Logística reversa, expressa e de entrega: como diferenciá-las?
Em vez de ler, que tal ouvir?
Para se destacar no mercado, uma empresa pode adotar diferentes abordagens em sua estratégia de distribuição, como a logística reversa e expressa.
Logística é um termo usado para descrever o processo de facilitar o fluxo de mercadorias desde o ponto de origem até seu destino. Também envolve a gestão do inventário e das informações entre os pontos de partida e de chegada.
Alguns dos recursos comuns gerenciados com a logística são materiais, suprimentos, hardware, itens consumíveis, alimentos e outros produtos tangíveis.
Todo o processo é uma combinação de diferentes aspectos de serviço que incluem produção, estoque, embalagem, segurança regular, armazenamento e transporte.
As empresas podem contar com diferentes tipos de estratégia para realizar seus serviços com eficiência e qualidade.
De forma geral, as melhores práticas variam conforme o negócio e suas decisões de produto, mas o processo é sempre complexo.
O conhecimento das diversas variedades e estratégias logísticas ajudará as empresas a se adaptarem às novas tendências trazidas pelas mudanças e avanços tecnológicos.
Neste artigo, abordaremos os diferentes tipos de logística, com seus benefícios e etapas definidas. Acompanhe.
Logística Expressa
A Logística Expressa se refere à entrega rápida e segura de mercadorias aos consumidores dentro de um prazo estipulado. Os três pilares principais deste serviço são: segurança, precisão e capacidade de resposta.
A segurança se refere ao manuseio seguro das embalagens, já a precisão é a entrega pontual e correta. Por último, a capacidade de responder o cliente sempre que ele precisar.
Como funciona a Logística Expressa?
A Logística Expressa é o processo de entrega de mercadorias, produtos e suprimentos a um único cliente ou grupo com agilidade em menos etapas. O serviço pode ser realizado por um mensageiro individual ou por uma transportadora.
O objetivo é entregar itens de forma rápida e precisa aos destinatários por meio de serviços especializados de transporte de carga.
Quais as etapas da Logística Expressa?
O passo a passo para realizar a Logística Expressa é o seguinte:
- Solicitação de cotação;
- Aprovação da cotação;
- Agendamento de coleta e de entrega;
- Etapa de coleta;
- Embarque da carga;
- Desembarque da carga;
- Entrega direta no cliente final.
Quais os benefícios da logística expressa?
Confira algumas das principais vantagens de incluir a logística expressa na sua estratégia:
1 — Melhor visibilidade
Os produtos podem ser os melhores, mas isso não significa nada se não puderem ser entregues aos clientes de maneira eficiente em termos de tempo e custo-benefício.
2 — Otimização de custos
A logística expressa reduz os custos indiretos para qualquer negócio, incluindo os gastos de produção, o gerenciamento de ativos, o tempo de ciclo de faturamento e as despesas gerais da cadeia de suprimentos.
3 — Precisão na entrega
A maioria das compras na era atual acontece por meio de aplicativos de smartphone com clientes em busca de entregas ideais. Com a Logística Expressa, as empresas podem atender às demandas de pedidos com precisão e agilidade.
Todos os aspectos importantes do processo de entrega seguirão as técnicas esperadas, levando a um serviço eficiente e completo.
4 — Melhor experiência do cliente
Além de transformar os processos mais enxutos e eficientes, as soluções de logística expressa ajudam a conquistar a confiança dos clientes e a fortalecer o relacionamento.
Quer saber mais? Leia o artigo Vale a pena investir em logística expressa?
Logística Reversa
A Logística Reversa se refere à alteração do fluxo lógico e típico dos embarques na direção oposta. Com essa abordagem, a empresa trata do gerenciamento de resíduos, subprodutos e itens devolvidos.
Como desempenha um papel fundamental nos custos logísticos e na experiência geral dos clientes, impacta em sua fidelização e na repetição de compras.
As atividades necessárias para a implementação são essencialmente as mesmas envolvidas em todos os tipos de operações logísticas. No entanto, a principal diferença é que elas precisam ser devidamente planejadas para evitar interferência em outras operações de armazém.
Como funciona a Logística Reversa?
Na logística reversa, as mercadorias passam do consumidor final de volta ao vendedor ou fabricante. O exemplo mais comum é quando um consumidor devolve um item comprado para reembolso. Os produtos devolvidos podem ser revendidos ou descartados permanentemente.
Para uma empresa de produtos, esse pode ser o processo de troca ou devolução do cliente. No caso da prestação de serviços logísticos focados no descarte de produtos vencidos, isso significa levar os contêineres com esses itens a um centro de reciclagem.
Quais as etapas da Logística Reversa?
As etapas variam conforme a empresa, mas a logística reversa normalmente se refere a qualquer parte de uma cadeia de suprimentos de logística que flui do cliente de volta para sua empresa (ou, às vezes, para um terceiro local). Assim, geralmente, são realizadas os seguintes etapas:
- Receber a devolução;
- Processar;
- Reparar;
- Reciclar.
Quais os benefícios da Logística Reversa?
O processo de devolução é uma parte necessária da venda de produtos ou materiais. Os clientes esperam poder devolver algo que não gostaram, não funciona ou chegou ao fim de sua vida útil. Veja os benefícios ao incluir a Logística Reversa:
1 — Custos mais baixos
O sistema de logística reversa pode ajudar sua empresa a reduzir seus custos de várias maneiras. Ao ter processos definidos, economiza-se com gastos relacionados a transporte, administração, reparos, suporte técnico, garantia de qualidade, marketing e descarte.
É possível medir a economia rastreando o custo total de propriedade de cada categoria de produto. Se você está recuperando o valor de itens revendidos ou reciclados e o restante de sua empresa está operando com eficiência, seus resultados financeiros melhorarão.
2 — Clientes mais felizes
Uma das melhores maneiras de atingir suas metas de negócios é focar na retenção de clientes. Algumas das formas para deixar seus clientes satisfeitos com a experiência de Logística Reversa incluem:
- Fornecer frete de retorno gratuito;
- Oferecer um reembolso total e sem taxas de reabastecimento;
- Não exigir o envio do produto com a embalagem original.
3 — Melhor reputação da marca
Os clientes prestam atenção se a empresa tem uma política de devolução amigável e nas avaliações deixadas em suas redes sociais. Por isso, se a reputação for positiva, a marca terá uma excelente reputação.
4 — Risco reduzido
Embora esse benefício possa não se aplicar a todos os negócios, um processo de logística reversa adequado considerará qualquer risco associado à troca e descarte de produtos.
Alguns produtos podem estar sujeitos a um recall de segurança e exigir descarte imediato. Outros podem conter dados confidenciais que devem ser apagados antes da reciclagem ou descarte.
5 — Sustentabilidade Aprimorada
Há um equívoco comum de que tudo que volta pela cadeia de suprimentos é lixo e está pronto para ser descartado. Alguns itens exigem descarte adequado, mas muitos ainda podem ser usados. Ao colocar os itens em uso adicional, eles são mantidos fora do aterro sanitário pelo maior tempo possível.
Você também pode se oferecer para reciclar ou descartar adequadamente certos itens, como os eletrônicos, para terem menos impacto ambiental. Essas ações têm o benefício adicional de fortalecer a imagem da marca e demonstrar a preocupação com a sustentabilidade.
Quer se aprofundar no assunto? Confira o vídeo Logística reversa: como reduzir prejuízos com devolução de mercadoria.
Logística de Entrega
A Logística de Entrega lida com os serviços de envio e inclui transporte, armazenagem e gerenciamento de estoque.
Essa abordagem se concentra em como aperfeiçoar as entregas de mercadorias a vários clientes em diferentes momentos, da maneira mais econômica possível.
Ela envolve um fluxo contínuo de informações, bens e serviços que entregam os produtos dos produtores aos clientes. É uma das funções mais complexas da cadeia de abastecimento, conectando fabricantes, distribuidores e varejistas em todo o mundo através de complexas redes de distribuição, sistemas de transporte e cadeias de abastecimento.
Conheça 9 principais indicadores de logística de entrega em um vídeo completo!
Como funciona a logística de entrega?
A Logística de Entrega se encarrega de viabilizar o transporte de mercadorias de forma rápida e pontual, desde o local de produção ou fábrica até o consumidor.
Os produtos devem ser enviados corretamente, no prazo e conforme detalhado nas informações do pedido fornecidas pelo cliente.
O processo inicia com a retirada da mercadoria do centro de distribuição e a organização do pedido no veículo de entrega. Assim, o produto segue até o cliente final, onde o serviço é finalizado.
Descubra mais dicas para melhorar a logística de entrega assistindo a um conteúdo especial em vídeo.
Quais as etapas da Logística de Entrega?
As etapas envolvidas na logística de entrega são importantes para garantir que as mercadorias cheguem ao seu destino. Confira:
- Emitir os documentos necessários para envio do produto, como um recibo e a Nota Fiscal;
- Preparar para envio;
- Realizar a entrega;
- Criar um comprovante de vendas conforme o recibo de recebimento;
- Registrar a transação em um sistema interno de gestão.
Quais os benefícios da logística de entrega?
Existem muitos benefícios da Logística de Entrega, como aumentar a base de clientes, reduzir custos e garantir o rápido crescimento dos negócios. Vamos dar uma olhada em algumas vantagens:
1 — Base de clientes otimizada
Ao contrário dos métodos tradicionais de serviços de entrega, o serviço ajuda empresas e marcas a abordar uma ampla base que inclui clientes locais, nacionais e internacionais.
2 — Entendimento sobre o comportamento do cliente
Com o suporte de tecnologias avançadas, a Logística de Entrega ajuda a entender os padrões e tendências de compra. Dessa forma, aumentam as chances de produtos de venda cruzada e up-selling.
3 — Rastreio com eficiência
Um dos principais desafios para as empresas de entrega é o rastreamento. Antes da logística de entrega, as empresas costumavam entrar em contato com o motorista para saber o status da encomenda.
No entanto, com o uso da tecnologia, é fácil acompanhar o status do pacote para determinar o tempo exato de entrega.
4 — Aumento da satisfação do cliente
A satisfação do cliente desempenha um papel importante no crescimento de um negócio. Por isso, a entrega dentro do prazo combinado (ou até antes) terá um impacto positivo nos clientes.
Saiba como otimizar ainda mais esse processo assistindo o vídeo: Logística de transporte — 5 dicas para o seu processo de entrega no atacado distribuidor.
Uso de tecnologia otimiza os processos logísticos
Esses são os tipos de logística associados aos processos da cadeia de suprimentos. Ao adotar essas diferentes abordagens, as empresas atendem aos requisitos necessários para ter mais lucratividade e eficiência.
Com uma postura proativa, o aprimoramento das práticas de logística reversa expressa pode levar ao crescimento subsequente de cadeias de suprimentos mais complexas.
Entender esses diferentes tipos de logística permite que as empresas trabalhem melhor a cadeia de suprimentos e agreguem mais valor aos seus serviços.
Além disso, para otimizar as operações, a melhor forma de atender tanto à demanda quanto às expectativas dos consumidores é apostar em inovações tecnológicas.
A logística reversa expressa está sujeita a mudanças rápidas, como fatores ambientais, interrupções e problemas econômicos.
Em diferentes contextos, o uso de tecnologia é relevante em todos os níveis para manter a competitividade. Em termos gerais, o uso de soluções alinhadas aos diferentes tipos de logística traz vantagens adicionais ao seu negócio.
Com o apoio das ferramentas tecnológicas, as empresas podem ter mais eficiência e agilidade na qualidade nos processos, principalmente em relação ao controle logístico.
Ou seja, o papel da tecnologia nessa área deixou de ser apenas uma opção, mas algo fundamental para empresas que pretendem oferecer um diferencial competitivo no mercado.
A MáximaTech oferece soluções para Logística que possibilitam planejar as entregas, realizar roteiros eficientes, evitar a ociosidade da frota e reduzir os gastos com combustível e manutenção, entre outras vantagens.
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