• Link to Facebook
  • Link to LinkedIn
  • Link to Instagram
  • Link to Pinterest
  • Link to Youtube
  • Indique e ganhe
  • Fale com a gente no WhatsApp
  • Suporte
  • Roadmap
  • Política de Privacidade
MáximaTech - Força de Vendas líder para o atacado distribuidor
  • Soluções
    • Vendas
    • Gestão Comercial
    • Logística de Entrega
    • Pagamentos
    • Trade Marketing
  • Clientes
  • Casos de Sucesso
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Grátis
    • Podcast
    • Webinars
    • Base de Conhecimento
  • Sobre
    • A Empresa
    • Trabalhe Conosco
    • Entre em Contato
  • DEMONSTRAÇÃO
  • Click to open the search input field Click to open the search input field Pesquisa
  • Menu Menu
Blog - Últimas notícias
Blog, Vendas

Comissão de vendas: como trabalhá-la no atacado distribuidor

comissao-de-vendas

 

Em vez de ler, que tal ouvir este artigo?

A comissão de vendas é um grande incentivo para vendedores e representantes e, ao mesmo tempo, uma estratégia para potencializar os resultados dos atacadistas distribuidores

Contudo, é preciso fazer desse incentivo uma estratégia. Ou seja, requer planejamento, definição de objetivos claros e mensuração de retornos sobre o investimento.

Sobre isso vamos lhe ajudar a refletir ao longo deste artigo.

Continue lendo para entender a importância do comissionamento, como planejá-lo e executá-lo em seu negócio de atacado distribuidor!

Baixe os principais indicadores para o seu atacado distribuidor!

A importância e os desafios da comissão de vendas nas organizações

Tradicionalmente, a remuneração das vendas é composta por duas partes principais: remuneração fixa e variável.

Os salários-base são projetados para pagar um valor fixo e são bastante diretos. Já as estruturas de comissão de vendas são um componente da remuneração variável que determinam como os profissionais serão pagos e indicam por quais comportamentos eles devem ser recompensados.

Usar comissões de vendas como parte de seu plano de remuneração permite diferentes configurações com base na estratégia mercadológica adotada. Devido à sua natureza variável, elas podem ser uma ferramenta poderosa para motivar o desempenho de toda a equipe comercial.

Neste sentido, antes de os distribuidores escolherem o modelo de remuneração certo, eles devem pesar vários fatores, incluindo o perfil de profissionais que desejam, o tipo de produtos que vendem, o cliente-alvo e a duração do ciclo de vendas.

Logo, é correto afirmar que a estratégia de comissão de vendas eleva o profissionalismo do departamento comercial, premia o mérito e tem potencial de elevar a lucratividade corporativa.

Não obstante, há um grande número de empresas cuja estratégia de comissionamento acaba por prejudicar os resultados da força de vendas. De acordo com uma pesquisa publicada na Harvard Business Review, “os limites das comissões, usados ​​pela maioria das grandes companhias, diminuem a motivação e o esforço dos representantes de alto desempenho.

Entre os problemas detectados no estudo, destacam-se:

  • ênfase no desempenho da equipe, em detrimento do esforço individual;

  • definição de metas muito altas ou não condizentes com realidade do mercado;

  • falta de clareza na estrutura de comissionamento (motivada, muitas vezes, por dificuldades de comunicação da liderança);

  • estrutura de comissionamento desconectada do ciclo de vendas da empresa;

  • estratégia e comissão relativa ao comissionamento que gera competitividade tóxica entre os profissionais etc.

Por isso, encontrar a estrutura de comissão de vendas certa é essencial para impulsionar o desempenho de alto nível. No entanto, este não é o único fator para o sucesso da da força de vendas. É preciso buscar continuamente maneiras de motivar os representantes de maneira mais eficaz.

Como o mercado atacadista distribuidor segue em transformação, e a maioria das mudanças ocorrem aparentemente da noite para o dia, é essencial adaptar os planos quando surge a necessidade.

Para fazer isso, é interessante partir da respostas para as seguintes perguntas:

  • temos o melhor plano para atingir nossos objetivos?

  • como podemos incentivar os vendedores para além da remuneração?

  • existem pontos de fraqueza em nossas estruturas de comissão existentes que podemos melhorar?

  • estamos pagando aos representantes de forma competitiva em comparação com nossos concorrentes do setor?

  • se um vendedor de alto desempenho pedir demissão, ainda temos a capacidade de atingir nossos objetivos?

 

→ Leia também: 4 dicas para elevar a motivação do time comercial no atacado distribuidor!

→ Neste vídeo, confira um debate sobre o incentivo aos vendedores para trabalhar melhor o mix de produtos:

Quais são os tipos mais comuns de estrutura de comissão de vendas

Conforme já apontamos aqui no blog, normalmente “os empregadores precisam calcular um valor bruto de comissão para cada funcionário, dependendo das diferentes estruturas de comissão de emprego.

Em um exemplo prático e básico podemos calcular o comissionamento da seguinte forma:

  • Comissão – 5%

  • Vendas – R$ 40.000

  • Comissionamento: 40.000 x 5% (0,05) = R$ 2000

  • O total bruto de comissão do seu funcionário seria de R$ 2000”.

→ Saiba mais: Como definir o comissionamento dos vendedores no atacado distribuidor!

Mas também é interessante ter em mente que existem vários modelos de estrutura de comissionamento, que se encaixam em diferentes empresas e culturas  comerciais. Confira, a seguir, quais são as mais comuns!

Comissão baseada na receita

Uma das estruturas de comissão de vendas mais simples e mais comumente usadas é o pagamento variável como uma porcentagem da receita de uma única venda.

Por exemplo, imagine que sua empresa vende um produto por R$ 100 com uma taxa de comissão de 5%. Para cada unidade vendida, os representantes ganhariam R$ 5 em comissão.

→ Os planos de comissão de receita funcionam bem para equipes de vendas menores e em organizações com ofertas pouco complexas. Eles também são eficazes em situações em que o foco está em um mix de produtos com preço fixo.

Comissão baseada na margem bruta

Outra estrutura simples de comissão de vendas é o plano de margem bruta. Esse modelo opera de forma semelhante à de receita, mas também considera o lucro de cada transação, incluindo o preço e os custos associados.

No entanto, em uma estrutura de comissão de margem bruta, a comissão de um representante será calculada sobre a receita bruta gerada, em vez do valor total da venda.

Imagine que sua empresa vende um produto por R$ 100 e digamos que haja R$ 10 de despesas associadas a essa venda. Sua empresa teria um lucro de R$ 90 com esse negócio. Com base na taxa de comissão de 5%, um representante ganharia R$ 4,50 por item do pedido.

→ Essa estrutura pode ajudar a garantir a lucratividade e, ao mesmo tempo, motivar os representantes. Funciona bem quando se começa a aumentar a equipe e expandir os negócios.

Comissão baseada em camadas

Os planos de comissão em camadas são projetados para motivar os vendedores a ultrapassar continuamente certos níveis de receita vendida. Por exemplo, imagine que um representante ganhe 5% em cada produto vendido até R$ 100.000 nas vendas totais.

De acordo com um plano de comissão em camadas, essa taxa de comissão pode aumentar para 7% quando o representante ultrapassar R$100.000 em vendas totais. Em R $300.000, a taxa de comissão pode subir novamente para 10%.

→ Esse tipo de estrutura costuma ser eficaz porque incentiva a força de vendas a apresentar desempenho superior à medida que as recompensas aumentam quanto mais se vende.

Comissão multiplicadora

A estrutura de comissão multiplicadora permite que as empresas criem estratégias de compensação personalizadas, mas pode ser um processo tedioso de projetar e implementar.

Normalmente, se começa com uma estrutura de comissão de receita básica, mas depois é multiplicado por um fator de porcentagem de cumprimento da cota. Para simplificar ainda mais: pense neste plano como uma combinação de uma estrutura de comissão por receita e uma estrutura de comissão em camadas.

Por exemplo, digamos que seus vendedores ganhem uma comissão fixa de 5%. Com a estrutura multiplicadora, seu pagamento será diferente com base em sua porcentagem da cota.

→ Os planos multiplicadores são benéficos quando os líderes de vendas desejam usar várias medidas de desempenho no plano de incentivo dos representantes. Eles ajudam a impulsionar comportamentos específicos para priorizar as negociações mais importantes. O uso de multiplicadores pode não apenas ajudar a refletir o ciclo de vendas, mas também ajudar a motivar os profissionais a apresentarem desempenho superior.

Comissão direta

Os planos de comissão direta referem-se ao pagamento de representantes em um modelo somente de comissão, com ganhos compostos inteiramente de pagamento variável (também conhecido como “não há salário fixo”).

Em um plano de apenas comissão, os representantes são extremamente motivados para fechar negócios. Por outro lado, seu trabalho também vem com mais estresse, devido à quantidade de risco envolvida, o que pode aumentar as chances de esgotamento e, consequentemente, dificuldade de reter talentos.

→ Embora não seja comumente usado, há certas situações em que os planos de comissão direta fazem mais sentido, como empresas com ciclos de vendas mais curtos, contratos/funções temporários ou quando há uma oportunidade para comissões consideráveis  etc.

→ Leia também: Como aplicar premiações para a equipe de vendas!

A importância da tecnologia para calcular e gerir comissão de vendas

Para finalizar, é interessante pensar também sobre as rotinas de cálculo e gestão do comissionamento de vendas. Elas podem ser bastante trabalhosas e até improdutivas conforme o atacado distribuidor aumenta sua equipe comercial.

Por isso, também nessa frente do negócio é recomendado sistematizar, fazer uso estratégico da tecnologia. Seja para evitar processos manuais, que são passíveis de erros, quanto para facilitar a definição e o acompanhamento de métricas e indicadores de desempenho.

Outro ponto a ser levado em conta ao pensar em sistematizar a gestão de comissão de vendas é a previsibilidade. Em um sistema especializado, amplia-se as capacidades de análise de dados do gestor, o que permite que ele tenha uma dimensão precisa dos valores a  serem investidos no comissionamento.

Neste sentido, o gestor pode, por exemplo, fazer consultas em tempo real da previsibilidade de comissionamento de um vendedor e, com as informações em mãos, ele consegue argumentar para incentivar os esforços dos profissionais.

Obviamente, também é importante considerar a questão dos controles de custos e dimensionamento dos orçamentos da área comercial. Ao tornar a administração da remuneração variável mais sistematizada, os gestores conseguem saber exatamente quanto será investido em comissões periodicamente.

Em suma, ao utilizar um software que contemple a automatização da gestão de comissão de vendas, ganha-se inteligência competitiva, produtividade e decisões orientadas por dados confiáveis. E isso também conta muito nos esforços de valorização dos profissionais de vendas, o que impacta positivamente na lucratividade do negócio em curto, médio e longo prazo.

Potencial da força de vendas

  • Sobre
  • Últimos Posts
Thiago Melo
Thiago Melo
CPO - Chief Product Officer em MáximaTech
Thiago Melo
Últimos posts por Thiago Melo (exibir todos)
  • Vendas consultivas: transforme sua força de vendas com essa abordagem - 24 de fevereiro de 2025
  • 6 dicas de motivação para equipe de vendas no atacado distribuidor - 9 de janeiro de 2025
  • Guia para escolher sistema de vendas para o seu negócio - 18 de dezembro de 2024

Artigos relacionados:

Imagem de um sistema de controle de vendas.Como um sistema de controle de vendas ajuda em decisões da diretoria? Como utilizar o histórico de compras do cliente para otimizar as vendas do seu atacado Venda pelo WhatsApp no atacado distribuidor: é uma boa opção?
15 de setembro de 2021/0 Comentários/por Thiago Melo
Compartilhe nas redes
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Pinterest
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar no Tumblr
  • Compartilhar no Vk
  • Compartilhar no Reddit
  • Compartilhar por email
https://maximatech.com.br/wp-content/uploads/2021/09/Comissao-de-vendas-2.jpg 320 827 Thiago Melo https://maximatech.com.br/wp-content/uploads/2019/04/logo-maximatech-e1554815418600.png Thiago Melo2021-09-15 17:01:592021-09-17 07:58:03Comissão de vendas: como trabalhá-la no atacado distribuidor
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Acessar
Notificar de
guest

guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Search Search
Canal de WhatsApp da MáximaTech
Popular
  • aplicativo-para-promotor-de-vendas
    Como escolher o aplicativo para promotor de vendas idea...13 de setembro de 2021 - 5:20 pm
  • Imagens de caminhões ilustrando a logística de distribuição.
    Logística de distribuição: como estruturar o fluxo p...27 de fevereiro de 2023 - 10:00 am
Recente
  • Pesquisa-de-concorrentes
    Pesquisa de concorrentes: o segredo para ganhar mercado...13 de maio de 2025 - 8:42 am
  • Como-garantir-a-eficiência-da-logística-de-abastecimento
    Como garantir a eficiência da logística de abastecime...6 de maio de 2025 - 10:09 am
Comentários
  • MáximaTechBom dia, Pedro. Tudo bem? Conheça mais sobre as nossas...26 de junho de 2023 - 10:29 am por MáximaTech
  • MáximaTechBom dia, Severino. Tudo bem? Para entrar em contato com...26 de junho de 2023 - 10:26 am por MáximaTech
Tags
blog e-commerce Força de venda no atacado gestão de vendedores gestão logística logística logística de entrega Soluções logística

Categorias

  • Vendas
  • Logística
  • Trade Marketing
  • Gestão
  • Notícias

MáximaTech

Líder em soluções para força de vendas, logística de entrega e trade marketing, a MáximaTech conecta toda a cadeia de abastecimento desde 2009.

MÁXIMA SISTEMAS DE INFORMÁTICA S.A – 10.766.206/0001-80
Avenida Olinda, nº 960. Qd H-4, Lt 01/03, 26º andar – Trade Tower
Park Lozandes – Goiânia-GO, CEP: 74884-120

Mais

  • Privacidade
  • Cookies
  • Suporte
  • Base de Conhecimento
  • Roadmap
  • Resultados
  • Relatório de Transparência – IS

Indicação

Faça sua indicação

TelefoneFale conosco (62) 3412-2900
E-mailEntre em contato
© 2025 MáximaTech. Todos os direitos reservados. - Enfold Theme by Kriesi
Link to: Como escolher o aplicativo para promotor de vendas ideal Link to: Como escolher o aplicativo para promotor de vendas ideal Como escolher o aplicativo para promotor de vendas idealaplicativo-para-promotor-de-vendas Link to: 7 dicas para reduzir a devolução de mercadoria e evitar prejuízos Link to: 7 dicas para reduzir a devolução de mercadoria e evitar prejuízos 7 dicas para reduzir a devolução de mercadoria e evitar prejuízos
Scroll to top
wpDiscuz
A Máxima Tech utiliza cookies para o funcionamento adequado de suas páginas, com o objetivo de melhorar a sua experiência, permitir o início de sessão seguro, memorizar os detalhes de seu início de sessão, gerir a sessão e recolher estatísticas para oferecer o conteúdo mais adequado aos seus interesses.Aceitar cookiesPolítica de Privacidade