,

Transformação digital corporativa e o impacto na logística

Em vez de ler, que tal ouvir?

A inovação digital não é mais uma novidade, porém muitas pessoas ainda não se deram conta que é possível utilizar a tecnologia para inovar e criar novos modelos de negócios em todos os setores e mercados do mundo. E é claro que isso inclui a desafiadora área da logística. Mas a transformação digital corporativa ainda está em ascensão e precisa ser bem entendida para que as suas vantagens possam ser aproveitadas.

A logística é uma área importante e cheia de desafios para uma empresa. Para conquistar as melhores performances nessa área, é fundamental constituir uma cadeia de valor integrada. Esse processo pode ser facilitado quando aliado aos benefícios oferecidos pela transformação digital corporativa. O conhecimento sobre o assunto facilita a utilização de recursos adequados e garante melhores resultados.

Saiba mais, a seguir sobre o que é a transformação digital corporativa, sua importância e o seu impacto na logística.

O que é transformação digital corporativa?

A transformação digital corporativa significa utilizar a tecnologia para agregar valor a um negócio – e fazer isso ao conectar empresas, e seus produtos ou serviços, aos seus clientes. Seu objetivo principal é satisfazer o cliente, e além disso, gerar propósito, conexão e lucro para as marcas.

A transformação digital corporativa precisa ser feita a partir de uma mudança cultural ampla, que é impulsionada e proporcionada pela tecnologia digital. A tecnologia é a ferramenta que possibilita a entrega de valor aos clientes. E essa transformação digital pode ser observada em praticamente todos os serviços oferecidos.

Dentro da transformação digital corporativa, as soluções que têm sido utilizadas com maior frequência são:

  • Inteligência artificial;
  • Ciência de dados;
  • Aplicativos e Sistemas;
  • Computação na nuvem;
  • Logística integrada.

Desafios da transformação digital corporativa na logística

O fato é que a transformação digital corporativa não se trata de uma tendência de mercado. Ela é uma evolução necessária para se adaptar aos novos padrões de consumo e de vida, por isso, se tornou inevitável para a sobrevivência organizacional de uma empresa. Por essa razão, aqueles que se adaptam a ela acabam por obter uma grande vantagem competitiva.

Mesmo diante de tantas vantagens, a transformação digital corporativa enfrenta inúmeros desafios. O principal deles está relacionado à cultura organizacional, pois os profissionais da área devem se preparar para mudar a forma como trabalham e agem no dia a dia. E essa é uma ação que nem sempre é facilmente aceita por todos.

Sendo assim, o ideal é sempre englobar essas inovações com as estratégias já utilizadas na empresa. Dessa forma, ela passa a fazer sentido no todo e não se resume apenas a uma iniciativa isolada – e pode vir a ser mais facilmente aceita. Outro grande desafio são as limitações de tecnologia no Brasil, como instabilidade, falta de acesso e velocidade da internet.

Qual a importância da transformação digital corporativa na logística?

Até pouco tempo, os fatores mais importantes de qualquer compra estavam atrelados à qualidade e ao preço do produto. Com as mudanças no padrão de consumo, as novas demandas mais exigidas são atendimento de qualidade e agilidade nas entregas. Ou seja, clientes querem valores de frete reduzidos e encomendas com entregas cada vez mais rápidas.

Por conta disso, está ocorrendo a transformação digital corporativa em todas as empresas. E se a instituição não acompanha, fica difícil encarar a concorrência, satisfazer e fidelizar os clientes.

Sendo assim, é fundamental ter uma gestão impecável, amparada por sistemas integrados, inteligentes e eficientes, capazes de otimizar os processos e garantir um atendimento sem erros.

É preciso entender que a transformação digital corporativa na logística é um caminho sem volta. Ela já se tornou essencial para atender às necessidades dos clientes e manter a empresa atualizada em relação ao que o mercado está fazendo. Sendo assim, o sucesso ou o fracasso da sua empresa está diretamente ligado à adaptação a esse novo mercado.

Benefícios da transformação digital corporativa na logística

Implantar sistemas de gestão empresarial, de frotas e de transporte proporciona inúmeras vantagens para o negócio. A transformação digital corporativa na logística soluciona os principais pontos críticos da operação.

Isso é comprovado através dos benefícios trazidos para a empresa. Conheça, a seguir, os principais benefícios da transformação digital corporativa na logística.

Gestão Integrada

Um sistema de gestão empresarial facilita a operação dos processos administrativos e gerenciais, integrando informações e áreas da empresa.

Ele permite alinhar a operação comercial e operacional, simplificar a escrituração fiscal e contábil da transportadora, emitir documentos fiscais, agilizar e padronizar processos, reduzir erros de digitação, além de aumentar a segurança e garantir praticidade nos pagamentos.

Redução de custos

Gerir os processos logísticos de uma empresa não é uma tarefa simples. E realizar uma boa gestão é fundamental para a saúde financeira do negócio. É possível fechar as portas de um empreendimento e gerar dívidas infinitas apenas pela falta de organização, descuidos e má administração da área de entregas.

Sendo assim, é fundamental ter conhecimento e utilizar as ferramentas logísticas corretas para controlar custos sem comprometer a qualidade e o funcionamento das entregas.

Cálculos automáticos de fretes

É preciso escolher as melhores opções de transporte para cada ocasião, de acordo com os custos do frete. Para isso, o sistema de gerenciamento de transportes precisa estar aliado ao sistema de gestão empresarial. Esses softwares auxiliam em processos fundamentais, como o rastreamento de cargas e os cálculos automáticos de fretes.

Gestão de despachos

Muitos processos podem ser automatizados e agilizados com a transformação digital corporativa na logística. É possível fazer a integração com as transportadoras para a geração de romaneio e etiquetas. São processos simples, mas que manualmente demandam tempo, trabalho, e que podem ser facilitados com o sistema de gestão.

Auditoria de faturas

Um sistema de gestão pode trazer uma série de vantagens, como a emissão de pré-faturas ao transportador a cada novo pedido. É possível, por exemplo, efetuar diversas validações no ato da conferência do frete.

Dessa forma, o gestor pode identificar qualquer divergência na cobrança dos fretes. Existem sistemas que também conseguem ler as informações do CT-e, assim, é possível identificar qualquer diferença nas cobranças.

Emissão de relatórios instantâneos

Para que a transformação digital corporativa na logística seja eficiente, é preciso acompanhar e comparar os resultados. Para isso é preciso fazer a emissão de dados e informações exatas de cada serviço realizado.

Com esses relatórios, o gestor pode avaliar, tomar decisões e definir as próximas estratégias das entregas. A ferramenta permite a realização de um trabalho prático eficiente e com informações úteis, relatórios e gráficos gerenciais.

Simplificação de processos

A área da logística envolve desde a negociação com fornecedores até a entrega das mercadorias. A transformação digital corporativa ajuda a simplificar todos esses processos, agilizar rotinas e permitir que os profissionais, antes envolvidos em funções manuais e facilmente automatizáveis, dediquem inteligência à estratégia do negócio.

Mais segurança às informações

A transformação digital corporativa, com certeza, tornou o ambiente corporativo mais seguro e produtivo. Os softwares criam bloqueios que impedem o acesso de pessoas não autorizadas a arquivos e informações. Sendo assim, os dados estratégicos do negócio podem ser organizados com sistemas modernos, com a garantia de estarem seguros.

Satisfação do cliente

A transformação digital corporativa trouxe sistemas logísticos que aumentam a performance operacional e ampliam os níveis de satisfação dos clientes. Cada vez mais, a qualidade e agilidade nos processos e serviços são requisitos altamente desejáveis. Afinal, o desejo do consumidor é fazer uma compra online e receber o produto em um curto espaço de tempo.

Melhoria da rentabilidade

Com a transformação digital corporativa, os processos podem ser otimizados e automatizados. Os sistemas de gestão e de transporte fazem com que os colaboradores possam realizar outros tipos de tarefas. Isso promove vantagens que incluem os ganhos na produtividade e a melhoria na rentabilidade das operações.

Eficiência no monitoramento

Outro benefício da transformação digital corporativa para o sistema de logística é a eficiência no monitoramento. Os softwares automatizam e agilizam a emissão de documentos essenciais ao transporte de cargas e, também, ajudam no monitoramento dos carregamentos.

Dificuldades de empresas que não passaram pela transformação digital corporativa

A empresa que não se adapta à transformação digital corporativa tende a agravar os principais problemas de gestão de fretes. Entre as principais dificuldades na gestão logística podemos citar:

  • Atrasos e imprevistos na entrega de mercadorias;
  • Danos e má gestão dos produtos no transporte;
  • Problemas de rastreabilidade e de visibilidade em tempo real;
  • Informações insuficientes e defasadas;
  • Erros de cobrança ou cobranças indevidas;
  • Falta de controle e de apuração de resultados para medir o desempenho (relatórios);
  • Erros e falhas na emissão de NF-e e CT-e, que podem resultar em irregularidades fiscais e problemas com auditorias.

Como a transformação digital corporativa impacta na logística

A transformação digital corporativa na logística tem um papel fundamental. Os softwares transformam a forma como uma empresa de transporte de cargas lida com suas demandas e organiza seus inúmeros processos e documentos.

A tecnologia ajuda na redução de custos, agiliza entregas e ainda garante as condições necessárias para deixar a empresa em situação de vantagem competitiva em relação às demais.

Com a utilização dos softwares tecnológicos, as empresas podem criar estratégias eficazes. Além disso, conseguem eliminar os gargalos e desperdícios nos estoques, e ainda evitam problemas com extravios e roubos de cargas.

Também é possível aprimorar a área de gestão de frete, melhorar a qualidade e o prazo das entregas sem aumentar os custos, ter preços acirrados e interação entre as equipes.

A tecnologia permite que os negócios tenham capacidade de escalabilidade e auxilia no atendimento de alta demanda. A empresa consegue manter a qualidade em seus processos e serviços, reduz os investimentos, e aperfeiçoa a experiência do cliente.

A transformação digital corporativa é capaz de proporcionar serviços diferenciados e gestão inteligente. De forma resumida, podemos dizer que a transformação digital corporativa impacta na logística nos seguintes aspectos:

  • Aceleração de processos;
  • Transformações na preocupação com segurança;
  • Simplificação e direcionamento do gerenciamento;
  • Mudança no perfil profissional;
  • Entrada de novos concorrentes.

Como utilizar a transformação digital corporativa na logística?

Descubra, a seguir, como aproveitar o melhor do cenário tecnológico para obter as vantagens oferecidas pela transformação digital corporativa.

Faça um planejamento completo

O primeiro passo de toda estratégia é fazer um bom planejamento. Por isso, elabore um plano reconhecendo as necessidades específicas do setor, para só depois tomar qualquer decisão. Comece estudando o cenário atual da sua empresa, seus principais gargalos, maiores dificuldades e quais são os seus objetivos estratégicos. Com essa definição, fica mais fácil optar pelas soluções adequadas.

Busque as melhores ferramentas

Agora que você já sabe as reais necessidades da sua empresa, chegou o momento de buscar a solução. Para isso, é importante entender que fatores como digitalização e automatização são fundamentais em todos os negócios atuais. Para isso, é preciso contam com softwares que realizam essas atividades e suprem as demais necessidades do seu empreendimento.

Integre os processos

É preciso estabelecer a integração de processos de forma altamente estratégica. É importante adotar recursos da transformação digital corporativa, mas é fundamental garantir que eles trabalhem juntos. O ideal é sempre buscar as melhores opções para tornar os procedimentos alinhados e voltados para o alcance de resultados específicos.

Não perca o controle dos processos

Muitas empresas cometem o erro de achar que o uso da tecnologia faz com que tudo seja feito de forma automática, sem a necessidade de um acompanhamento. Mesmo com a automação, o controle profissional é indispensável. Sendo assim, a gestão precisa executar um acompanhamento contínuo da implementação dos recursos e dos resultados obtidos.

Encontre fornecedores de qualidade

Encontre empreendimentos que se comprometam com a oferta de abordagens inovadoras e alinhadas às expectativas do negócio. Além da tecnologia, ter bons parceiros é fundamental para conquistar os resultados desejados e consolidar o destaque no mercado.

Acompanhe as novidades

A área tecnológica vive em constante mutação. Sendo assim, a transformação digital corporativa na logística, além de implantada, deve ser sempre atualizada. A gestão da empresa precisa ficar sempre de olho nas novidades e tendências. Afinal, é provável que novos recursos surjam dentro dos próximos anos e mudem o mercado.

E a sua empresa, já sente os impactos da transformação na logística do negócio?

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments