Em vez de ler, que tal ouvir?

A busca por roteirizador grátis tem aumentado nos últimos tempos. Ela demonstra que a roteirização de entregas está sendo levada mais a sério pelas empresas, e, também que o uso da tecnologia para esse fim finalmente atingiu um patamar de mais maturidade.

Agora, será mesmo que um roteirizador grátis é suficiente? Será que uma solução tecnicamente tão complexa pode ser fornecida de maneira gratuita na internet?

Vamos falar dos principais benefícios de contar com um roteirizador de entregas, e quais vantagens sua empresa pode obter com esse tipo de solução.

Você também vai ver por que um roteirizador grátis não é a melhor escolha.

Acompanhe!

→ Comece refletindo sobre os principais erros a serem evitados na roteirização de cargas. Confira as dicas neste vídeo:

O que é um roteirizador de entregas?

Em termos bem diretos, um roteirizador de entregas é um software que programa e sequência paradas para frotas que entregam bens e serviços.

Também referido como software de roteamento de entrega ou software de otimização de rota, um bom roteirizador de entrega deve ser completo. Ele precisa incluir mais recursos, como visibilidade da frota, despacho sob demanda, feedback do motorista, otimização em tempo real e rotas aprimoradas de aprendizado de máquina etc.

Além disso, é ideal que o roteirizador de entregas possa ser operado via aplicativos móveis (tablets, smartphones, notebooks etc.). Isso porque a mobilidade exigida para esse tipo de operação é primordial.

Com um bom roteirizador de entrega, ganha-se a capacidade não apenas de criar rotas mais eficientes, mas, também, de utilizar aprendizado de máquina e feedback do motorista e do cliente para melhorar o desempenho geral e o processo de entrega.

Em suma, trata-se de uma aplicação tecnológica que proporciona automatização, gestão orientada por dados, entre outros benefícios, que apresentamos a seguir.

→ Talvez você também goste deste webinar sobre roteirização de cargas. Dê o play:

Quais os benefícios de usar um roteirizador de entregas?

Basicamente, o roteirizador permite otimizar a operação de entregas, aprimorar a experiência do motorista e, ao mesmo tempo, criar uma experiência de recebimento refinada para o cliente.

Um software eficiente de roteirização de entregas também melhora a rentabilidade da operação. Com ele, é possível definir um roteiro considerando informações como quantidade e capacidade dos veículos, quantidade de pedidos e clientes mais rentáveis.

Dessa forma, realizando uma boa análise desses fatores, podemos afirmar que o objetivo principal dessa solução tecnológica é otimizar ao máximo o custo por entrega. Também, garantir padronização e manutenção da qualidade dos serviços envolvidos na operação — melhorando processos, retornos sobre os investimentos, reputação da empresa, entre outros fatores.

Além disso, o roteirizador de entregas proporciona uma utilização eficiente da frota e da mão de obra envolvida. Isso também gera um impacto positivo sobre o controle de custos.

Outras vantagens de contar com um bom roteirizador de entregas podem ser resumidas assim:

  • Rapidez nas entregas;

  • Aumento da competitividade — ganho de diferenciação da concorrência;

  • Melhoria na satisfação dos clientes;

  • Redução dos erros e retrabalhos;

  • Potencialização da capacidade diária de distribuição de mercadorias sem alteração nos custos;

  • Garantia de que os veículos terão sua ocupação otimizada;

  • Controle amplo do processo de carga e descarga;

  • Facilidade para definição e acompanhamento de métricas e indicadores;

  • Integração da operação de entrega com outros processos e controles da empresa;

  • Aumento do potencial analítico dos líderes de logística de transporte, entre outros — os dados favorecem um olhar mais panorâmico, facilitando estratégias, predições e lições aprendidas.

Roteirizador grátis realmente funciona?

Se você “der um Google” agora, vai encontrar algumas ofertas de roteirizador grátis. Mas, já sabe: não existe nada gratuito, que não tenha nenhum custo. O que você vai encontrar, na verdade, são versões trials de soluções de roteirização de entregas bastante limitadas.

Grátis, mas nem tanto

A maioria esmagadora dessas ofertas de roteirizador grátis começa liberando alguns poucos recursos. Elas limitam, por exemplo, a quantidade de usuários que podem utilizá-las, o que não é interessante para a maior parte das organizações de distribuição de produtos.

Em seguida, para utilizar os demais módulos e funcionalidades, a empresa precisa fazer uma assinatura premium. Ou seja, a gratuidade nada mais é do que uma estratégia de marketing, para fazer com que os usuários experimentem a aplicação.

Não há nada de errado nisso, mas a “ilusão” de gratuidade pode ser frustrante, principalmente para as empresas que buscam aprimorar suas estratégias de logística/transporte.

Procedência duvidosa

Outro tema importante a se considerar ao experimentar um roteirizador grátis é a procedência. Sim, a democratização da tecnologia (com o boom digital gerado pela computação em nuvem) facilitou para que desenvolvedores coloquem suas criações para a apreciação do público.

Nem sempre, porém, há garantias de segurança da informação, suporte adequado… Enfim, ao fazer download de um roteirizador grátis, serão baixados arquivos que podem conter vulnerabilidades e colocar o negócio em risco.

Em se tratando de uma tecnologia tão complexa — há todo um background técnico —, não ter a certeza de que poderá contar com o fornecedor é bastante preocupante. Isso porque qualquer bug pode colocar horas de planejamento na lata de lixo.

Estandardização extrema

É interessante saber que as opções de roteirizador grátis disponíveis para download também têm suas limitações de, digamos, acomodação à realidade de diferentes empresas.

Isso pode significar, por exemplo, que a sua organização não terá a possibilidade de fazer ajustes de parametrização no sistema. Lembre-se: ele é grátis, foi feito para todos no geral, e para ninguém em particular. Se a sua operação logística tiver qualquer diferencial, sobre o qual o sistema deveria se acomodar, não é possível fazer isso.

→ Leia também: Como escolher o melhor software para planejamento e otimização de carga?

Conclusão

Como vimos, um roteirizador grátis tem grandes chances de não atender às necessidades da sua empresa. Este é o tipo de solução tecnológica que requer cuidados na hora de escolher e implementar, sob o risco de trazer prejuízos (financeiros e de imagem).

Você já conhece a solução da MáximaTech para roteirização? Trata-se de uma das melhores aplicações tecnológicas para este fim hoje no mercado.

→ Confira uma apresentação rápida do MaxRoteirizador:

Em 2014, introduzimos a API do Google Maps, o que fez com que nossos desenvolvedores aprendessem muito com o processo e com a própria evolução do serviço do Google. Assim, temos orgulho de oferecer os melhores sistemas de roteirização do Brasil e do mundo, com roteirização realizada através do Google Maps.

Que tal, conseguimos tirar suas dúvidas sobre roteirizador grátis? Faça contato conosco para conhecer todas as vantagens do MaxRoteirizador!

Fabrício Santos