Vendedor segurando um smartphone enquanto acessa informações

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Um software de força de vendas é cada vez mais importante para as empresas que buscam maximizar seus resultados comerciais. Trata-se de um sistema completo, que oferece os recursos para aumentar a produtividade dos vendedores e o controle dos gestores – e esses resultados podem ser ainda melhores quando existe uma integração com ERP.

A evolução da tecnologia causou uma grande revolução dentro das organizações. Vários processos que demandavam tempo passaram a ser executados de forma automática. Além disso, surgiram novas possibilidades que antes eram inviáveis de ser colocadas em prática. Entre essas possibilidades está o processamento de um grande volume de dados em pouco tempo.

Imagine como seria integrar as informações de vendas com os dados gerenciais do restante da organização. O tempo e a força de trabalho necessários para isso tornaria essa atividade inviável – e garantir que os dados estivessem atualizados em tempo real era impossível.

Porém, as soluções digitais vieram para mudar isso. Quando seu força de vendas possui integração com ERP, torna-se possível monitorar não apenas os resultados comerciais, mas também o seu impacto em outras áreas da empresa.

Ou seja, estamos falando de informações de qualidade para facilitar o entendimento dos resultados e embasar a tomada de decisão. Quer entender por que seu força de vendas deve ter integração com ERP? Acompanhe!

A importância do software força de vendas

O software força de vendas é uma solução digital que incorpora e automatiza os processos de vendas, oferecendo recursos para os vendedores e os gestores. De uma maneira mais ordenada, esse software conecta os processos e permite um fluxo consistente de informações das atividades de venda.

O objetivo de um software força de vendas é otimizar todo o processo, a fim de tornar os negócios mais eficientes, melhorar as interações com os clientes, aumentar a satisfação geral dos consumidores e economizar tempo e dinheiro.

Na prática, sua equipe de vendas passa a ter uma visibilidade de todos os aspectos do relacionamento com o cliente – incluindo casos de suporte e informações de back-office, como títulos e estoque.

Com informações ágeis, em instantes os representantes comerciais e gerentes de vendas obtêm uma visão melhor para vender e definir adequadamente as expectativas dos clientes e executar uma venda.

Recursos do força de vendas

Os recursos da força de vendas são muito úteis para as empresas. Veja quais são os principais deles:

Gerenciamento de contatos/ clientes

Com um software força de vendas, você passa a ter uma visão completa dos detalhes de contato do cliente, histórico de atividades, última vendas, situação financeira das empresas. E a melhor parte é que todos esses dados são facilmente acessáveis pelas pessoas autorizadas.

Gerenciamento de oportunidades

Os negócios em andamento demandam uma atenção especial da equipe comercial, não é? Com um software força de vendas, se torna mais fácil acompanhar o status de cada cliente e sua evolução ao longo das semanas, checando quais ainda não foram positivados, por exemplo.

Colaboração de vendas

Um software força de vendas incentiva a colaboração de todos para o fechamento de mais vendas. As ações da equipe podem ser atualizadas em tempo real para que todos os profissionais tenham condições de proporcionar um bom atendimento ao cliente.

Gerenciamento de desempenho de vendas

Você nunca pode deixar de prestar atenção à sua equipe quando se trata de fechar os negócios. Obtenha dados em tempo real, defina metas baseadas em métricas e campanhas promocionais do mix,  forneça feedback e motive o time, e aumente o desempenho recompensando seus esforços. O software também permite que o próprio vendedor acompanhe como está a sus meta individual, essencial para atingir os objetivos traçados.

Integração com mobile

Seu smartphone não é mais apenas um smartphone. Esse aparelho pode ser considerado o seu escritório de vendas portátil com o uso de um software força de vendas. Você pode registrar suas chamadas, verificar seu desempenho de vendas, responder os leads e acompanhar as oportunidades de trabalho em qualquer lugar.

Sincronização e compartilhamento de dados

Nunca foi tão fácil compartilhar dados e orçamentos com sua equipe e clientes. Você pode pesquisar sem esforço as informações necessárias para a venda, gerenciar as permissões de acesso e até configurar para receber notificações sempre que uma alteração ocorrer.

Relatórios e painéis

Você pode acessar relatórios de qualquer lugar e a qualquer momento para acompanhar as atividades executadas por toda a equipe no painel de vendas.

Previsão de vendas

Além de oferecer maior controle sobre as atividades que estão ocorrendo em tempo real, um software força de vendas também pode contribuir com uma previsão de vendas. Com base em todas informações coletadas, torna-se possível ter mais previsibilidade sobre os negócios que podem ser fechados no futuro.

Gestão de territórios

Você sabe quais áreas estão sendo cobertas pela sua equipe de vendas? E quais outros locais podem ser explorados para maximizar os resultados? Um software força de vendas também possui os recursos para ajudá-lo a realizar essa análise.

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O que é ERP e para que serve?

O software Enterprise Resource Planning (ERP) é uma solução digital de gestão empresarial capaz de integrar as diversas áreas de uma empresa – automatizando processos e analisando informações em tempo real.

Essas ferramentas ganharam cada vez mais força entre empresas, grandes e pequenas, por sua abordagem centralizada no gerenciamento de processos de negócios. Com uma solução de ERP, você pode coletar, armazenar, gerenciar e interpretar dados de várias unidades de negócios.

Ao coletar dados transacionais compartilhados de uma organização de várias fontes, os sistemas ERP eliminam a duplicação de dados e fornecem integridade das informações.

Quando otimizados, os sistemas ERP podem gerar eficiência, reduzir custos e aumentar a lucratividade. Na era digital, o uso dessas ferramentas é fundamental para que seja possível gerenciar as inúmeras atividades que acontecem simultaneamente.

E o que não faltam são boas soluções de ERP disponíveis no mercado. Entre elas estão WinThor, Sankhya, TOTVS, Senior.

Veja quais são os principais recursos de um ERP que podem beneficiar seu negócio:

Gestão financeira

O componente de gerenciamento financeiro em um sistema ERP armazena, monitora e analisa todos os seus dados financeiros – incluindo contas a pagar, contas a receber, custos, orçamentos e previsões. Isso ajuda a revelar informações sobre seus gastos, para que você possa descobrir tendências de lucro e momentos de gastos extraordinariamente altos.

Você pode colocar esses dados em bom uso, alterando quaisquer processos que estejam causando lucros menores ou altos gastos, para maximizar seus lucros e reduzir custos.

O gerenciamento financeiro também pode ajudar a melhorar o fluxo de caixa, reduzir custos e aumentar a lucratividade, mantendo relatórios precisos. O software de ERP com um forte recurso financeiro deve garantir que as empresas atendam aos requisitos de relatórios financeiros e fiscais com um único sistema contábil, bancário e de pagamento.

CRM (Customer Relationship Management)

Seu sistema ERP deve ajudar a reunir dados que permitam que vendedores externos e planejadores de marketing atendam melhor às necessidades, preferências e padrões de compra dos clientes. Um componente de CRM permite que você faça isso acompanhando todos os dados relevantes.

As informações que você pode obter de um componente de CRM ajudam a otimizar seus esforços de marketing e vendas. O CRM também auxilia no gerenciamento das atividades de faturamento, fornecimento de informações relevantes e em tempo real para as melhores propostas preparadas e monitoramento do status geral dos contratos para ajudá-lo a entender melhor e se manter informado o tempo todo.

Um grande benefício do CRM é acompanhar o histórico de compradores de seus clientes. Com esses dados em mãos, você pode sugerir compras adicionais por meio da venda cruzada ou do upselling.

Quando falamos sobre seu força de vendas e a integração com ERP, é fundamental considerarmos todos esses recursos úteis do CRM. As informações das ações executadas pelo seu time comercial podem agregar ainda mais valor para a geração de informações úteis que guiam o trabalho da empresa.

Recursos Humanos (RH)

Os funcionários são a prioridade número um em qualquer organização. Afinal, sem eles, sua empresa não existiria. O componente de RH em seu sistema ERP deve ser capaz de lidar com todo o escopo de gerenciamento de funcionários – incluindo a integração, o gerenciamento de remuneração e a pontualidade.

Para muitas organizações, o módulo de RH é especialmente útil para o controle da folha de pagamento. Submeter folha de pagamento e emitir depósitos diretos à mão é incrivelmente demorado. Um componente de RH automatiza pagamentos, incluindo deduções de impostos e benefícios, o que economiza tempo para você se concentrar em tarefas mais importantes.

Gerenciamento da cadeia de suprimentos

Você quer otimizar sua cadeia de suprimentos? A melhor forma de colocar isso em prática é com a coleta de dados em tempo real. Esses dados permitem manter o controle de sua cadeia de suprimentos para que você possa encontrar e corrigir problemas à medida que eles acontecem, em vez de esperar até receber os dados um dia ou mais após o fato.

Não encontrar informações, como a localização dos principais componentes de um produto, e compartilhá-las prontamente com os parceiros de fornecimento, pode ter um impacto significativo na cadeia de suprimentos de uma empresa. Portanto, a integração com ERP desses dados pode fazer toda a diferença.

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Por que promover a integração com ERP?

Entenda já por que seu força de vendas deve ter integração com ERP! Com tantas funcionalidades que abrangem toda a organização, muitas empresas assumem que podem usar simplesmente uma solução de ERP para todas suas necessidades. Porém, é possível alcançar resultados ainda melhores quando o força de vendas tem integração com ERP.

Como vimos, cada uma dessas soluções digitais possui recursos e objetivos diferentes. Enquanto o força de vendas está focado no desempenho comercial da empresa, o ERP integra os dados de toda a estrutura organizacional – o que inclui os resultados de marketing, vendas, estoque, logística, financeiro.

Portanto, é exatamente neste ponto que ocorre uma intersecção entre essas duas ferramentas. É possível tornar as informações do ERP ainda mais completas. Por outro lado, o força de vendas pode utilizar informações mais ricas que são geradas por conta da integração com ERP.

Quando você garante que o seu força de vendas tenha integração com ERP, é possível ter acesso a diversas vantagens:

  • Assertividade na venda. Com a combinação das informações coletadas do cliente com as ações desenvolvidas pelos vendedores, torna-se possível realizar abordagens mais assertivas – entregando uma experiência mais satisfatória ao cliente.
  • Sugestões de vendas. Com base nos dados coletados e processados pelas duas ferramentas digitais, você pode ter acesso a boas sugestões de vendas para os seus clientes.
  • Acompanhamento financeiro dos pedidos. A equipe de vendas externa visualiza títulos vencidos ou a vencer, bem como o limite de crédito do cliente. Com base nisso, os vendedores conseguem ajudar nas cobranças e evitar inadimplência.
  • Dados mais confiáveis e atualizados. Em vez de ter que acessar dois sistemas diferentes para encontrar as informações que você está buscando, a integração com ERP permite que os dados fiquem centralizados em uma única plataforma.
  • Controle das despesas da equipe comercial. Fique de olho no histórico de despesas com viagens, transportes e outros custos necessários para o desenvolvimento das atividades comerciais. Todos esses dados podem ser sincronizados no seu ERP.
  • Cadeia de processos integrada. Quando um vendedor fecha uma venda, essa informação pode automaticamente entrar no seu ERP. Isso significa que os controles financeiro, contábil e estoque podem ser atualizados em tempo real – gerando informações de qualidade para todos os profissionais envolvidos nesses processos.

Você já sabia por que seu força de vendas deve ter integração com ERP? As soluções da MáximaTech foram desenvolvidas para ajudá-lo a aplicar isso no seu negócio. Descubra como isso funciona na prática neste caso de sucesso da SP Produtos!