10 dicas para reduzir os custos logísticos
Em vez de ler, que tal ouvir?
Reduzir os custos logísticos é um dos grandes objetivos dos gestores. Se for possível colocar isso em prática aumentando a eficiência dos processos, temos um sonho sendo realizado, não é?
A boa notícia é que é perfeitamente possível reduzir os custos logísticos enquanto os processos ganham qualidade. Afinal, quanto melhor fluem as operações, mais fácil os objetivos são alcançados. Trata-se de uma relação de ganha-ganha!
Mas como reduzir os custos logísticos na sua empresa? Confira ao longo deste artigo!
Quais são os custos logísticos?
Os custos logísticos são definidos como todas as despesas incorridas na movimentação do produto: desde o fornecimento de matérias-primas até a entrega do pedido ao cliente.
De uma ponta à outra da cadeia de suprimentos, os custos de logística englobam aos fornecedores, gestão de frotas, armazenagem de produtos, transporte e muitos mais. Veja só quais são os principais custos logísticos que compõem as despesas das empresas brasileiras:
Armazenagem
As despesas de armazém podem ser altas para empresas com um grande volume de mercadorias. Essas incluem todos os custos relacionados ao espaço ocupado para armazenar os produtos – além dos gastos para dar vida às operações.
Transporte
Os custos logísticos de transporte estão relacionados com a distribuição dos produtos. Essas despesas envolvem combustível, pedágios, motoristas, manutenção do veículo, entre outros.
É importante ressaltar que os gastos com transporte podem variar dependendo da distância, da quantidade e tipo de carga, do veículo utilizado e até da rota escolhida.
Movimentação
A movimentação interna das mercadorias também devem ser consideradas quando falamos de custos logísticos. Afinal, esses itens podem passar por diversos locais desde o momento em que chegam na empresa até a sua entrega ao cliente.
Embalagem
Fundamental para causar uma boa impressão no cliente que recebe seu produto, a embalagem atua no acondicionamento correto dos itens. Assim, é possível redobrar a segurança e evitar riscos de acidentes e defeitos nas mercadorias.
Com esse fator, também é viável economizar e otimizar o uso do espaço. Isso porque a embalagem adequada pode ser um grande diferencial e gerar economia de custos e espaço de armazenamento.
Estoque
O estoque é outro dos principais custos logísticos de uma organização. Os gastos com estocagem de produtos podem representar um alto custo, e sem uma boa gestão de estoque, a marca pode ter problemas.
Os custos associados às instalações de armazenamento, seja uma pequena sala ou um grande armazém, seguro de armazenamento e até manutenção para evitar perdas de produtos devem ser levados em consideração.
10 dicas para diminuir custos logísticos
Já vimos quais são os principais gastos relacionados à logística e transporte. Mas como reduzir os custos logísticos? Veja só essas dicas que preparamos:
1. Tenha uma roteirização eficiente
O primeiro passo para reduzir os custos logísticos é dar mais atenção para a roteirização. Quanto mais eficiente for esse processo, menores serão os gastos para garantir a entrega aos clientes.
Para isso, muitas empresas já utilizam um sistema de roteirização automática, que faz automaticamente o planejamento das cargas que a frota vai transportar para realizar a distribuição de mercadorias – incluindo o planejamento de itinerário, a montagem das cargas, conhecimento geográfico e outras funções, com o mínimo de intervenção humana.
Na prática, de um software roteirizador automatiza as decisões para otimizar tempo e reduzir custos, entre outros benefícios:
- Planejamento automático da melhor rota da carga montada no sistema de gestão (ERP);
- Seleção dos pedidos no mapa para a montagem e o sequenciamento da carga;
- Envio de todos os pedidos para a montagem automática de cargas e rotas;
- Facilidade de realização do comparativo financeiro e visual entre as rotas executadas e as planejadas.
2. Faça manutenções frequentes nas frotas
Os custos com substituição dos veículos ou manutenção corretiva podem ter um grande impacto no seu orçamento. Para evitar isso, adotar a prática de manutenções frequentes nas frotas pode manter os veículos em boas condições por mais tempo – diminuindo os custos.
→ Confira também: Passo a passo para reduzir o custo com manutenção de frotas
3. Faça o rastreamento das entregas
Imagine rastrear sua remessa em tempo real desde o momento em que ela sai de sua porta até chegar ao seu cliente. E adicione o fator de ‘satisfação do cliente’ a esse cenário, pois você atualizaria o progresso da remessa ao vivo para seus clientes. Essa é uma vitória dupla.
Você não apenas será capaz de lidar com atrasos de forma proativa e reagir mais rapidamente a qualquer interrupção, mas também melhorará a experiência do cliente, o que ajuda significativamente na retenção. Mais do que isso, essa será uma economia de custos considerável para sua empresa.
4. Automatize processos
Uma maneira de cortar custos como os custos de armazém é automatizar a logística. Regule, automatize e otimize ao máximo os processos de logística manual. A automação reduzirá a necessidade de interferências manuais e centralizará as operações. Com isso, o processo de envio se torna mais preciso e rápido, independentemente do volume de envio.
A tecnologia em nuvem tornou a automação da logística acessível e fácil. A automação também está ligada a uma maior satisfação do cliente – reduzindo também casos de logística reversa e outras complicações na entrega.
5. Antecipe possíveis demandas
Antecipar-se às demandas é outra forma de reduzir custos logísticos. Com mais tempo para se planejar, é possível maximizar a eficiência para atender os clientes.
Para prever demandas de meses futuros, é preciso ter acesso ao histórico de vendas da empresa. Ao analisá-lo, o gestor deve elaborar uma estratégia que consiga manter o estoque abastecido e a rede fornecedora alerta.
A previsão de demanda ajuda as distribuidoras a lidarem com variações de pedidos, mas também a conhecer melhor seus clientes. O gestor pode, por exemplo, entender melhor os hábitos de consumo do mercado, o que ajuda na hora de planejar estratégias de marketing e vendas assertivas.
→ Como reduzir os custos logísticos de entregas no atacado distribuidor
6. Treine e capacite sua equipe
Na hora de reduzir os custos logísticos, todos os profissionais envolvidos nesses processos podem colaborar. Por isso, é fundamental garantir que sua equipe esteja treinada para realizar um bom trabalho e contribuir com o sucesso das operações.
Além disso, pode ser uma boa ideia medir o desempenho dos profissionais com quem você trabalha e reunir o feedback de clientes e parceiros. Dizer “adeus” a alguns trabalhadores e contratar mais entusiasmados e qualificados pode diminuir consideravelmente seus custos.
7. Acompanhe os indicadores logísticos
Todas as boas decisões têm uma coisa em comum: disponibilidade de dados em abundância. Os dados coletados precisam ser bem analisados para produzir informações que os tomadores de decisão possam usar. Com isso, você pode trabalhar para reduzir os custos logísticos.
Para levar essa análise a um novo patamar, você pode definir indicadores logísticos para acompanhar o desempenho das atividades e garantir que a performance será medida de acordo com os objetivos traçados.
Esses indicadores podem incluir:
- Custos operacionais
- Prazos de entrega
- Qualidade do serviço
- Pedido perfeito
- Percentual de entregas realizadas no prazo
- Tempo médio de entrega
- Custo de transporte como um percentual das vendas
- Índice de atendimento do pedido
- Utilização da capacidade de carga do caminhão
- Tempo do ciclo de logística reversa
- Custo de devolução como um percentual do custo das mercadorias vendidas (CMV)
- Avarias no transporte
8. Pense em formas alternativas de entregas
Se você está aderindo a apenas um modo de transporte, talvez seja hora de revisitar isso e optar por uma estratégia multimodal, pois essa é uma alternativa capaz de reduzir os custos logísticos.
Usar uma estratégia de transporte multimodal com base no seu negócio e nas necessidades de seus clientes pode economizar muitos custos de transporte. Se o seu cliente precisar que apenas uma parte de sua carga seja enviada com urgência, você pode agilizar isso usando o ar e preferir modelos mais baratos para o restante de sua remessa, por exemplo.
9. Defina metas e objetivos
O planejamento logístico dá todo o suporte para que os processos da cadeia de suprimentos sejam eficientes de tal forma que satisfaçam plenamente o cliente final – e ainda contribuam para reduzir os custos logísticos.
Veja só como você pode definir metas e objetivos:
- Objetivos de longo prazo. A primeira etapa de um planejamento logístico é definir os objetivos em longo prazo. Geralmente, isso inclui a satisfação do cliente, a vantagem competitiva da empresa e o gerenciamento da cadeia de suprimentos.
- Meios. O próximo passo é pensar nos meios que serão usados para alcançar os objetivos traçados. Isso pode incluir o uso de tecnologias, reformulação de processos, mudança no layout, opção por terceirização de processos, entre diversas outras iniciativas.
- Processos. O processo para atingir as metas de longo prazo da empresa inclui definir a maneira de executar a estratégia de logística, antecipar e gerenciar mudanças e relacionar cada elemento da estratégia de logística aos objetivos de negócios globais da empresa.
10. Controle das mercadorias do estoque
A armazenagem consome uma parcela significativa da receita de uma empresa e contribui com cerca de 10% para os custos totais de logística incorridos pelas empresas. Por isso, é importante otimizar a capacidade de armazenamento coletando dados detalhados e adaptando tecnologia superior e técnicas prontas para uso.
As empresas precisam analisar seus sistemas de armazenamento, estoque e gerenciamento de pedidos para garantir que nenhum recurso seja desperdiçado. O objetivo é minimizar os espaços e aumentar a densidade para uma boa otimização para reduzir os custos gerais da cadeia de suprimentos, auxiliando na redução dos custos logísticos.
Outro truque é reduzir o estoque de itens que não vendem muito ou categorizar itens com base em sua taxa de retorno. Dessa forma, você também pode economizar tempo e espaço.
→ Confira também: 5 medidas para reduzir drasticamente o custo logístico | MáximaCast #67
Você gostou das dicas para reduzir os custos logísticos? Confira também o eBook Gestão de entregas: como reduzir seus custos por rota com tecnologia!
- Custo de entrega: como calcular e 5 dicas para reduzir - 4 de setembro de 2024
- Carga FTL ou LTL: quais as diferenças e vantagens? - 14 de agosto de 2024
- Movimentação de carga: como reduzir as avarias e atrasos? - 31 de julho de 2024