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A logística empresarial é a espinha dorsal de qualquer negócio, uma vez que garante que o transporte, entrega e gestão da cadeia de abastecimento funcionem da forma mais eficiente possível. Para as empresas que desejam superar a concorrência, melhorar o processo de gestão logística é o primeiro passo para aumentar a eficiência operacional e a produtividade.

Portanto, assim como outros setores, a logística empresarial também deve fazer um acompanhamento de métricas e relatórios para que sejam propostas otimizações. Afinal, sempre há espaço para melhorias em qualquer aspecto de um negócio, especialmente logística.

Mas como otimizar a logística empresarial na sua empresa? Confira uma série de dicas para otimizar seu fluxo de trabalho.

O que é logística empresarial?

A logística empresarial representa o controle completo da distribuição do estoque – desde a compra até a entrega dos pedidos ao consumidor. Em outras palavras, trata-se do grupo de atividades que envolve o armazenamento e movimentação de produtos desde a origem de onde os produtos são adquiridos até os clientes.

A logística empresarial envolve vários processos. E o objetivo dos gestores concentra-se em tornar as etapas desses fluxos de estoque ponta a ponta mais eficientes, econômicos e convenientes para sua organização.

Um forte entendimento da logística empresarial é necessário para garantir a maximização dos lucros de uma organização. Se a logística empresarial for administrada de maneira adequada, ela não apenas proporcionará ganhos máximos para a empresa, mas também proporcionará uma experiência mais positiva para os clientes no que diz respeito à disponibilidade do produto.

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Abrangência logística empresarial

A verdadeira logística empresarial torna as organizações mais enxutas e lucrativas. Além disso, garante maior visibilidade sobre a movimentação de mercadorias da aquisição ao consumo, identificando infraestrutura e práticas operacionais que auxiliam na distribuição harmoniosa e econômica.

É impossível exagerar os benefícios dos sistemas de logística empresarial ou a importância dessas rotinas. Mas quais são os principais pontos que estão ligados a uma logística eficiente? Veja logo a seguir:

  • Aquisição de materiais. O processo de logística empresarial inicia com a aquisição dos materiais que serão revendidos – acionando os fluxos de produtos para o resto do ciclo de logística.

  • Transporte. O transporte envolve a distribuição real e movimentos de mercadorias entre locais – incluindo entrada e saída de bens, métodos de envio, prazos e qualquer assistência de transporte.

  • Atendimento de pedidos. Gerenciamento e entrega dos pedidos dos clientes desde seus pontos de compra até a entrega final. O atendimento de pedidos frequentemente apresenta ferramentas de software exclusivas para a logística empresarial, incluindo software de gerenciamento de pedidos e cadeias de suprimentos de atendimento de pedidos internacionais.

  • Armazenamento. O armazenamento de mercadorias em todo o espectro da cadeia de suprimentos geralmente inclui a infraestrutura física e as operações envolvidas no armazenamento de estoque para pedido e devoluções de mercadorias.

  • Previsão de demanda. A prática de gerenciar preventivamente os ciclos de oferta e demanda do consumidor é essencial. Para isso, é possível cronometrar os fluxos de estoque para melhor corresponder às mudanças sazonais no interesse do consumidor e nas taxas de atendimento de pedidos.

  • Gerenciamento de estoque. Trata-se da supervisão diária de bens físicos e produtos manuseados em depósitos. O gerenciamento de estoque compartilha muitas responsabilidades com atendimento de pedidos e manuseio de materiais, bem como previsão de demanda, usando sistemas de gerenciamento de estoque e software de processamento de pedidos para executar suas operações.

Benefícios da logística empresarial

1. Manter uma vantagem competitiva

Ter a certeza de que seus clientes recebem sua mercadoria no prazo e em boas condições é uma experiência gratificante. Você deve ser capaz de acompanhar o andamento de sua mercadoria ao enviá-la ao destinatário.

No entanto, a garantia de que você está um passo à frente de seus concorrentes no mercado é ainda mais gratificante. Isso é o que a logística empresarial faz. Isso o coloca um passo à frente e o ajuda a manter uma vantagem competitiva.

2. Prevenção de perdas

Se sua empresa luta com atrasos por deterioração, perdas e roubo de produtos, é altamente provável que você não tenha um gerenciamento de logística em vigor.

A logística empresarial garante que sua remessa seja entregue em boas condições e no prazo. Por exemplo, se a mercadoria deveria chegar ao cliente após dois dias, mas leva três dias, é essencial descobrir a origem da falha e trabalhar para executar melhorias.

3. Experiência confiável do cliente

Quando você satisfaz seus clientes, é provável que eles voltem ou mesmo recomendem seus serviços a colegas de profissão. Os clientes desejam ter uma experiência que os estimule a voltar para mais.

Você não precisa compartilhar com eles o que passa no desenvolvimento ou envio de produtos. Em vez disso, certifique-se de que eles consigam o que precisam dentro do prazo estipulado.

4. Suporte para expansão

Qualquer empresa pretende crescer para um nível maior, independentemente de seu tamanho atual. Ser capaz de expandir seus negócios garante que você está indo bem na sua área. No entanto, isso também traz diversos desafios – como o aumento de operações de vendas que devem ser entregues com eficiência.

Com uma logística empresarial eficiente, torna-se mais fácil dar suporte a movimentos de expansão e garantir que os processos de entrega de mercadorias continuem funcionando com a qualidade esperada.

5. Aumento da transparência

A garantia de que as mercadorias serão despachadas mais rapidamente é um motivo completo para confiar na logística. E uma boa gestão da logística garante que você pode rastrear remessas em tempo real – ganhando a confiança de que há transparência nos negócios.

Além disso, quando ocorre um atraso no envio, você e seus clientes poderão analisar seu histórico e entender sua causa. Portanto, você não terá que apontar dedos para o caso de surgir algum problema durante o transporte.

7 dicas para otimizar o fluxo de trabalho na logística

1. Concentre-se no tempo de entrega ao cliente

A satisfação do cliente é o objetivo final de qualquer cadeia logística, pois afeta a forma como a sua empresa é vista. O tempo que leva desde a colocação do pedido até a entrega é um dos aspectos mais cruciais da experiência do cliente e o principal fator de decisão em sua opinião sobre sua empresa.

Não importa o quão bem você lida com todos os outros aspectos de suas operações de negócios se a opinião de seu cliente é afetada por longos prazos de entrega no atendimento de pedidos. Como vários departamentos e membros da equipe estão envolvidos, melhorar os prazos de entrega pode exigir que você lide com o processo de atendimento do pedido como um todo.

2. Avalie e redefina seus procedimentos operacionais

Para minimizar as ineficiências de produção e ajudar toda a sua equipe a trabalhar como uma unidade coesa, implemente algumas mudanças em seus processos operacionais. Isso não é tanto um desafio quanto pode parecer, pois alguns pequenos passos podem render grandes resultados.

Concentre-se em melhorar o fluxo de informações em toda a cadeia logística e prossiga a partir daí. Implemente um sistema de dupla verificação para reduzir o erro humano e as remessas duplicadas, imprima e exiba a terminologia da política principal em toda a instalação, use relatórios analíticos para compartilhar o comportamento do mercado e as tendências do fluxo de vendas com sua equipe e certifique-se de as pessoas têm clareza sobre seus papéis e responsabilidades.

3. Examine o transporte e redesenhe para eficiências de custo x tempo

O transporte é muitas vezes a maior despesa em logística, especialmente se não for planejado e implementado de forma adequada. Também tem um grande efeito nos prazos de entrega e no retorno sobre o investimento, especialmente se as mercadorias forem danificadas durante o transporte. Não importa o setor, um aumento nos custos de transporte geralmente se traduz em um aumento nos preços das mercadorias.

Analise todos os aspectos do seu processo de transporte para determinar onde as despesas são mais altas. Comece com a rota de entrega e planejamento de carga, escolhendo a rota mais curta e segura e usando balanças de caminhão para garantir que os veículos transportem cargas completas. A embalagem do produto também deve ser projetada para minimizar o tamanho e o peso, sem comprometer a segurança.

Assista ao episódio do MáximaCast #69 e confira 6 vantagens em acompanhar as entregas em tempo real.

4. Otimize a gestão do armazém para máxima produtividade

A gestão adequada do armazém é um aspecto essencial de qualquer processo logístico, uma vez que afeta tudo, desde o tempo de espera até a gestão do estoque e a qualidade do produto. As operações eficazes de armazenamento são amplamente definidas pelo tipo de produto (perecível ou não perecível, que tipo de ambiente requer, etc.).

Independentemente das mercadorias armazenadas, certas melhorias podem ajudar a reduzir o desperdício e acelerar as operações. Por exemplo, você pode maximizar o espaço de armazenamento usando colunas verticais e implementar balanças industriais como parte de seu equipamento de manuseio de materiais para ajudar a equipe de armazenamento a pesar mercadorias com mais rapidez e precisão.

5. Facilite o diálogo entre os funcionários

O caráter de uma empresa é representado pelo comportamento de seus funcionários. Que, por sua vez, é representativo de um negócio e seus objetivos. Ao se comprometerem a fortalecer os relacionamentos com os funcionários, os gerentes se comprometem a fortalecer todo o seu negócio.

A criação de uma cultura de sucesso começa com uma conversa. Por isso, é importante conversar com os profissionais para aprender mais sobre suas experiências. Aqui estão algumas dicas para manter em mente:

  • Aproveite pequenos momentos. É melhor que os gerentes saiam de seus escritórios e interajam com o máximo de pessoas que puderem todos os dias. Algo tão simples como perguntar a alguém sobre seu dia pode fazer com que se abram sobre questões de logística.

  • Ouça o que já está sendo dito. Assim como as empresas não devem presumir o que seus clientes estão pensando, a administração deve reservar um tempo para ouvir o que seus funcionários estão dizendo.

  • Seja transparente sobre as decisões. Se um funcionário apresentar uma sugestão que provavelmente não será implementada, é importante que seu gerente a trate com respeito. Os gerentes não devem apenas explicar por que isso não funciona, mas também colaborar para recomendar outra solução.

Quando você fala com os funcionários, eles também começam a falar uns com os outros. Não é apenas uma função da natureza humana, mas uma ferramenta de fortalecimento que permite às empresas competir com eficiência.

6. Aprenda com a competição

A inspiração para otimizar a logística empresarial pode ser encontrada em qualquer lugar – até mesmo na competição. É por isso que as empresas devem tomar nota das experiências de seus concorrentes como uma fonte de conhecimento gratuito. Algumas coisas que os gerentes podem observar:

  • Novos métodos de gestão logística

  • Programas eficientes de treinamento de pessoal

  • Sistemas de software modernos

Ao aprender quais práticas funcionam bem para seus concorrentes, os gerentes de logística poderão se manter atualizados com as atualizações do setor.

Ouça o MáximaCast# 57 e descubra quais são as tendências de logística para esse ano

7. Abrace a automação e aproveite ao máximo as novas tecnologias

Os últimos anos foram realmente emocionantes em termos de inovação tecnológica, especialmente automação em logística empresarial. Ferramentas e sistemas modernos são projetados para acelerar a eficiência da organização e os prazos de entrega, reduzindo a interferência manual e eliminando o erro humano. Então agora é a hora de adotá-los.

De balanças de pesagem inteligentes que se integram aos sistemas de gerenciamento de armazém e rastreiam o estoque até o rastreamento e monitoramento de cada entrega em tempo real, há uma solução personalizada para praticamente qualquer desafio de logística que você possa enfrentar hoje.

Você gostou das dicas para otimizar os processos de logística empresarial na sua empresa? Está disposto a modernizar essas rotinas na sua organização? Então confira também o e-book: Roteirização logística: a solução definitiva para otimizar suas entregas