6 benefícios para investir em uma estratégia pós-vendas
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Tão importante quanto conseguir um novo cliente, é pensar em formas de fidelizá-lo, e uma estratégia pós-vendas pode ser uma grande aliada para atingir esse objetivo. Na prática, isso significa encontrar formas de estreitar o relacionamento com os clientes e trabalhar para melhorar a experiência dele com sua marca.
Certamente, isso pode trazer uma série de benefícios para o negócio, já que o cliente se sente ouvido e consegue ter suas necessidades e demandas atendidas com mais agilidade e assertividade.
Isso pode ser feito de algumas formas, como, por exemplo, com orientações sobre instalação e manutenção no caso de venda de equipamentos, ou mesmo fazendo pesquisas de satisfação sobre o produto ou serviço adquirido.
Afinal, é importante trabalhar uma boa abordagem de vendas, e mostrar que a empresa se preocupa com o cliente mesmo depois de finalizar a negociação.
Assista ao video abaixo e descubra o fluxo de venda do seu cliente
Se você é um gestor de vendas, acompanhe para saber mais sobre os benefícios de ter uma excelente estratégia pós-vendas.
O que é o pós-venda?
A estratégia pós-vendas é o conjunto de ações feito com o consumidor, depois que ele realiza uma compra de um produto ou serviço. Podemos dizer que o principal objetivo é proporcionar uma melhor e mais completa experiência para cada consumidor.
Por esse motivo, as atividades do time de vendas não devem terminar após o fechamento da negociação. Após esse momento, é hora de consolidar a relação do cliente com a marca.
Portanto, é de suma importância que o time conheça bem os produtos e serviços da empresa, bem como o perfil do cliente, para que estas ações sejam assertivas e consigam antecipar as necessidades e demandas desse consumidor.
É fundamental que o comprador não se sinta esquecido depois de adquirir seu produto ou serviço, e esse é um dos erros comuns entre os gestores de vendas. Uma estratégia pós-vendas aumenta muito as chances de o cliente se sentir acolhido e, consequentemente, fiel à marca.
Nesse sentido, é possível entender o quanto esse trabalho é essencial para garantir o crescimento e o sucesso de um negócio.
Por que a estratégia pós-vendas é importante?
Listamos alguns motivos que ilustram a importância de ter uma boa estratégia pós-vendas:
- Consolidar o vínculo entre a empresa e o consumidor final;
- Trabalhar em melhorar a experiência do cliente;
- Fidelizar os clientes;
- Aumento do nível de confiança da marca;
- Aumento da chance do consumidor indicar os produtos ou serviços para amigos e parentes (marketing de indicação).
Quando a estratégia pós-vendas é assertiva, os laços entre o cliente e a marca ficam mais estreitos, e é possível entregar mais valor ao produto ou serviço que foi adquirido.
Isso certamente fará com que a experiência do cliente seja muito melhor, pensando que o time de vendas vai manter o contato com o consumidor para tirar todas as dúvidas e atender suas necessidades específicas.
Um cliente satisfeito tem grandes chances de se tornar fiel, confiar na empresa e ainda indicar para parentes e amigos.
Diante desse cenário, conseguimos entender o porquê é fundamental pensar em uma estratégia de pós-vendas, e, além disso, ter formas de estar em constante monitoramento, para colher os melhores frutos dessa tática.
Qual é o melhor método para aplicar o pós-venda?
Existem algumas formas de fazer uma estratégia pós-vendas. Vamos falar de alguns métodos.
Follow up
Esta é uma maneira de estar sempre presente no dia a dia do consumidor. É possível utilizar o follow up para agradecer a compra, esclarecer dúvidas sobre o produto ou serviço, fazer uma pesquisa de satisfação ou até mesmo oferecer brindes e descontos. Exemplificando, essa é uma forma de reativar clientes antigos.
Programas de fidelização
Essa estratégia pós-vendas tem como foco estimular o cliente a ser fiel à sua marca. É possível fazer um programa de pontuação e oferecer descontos exclusivos para os clientes mais assíduos do negócio.
Upsell e cross sell
Estas estratégias buscam complementar a experiência do cliente com sua empresa, oferecendo produtos adicionais ou mesmo melhores do que o que foi adquirido, ajudando a agregar mais valor à compra.
Datas comemorativas ou lançamento de novos produtos
Neste caso, é possível aproveitar estas duas oportunidades e pensar em uma estratégia pós-vendas para retomar o contato com os clientes e reativar os que deixaram de comprar seu produto ou serviço.
O contato com o consumidor pode ser feito de diversas formas como, por exemplo, telefone, e-mail, mensagens e redes sociais, e isso pode ser feito pelo próprio time de vendas.
6 benefícios da estratégia pós-vendas
Agora que já vimos o que é a estratégia pós-vendas e como ela pode ser feita, vamos conferir as vantagens em aplicá-la no seu negócio.
1. Retenção de clientes (cuide do cliente)
Tão importante quanto ter um cliente novo é conseguir retê-los logo após a primeira compra. Isso significa diminuir o número de evasões da sua carteira de clientes, e aumentar a lucratividade da empresa.
E para não perder nenhum cliente, uma estratégia pós-vendas é o melhor caminho. É preciso estar presente na vida do cliente, entender suas necessidades, explicar tudo o que é possível sobre o produto ou serviço adquirido, e, assim, fazer com que ele se sinta único e ainda tire o melhor proveito de sua compra.
Esse é um cuidado que deve ser feito de forma personalizada, para que se construa um relacionamento duradouro entre a empresa e o consumidor.
2. Satisfação e experiência dos clientes (para fidelizar)
Outro benefício da estratégia pós-vendas é trabalhar a experiência do cliente e, consequentemente, conseguir fidelizar esse consumidor.
O foco aqui deve ser mostrar para o cliente que ele pode contar com o apoio da empresa sempre que tiver alguma nova necessidade, e garantir um atendimento agradável, ágil, solícito e que resolva as dores daquele cliente.
Reforçamos que a fidelização é uma estratégia que se mostra mais acessível economicamente do que investir e trabalhar na atração de novos clientes. Ou seja, sua estratégia pós-vendas tem tudo para garantir economia e uma alta lucratividade.
É de suma importância saber como está o nível de satisfação do seu cliente, através de pesquisas, que podem ser feitas periodicamente, dependendo do seu negócio.
É essencial que, ao fazer contato com o cliente com esse objetivo, o vendedor não tente fazer propaganda, ou seja, não tente vender mais produtos ou serviços, mas sim apenas tratar do follow up da venda já realizada.
Além de aumentar o relacionamento com o consumidor e fazer com que ele se torne fiel, esse retorno ajudará a potencializar os pontos positivos e corrigir as falhas da sua empresa.
3. Possibilidade de novos negócios (oportunidade de negociação)
Uma estratégia pós-vendas pode ser usada, também, para oferecer novos serviços ao cliente ou apresentar algum outro produto ou serviço novo da sua empresa.
Nessa relação com o comprador, é possível gerar mais receita para o negócio oferecendo alguns serviços complementares como, por exemplo, suporte e assistência, garantias estendidas e workshops.
Tudo depende da proximidade que você mantém com o seu consumidor, da sua abordagem e se ele está satisfeito com as transações anteriores.
4. Diferencial competitivo
Hoje em dia, a concorrência é muito grande em todos os setores, e, portanto, é preciso criar maneiras de se destacar, para que seu cliente não vá comprar de outras pessoas. Ter uma estratégia pós-vendas é uma das ferramentas de diferenciação mais fortes no mercado, já que muitas empresas ainda não se preocuparam em aplicá-la ao negócio.
Além disso, estar em contato com o cliente mesmo depois que a negociação já foi feita é algo bastante apreciado pelos consumidores.
Quando você aposta nessa estratégia pós-vendas como um diferencial competitivo, o cliente percebe que a empresa está preocupada com a experiência dele. Isso ajuda a trazer mais consumidores e fidelizar aqueles que já estão ativos.
5. Traz valor à marca
Muitas pessoas optam por comprar os produtos de uma determinada marca por confiar na empresa. Uma estratégia pós-vendas pode criar uma relação de confiabilidade entre companhia e consumidor.
Para que isso funcione ainda melhor, você deve apostar em benefícios exclusivos para os seus clientes. Uma boa opção, por exemplo, é fazer um pós-vendas para oferecer descontos especiais de aniversário.
Estas ações demonstram um cuidado especial com aquele que compra da sua loja, e o cliente sempre está de olho nas empresas que o valorizam e lembram destas marcas na próxima compra.
Presentes inesperados também demonstram um carinho e ajudam a fortalecer a marca. Não é preciso ser algo de grande valor. Pequenos gestos já vão fazer com que sua marca seja lembrada pelos consumidores.
6. Redução de custos
Reduzir os custos também é um grande benefício da estratégia pós-vendas. Isso acontece porque quando o cliente fica satisfeito e tem uma boa experiência de compra do seu produto ou serviço, ele pode indicar o seu negócio para parentes e amigos.
O pós-venda ajuda a construir uma imagem positiva da empresa, e essa possibilidade de divulgação pode trazer muitos outros clientes para o seu negócio. Esta ferramenta, quando bem explorada, pode ser um poderoso aliado da sua marca.
O atendimento pós-venda tem dois propósitos nesse processo: garantir que seu cliente esteja satisfeito com a compra e que ele faça uma propaganda positiva da empresa.
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Conclusão
Como vimos, não faltam motivos para aplicar uma estratégia pós-vendas na sua empresa, pois isso é fundamental para fidelizar os seus consumidores e também atrair novos clientes.
Essa é uma tática importantíssima para os negócios que querem aumentar seu faturamento e que estão sempre em busca de melhorar os serviços. Agora, é arregaçar as mangas e colocar hoje mesmo a estratégia pós-vendas em prática.
Com o tempo, você irá sentir o impacto positivo nos lucros e na otimização dos seus serviços.
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