7 benefícios da coleta de dados no PDV
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A coleta de dados no PDV é a melhor forma de descobrir as bases para traçar uma estratégia assertiva e precisa – e, assim, conquistar os objetivos do negócio.
De fato, é importante relacionar as informações e entender seus contextos para avaliar as situações do ponto de vendas e, dessa forma, as ações de trade marketing serem bem-sucedidas.
Graças às informações, a empresa conhece seus clientes e pode antecipar seus desejos e criar ofertas personalizadas.
Quando os dados são coletados no ponto de venda, os padrões começam a surgir e ser compreendidos. No entanto, eles nem sempre atendem às expectativas dos analistas.
O gerenciamento eficaz do PDV é a chave para o sucesso do trade marketing. Apesar do crescimento do e-commerce, as lojas físicas ainda atraem clientes, que continuam frequentando o ponto de venda.
Por essa razão, são cruciais as soluções voltadas para a digitalização do PDV, permitindo armazenar e acessar os dados produzidos diariamente nas lojas físicas.
Além disso, elas transformam o ambiente, trazendo mais modernidade, praticidade e agilidade ao atendimento.
Com a tecnologia certa, qualquer varejista pode acessar suas atualizações em tempo real, as transformando em insights para sua estratégia de trade marketing.
Neste artigo, veremos a importância da coleta de dados no PDV e os benefícios da tecnologia no ponto de vendas.
Por que a coleta de dados no PDV é importante?
O trade marketing proporciona dinamismo, exigindo o uso de soluções e ferramentas para criar e gerenciar métricas precisas.
Em uma organização, é possível coletar dados de pontos de venda e usá-los para administrar os negócios com mais eficiência.
Em muitos casos, porém, há milhares de números espalhados por dezenas de dashboards, e, mesmo assim, a organização não consegue obter respostas ou identificar ações efetivas.
Como o processo é imaturo, as informações acabam se perdendo e não geram insights, muito menos oportunidades de vendas.
Neste contexto, a coleta de dados no PDV é essencial para começar uma base de clientes. Dessa forma, a empresa sabe quais são os produtos mais comprados para oferecer, cada vez mais, o que os consumidores desejam e precisam.
Assim, a análise e integração do que foi coletado com soluções e estratégias de trade marketing ajudará as empresas a tomarem decisões eficientes. Por consequência, elas também poderão gerenciar seu inventário com eficiência.
Conforme o relatório pos customer engagement, em 2021, 52% das lojas disseram que atualizar seu PDV era uma alta prioridade, contra 41% no ano anterior.
A análise permite coletar grandes quantidades de dados consistentemente, fomentando uma melhora nos esforços de marketing e a aquisição de informações precisas sobre o consumidor ideal.
Para lojas de varejo, os dados de PDV podem fornecer insights para ajudar a aumentar o tráfego de compradores.
Além disso, também oferece detalhes importantes para a empresa planejar formas de ultrapassar a concorrência.
Assista a esse vídeo e saiba como coletar dados no PDV
7 benefícios da coleta de dados no PDV
Globalmente, o mercado fornecedor de sistemas para PDV está crescendo a uma taxa saudável, e a previsão é que atinja US$ 26,61 bilhões até 2028.
Por isso, cada vez mais empresas estão implementando esse tipo de solução, pois oferece benefícios como maior eficiência operacional, aumento de vendas e clientes mais satisfeitos com a rapidez na experiência.
A coleta de dados no PDV oferece ainda mais vantagens para as lojas físicas. Confira a seguir:
1 – Assertividade e precisão
Uma das principais funções da estratégia é coletar dados sobre o mercado e concorrentes para planejar as ações de ponto de venda a serem realizadas com assertividade e precisão.
Tomar decisões baseadas em dados significa confiar em informações consistentes e verificáveis. Assim, é possível garantir uma visão analítica do que precisa ser melhorado e como devem ser realizadas otimizações, inclusive prevendo resultados.
Além disso, uma abordagem assertiva ajuda a validar e revisar estratégias, possibilita entendimento do público-alvo, otimiza melhorias de processos, facilita a análise da gestão e reduz falhas na operação.
2 – Coleta em tempo real
Com o uso de um aplicativo que permite que os participantes de um evento, por exemplo, preencham pesquisas de satisfação, você obterá os resultados em tempo real.
Dessa forma, é possível receber feedback diretamente das pessoas mais importantes, sem intermediários para influenciar a resposta.
A coleta de dados no PDV em tempo real também aumenta a precisão sobre as preferências de compras dos clientes no ponto de venda. Cada nova aquisição possibilita o acesso a uma série de informações importantes para o negócio.
3 – Conexão entre a equipe
Conhecer detalhadamente como está se desenrolando o cenário em que seu negócio está crescendo é fundamental. Assim, a conexão entre as equipes facilita o desenvolvimento da empresa.
Uma vez que um time coletou dados no PDV de qualidade, a gestão deve realizar um levantamento para identificar e entender a situação atual, elemento essencial para desenvolver o planejamento mais adequado.
4 – Economia de recursos
Um ponto de venda pode reduzir os custos operacionais. De acordo com um estudo da Intuit Market Research, um varejista consegue diminuir seus gastos em quase 10% ao utilizar esse tipo de solução e ter a coleta de dados no PDV facilitada.
É uma boa maneira de poder redirecionar recursos para outras atividades de negócios e focar no desenvolvimento da empresa e dos colaboradores.
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5 – Aumento da produtividade
Outra vantagem da coleta de dados no PDV é simplificar tarefas complexas e as reduzir em menos passos, aumentando a eficiência de todas as atividades.
Quando a necessidade de processos extras que ocorrem durante as etapas manuais é removida, as empresas podem dedicar mais tempo a outros fluxos de trabalho, ganhando mais produtividade.
6 – Automatização de processos
Automatizar os processos é um dos principais benefícios da coleta de dados no PDV. Assim, a empresa não perderá tempo com planilhas e agirá de acordo com suas necessidades, podendo focar em sua expansão e nas equipes.
Por meio de uma plataforma móvel, um computador ou um smartphone, por exemplo, é possível ter acesso a informações, monitorar as atividades no ponto de venda e outras tarefas, facilitando a coleta de dados no PDV.
7 – Posicionamento no mercado
Posicionamento de mercado é o processo de estabelecer uma imagem de marca que se destaca da concorrência. O objetivo é influenciar a percepção de uma marca em um segmento específico dos consumidores, comunicar valor e justificar os preços.
Uma empresa que deseja se destacar usa táticas inovadoras, como investir em soluções que proporcionem a coleta de dados no PDV, para se estabelecer na mente dos consumidores. Além disso, demonstra ser fornecedora de produtos exclusivos e com características únicas que agregam valor em sua aquisição.
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Quais as vantagens da tecnologia para a coleta de dados?
A tecnologia oferece suporte diferencial para a coleta de dados no PDV e organização da informação. Dessa maneira, viabiliza uma gestão de trade marketing com ações mais assertivas.
Com efeito, está inserida na vida das pessoas e empresas, criando desafios para todos enquanto proporciona oportunidades sem precedentes. É o caso dos dados sobre o consumo ou monitoramento em tempo real, que podem ser utilizados de diversas formas, proporcionando mobilidade e tornando os processos de negócios mais ágeis.
Essas informações de monitoramento simultâneo são muito importantes, como veremos mais adiante.
Afinal de contas, conseguem prever falhas, obter novos insights, conduzir campanhas de sucesso, engajar leads, entre outras funções, ajudando diretamente na melhoria de processos e produtos.
Além disso, os dados ajudam a identificar tendências e gargalos que uma empresa pode ter, bem como solucionar problemas, indicando o caminho a seguir.
Assista a esse vídeo e entenda a responsabilidade de coletar dados de clientes
A coleta de dados no PDV é ideal para organizações que coletam muitas informações quantitativas na forma de números, seleções múltiplas, datas e imagens e uma ampla gama de colaboradores com funções diferentes. Confira os principais benefícios da digitalização nesse processo:
1 – Custo
Existem muitos aspectos envolvidos nos custos, além de investimento em hardware. Dito isto, quando você considera a necessidade de contratar e treinar colaboradores para realizar a entrada de informações manualmente, além de comprar e configurar máquinas para que eles utilizem, enfrenta muitos mais gastos.
A tecnologia para coleta de dados no PDV elimina a necessidade de investimentos, pois automatiza esse processo e possibilita o acesso em tempo real.
A digitalização aumenta a eficiência e protege seus registros – não importa qual desastre natural, roubo ou perda aconteça – e torna a recuperação de registros possível, enquanto moderniza uma organização para os padrões atuais do mercado.
2 – Velocidade e Eficiência
Esta é talvez a vantagem mais óbvia da coleta de dados no PDV. A digitalização reduz o tempo desse processo, a análise e divulgação dos resultados.
Um dos principais problemas dos registros realizados manualmente é a carga administrativa. Esse procedimento pode ser confuso, não apenas para o pessoal de campo, mas também para os colaboradores que precisam gerenciar formulários e planilhas, por exemplo.
E, se aparecerem mudanças, atualizá-las e distribuí-las pode ser um pesadelo, enquanto a coleta de dados no PDV é automatizada e proporciona velocidade e eficiência.
3 – Qualidade dos dados
A coleta de dados no PDV não apenas reduz o risco de erros no ponto de vendas, mas também pode automatizar a validação das informações. Ao processar e revisar tudo com muito mais rapidez, as falhas são detectadas e corrigidas.
Além disso, um processo manual pode causar perdas e erros, criando problemas posteriores. Por outro lado, os dados digitais podem ser armazenados, copiados, duplicados e, se necessário, criptografados de maneira fácil e com custo menor.
Também melhora a transparência e a visibilidade, permitindo que abordagens como governança e acesso aperfeiçoem a gestão de riscos e reduzam vazamentos.
4 – Visibilidade e Rastreamento
Outros benefícios da coleta de dados no PDV são a visibilidade e o rastreamento. Os processos manuais não proporcionam o acesso em tempo real, mas, com a digitalização, as informações ficam acessíveis rapidamente.
Com esse acesso, a empresa tem uma visão completa das vendas e consegue prever as tendências de sazonalidade por meio da rastreabilidade.
Tecnologia como aliada da coleta de dados
O desenvolvimento tecnológico, as oscilações econômicas, a ampliação da oferta de crédito e o surgimento de novos mercados são os fatores que muito têm contribuído para o aumento da competitividade das empresas.
A tecnologia tem um enorme potencial que ainda precisa ser explorado. A capacidade de avaliar volumes de dados e aproveitar soluções inovadoras para melhorar o desempenho é vital para todos os setores que visam a expansão.
Além disso, apresentam uma série de desafios, mas envolvem o uso correto das ferramentas existentes e daquelas a serem inventadas.
Os benefícios a serem obtidos com o uso da tecnologia e uma boa análise de dados são muitos.
Dessa forma, com menos erro humano e processos mais otimizados, temos mais produtividade e satisfação da equipe, o que também significa aumento de lucros e redução de custos em relação ao que o negócio poderia ter com os prejuízos causados por essa falha.
Já é evidente que o mundo caminha para uma digitalização maciça. Isso significa que as organizações agora têm que explorar a mina de ouro inexplorada anteriormente para a produtividade.
Assim, as empresas estão se adaptando a várias ferramentas projetadas para lidar com grandes conjuntos de dados em estágios discretos e dedicando esforços em melhorar seus objetivos.
Da mesma forma, a tecnologia está reinventando sistemas de gerenciamento de dados para aproveitar o acesso às informações certas e relevantes para um ecossistema mais eficiente.
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