sistema para distribuidoras em nuvem

 

Em vez de ler, que tal ouvir o artigo?

 

Com a computação em nuvem rapidamente se tornando uma opção para empresas em todos os setores, os benefícios da implantação das ferramentas na nuvem são cada vez mais conhecidos – e uma área em que essa tecnologia está tendo um impacto específico é no setor de distribuição por atacado, com sistema para distribuidora em nuvem.

O atacado distribuidor é desafiado diariamente a fazer “mais com menos” e encontrar maneiras inovadoras de atender simultaneamente às metas de negócios e aos clientes mais rigorosos. A adoção de novas tecnologias, como o sistema para distribuidora em nuvem, precisa fazer parte dessa equação.

Sistema para distribuidora em nuvem: o que é?

O sistema para distribuidora em nuvem é um sistema de software e ferramentas de planejamento instalado e gerenciado externamente, em recursos na nuvem, pelo seu fornecedor.

Veja os principais diferenciais que ele oferece:

Esses recursos de computação são mantidos em data centers remotos, dedicados a hospedar vários aplicativos em várias plataformas.

Ao contrário dos sistemas locais, que são instalados localmente no hardware e nos servidores da empresa, o sistema na nuvem permite que você se concentre no negócio, e não em manter uma infraestrutura de TI funcionando.

Ele é oferecido no modelo SaaS, Software as a Service, em que você paga uma assinatura mensal para ter acesso à ferramenta. Não é preciso que o software seja instalado nos seus computadores, o que permite que o acesso dos seus funcionários seja feito pela internet, de qualquer lugar.

Por outro lado, os sistemas locais estão intrinsecamente ligados aos desktops e notebooks em que estão instalados, o que limita o acesso da equipe. Mas, ao mesmo tempo em que traz diversas vantagens — discutiremos elas com mais calma abaixo —,  a nuvem também trouxe algumas incertezas. A segurança da informação é a principal delas.

Baixe o e-book e conheça os indicadores para uma gestão completa:

Segurança na nuvem: seus dados estão seguros?

Nos sistemas instalados localmente, a segurança dos dados era responsabilidade da própria empresa. Enquanto, por um lado, isso trazia maior domínio sobre os controles e proteções das informações sigilosas do negócio, também levava a uma maior carga de trabalho para a TI da empresa.

Quando o atacado distribuidor escolhe um sistema baseado na nuvem, no entanto, a responsabilidade de fornecer a melhor segurança e confiabilidade é do provedor da nuvem.

Para garantir que somente pessoas autorizadas tenham acesso aos dados confidenciais da sua empresa, os grandes provedores utilizam os principais métodos e práticas de segurança, junto com equipes dedicadas a manter os dados armazenados na nuvem seguros.

Para isso, a linha de frente da defesa de qualquer sistema em nuvem é a criptografia. Os métodos de criptografia utilizam algoritmos complexos para ocultar informações protegidas na nuvem, especialmente enquanto eles trafegam dos seus computadores para os servidores cloud e vice-versa.

Para decifrar arquivos criptografados, os possíveis hackers precisariam da chave de criptografia. Embora as informações criptografadas não sejam 100% ilegíveis, descriptografar os dados exige uma enorme quantidade de poder de processamento do computador, software forense e muito tempo.

Além disso, os serviços em nuvem utilizam métodos de segurança mais complexos do que seu departamento de TI pode ser capaz de conceber, oferecendo aos dados armazenados na nuvem um nível adicional de proteção.

Outro grande ponto da segurança na nuvem é a redundância que ela oferece — ou seja, a criação de várias cópias dos dados para que, em uma eventual falha, sua empresa não perca dados valiosos para o seu funcionamento. Em geral, essas cópias são feitas em três locais diferentes.

E, como os dados estão na nuvem, mesmo que sua rede ou sistema falhe, seus funcionários ainda poderão acessá-los de outros dispositivos, apenas usando uma conexão com a internet.

Por que usar um sistema para distribuidora em nuvem?

Como vimos, um sistema para distribuidora em nuvem pode ajudá-lo a mudar seu foco para os resultados dos negócios, e não para a tecnologia. Mas como isso se traduz em benefícios na prática?

À medida que mais empresas B2B — incluindo distribuidores atacadistas — começam a gerenciar partes de seus negócios online, como gerenciamento de inventário e vendas, há uma necessidade crescente de um sistema para distribuidora em nuvem que reúna tudo em um só lugar.

Embora a atualização e a unificação de sistemas tragam vantagens significativas para o lado operacional dos negócios, é o lado voltado para o cliente que exige isso.

As interações dos consumidores com grandes marcas como estão moldando a maneira como os consumidores esperam interagir em um negócio B2B: eles querem experiências perfeitas.

Seus clientes, provavelmente, vão direto para o seu site com qualquer número de necessidades. É por isso que você está vendo seus concorrentes lançarem novas funcionalidades para acomodar tudo, desde negociações de preços até atendimento ao cliente via chatbot.

Para se tornar mais focado no cliente e garantir que ele e até seus fornecedores estejam obtendo o que precisam de seu site, equipe de vendas, representantes de atendimento ao cliente etc., seu sistema precisa automatizar os principais processos e dar suporte às equipes internas.

Os sistemas baseados em nuvem ajudam a solidificar sua posição em um ambiente competitivo, fornecendo as ferramentas e os processos certos para oferecer padrões exigentes e sempre crescentes.

Antes de ver as principais vantagens de um sistema para distribuidora em nuvem, ouça nosso podcast com as melhores práticas que a computação em nuvem traz:

 

Alta disponibilidade

Optar por uma solução na nuvem é a garantia de ter a operação protegida e funcionando na maior parte do tempo. Isso porque os fornecedores de software em nuvem costumam trabalhar com vários servidores, e, caso um deles fique indisponível, o outro assume imediatamente o processamento.

Essa disponibilidade evita, por exemplo, a interrupção nas trocas de dados com os profissionais em campo. Essa situação é muito recorrente quando se utiliza um servidor interno, que pode ficar instável por conta de uma queda de energia elétrica, ou mesmo apresentar lentidão devido ao grande volume de sincronizações, por exemplo.

Você pode acessar as informações relativas à gestão da distribuidora de qualquer lugar do mundo, desde que tenha um dispositivo e acesso à internet. Isso significa que o processamento e acesso a informações críticas do seu negócio não ficam limitados a um ambiente local. Para empresas com filiais e equipe de vendas que precisa ir a campo, essa mobilidade é fundamental.

Menor tempo de instalação e atualização

Por não depender de uma grande estrutura interna para funcionar, a implantação de um sistema para distribuidora em nuvem é mais fácil e rápida.

A ferramenta, geralmente, já vem pré-configurada e é bem mais simples de ser utilizada. Essa facilidade diminui a curva de aprendizado e demanda um treinamento mais prático.

O software oferece atualizações e upgrades instantâneos e contínuos, para que você nunca precise se preocupar se está usando a tecnologia mais nova para atender às suas necessidades de negócios. Você também não precisa gastar tempo atualizando ou contratando alguém para atualizar seus sistemas, como faria se usasse um sistema local.

Fique por dentro do ranking ABAD!

Mais segurança e backups

Como vimos, fornecedores de sistemas baseados em nuvem oferecem suporte e proteção de segurança de classe A para os clientes. Eles possuem um modelo de segurança abrangente e de ponta a ponta.

A segurança é criada em todas as camadas do sistema — com senhas de usuário e monitoramento de sistema 24×7. Uma abordagem holística da segurança permite antecipar e minimizar as interrupções, oferecendo mais tempo de atividade e tranquilidade à sua equipe.

Com isso, o sistema para distribuidora em nuvem vai garantir a confiabilidade dos dados da distribuidora, algo essencial em tempos de LGPD.

Ele também garante que você não fique refém de apenas um servidor, pois tem o serviço de backup, garantindo que as informações críticas ao seu negócio estejam seguras.

Assim, é possível, também, estabelecer hierarquias de acesso às informações sobre o seu negócio, evitando o vazamento de dados sensíveis e relevantes para concorrentes.

Inteligência de negócios em tempo real

Sim, você está operando em um mercado competitivo e precisa ficar por dentro das oportunidades em toda a cadeia de suprimentos.

Os tomadores de decisão precisam de uma visão de 360 ​​graus de todos os fatores de negócios para que possam planejar melhor e atender às suas necessidades com novos produtos, melhores preços, serviço mais rápido e níveis mais elevados de satisfação.

Em outras palavras, para obter agilidade, a adoção da automação e do foco em inteligência de mercado garantirá que as pessoas certas obtenham as informações certas no momento certo.

Isso requer gerenciamento de dados de próximo nível, sistemas integrados e ferramentas de relatório sofisticadas e fáceis de usar.

Comparado aos sistemas legados no local, o sistema para distribuidora em nuvem disponibiliza as informações necessárias para o gerenciamento das equipes de venda 24 horas por dia, eliminando a necessidade de envio de relatórios por e-mail ou outros meios de comunicação.

Controle dos custos

Um dos maiores benefícios oferecidos pelo sistema para distribuidora em nuvem é que é muito mais barato dos que os sistemas tradicionais no local.

Ao implantar no local, você pode pagar pelo software uma vez por meio de uma licença, mas possui outras despesas altas, como compra e manutenção contínua de servidores, criação e gerenciamento de banco de dados, implementação inicial, equipe de TI, custos de energia e segurança.

Com o sistema na nuvem, seus custos operacionais contínuos são muito mais baixos porque o fornecedor cuida de atualizações, manutenção e segurança para você.

Nesse caso, você só paga por funcionalidades, módulos e tempo que utiliza. Isso significa arcar apenas com o que precisa durante o período necessário para o seu negócio. Como resultado, também é possível manter os custos sob controle, uma vez que você saberá de antemão exatamente o quanto custará para ter seu sistema.

Mais mobilidade

O sistema para distribuidora em nuvem pode ser melhor do que outros tipos de implantações de software quando o assunto é mobilidade

Com um sistema que possua suporte ao mobile, sua equipe pode acessar as ferramentas necessárias a partir de qualquer lugar, usando seus telefones celulares e uma conexão à internet.

As informações são acessíveis em tempo real, para que as principais decisões de negócios possam ser tomadas sem que seja necessário esperar até que todos estejam na mesma sala ou acessem o sistema do mesmo local.

Em outras palavras, ajuda a criar uma equipe mais ágil. Esse foco na acessibilidade instantânea e na colaboração aprimorada permite aumentar a produtividade dentro e fora da empresa, e melhorar a gestão de entregas.

Tecnologia de ponta garantida

Ao contratar um sistema para distribuidora em nuvem, você passa a não ter que se preocupar com atualizações do software. Em vez de atualizar cada estação de trabalho manualmente, isso é feito diretamente no sistema pelo fornecedor, tornando o processo mais rápido e flexível.

Além de não perder tempo com o processo, sua empresa tem a garantia de que sempre estará com a versão mais atualizada da solução.

O sistema para distribuidora em nuvem também é desenvolvido para ajudá-lo a dimensionar as operações na sua empresa e oferecer escalabilidade. Ou seja, ele permite que seu sistema cresça de acordo com o crescimento da empresa, sem a necessidade do aporte de grandes investimentos.

Centralização de suporte e manutenção

Para integrar sistemas e informações, as empresas precisam investir em uma grande infraestrutura de TI – investimento, na maior parte das vezes, bastante alto.

No caso de um sistema para distribuidora em nuvem, tanto o suporte quanto a manutenção são realizados pelo fornecedor, o que garante alta capacidade de resposta, qualidade e eficiência.

Conclusão

Encorajados por mudanças no espaço de varejo e por avanços tecnológicos no gerenciamento da cadeia de suprimentos, os distribuidores atacadistas estão em um estado de transformação.

O uso da tecnologia para otimizar os processos de negócios é fundamental. O sistema para distribuidora em nuvem chega como uma oportunidade para o distribuidor reavaliar sua estratégia e aumentar a satisfação do cliente em um mercado cada dia mais competitivo.

Você já utiliza algum sistema para distribuidora em nuvem? Quer mais motivos para contratar uma solução para sua distribuidora? Confira os “10 motivos para contratar um sistema de controle de vendas para a distribuidora” e até a próxima.

 

Bruno Araújo