cargas? Gostou das informações que trouxemos neste artigo? Deixe seu comentário!

Fabrício Santos