Descubra quais são os principais sinais que indicam a necessidade de trocar de sistema de automação da força de vendas.

Em vez de ler, que tal ouvir o artigo?

A sua organização já utiliza um sistema para automação da força de vendas? Essa é uma forte tendência dentro das empresas brasileiras – que buscam constantemente maximizar seus resultados. Porém, é preciso considerar que a tecnologia está evoluindo em um ritmo assustador. Com isso, talvez já existam outras soluções capazes de fornecer um resultado superior.

O processo de automação da força de vendas representa criar as condições ideais para que a equipe externa tenha em mãos todas as informações para promover um atendimento mais ágil e eficiente – permitindo alcançar os objetivos e metas com facilidade.

Porém, nem todas as ferramentas funcionam da mesma forma ou oferecem as mesmas funcionalidades. Afinal, existe um amplo universo que pode ser explorado: integração com o ERP, acesso mobile, informações financeiras, gerenciamento de pedidos, acesso aos níveis de estoque, análise das informações geradas, entre outras aplicações.

Para muitas empresas, investir em software de automação da força de vendas não é uma decisão fácil. Desde a consideração do desembolso inicial até a adaptação das práticas de trabalho para acomodar novos sistemas e processos, implementar a ferramenta é algo que os gestores desejam fazer apenas uma vez.

No entanto, se você não estiver totalmente informado durante a fase de pesquisa, corre o risco de escolher uma solução que, com o tempo, pode se tornar inadequada.

À medida que sua empresa cresce e suas necessidades mudam, você precisa de um software que suporte totalmente processos mais complexos e demandas em constante mudança.

Neste artigo, vamos analisar algumas das principais razões por trás da mudança do software de automação da força de vendas. Acompanhe.

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6 sinais de alerta sobre a troca de software de automação da força de vendas

Você está na dúvida sobre o momento ideal de trocar o software de automação da força de vendas? Aqui estão alguns sinais que devem acender o sinal de alerta:

1. Pequenas ineficiências estão aumentando

As chances são boas de que existam maneiras mais eficientes de realizar muitas de suas tarefas de vendas. A tecnologia avança rapidamente e a perda de processos eficientes é um custo oculto, especialmente para softwares que não estão atualizados.

Um sistema de automação da força de venda desatualizado também redireciona cada vez mais os recursos para a manutenção, em vez de permitir que você concentre esse dinheiro e energia na solução de problemas reais.

2. As necessidades de negócios estão superando a capacidade do software

Você sabe porque comprou seu primeiro sistema de automação de força de vendas: para ajudar a gerenciar uma equipe eficiente e promover resultados cada vez melhores. Mas se as taxas de manutenção maiores e as licenças limitadas de usuários aumentarem conforme o número de funcionários da equipe crescer, você pode estar lidando com um sistema que não é bem dimensionado. O software deve apoiar e otimizar o crescimento de sua equipe, não o impedir ou gerar mais trabalho.

3. As necessidades do cliente não estão sendo atendidas

Os clientes esperam vivenciar uma ótima experiência de compra na sua organização. Isso vale para todo o processo – desde o primeiro contato até o pós-venda. E um dos principais benefícios de um sistema de automação da força de vendas é, justamente, entregar mais satisfação aos clientes. Portanto, quando isso não está acontecendo, você deve considerar uma outra solução digital.

4. A dinâmica de vendas está mudando

As equipes de vendas trabalham, cada vez mais, de forma descentralizada e explorando a tecnologia para auxiliar nos atendimentos ao cliente. E o sistema de automação de força de vendas precisa acompanhar essa mudança na dinâmica do seu local de trabalho.

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5. Você precisa de mais mobilidade

Aproveitando o potencial desse mundo descentralizado, cada vez mais, a força de vendas trabalha em dispositivos móveis em trânsito, usando tablets, laptops e telefones. Uma solução digital transforma essa mobilidade em uma clara vantagem comercial, fornecendo uma experiência de transição contínua do escritório, para casa, para celular e vice-versa. Quanto mais mobilidade você tiver, melhor pode gerenciar as operações de vendas.

6. Você não tem acesso a informações em tempo real

Se você precisar procurar informações atualizadas, isso diminui a tomada de decisões críticas e prejudica a capacidade de solução de problemas. Porém, um sistema de automação de força de vendas realmente eficiente pode entregar informações atualizadas em tempo real – conforme os vendedores realizam suas ações no dia a dia.

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Benefícios de um sistema de automação de força de vendas de ponta

Ao buscar por um software de automação de força de vendas que utiliza tecnologia de ponta, você obtém uma série de benefícios que refletem diretamente nos resultados comerciais da organização. Veja quais são os principais desses benefícios:

Atualização em relação às tendências de vendas

Imagine um sistema capaz de automatizar muitas das tarefas de vendas – mas que ainda deixa outras necessitando de interferências manuais que comprometem a produtividade. Nesse caso, é comum que os vendedores busquem soluções alternativas para desempenhar suas funções diárias.

Porém, as soluções alternativas são exatamente o que o nome indica – etapas extras executadas em um sistema para solucionar a funcionalidade ausente necessária para concluir uma tarefa. As soluções alternativas causam ineficiências e, por sua vez, podem aumentar os custos e deixar os funcionários insatisfeitos.

Uma força de trabalho mais jovem pode achar difícil aprender a usar o aplicativo existente e achar um software mais novo mais atraente e até familiar. As tecnologias mais recentes seguem padrões de design semelhantes aos aplicativos de consumo, nos quais as gerações mais jovens já são especialistas. A retenção dos melhores talentos é importante para se manter competitivo em qualquer setor, e manter a força de trabalho envolvida tem uma correlação direta com a retenção de funcionários.

Mais importante ainda, o consumidor moderno está à procura de conveniência. Quando um cliente negocia com sua organização, ele deseja uma experiência simples e eficiente. Com um sistema mais antigo, às vezes o ponto de entrada para os clientes é extremamente antigo. Por exemplo, um sistema que aceita pedidos de vendas por fax, mas não online, pode afastar os clientes em potencial.

Acompanhamento do processo de transformação digital

A frase “transformação digital” pode ser ouvida frequentemente quando os CEOs abordam as partes interessadas ou os gestores dão uma palestra em conferências internas. Mas o que isso significa? Na prática, trata-se da aplicação de recursos digitais a processos, produtos e ativos para melhorar a eficiência, aumentar o valor do cliente, gerenciar riscos e descobrir novas oportunidades de monetização.

Uma das maiores mudanças no paradigma de TI relacionadas à transformação digital é aceitar que os aplicativos de negócios possam viver na nuvem e não precisam estar no local para receber manutenção. Quando uma organização decide transformar sua infraestrutura de TI de uma instalação interna para uma configuração baseada em nuvem, a maioria dos aplicativos exige uma grande atualização ou precisa ser aposentada e substituída.

Outra mudança relacionada à transformação digital são as organizações que adquirem aplicativos novos e modernos para desempenhar funções auxiliares. E isso inclui o sistema usado para automação da força de vendas.

Para que seja possível acompanhar a evolução tecnológica do restante da empresa e integrar as informações necessárias, um novo sistema provavelmente será mais eficiente e benéfico.

Aceleração dos processos

Devido ao aumento do volume de operações, o desempenho de algumas soluções digitais pode diminuir, dependendo da arquitetura. Isso ficará aparente quando os usuários enviarem relatórios que demoram mais para serem executados do que o normal ou quando as informações não estiverem acessíveis com a velocidade necessária.

Com um sistema de automação de força de vendas de ponta é possível promover uma aceleração dos processos. O objetivo é explorar a tecnologia para auxiliar em todas as atividades do dia a dia, permitindo que os vendedores foquem no que realmente importa: fechar vendas.

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Informações sempre organizadas

Um sistema de automação da força de vendas atualizado permite que sua equipe de vendas se mantenha organizada. Desde atuar como um banco de dados de informações do cliente, agendar e rastrear e-mails em massa ou acompanhar suas agendas de marketing, um bom software de pode atuar como uma secretária pessoal sobre-humana para toda a equipe de vendas.

Automação do fluxo de trabalho

Ao atualizar o seu sistema de automação da força de vendas, você garante que sua equipe possa se concentrar na venda, em vez de se preocupar com tarefas repetitivas, mas importantes, como atualizar bancos de dados, agendar eventos do calendário ou criar lembretes de acompanhamento.

Os sistemas mais modernos têm a capacidade de criar lembretes automaticamente para acompanhamento, agendar tarefas necessárias para o processo de vendas e criar atribuições para os membros relevantes da equipe – além de muitas outras funcionalidades que facilitam a automação de todo o fluxo de trabalho.

Incentivo ao trabalho em equipe

Um software de automação da força de vendas é capaz de compilar todo o trabalho realizado por suas equipes de vendas e apresentar essas informações de uma maneira que permita a todos os envolvidos entender o que está sendo feito pela equipe como um todo.

O fácil acesso a essas informações reduz a necessidade de longas reuniões de equipe, permitindo que todos se envolvam e se sintam parte do cenário geral. Esse tipo de visão geral pode ser informativo e inspirador para todos na empresa, independentemente de sua posição.

Melhor desempenho da equipe de vendas

Por fim, trocar de sistema de automação da força de vendas alcança um objetivo final: melhorar o desempenho de toda a equipe. Assim, os resultados obtidos tendem a crescer ao longo dos meses – beneficiando toda a organização.

Escolha de um novo sistema: considerações essenciais

As informações que vimos ao longo deste artigo fizeram soar alguns alertas em relação ao seu negócio? Então pode ser hora de começar a considerar seriamente a possibilidade de trocar o sistema de automação da força de vendas. No entanto, para muitos, isso é mais fácil dizer do que fazer. Então, o que exatamente você deve considerar?

Identifique as necessidades da sua empresa

Você não compraria um par de sapatos se não soubesse o tamanho necessário. E o mesmo vale com o software de automação da força de vendas. Se você não entende realmente o que sua empresa precisa do software, obter a solução certa não passará de um jogo de adivinhação.

A primeira consideração – e, sem dúvida, a mais importante – que você precisa fazer é o que exatamente são as suas necessidades de negócios. Não fique deslumbrado com um impressionante argumento de vendas. Antes do estágio de pesquisa, crie uma lista abrangente do que você precisa do software, considerando cuidadosamente processos e requisitos de negócios específicos.

Se você já possui um sistema de vendas, pode usá-lo como ponto de partida. Examine todas as áreas operacionais e fale com as principais partes para estabelecer como o software pode ser aprimorado – e procure esses recursos na sua próxima solução.

Busque soluções voltadas para o seu setor

Parece uma decisão óbvia a ser tomada, mas muitas empresas não escolhem uma solução de software específica para o setor em que estão inseridas. Essencialmente, isso significa que elas ficam com um software que não oferece suporte completo ao funcionamento de seus negócios, geralmente resultando em um sistema que oferece resultados longe de ótimos.

Ao selecionar seu sistema de automação da força de vendas, verifique se ele tem a capacidade de atender o seu setor. Afinal, uma empresa do atacado distribuidor que atende B2B certamente possui necessidades muito diferentes de uma empresa prestadora de serviços que atende B2C.

Procure referências

Qualquer software de vendas parece bom no papel. É somente na prática que você pode realmente entender como ele funciona e, ao mesmo tempo, estabelecer quaisquer falhas que possa ter. Durante a fase de pesquisa, preste muita atenção aos estudos de caso para obter uma visão clara de como os sistemas foram utilizados. Obviamente, sua empresa é única, portanto, use-a apenas como guia – pois sua solução pode ser diferente.

E, então, já está na hora de trocar o seu sistema de automação da força de vendas? A Máxima reúne diversas soluções que podem ajudá-lo a otimizar os resultados comerciais do seu negócio. Visite nosso site e descubra mais sobre nossas soluções.