Alta demanda de entregas? 7 dicas para organizar a logística
Em vez de ler, que tal ouvir?
A alta demanda de entregas é um sinal de que o negócio está performando bem. Contudo, pode se tornar um problema se a logística não estiver preparada para atendê-la adequadamente.
Esse é um tema que precisa estar no radar dos gestores da área, especialmente no momento delicado da economia. Para se ter uma ideia, em 2024, a tendência é que as cadeias de abastecimento tenham uma alta média de custos de 2,9%, segundo um estudo global da Vizient Price and Supply Assurance.
Na verdade, vários outros fatores devem ser considerados quando se trata de fazer gestão de alta demanda. E é sobre isso que queremos te ajudar a refletir ao longo deste artigo, no qual você vai ter:
- indicativos das causas e efeitos da alta demanda;
- dicas para organizar a logística para gerenciar demanda elevada;
- e muito mais.
Confira!
Por que a alta demanda acontece?
Entender as razões por trás da alta demanda é crucial para gestores de logística. Este fenômeno, frequentemente desafiador, pode ser desencadeado por diversos fatores, cada um exigindo estratégias específicas para gerenciamento eficaz.
Veja, a seguir, alguns exemplos.
Datas comemorativas
As datas comemorativas representam um dos principais impulsionadores da alta demanda. Durante períodos como Natal, Dia das Mães ou Black Friday, os consumidores tendem a aumentar significativamente suas compras.
Este aumento no consumo é previsível, permitindo que gestores de logística planejem com antecedência, aumentando estoques e otimizando processos de entrega para atender a demanda elevada.
Basicamente, compreender essas sazonalidades e planejá-las com antecedência é essencial para ajustar a cadeia de suprimentos e garantir a disponibilidade e as entregas.
Tendências de mercado
Mudanças no comportamento do consumidor, impulsionadas por fatores macroeconômicos e sociais também costumam gerar alta demanda para muitas empresas. Isso, muitas vezes, de maneira inesperada, fazendo com que a logística de entregas se torne bastante complexa e desafiadora.
Para lidar com essas tendências, os gestores de logística devem estar sempre atentos ao mercado e prontos para adaptar rapidamente suas estratégias. Isso inclui o ajuste de estoques, além da adaptação de toda a cadeia de suprimentos para suportar novos produtos ou mudanças nas preferências dos compradores.
Eventos especiais
De campeonatos esportivos a lançamentos de filmes, passando por situações desagradáveis (como a pandemia de COVID-19 ou eventos climáticos). Há muitos eventos que podem fazer com que uma companhia tenha que lidar com demanda elevada inesperadamente.
Previsíveis ou não, essas circunstâncias requerem uma resposta rápida e eficiente dos gestores e profissionais de logística. Sob o risco de virem a competitividade do negócio ser minada por dificuldades de entrega em tempo hábil.
Muitas vezes, a chave para gerenciar esses picos é a flexibilidade. Isso pode envolver a colaboração com fornecedores para garantir estoques adicionais ou a implementação de rotas de entrega mais eficientes. Além disso, a comunicação eficaz com as equipes de Vendas e Marketing é vital para antecipar e responder adequadamente a picos de demanda.
→ Leia também: 7 principais problemas de logística e como resolvê-los.
Por que é preciso fazer gestão ativa de demanda elevada?
Na busca por otimizar operações e ter competitividade mercadológica, é recomendado ter uma estratégia de gestão ativa de demanda elevada. Isso envolve uma série de boas práticas.
Confira, a seguir, um detalhamento das principais razões para trabalhar nisso.
Compreensão das necessidades do cliente
A gestão de demanda eleva a compreensão das necessidades e dos comportamentos dos compradores. E isso é muito importante, pois facilita os esforços de melhoria na experiência gerada pelo serviço prestado.
No detalhe, ajustes em produção, compras, inventário, entre outros processos, podem ser realizados para que a alta demanda não seja uma surpresa. Pelo contrário, ela será bem-vinda e, bem atendida, gera diferencial competitivo.
Previsão com precisão
O aumento da precisão é um objetivo central da gestão de demanda. Ele é conseguido por meio de inteligência de dados, por exemplo, com análises preditivas que otimizam decisões para uma cadeia de suprimentos eficaz.
Ao chegar a esse estado, reduz-se os custos associados — ao excesso de estoque, por exemplo, — melhorando a flexibilidade para respostas às mudanças de demanda em tempo hábil e satisfatoriamente.
Redução de custos
Uma gestão eficaz — que considera os períodos de demanda elevada — ajuda a otimizar os investimentos em inventário e pode minimizar os níveis de estoque de segurança. Dessa forma, pode gerar uma redução significativa dos custos operacionais, mantendo a capacidade de atender aos compradores de forma eficiente.
Inovação e melhorias
A gestão de demanda é vital na introdução de novos produtos e na melhoria dos existentes. Ao criar uma linha de produtos que atenda às necessidades dos clientes e refinar esses produtos com base no feedback, as empresas podem aumentar sua competitividade e participação no mercado.
Planejamento eficiente
Por fim, a gestão de demanda permite um planejamento mais eficiente, equilibrando a demanda com a oferta.
Ela minimiza os superávits e garante que os recursos sejam utilizados de maneira eficiente. Isso porque, com dados confiáveis, pode-se planejar melhor as atividades de produção e logística.
→ Como você garante a qualidade da sua entrega?
Existe um leque de respostas para essa pergunta e que isso varia de acordo com cada empresa. Mas quando se trata de assertividade, pontualidade e redução de custos, só fica evidente uma única opção: a Torre de Controle Logístico.
Como organizar a logística com a alta demanda de entregas?
Confira, a seguir, algumas dicas para superar os desafios da alta demanda na logística.
1. Prepare-se!
A palavra-chave na lida com a alta demanda é preparação. Ela remete à análise de dados históricos para prever picos de vendas e, consequentemente, a ajustes acertados em recursos e esforços.
Basicamente, ter um plano de ação claro para períodos de alta demanda mantém a eficiência operacional e, entre outros benefícios, evita atrasos nas entregas. Além disso, estar preparado significa ter um plano de contingência para lidar com imprevistos — de atrasos de fornecedores a problemas de transporte.
A preparação também envolve garantir que todos os aspectos da cadeia de suprimentos estejam alinhados. Incluindo a aquisição adequada de matéria-prima ou mercadorias para que o atendimento aos varejistas ou clientes finais seja ágil.
2. Melhore o controle de estoque
Também não se pode ignorar o controle eficaz de estoque. Quando ele existe, os períodos de alta demanda não se transformam em problemas logísticos.
Neste sentido, deve-se manter o equilíbrio entre evitar excesso de produtos armazenados, que pode levar a custos desnecessários, e a falta de estoque. Tudo para que os atrasos nas entregas não se tornem recorrentes, manchando a reputação do negócio.
Para tal, recomenda-se utilizar sistemas de gerenciamento de estoque. Com isso, de maneira automatizada, livre de erros de cálculos, é possível monitorar os níveis de estoque em tempo real e facilitar a reposição oportuna.
Da mesma forma, com tecnologia e alto poder de análise, os padrões de demanda para diferentes produtos e sazonalidades estarão sempre bem mapeados. E a alocação de recursos nos momentos de demanda elevada pode ser realizada com mais rapidez e eficiência.
3. Utilize estratégias de entrega ágil
Outro ponto de atenção: deve-se ter uma estratégia bem delineada de entrega ágil. Nela, inclui-se, por exemplo, o aproveitamento de diversos canais de distribuição para garantir a devida flexibilização das opções de entrega.
Além disso, é de fundamental importância otimizar as rotas de entrega, valendo-se de ferramentas de roteirização que ajudam a lidar com fatores como tráfego, distância e capacidade de carga, entre outros.
→ Leia também:
- Por que adotar um controle de entregas em tempo real.
- Como um sistema de gestão de entrega otimiza a logística.
4. Faça parcerias
As parcerias estratégicas também são essenciais para lidar estrategicamente com picos de demanda. Isso inclui a escolha de bons fornecedores, de transportadoras, entre outras empresas que contribuam para os esforços de logística de entrega nos momentos de baixa e de alta demanda.
Essa frente estratégica, quando bem bem-sucedida, ajuda a mitigar riscos e garantir um fluxo constante na cadeia de suprimentos. Sem contar que colaborar com bons parceiros também leva a inovações e melhorias nos processos logísticos.
5. Treine a equipe
Uma equipe bem treinada em habilidades técnicas, como gerenciamento de estoque e planejamento de rotas, bem como habilidades interpessoais, como atendimento ao cliente e resolução de problemas… Isso é determinante no objetivo de lidar com alta demanda — evita estresse e garante a manutenção de um alto nível de serviço.
Ademais, deve-se sempre trabalhar para manter o time motivado e engajado. Ou seja, ter comunicação clara, reconhecer o trabalho árduo e prover os recursos adequados para a realização de tarefas.
6. Faça uma gestão proativa de clientes
Comunicar-se efetivamente com os compradores durante todo o processo de entrega é um dos requisitos para uma gestão ativa de clientes. Isso no sentido de fornecer informações precisas sobre prazos de entrega e, principalmente, demonstrar disponibilidade para responder a dúvidas e resolver problemas com rapidez.
É impossível lidar bem com momentos de alta demanda se o diálogo com os clientes não costuma ser claro e transparente. Pelo contrário, qualquer atraso ou falta de transparência pode gerar desconfianças e insatisfações.
Neste mesmo sentido, é preciso coletar e analisar feedbacks dos clientes. Sempre visando a melhoria contínua dos serviços de entrega — quando a demanda está dentro do esperado e quando ela se eleva repentinamente.
7. Invista em tecnologia e inteligência de dados
Os investimentos em tecnologia são inegociáveis no atual momento do mercado. Principalmente na logística, vista agora como parte inerente do diferencial competitivo dos negócios.
Vale a pena implementar soluções tecnológicas específicas para essa área, como as oferecidas pela MáximaTech. Dessa forma, garante-se a automatização e a otimização contínua dos processos — do gerenciamento de estoque até o planejamento de rotas de entrega.
Paralelamente, gestores e profissionais da área precisam desenvolver altas habilidades analíticas. Com isso, vão conseguir operar bem as ferramentas e, mais importante ainda, extrair delas insights acionáveis para decisões acertadas.
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Em resumo
A organização logística eficiente é indispensável para enfrentar os desafios da alta demanda de entregas. Afinal, este é um indicador de sucesso empresarial que, se mal administrado, pode se tornar um problema significativo.
Estamos falando, portanto, de uma gestão logística proativa e adaptativa, especialmente em um cenário econômico volátil e em constante mudança. Ou seja, uma forma de atuação na qual há a busca pelo entendimento das causas da alta demanda, um planejamento antecipado e a implementação de estratégias e táticas para lidar com picos de demanda.
No detalhe, a gestão ativa de demanda elevada otimiza operações e mantém a competitividade mercadológica. Ela envolve a compreensão das necessidades do cliente, previsão precisa, redução de custos, inovação e planejamento eficiente.
Como vimos ao longo do texto, para organizar a logística diante da alta demanda de entregas, algumas práticas recomendadas são:
- preparação e planejamento;
- controle eficaz de estoque;
- planos e ações de entrega ágil;
- parcerias estratégicas;
- capacitação da equipe;
- gestão proativa de clientes;
- e investimento em tecnologia e inteligência de dados.
Tudo isso visando a eficiência operacional que, lá na ponta, se traduz na satisfação do cliente, no sucesso a curto, médio e longo prazo.
Companhias que implementam essas práticas eficientes de logística podem enfrentar os desafios da alta demanda e se destacar positivamente no mercado. Do contrário, a tendência é que a concorrência avance, pois consegue atuar com mais agilidade e eficiência.
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