14 principais tendências de logística para ficar de olho em 2023
Em vez de ler, que tal ouvir?
Com o processo acelerado de transformação digital pelo qual diversos setores da economia estão passando, a expectativa é que tenhamos transformações significativas nas relações produtivas lideradas pelas empresas. Nesse sentido, temos tendências de logística consolidadas para o ano de 2023 – que impactarão diretamente nas operações de milhões de companhias.
Estamos falando da integração de soluções em inteligência artificial, de novas aplicações de cloud computing, de entregas por drones, incorporação de práticas de ESG, entre outras inovações e tendências de logística.
Para entender, na prática, o que nos aguarda no ano em se tratando de processos de logística, acompanhe o artigo a seguir.
As principais tendências de logística
Em tempos onde as tendências estão na maior parte das vezes relacionadas às mudanças em tecnologia, sustentabilidade, marketing e experiência do cliente, é extremamente importante estar atento às tendências de logística.
Desta forma, é possível amadurecer suas operações conforme os anos avançam, tornando cada etapa do processo voltado diretamente aos seus stakeholders.
Abaixo, segue a lista com algumas das principais tendências de logística para 2023. Confira:
1. Inteligência Artificial Generativa (IA)
Uma das principais tendências de logística na área de Inteligência Artificial a chegar ao mercado é a chamada IA generativa. Por meio dessa aplicação, é possível criar, via algoritmos, objetos analógicos e digitais de todos os tipos, com uma precisão surpreendente.
Estamos falando de programação de software, do desenvolvimento de conteúdo web, da composição de músicas, manipulação de imagens, produção de vídeos, entre outras possibilidades.
Atualmente, a IA generativa é empregada em uma série de atividades, como criação de código de softwares, desenvolvimento de medicamentos e ações de marketing. No entanto, especialistas alertam para o uso indevido dessa tecnologia, que também pode ser utilizada para arquitetar golpes, para a promoção de desinformação, entre outras possibilidades de fraudes.
2. Data Fabric
Data Fabric pode ser definida como uma arquitetura e um conjunto de serviços de dados capazes de disponibilizar aplicações consistentes em ambientes multi-cloud. Trata-se de uma arquitetura capaz de padronizar as práticas de gerenciamento de dados em nuvem.
Dentre as várias vantagens de investir nessa abordagem, que é uma das principais tendências de logística, podemos citar: mais segurança no armazenamento de dados, visibilidade dinâmica de informações, facilidade para se chegar a insights, acesso facilitado e maior controle sobre dados.
Quanto a isso, não podemos nos esquecer que em um mundo em que os dados são cada vez mais necessários para chegar a decisões assertivas, as empresas precisam compartilhar de uma base comum e confiável de informações. No dia a dia de qualquer negócio, por exemplo, os usuários dependem dos recursos de TI para localizar dados, integrá-los com outras fontes e disponibilizá-los para consumo.
3. Aplicações nativas em nuvem
As aplicações nativas em nuvem, ou cloud native apps, são um conjunto de serviços de pequena dimensão e organizados de forma independente, representando mais uma das tendências de logística. Essas aplicações são projetadas para agregar valor à operação de negócios dos mais diversos segmentos.
Isso é possível a partir da capacidade que esse recurso tem de incorporar feedback de usuários com rapidez, visando a implementação contínua de melhorias. Na prática, o desenvolvimento de aplicações nativas em nuvem é uma maneira eficiente de acelerar o desenvolvimento, a otimização e a integração de processos de trabalho.
A intenção é oferecer aplicações personalizadas para os usuários e no ritmo que eles desejam. Segundo definição de desenvolvedores da Microsoft, empresa referência na criação de aplicações nativas em nuvem, “esse tipo de sistema é projetado para prosperar em um ambiente de nuvem dinâmico e virtualizado, esses sistemas fazem uso extensivo da infraestrutura de computação e dos serviços gerenciados de PaaS (plataforma como serviço).
Eles tratam a infraestrutura subjacente como descartável – provisionado em minutos e redimensionado, dimensionado ou destruído sob demanda – via automação.”
4. Entrega por drones
Se há alguns anos a entrega por drones parecia algo distante, em 2023, essa inovação estará mais próxima do que nunca de se tornar realidade.
Essas mini aeronaves, embora possam carregar mercadorias de tamanho diminuto, podem ser altamente estratégicas e acabam por se tornar mais uma das tendências de logística. Isso porque essa tecnologia viabiliza entregas ágeis, demandando apenas o trabalho de um operador que atua de forma remota.
O emprego dos drones no setor de logística é algo que está em consonância não somente com as preferências dos consumidores – que desejam entregas ágeis –, mas também com o novo papel das empresas em meio à crise climática. Afinal, essa tecnologia ajuda a reduzir o volume de emissões e contribui para melhor ocupação das cidades, à medida que temos menos automóveis em circulação.
5. Práticas de ESG
A propósito do que vínhamos falando no tópico anterior, estamos vivenciando um reposicionamento das organizações em termos de responsabilidade social e ambiental. Seja por uma cobrança de investidores ou dos próprios consumidores, os chamados valores ESG (Environmental, Social and Governance, ou Meio ambiente, Sociedade e Governança) passaram a nortear as estratégias de mercado das companhias. Naturalmente, o setor de logística não fica de fora dessas transformações.
O próprio mercado consumidor já busca reconhecer e se relacionar, preferencialmente, com empresas capazes de demonstrar o quão comprometidas estão com as práticas de ESG. Por isso, é indispensável a mais uma das tendências de logística para 2023.
6. Inteligência de decisão (DI)
Inteligência de decisão pode ser resumida como a capacidade de uma empresa de processar grandes quantidades de dados para tomar decisões.
Alguns dos exemplos mais objetivos da aplicação dessa técnica diz respeito aos mecanismos de recomendação, que usam analytics para prever entraves em processos logísticos de elevada complexidade. A partir do uso de ferramentas como essa, os gestores contam com a possibilidade de se antecipar a problemas e planejar ações corretivas. Vale, portanto, ficar atento a essas ferramentas, que são mais uma das tendências de logística.
7. Experiência Total (TX)
TX é uma estratégia de negócios que combina as disciplinas de experiência do cliente (CX), experiência do funcionário (EX), experiência do usuário (UX) e multi-experiência (MX), já sendo considerada uma das principais tendências de logística. O objetivo do TX é aumentar a confiança e satisfação dos clientes e funcionários.
Isso é feito para criar um ambiente de trabalho em que todos os times estejam preparados para entregar interações de qualidade com os clientes da marca. Desse modo, a empresa construirá relacionamentos robustos e marcados pela fidelização de seus consumidores sempre.
8. Veículos elétricos
A evidente mudança dos carros carburados para elétricos está apenas no começo, mas vai apresentar resultados gradativos conforme o mundo os adota.
Para as empresas de logística, os benefícios de fazer essa troca são inquestionáveis, por isso que fazem parte das principais tendências para os próximos anos. Usar esse tipo de veículo para entregas para a última milha (last mile), pode ser uma solução interessante para quem procura instaurar uma logística mais verde em sua empresa.
Os principais benefícios dos veículos elétricos para o setor de logística é:
- Baixo consumo de combustível;
- Economia na operação;
- Baixa manutenção dos veículos;
- Mobilidade sustentável;
- Ganho na eficiência da frota e afins.
Em algumas cidades, esses veículos até podem circular por faixas especiais, reduzindo o tempo em trânsito.
9. Logística Verde
A logística verde ou eco-logística é um termo que se refere a um conjunto de ações, medidas e políticas sustentáveis. Onde o principal objetivo é estruturar processos logísticos que gerem impactos menores ao meio ambiente.
Podemos incluir também outras finalidades para a logística verde, como:
- Medir a pegada de carbono em todas as operações logísticas;
- Buscar reduzir a poluição, seja no solo, ar, água ou sonoro;
- Usar os recursos racionalmente;
- Tornar a sustentabilidade aplicável à cadeia de suprimentos.
Por fim, diferente de como muitos pensam, a logística verde não
Ao contrário do que muitos pensam, a logística verde não desconsidera o lucro. Mas, sim, propõe um equilíbrio saudável entre a economia e o meio ecológico.
10. Entregas no mesmo dia (same day delivery)
Visando agradar os consumidores 4.0, as entregas expressas ou same day delivery se tornaram um ponto forte para as empresas de logística que conseguem se adaptar.
Trata-se de uma opção perfeita para as pessoas que precisam de algum produto com urgência ou ainda, que não vê problema de pagar um pouco mais caro para receber o pedido mais rápido.
As empresas que conseguem incluir esse estilo de entrega em sua gama de produtos, conquistam algumas vantagens exclusivas, como:
- Vantagem competitiva: Essa prática aumenta o valor de mercado da empresa e angaria espaço entre os concorrentes.
- Fidelização do cliente: Com a satisfação de uma entrega rápida, qualquer comprador se sentirá cativado em voltar a fazer novas compras.
- Redução nos custos: Os custos deste tipo de delivery tendem a ser menores, pois é possível fazer as entregas por meio de transportadoras locais que eventualmente são mais baratas.
11. Dark store
As Dark Stores são uma espécie de centro de armazenamento e distribuição de gestão interna da empresa, que fica oculta dos clientes. Através destes pontos, que também são chamados de “micro hub”, é possível estar mais próximo do público, para garantir uma entrega ainda mais rápida.
Além disso, ao manter vários dark stores em pontos estratégicos de grandes centros urbanos, garante também uma flexibilidade maior para girar o estoque. Principalmente, se a empresa contar também com algum ponto de loja físico ou ponto de retirada.
12. Retirada no local
Os pontos de retirada, é uma das principais tendências de logística para 2023. E está se tornando cada vez mais requisitada pelo consumidor 4.0, que busca através deste meio, uma retirada ainda mais rápida do seu produto.
Ao contar com um ponto de retirada física, a logística se torna diferenciada, abrindo espaço para várias oportunidades.
Além disso, é possível ter um ganho de fluxo de clientes e gerar vendas adicionais devido apenas aos pontos de retirada para ter a entrega, troca ou ainda devolução de mercadorias.
Segundo o relatório da Intelipost, esse é um fator crucial para o mercado e uma excelente solução para as marcas que querem atrair consumidores de perfil omnichannel.
13. Internet das coisas (IoT)
A Internet das Coisas ou apenas IoT, é uma tecnologia com um poder imenso de transformação que tem se mostrado uma forte tendência de logística para 2023.
Há, essencialmente, três componentes que precisam ser combinados para que a aplicação de IoT exista: dispositivos, redes de comunicação e sistemas de controle e ambos os três são fortemente presentes dentro da logística.
Na prática, o conceito visa permitir que todos os dispositivos móveis e equipamentos realizem papéis distintos na rotina das empresas, unificando o mundo online e offline dentro do mesmo ambiente.
Seja de modo coletivo ou individual, a Internet das Coisas proporcionam uma boa alavancagem estatística do setor, integralizando vários setores, monitorando processos e eliminando desperdícios.
14. Segurança digital
Entre as principais tendências da logística digital e física para 2023, também se destaca uma preocupação crescente sobre a segurança cibernética. É extremamente importante, essencial e urgente que as empresas procurem investir em uma infraestrutura de segurança digital, para que assim resguarde as empresas de possíveis ataques.
Um bom exemplo de ataques e golpes que vem ocorrendo, são o roubo de dados e informações confidenciais de clientes e da empresa em geral.
A partir do momento que a logística ganha espaço e tamanho, existe um volume maior de dados compartilhados em várias redes. E muitos destes dados se enquadram como informações sensíveis.
Manter esses dados seguros é de responsabilidade das empresas e para evitar problemas, é importante investir numa segurança digital.
Após conferir este artigo com as principais tendências de logística, não podemos deixar de chamar a atenção para a necessidade de se investir neste setor. Como vimos, já temos uma infinidade de novas aplicações tecnológicas capazes de revolucionar a forma de fazer negócio das empresas.
Quem não está aberto a incorporar essas inovações, certamente, perderá competitividade em relação a seus concorrentes.
Para ficar por dentro ainda mais deste assunto, confira o MáximaCast #136.
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