,

Como motivar uma equipe de promotores nas ações no PDV?

Em vez de ler, que tal ouvir?

A consistência no objetivo conduz ao êxito. É assim na vida, para que os sonhos sejam realizados, bem como nas empresas, que estipulam metas e mais metas para se manter em crescimento. Nesse sentido, gestores buscam entender como motivar uma equipe de promotores no PDV para torná-la consistente.

Normalmente, o desempenho destes profissionais está estritamente atrelado com os resultados do negócio. Isso porque, é a forma mais humanizada possível das empresas se comunicarem com seus consumidores.

No entanto, deixar os promotores com o ânimo necessário é um verdadeiro desafio. Como o trabalho envolve diversos processos, o emocional dos colaboradores sofre diversas mudanças – especialmente em mercados muito competitivos, a exemplo do trade marketing.

Além disso, uma mesma equipe carrega características, personalidades e habilidades completamente distintas. De modo que, motivá-la a trabalhar no seu melhor nível, assim como em harmonia uns com os outros, não é uma tarefa fácil.

Ainda assim, existem mudanças que os gestores das empresas podem propor, dando o apoio necessário para que os promotores exerçam suas atividades com excelência.

A propósito, preparamos uma lista sobre como motivar uma equipe de promotores nas ações no PDV. Ela está repleta de dicas importantes para você extrair o melhor desempenho dos seus profissionais, os mantendo satisfeitos no trabalho. Acompanhe.

Entenda a importância da equipe de promotores de venda

Antes de falarmos essencialmente sobre como motivar uma equipe, é interessante relembrarmos a importância dos promotores de venda para o negócio.

Os promotores de venda são do que profissionais responsáveis por humanizar a abordagem das empresas. Geralmente, os empreendimentos tendem a passar uma imagem que cria barreiras com os consumidores. Isso porque, a relação é mais robótica, por assim dizer, o que provoca o distanciamento com o público.

Em função disso, estes profissionais podem fazer toda a diferença na decisão de compra dos potenciais clientes de uma empresa. Eles aproximam a marca do consumidor, e falam sobre o diferencial daquilo que estão anunciando de forma persuasiva, incentivando a compra.

Além disso, os promotores apresentam os produtos ou serviços do negócio, os posicionando estrategicamente nos pontos de venda por meio da montagem de displays.

Tudo isso não só leva os prováveis compradores a adquirirem o que a empresa vende, mas também fideliza os clientes. Com tantas informações ditas pelos representantes, isto é, os promotores de venda, o consumidor percebe o valor que aquele produto ou serviço tem. Nesse sentido, a tendência é que ele volte a comprar novamente.

Portanto, os promotores de vendas são fundamentais na estratégia de vendas das empresas. No entanto, por mais que a equipe de promotores de venda também entenda sua importância para a empresa, isso não significa necessariamente que esses profissionais serão consistentes e produtivos no trabalho.

Todo ser humano funciona com incentivo. Assim, para ter mais sucesso nas suas ações no PDV, é indispensável que você saiba como motivar uma equipe, tornando seus colaboradores mais efetivos.

9 dicas sobre como motivar uma equipe de promotores no PDV

Dito isso, é hora de conferir a lista com 9 dicas sobre como motivar uma equipe de promotores no PDV. Essas são maneiras funcionais e muito eficientes para tornar estes profissionais satisfeitos com o trabalho que exercem, de modo que expressem todo seu potencial nas atividades e potencializem os resultados da empresa. 

1. Individualize a abordagem

Um dos maiores erros cometidos pelos gestores das empresas é tratar os profissionais de maneira igualitária. Isso pode soar um pouco estranho num primeiro momento, mas entenda bem: como motivar uma equipe com características, personalidades, habilidades e culturas diferentes, se o plano de ação desenhado para essa finalidade só dialoga com 1/4 dos colaboradores?

Nesse sentido, é necessário que você individualize a abordagem. Como gestor, você precisa identificar o que estimula cada um dos integrantes da equipe a manter seus padrões altos. Ou seja, aquilo que os fazem permanecer produtivos por um longo período, consistentes na execução do trabalho.

Por exemplo, há profissionais na sua equipe que talvez gostem do desafio, queiram trabalhar com metas um pouco distantes de sua atual capacidade, mas que, justamente pela dificuldade, os motivam a serem melhores. Por outro lado, existem aqueles que são motivados quando recebem apoio ou orientação da liderança, porque se sentem valorizados com essas ações.

Individualizando a abordagem, não há dúvidas de que você saberá como motivar uma equipe de promotores com mais facilidade. A clareza sobre os anseios de cada um faz toda a diferença.

2. Desenvolva uma cultura de feedback

Na campanha de incentivo para promotores de vendas, você também pode desenvolver a cultura de feedback no PDV. Sabe aquela ideia de quem vê de fora, vê melhor? Pois bem, ela funciona perfeitamente para motivar uma equipe.

Essa estratégia permite que os colaboradores avaliem uns aos outros. E depois da experiência, todos percebem o que precisam para se tornarem profissionais ainda mais capazes, assim como os pontos fortes que os destacam. 

Além disso, essa avaliação mútua traz uma sensação de compartilhamento de carga, por assim dizer. Isso porque, cada profissional nota que pode contar com seus colegas de trabalho quando necessário.

Em outras palavras, a cultura de feedback gera vários micro-estímulos, que incentivam progressivamente os profissionais. Por isso, desenvolvê-la, marcando reuniões periódicas com esse objetivo, é uma dica essencial de como motivar uma equipe.

3. Forme líderes

Os gestores também devem fazer o papel de estimular os colaboradores a evoluírem cada vez mais, isto é, se tornando promotores de vendas mais eficientes. Sendo assim, outra dica de como motivar uma equipe de promotores no PDV é formar lideranças que vão ficar responsáveis por alguns dos processos de área.

A possibilidade de se destacar entre os demais, certamente, vai deixar os colaboradores empolgados em chamar a atenção dos gestores. Eles irão exercer suas atividades com mais afinco para serem notados.

Além do mais, toda a equipe ficará atenta ao desempenho individual de cada profissional. Afinal, quem apresentar habilidades intrínsecas de um líder, será colocado como tal nas áreas do PDV da empresa.

4. Crie um ambiente de trabalho agradável

O local de trabalho influencia no desempenho dos promotores. Por isso, pensando em como motivar uma equipe, você também deve considerar promover melhorias no ambiente em que os profissionais realizam suas atividades.

Perceba que sua equipe de promotores passa horas e mais horas semanais trabalhando para a empresa. Inclusive, mal sobra tempo para que esses profissionais cuidem de outras de suas principais responsabilidades, como cônjuge e filhos, por exemplo.

Encontrando um ambiente de trabalho tóxico no trabalho, o natural é que exista uma forte insatisfação na equipe e falte produtividade. Por mais inteligentes, profissionais e comprometidos que sejam os colaboradores, não há como entregarem o melhor de si num local assim.

Desse modo, os gestores precisam estabelecer ações que, de alguma forma, promovam um ambiente mais saudável. Uma dica é conversar com os próprios colaboradores para entender como motivar uma equipe nesse sentido.

5. Capacite os promotores

Não há como motivar uma equipe sem demonstrar o quanto ela é importante para a empresa. E uma das melhores formas de fazê-lo é disponibilizando cursos, formações e mentorias para os profissionais se tornarem mais habilidosos.

Por exemplo, você pode oferecer um treinamento de merchandising para os colaboradores. Dessa forma, eles vão aprimorar seus conhecimentos sobre como apresentar a marca e produtos com excelência.

Assim, também é interessante proporcionar uma oportunidade de os promotores melhorarem suas mídias sociais, melhorando sua imagem profissional com essas plataformas

trade marketing

6. Ofereça um plano de carreira

Saber como motivar uma equipe também envolve oferecer benefícios fundamentais para o sucesso dos colaboradores, como, por exemplo, um plano de carreira. Na equipe, com certeza, há profissionais que possuem um grande potencial, mas não sabem como trazê-lo à tona. Isso acontece porque falta clareza sobre qual caminho trilhar.

Nesse sentido, um plano de carreira, incluindo conhecimentos e investimentos necessários para obter sucesso, é bastante valorizado pelos promotores de venda. De modo que, a satisfação da equipe em receber um benefício tão importante resulta em mais produtividade, consistência e eficiência nas atividades.

7. Torne a liderança mais humanizada

Já foi o tempo em que lideranças podiam apenas dar ordens para os colaboradores executarem o trabalho, sem nenhuma abertura para um relacionamento mais amigável. Essa postura não é mais efetiva, porque deixa a equipe intimidada.

Os colaboradores precisam ter voz, espaço para expor suas ideias. E isso só acontece quando há uma liderança humanizada. Quando os gestores deixam de lado, ainda que por um momento, a questão hierárquica da empresa e conversam de forma natural com a equipe, buscando o melhor para todos, o espírito de entrega passa a ser outro. 

Assim, pensando em como motivar uma equipe de promotores no PDV, é interessante buscar meios de realizar atividades em conjunto com os colaboradores. Uma boa ideia é reunir a equipe periodicamente para criar campanhas de incentivo.

8. Aposte na gamificação

Uma das ferramentas essenciais para ajudá-lo na tarefa de como motivar uma equipe é a gamificação. Trata-se de um conceito que reúne elementos e mecânicas dos jogos para aplicá-las fora do ambiente de lazer. Por meio dessa estratégia, é possível criar uma competição saudável entre os promotores de vendas.

Funciona assim: você estabelece recompensas para o cumprimento de metas no PDV e aqueles que mais se destacarem durante determinado período receberão os prêmios, assim como o reconhecimento dos líderes pelo desempenho no trabalho.

Sem dúvidas, isso vai motivar toda a equipe a realizar suas funções com mais entusiasmo. Constantemente, os profissionais vão se sentir desafiados a conquistar as recompensas, além do reconhecimento não só dos gestores, mas dos outros promotores de vendas.

9. Invista em recursos tecnológicos

Existem inovações e tendências tecnológicas ideais para o desafio de como motivar uma equipe. Elas permitem que os colaboradores façam um trabalho de forma mais otimizada, com soluções que deixam alguns dos processos mais práticos e eficientes.

Certamente, isso deixa a equipe mais satisfeita e motivada, porque, dessa forma, ela pode realizar suas tarefas com mais dinamismo, com equipamentos de qualidade e sistemas modernos. Algumas das tecnologias são:

  • checkout pelo smartphone;
  • carteira digital;
  • link de pagamento.

Além disso, os gestores podem adotar softwares, como, por exemplo, o CRM (Customer Relationship Management) para auxiliar o armazenamento de informações. Dessa forma, conta-se encontrar estratégias que aprimoram ainda mais o desempenho dos promotores de vendas.

Conclusão

Por fim, conhecendo todas estas formas de como motivar uma equipe, você pode começar elaborar o plano de ação para aplicar cada uma das estratégias na empresa.

De fato, os promotores de venda nas ações no PDV são essenciais para que o negócio se mantenha em crescimento. A relação de proximidade com os consumidores potencializa seus resultados, assim como fortalece o reconhecimento que o empreendimento tem no mercado.

Por isso se preocupar em como motivar uma equipe tão importante, ainda que seja um grande desafio para os gestores. Como vimos, existem várias ações que você pode introduzir nas áreas do PDV para fazê-lo.

O ponto é: faça tudo o que for preciso para garantir que sua equipe de promotores tenha o melhor desempenho. Quanto mais satisfeitos os profissionais estiverem, mais produtivos e eficientes eles serão na execução do trabalho.

Gostou deste conteúdo? Então veja também esse outro sobre como ter mais sucesso nas suas ações de trade marketing!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments