App de pedido de venda: como aumentar o faturamento
Em vez de ler, que tal ouvir este artigo?
Um aplicativo para pedido de venda é uma ferramenta essencial para atender a dinamicidade do mercado atual, no qual o tempo decorrido desde o fechamento da negociação até a entrega das mercadorias tem suma importância.
Além disso, esse tipo de app representa, também, um ganho para a gestão comercial, que passa a ser ainda mais orientada por dados. Ou seja, ao mesmo tempo em que acelera a produtividade, aumenta o controle de descontos e reduz erros, dá à liderança uma maior capacidade analítica — que faz toda a diferença na hora de tomar decisões.
Neste artigo, além de entender o que um aplicativo de pedido de venda pode fazer pelo seu atacado distribuidor, você vai ver detalhadamente como ele ajuda a aumentar o faturamento.
Acompanhe!
Aplicativo para pedido de venda: funcionalidades e recursos que não podem faltar
Um aplicativo para pedido de venda é uma solução mobile voltada para agilizar o envio de pedidos pelos vendedores em campo. Um tipo de solução tecnológica que torna tudo mais prático, confiável e ágil.
→ Neste vídeo, veja o exemplo do app de pedido de venda da MáximaTech, o maxPedido:
Agora, você sabe o que é possível fazer com um bom aplicativo de pedido de venda? Em linhas gerais, aqui estão os recursos e as funcionalidades que não podem faltar:
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informações atualizadas de preços para consultas rápidas;
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controle de agenda de visitas;
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controle da jornada laboral dos vendedores;
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dashboard para acompanhamento da evolução das negociações fechadas pelo vendedor (controle de meta individual);
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sugestões de venda e mix ideal do cliente com base em histórico e/ou outros parâmetros definidos pelo Comercial;
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possibilidade de emissão de pré-pedido offline (para momentos em que o vendedor não está conectado);
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sincronização de pedidos e pré venda;
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montagem inteligente de catálogos e segmentação;
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campanhas promocionais (progressivas em adequação às regras das principais indústrias, combos comerciais, campanhas de brinde, campanhas escalonadas entre outros);
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entre outros.
Também é fundamental que o app permita integração com o sistema integrado de gestão (ERP) que a empresa utiliza. Isso porque é desse hub de dados que ele vai retirar as informações em tempo real, e é para ele que serão enviados os pedidos para as próximas fases do backoffice (faturamento, emissão de nota fiscal, expedição e assim por diante).
Aplicativo para pedido de venda: benefícios práticos
Quando olhamos para as vantagens que um bom app para pedido de venda pode oferecer à força de vendas, algumas ganham destaque. Confira a seguir!
Automatização das vendas em campo
Entregar aos vendedores uma aplicação que lhes forneça acesso às informações que precisam e a possibilidade de imputar dados torna tudo mais automatizado e eficiente.
Isso se reflete na agilidade com que desempenham suas funções, evita erros entre o negociado e o inserido no pedido e, talvez o mais importante: libera tempo para se dedicarem aos relacionamentos com os clientes.
Aumento da produtividade dos vendedores
Estima-se que o app de pedido de venda reduza em 30% o tempo gasto em cada venda. Neste sentido, um vendedor equipado com essa solução pode atender a muito mais clientes durante um mesmo dia.
Consequentemente, vender mais é mais produtivo também, porque o dia a dia laboral se torna mais dinâmico. Além disso, aumenta a sensação de eficiência do profissional, o que também gera satisfação — amiga número um da produtividade.
Agilização nas negociações e melhorias na experiência do cliente
A agilidade nas negociações proporcionada pelo app também melhora a experiência do cliente. Ele sabe que está diante de um profissional de vendas mais bem informado, que gera pedidos mais rapidamente.
Se pensarmos no dia a dia dos compradores, que é cada vez mais agitado e com escassez de tempo, isso se torna ainda mais importante.
Redução de custos
O app de pedido de venda também reduz os custos com vendas em campo em várias frentes, como, por exemplo:
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redução de tempo de negociação;
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controle de descontos concedidos pelo vendedor;
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eliminação de erros de digitação (cancelamentos, devoluções etc.);
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eliminação da necessidade de produção de materiais impressos;
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entre outros.
→ Leia também: Dicas para reduzir o custo do pedido de venda!
Aumento das vendas e da lucratividade
Todos os benefícios mencionados levam a mais vendas, faturamento e lucratividade.
Um ponto a mais a se pensar é o giro maior do mix de produtos, pois o vendedor recebe sugestão de itens a oferecer (não precisa decorar todo o catálogo ou fazer consultas via telefone para ver a disponibilidade, por exemplo).
Em síntese, isso é muito importante de ser considerado: o retorno sobre o investimento no aplicativo para pedido de venda é muito bom — como você pode comprovar nos casos de sucesso que apresentamos no próximo tópico.
Aplicativo para pedido de venda: casos de sucesso
Vale a pena nos aprofundarmos um pouco mais neste último benefício: o aumento do faturamento. Para isso, vamos olhar para alguns casos de sucesso do maxPedido, o app de pedido de vendas da MáximaTech.
Disma Embalagens aumenta o tempo útil dos vendedores em 20%
A Disma Embalagens é uma distribuidora de produtos descartáveis e de higiene sediada em Serra, no Espírito Santo. Fundada em 2008, a companhia precisava superar a tradição de atender aos vendedores por telefone para auxiliar na venda com informações e, também, computar os pedidos — essa operação era lenta e gerava altos custos de telefonia, entre outros.
Imediatamente após implementar o app de pedido de venda da MáximaTech, a Disma Embalagens obteve os seguintes resultados:
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80% de aumento na dinâmica de negociação;
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20% de ganho no tempo útil na rotina do vendedor;
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ganho de agilidade das vendas, pois as informações estão todas no dispositivo móvel do vendedor (quantidade disponível no estoque, composição do produto etc.).
Em suma, com uma melhor gestão do tempo e facilidade no dia a dia, os vendedores da Disma Embalagens podem produzir mais e melhor. E isso se reverte em mais faturamento e lucratividade.
→ Leia também: Cervosul aumenta a emissão de pedidos de venda em 21%!
STO Atacadista e Distribuidor reduz tempo de venda em 30%
O STO Atacadista e Distribuidor é um dos mais antigos em operação no Distrito Federal; foi fundado em 1968 e atua nos ramos de alimentos, bebidas, limpeza e saúde. Atende a mais de 15 mil clientes no DF e também em Goiás, Minas Gerais e Bahia.
Buscando ampliar a competitividade no mercado, a companhia implementou o maxPedido. Outros objetivos do projeto incluíam: ampliar as vendas, acelerar o processo de negociação e torná-lo mais seguro, além de reduzir erros na emissão de pedidos.
E assim foi. O app de pedido de vendas da MáximaTech, integrado ao WinThor, trouxe os seguintes resultados:
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20% de aumento na quantidade de pedidos;
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30% de redução do tempo de venda;
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melhor tempo de resposta para os vendedores em campo;
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visualização da disponibilidade da mercadoria em estoque em tempo real;
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acesso à tabela atualizada dos novos produtos;
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queda vertiginosa da margem de erros.
→ Leia também: 11 funcionalidades do maxPedido preferidas do gestor de vendas!
Resumindo
O processo de pedido de venda manual está totalmente defasado, disso ninguém tem dúvida. Ele é custoso, trabalhoso e pouco eficiente, inclusive no que diz respeito à experiência do cliente.
É por isso que os atacadistas distribuidores mais alinhados com as atuais dinâmicas do mercado têm investido em um aplicativo de pedido de venda. Essa solução mobile faz o trabalho dos vendedores ficar mais inteligente e, ao mesmo tempo, torna a gestão de vendas externas mais orientada por dados.
Como vimos nos cases de sucesso apresentados, os retornos sobre o investimento em um app de pedido de venda vão desde a redução do tempo das vendas até o aumento do tempo útil dos vendedores, passando, também, pela redução de custos, o que eleva a lucratividade e a competitividade do atacado distribuidor.
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