9 dicas para aumentar as vendas no atacado distribuidor
Em vez de ler, que tal ouvir o artigo?
O objetivo principal de qualquer atacado distribuidor é sempre vender mais. Contudo, atingir essa meta envolve mapear e priorizar diversas ações ao longo do processo de venda dos produtos, desde o trade marketing até o lançamento de pedidos, para, efetivamente, ver resultados. Neste contexto, surge a pergunta: como aumentar vendas no atacado distribuidor?
Uma das principais ações tem a ver com a agilidade e qualidade com que seu atacado distribuidor consegue atender aos pedidos realizados. Isso porque, em tempos de relações de negócios ágeis, o cliente se sustenta nesses dois pilares para decidir aquelas empresas com as quais fará negócio.
Além disso, ainda podem ser exploradas outras estratégias para atrair e converter os consumidores – incluindo os clientes novos e já existentes. Quanto mais focadas no consumidor forem as ações, melhor pode ser o desempenho obtido.
Neste artigo vamos entender como aumentar vendas no mercado distribuidor de forma eficiente. Acompanhe.
Conheça os principais indicadores de performance e entenda como eles se aplicam em cada área do seu negócio.
A importância da preparação para as vendas
Quando falamos sobre como aumentar vendas no atacado distribuidor, muitos gerentes focam nas ações de marketing e vendas que podem ajudar a atrair mais clientes. Porém, é fundamental que exista uma preocupação com a preparação da organização para atender o público.
Imagine que a sua empresa organize uma campanha de marketing que dobra o número de pedidos no trimestre. Sem um preparo para atender a esse aumento na demanda, podem surgir situações adversas – como a má qualidade no atendimento, atrasos na entrega ou outras complicações que causam a insatisfação desses clientes. Nesse caso, são grandes as chances de que esses clientes não voltem a comprar novamente nos meses seguintes.
Da mesma forma, é preciso identificar outros pontos “problema” do atacado distribuidor. Sim, sempre queremos vender mais, mas antes de pensar em vender mais é importante analisar o que está sendo feito no momento, se há algum ponto que precisa de correção, ou se tudo está fluindo bem e é hora apenas de potencializar e otimizar resultados.
Para isso, você pode fazer um exercício de análise de todo o processo comercial da sua empresa passando por todas as etapas do funil de vendas – desde a atração do público até o pós-venda. Ao garantir que todas atividades funcionam de forma satisfatória, você está pronto para descobrir como aumentar vendas no atacado distribuidor.
Como aumentar vendas no atacado distribuidor?
Você quer descobrir como aumentar vendas no atacado distribuidor? Preparamos algumas estratégias que você pode adotar que impactam diretamente nos resultados conquistados. Veja só:
1. Tenha uma equipe preparada para atendimento
Os dois pilares que sustentam uma relação de negócios são agilidade e qualidade. Ninguém gosta de ser mal atendido, e com o alto nível de concorrência que vemos atualmente, pode ter certeza que seu cliente vai virar as costas para o seu atacado distribuidor se não encontrar o nível de serviço que procura.
Além de conseguir atender seus pedidos rapidamente, é preciso ter uma equipe preparada, que saiba dar a atenção certa para cada cliente. Isso também evita erros na geração dos pedidos, o que pode atrasar o processo de envio dos produtos, causando insatisfação entre sua clientela.
Entenda como o atendimento pode ser um diferencial para fidelização de clientes!
2. Aumente o controle de estoque
Um bom controle de estoque é fundamental para evitar erros e, com isso, atrasos nas vendas no atacado distribuidor. Ao utilizar softwares e dispositivos móveis para registro dos pedidos de venda, todas informações caem sem demora no sistema. Dessa forma, os itens no estoque podem ser bloqueados de imediato, evitando que um segundo vendedor comprometa a mesma unidade para outra venda.
Isso também facilita a vida dos seus conferentes de mercadorias, que terão em mãos informações em tempo real para atender aos pedidos realizados e deixar os processos prontos para enviar os itens dentro da programação – e sem erros.
3. Acompanhe dados e resultados
Para compreender como aumentar vendas no atacado distribuidor é preciso reconhecer que esse não é um exercício estático. É fundamental acompanhar dados precisos e comparar o resultado com o objetivo definido (vendas, produto, pedido ou clientes), além de visualizar a projeção dos resultados. Dessa forma, é possível realizar melhorias constantes no processo comercial.
Isso agiliza todo o processo da venda, uma vez que, ao enxergar como seus processos estão ocorrendo, desde a entrada do pedido até a chegada dele no cliente, fica mais fácil identificar pontos de gargalo e as possíveis soluções para que o fluxo ocorra sem esses problemas.
Confira neste eBook um Guia Completo para Gestão por Indicadores no Atacado Distribuidor!
4. Simplifique o pedido e envie rapidamente
Se for difícil realizar um pedido de compra, seus potenciais clientes podem desistir da operação antes de chegar ao final. É preciso facilitar as coisas para os varejistas, oferecendo várias maneiras de fazer pedidos – como telefone, e-mail e site.
Além disso, se o envio dos pedidos for lento, os seus clientes não conseguirão repor seus estoques com eficiência – podendo perder boas oportunidades de venda. Por outro lado, um envio rápido pode se transformar em um diferencial e contribuir fortemente com o aumento das vendas.
Ou seja, aprender como aumentar vendas passa diretamente por maximizar a automação dos seus processos de pedidos e remessas. Isso significa menos espera para os varejistas ocupados que desejam um processo simples e otimizado, colocando sua empresa no topo da lista de marcas das quais compram.
Aprenda mais sobre como aumentar vendas neste vídeo:
5. Forneça excelência no atendimento ao cliente
Seja online ou offline, você precisa garantir que seus clientes estão recebendo assistência quando e onde precisam.
Para isso, você pode treinar seus representantes de vendas e atendimento ao cliente para interagir com seus clientes de maneira amigável e profissional, garantindo que eles tenham condições de tomar decisões que colocam os clientes em primeiro lugar.
É cada vez mais esperado pelos consumidores que os distribuidores ofereçam vendas omnichannel e suporte ao cliente. Nesse caso, é preciso que todos canais funcionem com eficiência. Representantes de vendas, plataforma de comércio eletrônico, aplicativo móvel e outros pontos de contato do cliente precisam fornecer uma experiência perfeita.
Aprenda mais sobre como aproximar vendedores e gestores comerciais neste episódio do MáximaCast:
6. Ofereça recompensas para incentivar indicações
A maioria dos seus clientes existentes ficaria feliz em indicar um novo cliente. Para isso, basta oferecer a eles um incentivo atraente.
Se um cliente já está satisfeito com a experiência vivida com a sua empresa, um pequeno empurrão já será o suficiente. Afinal, todas as pessoas gostam de compartilhar suas experiências positivas com amigos ou colegas de profissão.
Mais quais são os diferentes tipos de incentivos que você pode oferecer? Veja algumas boas ideias para obter mais indicações:
- Desconto comercial para o próximo pedido
- Desconto no pagamento pendente
- Produtos grátis
- Serviço prioritário para os próximos pedidos
O grande benefício de estimular as indicações é a qualidade dos clientes que você recebe com esses programas de indicações. Eles são confiáveis e endossados por seus clientes existentes. Além disso, eles têm a tendência de já estarem procurando por um fornecedor – levando-os diretamente para o fundo do funil de vendas.
Essa estratégia também resulta em uma “reação em cadeia”. Isso acontece porque o processo não termina com uma nova indicação. O novo cliente indicado pode indicar ainda mais um novo cliente e levar a cadeia adiante!
Portanto, essa ideia é uma das estratégias de marketing mais simples e eficazes para quem deseja aprender como aumentar vendas no atacado distribuidor.
7. Use o comércio eletrônico B2B para obter vantagem
É cada vez maior o número de vendas provenientes de canais online. Nos últimos anos, os hábitos dos consumidores estão mudando e as compras pela internet se tornam cada vez mais populares – e isso também vale para o mercado B2B. Neste contexto, por que você deveria ficar para trás?
O comércio eletrônico para vendas B2B pode não parecer a melhor ideia para muitos gestores – principalmente para aqueles que já atuam há décadas com sucesso. Porém, é impossível negar: é simplesmente mais fácil comprar coisas online.
Vimos no crescimento do comércio eletrônico em todos os subsetores de varejo possíveis. Os clientes B2B também se sentem assim, e um número crescente de compradores está mudando para o site de seus distribuidores atacadistas para fazer compras de volumes maiores. Transações seguras, uma trilha digital e a facilidade de navegar e comprar produtos em uma loja de comércio eletrônico impulsionam as vendas.
Se você ainda não o fez, chegou a hora de configurar uma página de comércio eletrônico que possa lidar com grandes volumes de pedidos e também fornecer descrições detalhadas que seus clientes acharão úteis.
8. Dê mobilidade aos seus pedidos de vendas
Em tempos de smartphones e tablets, ganhar mobilidade na hora de fazer os pedidos também é essencial para aumentar as vendas no atacado distribuidor. Com o uso de dispositivos móveis e softwares para gerenciar os pedidos de venda, é possível que seus vendedores gerem ordens de envio de qualquer lugar, não somente das suas mesas no escritório.
Outra grande vantagem é a redução do tempo de espera do cliente, que terá seu pedido registrado e entrando no fluxo de processo para envio de forma mais rápida. Trata-se de um ciclo muito positivo para impulsionar os resultados.
9. Utilize a tecnologia a favor do aumento das vendas no atacado distribuidor
Por fim, seria impossível falarmos sobre como aumentar vendas sem citarmos o papel da tecnologia neste processo.
Atualmente, o uso de tecnologia está diretamente relacionado a processos eficazes. Quando trabalhamos com vendas no atacado distribuidor, alguns obstáculos podem atrapalhar a agilidade dos processos, como os pedidos que são feitos no estabelecimento do cliente.
Utilizar um software de pedidos de venda elimina o uso de blocos de papel, reduzindo os erros nas vendas de produto. Ele também auxilia a diminuir erros de estoque, uma vez que o pedido já entra imediatamente no sistema, bloqueando aquele item para outra venda.
Além disso, as soluções digitais ainda podem contribuir com diversos outros recursos:
- Acompanhamento do desempenho das vendas externas
- Autorização imediata de descontos
- Consultas de preços, promoções, estoque, posição de pedido e saúde financeira de clientes
- Agilidade na geração de relatórios executivos e gráficos
- Acompanhamento da localização dos vendedores externos e dos RCAs
- Relatórios gerenciais a qualquer hora e lugar
- Localização da emissão do pedido de venda e definição da rota do vendedor
- Alertas instantâneos de status de visitas, lucratividade de pedidos e autorizações de desconto
- Envio de mensagens do gestor para o vendedor
Conheças tecnologias para tornar o atendimento aos clientes ainda mais eficiente.
Está preparado para aplicar as dicas de como aumentar vendas?
Neste artigo destacamos algumas dicas importantes sobre como aumentar vendas no atacado distribuidor. Seguindo essas ideias e utilizando as ferramentas certas, é possível manter suas vendas crescendo mês após mês.
Lembre-se de fazer um bom diagnóstico para avaliar a situação atual do departamento comercial da sua empresa. Com base nisso, será possível aplicar as estratégias que abordamos ao longo deste artigo com mais eficiência – sempre buscando maximizar as oportunidades.
Além disso, também é fundamental encarar a tecnologia como sua aliada. Com todo o avanço dos canais digitais, os consumidores B2B estão cada vez mais conectados – alterando seus hábitos de compras. E sua empresa precisa acompanhar essa tendência para se manter competitiva.
Conforme acabamos de destacar, a tecnologia ainda fornece muitos outros benefícios que facilitam os processos internos e aumentam a eficiência da equipe de vendas. Portanto, trata-se de um recurso de destaque na busca de como aumentar vendas no atacado distribuidor.
Você gostou das dicas de como aumentar vendas no atacado distribuidor? Quer entender melhor como a tecnologia pode ajudá-lo nesse processo? Então conheça as soluções do MáximaTech que conectam o atacado distribuidor ao varejo!
- 12 indicadores de performance para o atacado distribuidor - 11 de setembro de 2024
- Como diminuir o turnover de promotores de vendas? - 9 de setembro de 2024
- Monitoramento inteligente: como coordenar e empoderar a equipe de vendas? - 2 de setembro de 2024