Controle de frota

 

O controle de frota deixou de ter somente como objetivo mover motoristas do ponto A ao B sem problemas e evoluiu para uma função mais sofisticada, que abrange todos os aspectos da operação, indo da segurança ao atendimento ao cliente final.

Atualmente, o controle de frota é projetado, também, para minimizar os riscos de investimento em veículos, não só melhorando a eficiência do transporte, mas também reduzindo o desgaste dos caminhões – o que resulta em uma otimização do processo de gerenciamento de frota da empresa.

Mas como isso acontece e quais são os benefícios? Acompanhe!

A evolução da tecnologia de controle de frota

Houve uma série de avanços no uso da roteirização desde os dias da tecnologia “pontos no mapa”, na qual um sistema poderia mostrar ao gerente de transporte onde um veículo estava indo e se ele havia chegado, mas não sabia dizer se o motorista estava dirigindo com segurança e fazendo o trabalho que foi designado para fazer.

Antes, o que tinha valor era saber onde estavam os veículos, mas não se fazia muita coisa com essa informação, apenas era certificado de que eles saíam do local de onde deveriam e iam para o destino correto.

Atualmente, no entanto, o controle de frota tem mais a ver com interatividade — prescrevendo como o veículo está sendo usado, e não só seu deslocamento, o que permite otimizar as condições do caminhão e economizar custos com manutenção.

 

Os benefícios para evitar o desgaste do caminhão

Avançando do mapeamento de rotas do ponto A para o ponto B, a tecnologia atual permite roteirização dinâmica otimizada que:

– Leva em conta variáveis ​​como condições de trânsito em tempo real;

– Integra-se com outros sistemas e conjuntos de dados da empresa;

– Adapta-se a mudanças nos horários e imprevistos;

– Melhora a produtividade e segurança.

O maior avanço na tecnologia de roteirização é o surgimento das capacidades de roteirização dinâmica que vemos hoje. Essa tecnologia explica as mudanças nas condições das estradas, climáticas e outras pontos de dados, que são personalizáveis ​​com base nas necessidades e prioridades do negócio.

Isso significa que a roteirização não se limita apenas às decisões do ponto A ao ponto B, mas, sim, a toda a gama de variáveis ​​que pode influenciar a roteirização e a gestão de transporte.

Com o uso da tecnologia de controle de frota, gestores, agora, podem ver onde há zonas escolares, construção de estradas e atrasos de tráfego ao longo de rotas planejadas e, em seguida, ajustar para navegação mais rápida e tempo de viagem reduzido, evitando o desgaste do caminhão.

A otimização provavelmente foi responsável pelos maiores avanços em roteirização, entre eles a eliminação da necessidade de pessoal especializado e horas de tempo de computador para “compactar” os números e desenvolver rotas para os motoristas da frota.

 

Consequências positivas de otimização para operações de frota

O avanço no controle de frota e roteirização — em que uma solução carrega e distribui rotas e paradas com base na quilometragem mínimas percorrida — pode reduzir drasticamente o uso de combustível, o desgaste do veículo e o risco de exposição.

A integração e correlação de dados de rotas com outros dados da frota também foi um avanço significativo, levando a roteirização muito além dos dias de pontos no mapa.

Há também a capacidade de fazer a roteirização básica e sobrepor outros pontos de dados com isso. Uma das coisas que vemos é a integração de informações de rotas com as de abastecimento para obter a rota mais ideal e otimizar o consumo de combustível.

O incentivo à otimização da roteirização tem sido a onipresença dos smartphones entre a maioria dos motoristas, se não todos. Eles usam o aparelho para se dirigir para o próximo trabalho da maneira mais livre possível de tráfego.

O smartphone foi revolucionário para roteirização e operações em geral. Com a tecnologia móvel, é possível obter as informações facilmente do campo, o que torna tudo muito dinâmico, com feedbacks para melhorar o plano ao longo do dia.

 

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