Last Mile: o que é e como funciona na logística?
Em vez de ler, que tal ouvir?
Você já ouviu falar sobre Last Mile? Esse termo representa a última etapa de um processo de transporte de mercadorias – geralmente, partindo do centro de distribuição para o cliente. Com uma busca cada vez maior pela eficiência logística, essa etapa vem recebendo uma atenção especial das empresas.
Mesmo com as mercadorias próximas ao destino final, o Last Mile pode consumir um tempo crucial para a satisfação do cliente. Isso ocorre porque essa etapa final possui desafios próprios – como a roteirização correta, coordenação com o recebimento do cliente e altos custos.
Quer entender melhor o que é e como funciona o Last Mile? Confira ao longo deste artigo!
O que é Last Mile?
Traduzindo ao pé da letra, Last Mile significa “última milha”. No Brasil, seria algo equivalente ao “último quilômetro” percorrido no processo de distribuição. Na prática, estamos falando da entrega das mercadorias para o usuário final.
O Last Mile é uma parte crítica da cadeia de suprimentos, pois é a etapa final para concretizar a entrega das mercadorias ao cliente. Pode ser desafiador devido a fatores como tráfego, congestionamento e a necessidade de chegar em endereços específicos. Como resultado, esse processo pode ser feito com uma variedade de métodos de entrega – incluindo caminhões, vans, bicicletas e até mesmo drones, para garantir uma entrega pontual e eficiente.
Qual a importância do Last Mile para a logística?
Imagine que um cliente do Acre faça uma compra de uma empresa de São Paulo. O processo de transporte até a empresa do cliente pode ocorrer com tranquilidade e dentro do esperado. Porém, a partir disso é preciso lidar com novos desafios para garantir que os produtos cheguem rapidamente até o cliente.
Sem um bom planejamento, a etapa final da entrega pode falhar e gerar um aumento de custos. Por outro lado, quando o processo de Last Mile funciona com eficiência, ele pode ajudar a aumentar a satisfação dos clientes e a lucratividade de uma empresa. Isso ocorre de três maneiras principais:
- Um centro de distribuição localizado próximo ao consumidor final significa que as mercadorias podem ser entregues com mais frequência, com maior velocidade e economia.
- A parada final antes de chegar ao usuário final é uma oportunidade valiosa para avaliar a qualidade do produto. Verificar se o produto está em boas condições e sem defeitos, por exemplo, garante que o cliente do outro lado ficará satisfeito com a compra.
- Os clientes estão dispostos a pagar pela entrega rápida. Portanto, a eficiência desse processo permite que a sua empresa cobre um valor superior por conta da agilidade.
Confira, também: 6 tendências logísticas!
Desafios do Last Mile
Então, por que o processo de Last Mile é tão desafiador? O que há de tão difícil em levar um produto dos centros de distribuição/armazéns até a porta do cliente? Veja só:
A visibilidade é limitada
Uma das maiores dificuldades com o Last Mile é a grave falta de visibilidade. A boa notícia é que esse é um desafio que vem sendo superado ao longo dos últimos anos com o auxílio da tecnologia. Afinal, rastrear um pacote pode ser praticamente impossível sem a tecnologia adequada.
Ao usar um software de rastreamento GPS, a empresa e o cliente podem acompanhar o pacote em tempo real – gerando mais comodidade para ambas as partes.
Altos custos
O processo de Last Mile não é barato. Na verdade, pesquisas apontam que essa etapa da entrega pode ser responsável por 53% dos custos totais. Esse número é impressionante, especialmente quando se considera que o Last Mile representa a parte mais curta da jornada do produto.
Isso ocorre porque a infraestrutura necessária para chegar ao cliente é composta de muitos componentes caros:
- Centros de distribuição e depósitos
- Frotas de veículos
- Salário dos entregadores
- Combustível
- Entre outros
Além disso, se a entrega falhar na primeira vez por qualquer motivo, o custo dobra. Com isso, você acaba pagando para devolver o produto ao centro de distribuição e entregar tudo de novo.
Esta é outra razão pela qual ter maior visibilidade sobre a entrega pode ser útil. Os clientes podem receber notificações quando o pacote estiver a caminho e poderão agendar o dia em torno da entrega prevista.
Otimização da rota
Outro desafio que vem com o Last Mile é otimizar a própria rota. Garantir a eficiência ideal das rotas de entrega é essencial e pode ser transformador para o seu negócio – reduzindo custos e aumentando a rapidez na logística.
Com um software de roteirização inteligente é possível eliminar as falhas desse processo – encontrando as melhores rotas para a realização das entregas. Além disso, os motoristas podem ter suas rotas atualizadas em tempo real, considerando acidentes de trânsito, congestionamentos e até mudanças nas condições climáticas. Isso significa que eles estarão sempre em movimento, raramente ficarão presos no trânsito e sempre encontrarão a rota mais rápida possível para o destino pretendido.
Com uma rota adequadamente otimizada, você pode não apenas reduzir significativamente os atrasos, mas também reduzir os custos de combustível.
Confira também: Logística x estradas brasileiras – os desafios para aumentar as entregas
Clientes querem mais opções de entrega
Outro desafio do Last Mile é que os clientes querem mais opções de entrega. Eles querem poder escolher onde podem retirar um pacote se a entrega não for a opção preferida ou se, de fato, não estiverem em casa para recebê-lo.
As pessoas também esperam poder reagendar a data e o horário de entrega se não estiverem em casa na hora certa. Tudo deve ser conveniente para o cliente, o que pode ser caro e demorado. Com isso, é adicionada mais uma camada de complexidade ao processo de Last Mile.
Ainda assim, ter essas opções disponíveis para seus clientes é essencial, especialmente se você deseja inspirar fidelidade à marca e mantê-los voltando para comprar mais.
Como otimizar o processo de Last Mile?
Analise os processos
O primeiro passo para otimizar o Last Mile é analisar como ocorre esse processo atualmente. A partir disso, você consegue identificar o tempo e os recursos consumidos para garantir a entrega dos pedidos aos clientes – buscando por pontos que podem ser otimizados para aumentar a eficiência.
Comunique-se com o consumidor
Uma falha na entrega é muito cara para a empresa. A reentrega da encomenda aumenta significativamente o tempo e, portanto, o custo da entrega. Por isso, para melhorar o desempenho logístico de Last Mile, otimizar a troca de informações com o cliente final é outra estratégia muito interessante.
Com uma boa comunicação, é possível evitar falhas na entrega ao usuário final. Mais do que isso, essa é uma tática que mantém o cliente informado e satisfeito com a sua empresa.
Tenha diferentes opções de entrega
Os consumidores são exigentes e desistirão de uma compra se não tiverem a opção de entrega que desejam. Por isso, é importante oferecer opções variadas com base no método de entrega, local e prazo.
Planeje estrategicamente as entregas
Otimizar o processo de Last Mile é uma tarefa desafiadora para as empresas. O planejamento oferece uma abordagem estratégica e ajuda a reduzir custos, aumentar a eficiência, aprimorar a experiência do cliente e melhorar o desempenho geral.
Os gestores devem considerar as necessidades e preferências específicas do cliente em cada estágio da otimização do Last Mile. Além disso, também podem identificar as rotas e os horários mais procurados para as operações de entrega de produtos com base na segmentação de clientes.
Para executar esses planos, os clientes devem ter maior visibilidade de seus pedidos desde o momento da colocação até a entrega. Isso pode ser feito por meio de rastreadores que fornecem informações em tempo real sobre onde seus pedidos estão localizados e quando chegarão até eles.
Que tal conferir esse bate papo sobre janela de entrega na logística?
O planejamento adequado e sua execução nas operações de Last Mile trazem muitos benefícios, como:
- Redução do custo de transporte
- Aprimoramento da experiência do cliente
- Aumento da eficiência
- Otimização da produtividade
- Redução dos fatores de risco
Negocie com vários fornecedores
A relação com os parceiros responsáveis pelo Last Mile é fundamental para o sucesso desse processo. Por isso, pode ser uma boa ideia negociar com vários fornecedores para encontrar aqueles que podem atendê-lo com mais eficiência.
Tenha mais de um centro de distribuição
Aumentar o número de armazéns e centros de atendimento nas principais cidades pode ajudar a acelerar a logística de Last Mile e fornecer aos clientes a entrega no mesmo dia que desejam e esperam.
As empresas de atendimento estão investindo no aumento do número de locais de armazenamento em áreas com alto número de entregas. Eles também estão diversificando suas localizações para abranger todo o país para minimizar as interrupções na cadeia de suprimentos devido ao clima, aumento da demanda e outros cenários comuns.
Use a tecnologia a seu favor
As operações de Last Mile têm muitas brechas, como falta de comunicação em áreas rurais ou áreas sem rede, o que pode resultar em mais tempo de entrega ou, em alguns casos, no retorno de pacotes ao depósito.
Às vezes, devido ao mau tempo ou tráfego intenso, as entregas atrasam, o que obviamente não está sob o controle da empresa de logística. Mas agora, usando tecnologias de rastreamento e otimização de rotas, é possível contornar esses desafios.
Com o maxRoteirizador é possível montar a sua carga automaticamente em 10 segundos e trace a rota perfeita até o cliente, garantindo o menor tempo e o menor custo. Trata-se de uma ótima forma de otimizar seu trajeto com a roteirização do percurso, reduzir ao máximo os custos com a frota e elevar o número das entregas diárias por rota. Tudo isso levando em consideração o local e as restrições do cliente, o tipo de caminhão utilizado e o tipo de mercadorias a entregar.
Veja só alguns dos problemas que o maxRoteirizador ajuda a resolver:
- Alto custo com o combustível e a manutenção da frota
- Rápida depreciação da frota
- Planejamento informal da rota, feito pelo motorista
- Ineficiência no planejamento das cargas
- Não utilização de toda a capacidade de cada caminhão
- Ociosidade da frota
- Endereços e/ou localizações erradas
- Ausência de controle de romaneios
Você já sabia como funciona o Last Mile? Quer conhecer melhor a contribuição da tecnologia para a logística da sua empresa? Visite a página do maxRoteirizador!
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