Em vez de ler, que tal ouvir o artigo?

Podemos comparar a logística de nicho ao marketing, quanto maior a segmentação melhor. Ou seja, quanto mais as as ações forem direcionadas a um público específico, maiores as chances de sucesso.

Isso porque os profissionais da área perceberam que “atirar para todo lado” pode ser um desperdício de tempo e dinheiro. Da mesma forma, quem trabalha com variados nichos de mercado, sem focar realmente em nenhum, também pode ver que seu esforço não está gerando bons frutos.

Recentemente, o mesmo conceito está sendo aplicado à cadeia de suprimentos com a logística de nicho, uma forma de direcionar as ações logísticas a um público, mercado ou área específica para otimizar os resultados.

Ficou interessado? Continue lendo e descubra tudo sobre o assunto!

O que é logística de nicho?

Criar e manter uma empresa de sucesso não é fácil — principalmente quando já existem tantas organizações bem estabelecidas para você competir.

À medida que o mundo dos negócios cresce cada vez mais, a escolha de um nicho de mercado é uma maneira de os líderes empresariais evitarem a concorrência excessiva e estabelecerem o reconhecimento da marca.

Um nicho de mercado é definido como um “mercado especializado e que geralmente oferece novas oportunidades de negócio”. Em outras palavras, ele representa uma fração de um segmento que possui um público com necessidades e dores específicas, mas ainda pouco explorados.

A logística de nicho é exatamente isso: a especialização em um produto ou área de serviço que outras empresas ainda não atendem.

Para entender melhor, um caso real é o da Hydrate, empresa logística de Brasília que encontrou uma oportunidade no mercado de distribuição de água mineral da região do Distrito Federal e de Goiás e se especializou nesse nicho.

Existem diversas outras oportunidades que uma empresa pode explorar na logística de nicho. O objetivo principal é customizar o atendimento para atender os clientes daquele mercado da melhor forma.

→ Quer saber quais são as tendencias para a logística? Baixe nosso E-book e fique por dentro!

Por que aplicar a logística de nicho?

É comum achar que, ao atender uma gama variada de mercados ou produtos, você estará aumentando suas oportunidades de gerar lucro. Contudo, pesquisas mostram o contrário.

Os clientes possuem diversas características, interesses, valores e crenças, o que torna mais importante do que nunca saber quais deles você deseja atingir.

Por esse motivo, a criação de um nicho de negócios e o direcionamento para um público menor e mais focado podem ajudá-lo a desenvolver sua logística e maximizar seu potencial de vendas.

Dessa forma, é possível alcançar o reconhecimento de mercado por meio dos seguintes benefícios da logística de nicho:

1. Destaque sua empresa

Vamos ser sinceros, os generalistas competem constantemente pelos clientes.

Isso ocorre porque, quando você faz a mesma coisa que outros, o único diferencial entre vocês é tempo e custo. Ambas as coisas são mercadorias, o que dificulta ao seu cliente ideal reconhecer seu valor.

No começo, você pode experimentar um ciclo alto de vendas. Durante os períodos de seca, no entanto, o telefone para de tocar. É aí que você se pergunta como sua empresa pode sobreviver.

Quando você escolhe seu nicho de mercado, fica claro para seus clientes as soluções específicas que sua empresa pode oferecer a eles.

2. Clientes são atraídos por especialistas

E quando você está procurando um serviço? Você prefere alguém que oferece várias soluções para uma variedade de áreas diferentes? Ou alguém especializado em seu problema exato?

Você pode economizar dinheiro com um generalista. Às vezes, no entanto, o problema não é realmente resolvido. Então você precisa contratar outra empresa para resolver a bagunça.

Normalmente, um especialista oferece uma experiência menos frustrante e conclui o trabalho mais rapidamente. Preços baseados em valor enfatizam seus conhecimentos em vez de seu tempo. Embora possa exigir um investimento inicial mais alto, é mais econômico a longo prazo.

Resolver uma necessidade específica de queima reduz o seu ciclo de vendas. Os clientes em potencial veem seus negócios como a solução para seus problemas ou confiam em você para obter um resultado específico.

→ Confira quais são os 6 passos para vender mais:

3. Pesquisa e desenvolvimento focados

Através de pesquisa e desenvolvimento focados, você pode criar um serviço projetado especificamente para solucionar os principais problemas dos seus potenciais clientes.

Um grande benefício disso é que você pode aumentar o ROI, Retorno sobre o Investimento — ou seja, para cada real gasto na sua logística, você terá um potencial de retorno maior.

Isso porque a seleção de um nicho ajuda a identificar as melhores maneiras de pesquisar as necessidades dos seus clientes em potencial e desenvolver serviços que atendam especificamente a elas.

4. Estratégias de marketing direcionadas

Quanto mais definido o seu nicho, mais fácil é desenvolver estratégias e táticas de marketing para alcançar seus consumidores em potencial.

Você pode identificar os tipos de mídia que eles consomem e determinar a mídia específica que eles usam ao pesquisar ou adquirir o produto ou serviço que você oferece.

5. Torne-se um especialista

A logística de nicho faz com que o mercado, tanto clientes quanto concorrentes, te reconheça como um especialista.

Isto é especialmente verdade se você dominar seu nicho. Ser reconhecido como um especialista confere credibilidade à sua marca e motiva os clientes a fazer negócios com você.

Também permite ser mais efetivo e confiável na distribuição da mercadoria do seu nicho, uma vez que você conhecerá a fundo o mercado e as especificidades de transporte para cada produto.

Uma das tecnologias que torna isso possível á Internet das Coisas. Veja como a aplicação dela tem mudado o cenário logístico no atacado distribuidor:

6. Maior lealdade à marca

Optar pela logística de nicho significa que você está buscando atrair uma parte mal-servida do mercado para dar a eles a solução que estavam procurando.

Ao escolher a estratégia correta na logística de entrega, você aumenta a satisfação dos clientes. Isso, por sua vez, permite criar as bases para a fidelização, com clientes que voltarão a comprar da empresa e se tornarão advogados da marca.

Membros de nichos de mercado tendem a ser apaixonados por seus interesses, valores e hobbies específicos.

Como resultado, é mais provável que eles conversem sobre esses interesses — e sua marca — com pessoas que eles conhecem, resultando em compartilhamentos em redes sociais, conversas e outras formas de propaganda “boca a boca” que fazem sua marca ser vista e ouvida.

Em uma combinação dessa paixão do público e da falta geral de concorrência para empresas que atendem à logística de nicho, clientes fiéis continuarão voltando para obter mais.

7. Redução de custos

Pense nisso. Menos produtos e potencialmente menos inventário podem significar custos mais baixos de armazenamento. Para quem deseja cortar custos, reduzir a variedade de produtos é uma abordagem que faz sentido.

Ao mesmo tempo, estruturas e veículos podem ser adaptados para receber as cargas seguindo suas características. Isso evita problemas, reduzindo o número de mercadorias avariadas e devoluções.

→ Quer ver mais formas de reduzir custos logísticos? Aproveite e veja nosso vídeo com as dicas mais eficientes:

Escolhendo um nicho: produtos, localização, preço e muito mais

Até agora, aludimos à logística de nicho quase exclusivamente como uma seleção dos produtos que você escolhe distribuir, como no exemplo da Hydrate, que faz a distribuição de água mineral. Mas esse não tem que ser o caso.

Seu nicho pode se basear em uma variedade de coisas que restringem os interesses de seus clientes em potencial. E isso não é necessariamente apenas os produtos que você carrega e distribuir. Poderia ser:

  • A área em que você opera ou vende (estados, cidades, bairros…)
  • O público-alvo ou os clientes que você está segmentando (idades, interesses específicos…)
  • O preço dos seus produtos (customizado, acessível, econômico…)
  • O modo como você vende ou oferece seus serviços (via assinatura, com uma opção de associação…)
  • e muito mais!

Então, pense em um pequeno distribuidor de bebidas que se especialize na distribuição de vinhos. Em um mercado saturado, eles poderiam encontrar seu nicho — e se destacar — por:

  • Vender em cidades onde o mercado de vinhos ainda não seja explorado;
  • Ter o objetivo de se tornar o serviço de entrega de vinhos mais acessível com e-commerce B2B online;
  • Segmentar especificamente um tipo de público, como restaurantes ou distribuidoras de bebidas;

Viu o que queremos dizer? Existem algumas ideias de nicho ali que podem ser exploradas além do ou dos produtos, e elas podem até ser combinadas para ficar ainda mais restritas, se o mercado pedir por isso.

Portanto, para decidir primeiro um nicho, pense nos pontos que você pode explorar, e não somente nos produtos que vai distribuir.

Quais são os principais desafios da logística de nicho?

Se você já parou para analisar o surgimento das startups, provavelmente notou que aquelas que mais se destacam são as que trazem ideias e produtos inovadores que atendem um mercado inexplorado anteriormente.

É claro, conquistar isso vem com seus próprios desafios. No caso da logística de nicho, os desafios de se especializar em dada área podem ser definidos em três grupos. Vamos dar uma olhada neles abaixo:

Perecibilidade dos produtos

Ao contrários do que muitos pensam, a perecibilidade não está ligada somente à indústria alimentícia. O adjetivo “perecível” diz respeito àquilo que está sujeito à perecer, deteriorar-se.

No caso da logística, estamos falando dos cuidados necessários para que um produto não se perca pelo seu prazo de validade ou seja avariado durante o transporte.

Itens diferentes exigem tipos de armazenamento e transporte diferentes. Pense no mercado de carnes, por exemplo. Para atendê-lo, é preciso não só possuir câmeras refrigeradoras, como também caminhões frigoríficos para fazer o transporte.

Além disso, é preciso utilizar pallets de aço, ficar atento às normas de vigilância sanitária, além de muitos outros detalhes que envolvem a distribuição correta das peças.

Da mesma forma, vidros e espelhos precisam de todo um cuidado especial para que não sofram impactos durante o manuseio e transporte.

Em suma, cada indústria virá com seus desafios para garantir a vida útil dos produtos e, como especialista em uma logística de nicho, é seu papel entender quais são eles.

Fretes altos

Em geral, quanto mais especializado um serviço, mais caro ele é.

Se por um lado isso significa que você poderá cobrar mais caro, agregando valor à sua logística de distribuição, por outro a concorrência com os valores normais de frete, considerando a tabela de fretes do governo, pode ficar difícil.

Contudo, o grande ponto da logística de nicho é ser único e reduzir a concorrência. Ou seja, uma vez conquistada a particularidade em dado mercado, o cliente optará pelo seu serviço simplesmente porque é o melhor.

O grande desafio é fazer uma planejamento estruturado da distribuição logística e uma boa execução para conquistar a liderança de mercado.

Sazonalidade

Todo negócio é afetado pela sazonalidade e com a logística de nicho não poderia ser diferente. É preciso reconhecer os períodos de maior demanda do nicho mercado escolhido para garantir que será capaz de atendê-los.

Por exemplo, o período de Páscoa é famoso pelas vendas de chocolate, assim como a venda dos produtos agrícolas é maior dados períodos, de acordo com a safra de cada produção.

Independentemente do nicho, é preciso que a empresa conte com a infraestrutura necessária para que, durante períodos sazonais, os pedidos continuem sendo entregues com a mesma qualidade de antes.

→ Leia também nosso artigo sobre carga compartilhada

Conclusão

Optar pela logística de nicho é uma decisão estratégica, mas não uma obrigatoriedade. É importante pensar no momento e nos objetivos da empresa antes de fazer esse movimento. Medir os indicadores de desempenho corretos é fundamental.

A logística de nicho exige um conhecimento aprofundado e específico de determinado mercado. Por isso, em geral, o atacado distribuidor opta por afunilar seus serviços dentro de uma área de atuação que já lhe é familiar.

Isso porque, para que a empreitada tenha sucesso, é preciso conhecer de perto todas as características da carga, exigências especiais, questões de segurança, prazos ideias de entrega, tipo de transporte mais adequado, entre outros detalhes que farão a diferença na hora de te destacar da concorrência.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe nas suas redes sociais e mostre aos seus colegas os benefícios da logística de nicho!