Em vez de ler, que tal ouvir?

Um software para roteirização é uma plataforma inteligente que filtra dados históricos e considera alguns parâmetros para montagem de cargas e organização de rotas ideais de entrega.

Esse tipo de aplicação pode apresentar, por exemplo, condições de tráfego enquanto usa localização em tempo real, clima, atualizações de trânsito etc. Ou seja, auxilia no planejamento, mas não torna a execução do planejado estática.

Essa solução tecnológica também permite rastreamento em tempo real, comunicação contínua e atualizações automatizadas para o gestor logístico e sua equipe, o motorista e os clientes – e é essencial para uma gestão de logística e transporte orientada a dados.

Basicamente, um software para roteirização facilita gerenciamento de frota, melhorias na produtividade e aumento da adesão ao SLA pré-estabelecido. Como consequência, fornece vantagens que vão desde a economia de combustível até a redução do custo de mão de obra, passando por eliminação de erros, satisfação do cliente etc.

Do ponto de vista puramente empresarial, podemos afirmar que um bom sistema para roteirização tem estes objetivos finais:

  • Otimizar
  •  Fornecer controle
  •  Reduzir custos logísticos de distribuição/entrega.

Neste artigo, você vai ver um detalhamento sobre software para roteirização e, também, dicas para avaliar se investir nele é algo válido para o momento que sua empresa vive.

Acompanhe!

Quais são as principais funcionalidades de um bom software para roteirização?

Comecemos por um panorama das principais funcionalidades que um bom software de roteirização deve oferecer. Para tal, vamos nos basear nos predicados técnicos e funcionais da melhor opção existente hoje no mercado: o maxRoteirizador!

Veja este vídeo de apresentação e acompanhe os tópicos que seguem.

Dashboard

Um bom software para roteirização deve apresentar um painel inicial que dê ao profissional uma visão geral.

Nessa funcionalidade, é possível visualizar, por exemplo, pedidos pendentes de montagem, quantidade de pedidos, clientes, peso e volume envolvidos.

Melhor ainda se a solução facilitar a visualização de dados. Em outras palavras: se demonstrar de maneira gráfica, por exemplo, as rotas a serem organizadas, isso facilita muito as tomadas de decisões estratégicas.

Cadastros

Uma boa aplicação de roteirização também facilita o cadastro variado (prioridades de entregas, de janelas de entrega, restrições de veículos, tratamento de rodízios etc.) – tudo já devidamente parametrizado com as regras para facilitar a melhor estratégia logística.

A flexibilidade para adaptar as parametrizações à realidade de cada distribuidor também é fundamental — por mais que o sistema “aconselhe” determinadas práticas.

Configurações

O software para parametrização ideal também tem a funcionalidade de configurações. Nela, é possível importar localização (geralmente de outras soluções em que essa informação está cadastrada — ERP, por exemplo), gerar localização por CEP do cliente, por logradouro etc.

A ideia é que o profissional que esteja operando a solução consiga gerar centenas de coordenadas em poucos minutos. Isso torna tudo mais ágil e livre de erros que, no extremo, podem comprometer a montagem de uma carga toda.

Múltipla entrega

Também é interessante que o software roteirizador possibilite o planejamento e a execução de múltiplas entregas.

Isso é bastante interessante quando um mesmo cliente tem vários endereços de entrega e precisa, por exemplo, que elas sejam efetuadas o mais simultaneamente possível.

Montagem de carregamento

Um dos módulos mais interessantes de um bom software para roteirização é o que facilita o processo de montagem do carregamento.

Normalmente, boas aplicações oferecem duas opções, conforme detalhamos aqui:

  1. roteirização avançada: os fluxos dessa funcionalidade facilitam basicamente três recursos:

    • filtragem;

    • cargas de montagem;

    • carga roteirizada.

Na prática, ao abrir essa funcionalidade, o profissional vai se deparar com o mapa da região onde está. Logo, poderá clicar no menu de filtros (de rota, de praça, de pedido etc.); extrair determinados pedidos do ERP, por exemplo.

Depois da filtragem dos parâmetros que melhor lhe atendam, ele visualiza no mapa onde estão sinalizados os pedidos e, via elementos visuais específicos, consegue obter informações pertinentes a cada entrega.

No menu “cargas e montagem”, o operador do sistema pode selecionar manualmente os pedidos no mapa ou agrupá-los. Isso facilita a distribuição inteligente das cargas a serem montadas.

Há mais uma série de outros recursos e facilidades de edição dentro da plataforma, que agilizam a customização conforme os processos e as métricas necessárias para a operação e gestão de cada negócio.

  1. montagem de carga automática: recurso que se vale das rotas previamente configuradas, evitando intervenção humana.

Ao saber a rota recorrente de um cliente (bem como pelo mínimo, volume etc.), basta parametrizá-la e dar o input para que o mesmo padrão de montagem seja realizado cada vez que um pedido for gerado e liberado para a expedição.

Dessa forma, é possível deixar estabelecido os dias da semana e horários que cada tipo de carga pré-configurada deve ser montado e liberado para a entrega.

Também é possível entrar num nível de detalhamento em que até os veículos a determinadas cargas e rotas sejam pré-definidos.

É interessante utilizar o recurso de gestão de custos do carregamento, algo que normalmente não é pelo ERP da empresa. A solução permite a parametrização de variáveis de custos, valores de fretes, valores da hora dos motoristas, gastos com cada veículo, entre outras facilidades.

→ Para entender o uso de mapas na roteirização de entregas, confira este episódio 22 do MáximaCast:

Roteirização

A roteirização, em si, deve ser automatizada em um bom software especialista nessa estratégia.

Com as configurações realizadas, o sistema apresenta as melhores opções de rotas de maneira gráfica para o gestor e, ao mesmo tempo, gera o romaneio para os motoristas.

→ Veja, no vídeo a seguir, o webinar “O poder de uma solução de roteirização de cargas“:

Quais as vantagens que um software para roteirização oferece?

Poderíamos sintetizar o conjunto de benefícios oferecidos por um software de roteirização na questão da redução de custos.

Ela é gerada por fatores que vão desde a diminuição no consumo de combustível até o ganho de tempo de planejamento e execução — da expedição até a chegada no local de recebimento do cliente.

Toda a otimização da mão de obra envolvida na operação de transporte e distribuição também é benéfica para o negócio. Isso do ponto de vista econômico, mas que é resultado do ganho de competitividade operacional.

As demais vantagens são:

  • Rapidez nas entregas;

  • Diferenciação perante a concorrência;

  • Maior satisfação dos clientes;

  • Redução no índice de erros nas entregas;

  • Aumento da capacidade de entregas diárias sem alteração de custo;

  • Maximização da taxa de ocupação e utilização dos veículos;

  • Controle amplo do processo completo de carga e descarga.

→ Conheça o case da Real Bebidas da Amazônia, que melhorou o uso dos caminhões e a eficiência das rotas de entrega com o maxRoteirizador.

Conclusão

Sua empresa está preparada para investir em um software para roteirização?

Empresas que já entenderam o poder da transformação digital e têm a tecnologia como aliada em suas operações estão minimamente preparadas para um software para roteirização.

É necessário, no entanto, que TI e negócios convirjam neste entendimento. Isso porque não se trata de uma decisão puramente técnica, as necessidades operacionais e estratégicas diretamente ligadas ao negócio precisam ser colocadas à mesa.

Uma coisa é certa: não há dúvidas de que os ganhos trazidos por um sistema para roteirização são superiores ao valor investido. E uma aplicação nos moldes que apresentamos aqui são facilmente incorporados pelas equipes, que não precisam passar por uma longa curva de aprendizado.

No maxRoteirizador, da Máxima Tech, por exemplo, a usabilidade é altamente intuitiva. Dessa forma, para a maioria dos usuários finais, bem como para as lideranças, um único treinamento é suficiente.

→ Aprofunde-se ainda mais neste tema; baixe agora o eBook Roteirização logística: a solução definitiva para otimizar suas entregas.

Que tal, você está pronto para conhecer em detalhes um bom software para roteirização? Solicite agora mesmo uma demonstração do maxRoteirizador!