Logística 5.0: principais mudanças e desafios
Em vez de ler, que tal ouvir?
O setor logístico está em meio a uma transformação com a integração de tecnologias e inovações digitais nos processos, o que abre caminho para a Logística 5.0, uma extensão da Indústria 5.0.
Com isso, o objetivo é utilizar tecnologias emergentes, como a Inteligência Artificial (IA), e digitalizar o processo logístico, tornando-o simples, ágil e isento de erros. Cria-se assim uma cadeia mais automatizada, eficiente e interconectada e uma relação colaborativa entre humanos e máquinas.
Continue a leitura e descubra mais sobre o que é a Logística 5.0, seus pilares, desafios e como ela já está transformando radicalmente as operações logísticas, incorporando tecnologias avançadas e conceitos inovadores para melhorar a eficiência e a eficácia das empresas e seus processos.
O que é Logística 5.0?
A rápida evolução da tecnologia da informação e a tendência da digitalização têm transformado o setor logístico de maneira cada vez mais acelerada.
Enquanto a Logística 4.0 se concentra sobretudo na rede e na comunicação entre máquinas, a Logística 5.0 é a abordagem que coloca o foco também nas pessoas. Assim, tecnologias de ponta, como a IA, não se destinam especialmente a substituir o trabalho humano, mas a torná-lo mais seguro, ágil, produtivo e eficiente, produzindo resultados ainda mais qualificados para todos.
Assim, a fase 5.0 da logística é aquela que objetiva promover uma colaboração simbiótica que aproveite os pontos fortes e características distintivas dessas duas partes: a tecnologia automatiza processos recorrentes, calcula e analisa grandes quantidades de dados, enquanto os humanos interpretam os resultados e desenvolvem soluções criativas a partir deles.
Aspectos como sustentabilidade também desempenham um papel importante na Logística 5.0. Por exemplo, tecnologias para o planeamento eficiente de rotas, automação de processos, análise de dados em tempo real ou a utilização de blockchain permitem uma logística mais sustentável e resiliente, com melhor uso dos recursos disponíveis e que responde mais assertivamente às necessidades do negócio, da sociedade e do meio ambiente.
→ A tecnologia pode alavancar de muitas maneiras a logística. Leia o artigo e saiba porque logística de distribuição e a tecnologia devem andar juntas
Quais são os pilares da Logística 5.0?
Há três pilares norteadores dessa abordagem, que a distinguem da Logística 4.0 e das etapas anteriores, sendo eles:
- Fator humano: foco no desenvolvimento da equipe, em facilitar seu trabalho (sobretudo com a automatização de processos manuais e repetitivos) e em amplificar suas potencialidades com o uso de novas tecnologias, além de facilitar processos importantes como os de tomadas de decisões;
- Tecnologia: uso das tecnologias certas e mais atuais que se alinham às necessidades das equipes e dos negócios para elevar o desempenho de ambos;
- Sustentabilidade: desenvolvimento de processos e estruturas mais eficientes, com redução de custos e desperdícios e aproveitamento máximo de recursos, minimizando impactos também no meio ambiente.
→ Além da Logística 5.0, quais são as principais tendências que impactam esse mercado? Descubra ouvindo esse episódio do MáximaCast:
Quais são as principais mudanças na cadeia de suprimentos?
A Logística 5.0 avança onde chegam os limites da 4.0 e leva a digitalização ainda mais longe, assim como os benefícios potenciais em relação a isso.
Sendo assim, há uma série de transformações fundamentais na cadeia de suprimentos decorrentes da Logística 5.0. Destacam-se entre essas principais mudanças:
Otimização na gestão de estoque
A partir da combinação de tecnologias de ponta com métodos e processos mais eficientes e a possibilidade de descentralização do estoque, a Logística 5.0 otimiza essa gestão, trazendo mais previsibilidade, precisão e agilidade para os seus processos.
Redução de custos
O novo nível de automação, a diminuição dos desperdícios, a mais fácil identificação de gargalos nos processos e a melhor gestão do tempo possibilitados pela Logística 5.0 geram como um de seus impactos mais significativos uma visível redução de custos que se amplia no longo prazo.
Aprimoramento na experiência do cliente
O transporte e os armazéns inteligentes característicos da Logística 5.0 também repercutem em melhorias para os clientes, trazendo mais transparência para os processos, agilidade desde o momento de fazer o pedido ao seu recebimento com entregas ultrarrápidas e uma experiência mais personalizada e eficiente de ponta a ponta.
Facilidade e confiabilidade na previsão de demanda
Os processos tradicionais de coleta e análise de dados utilizam ferramentas limitadas, que não se integram entre si e que se combinam a métodos descentralizados e manuais. Entre outras coisas, isso gera mais demora e menos precisão e segurança nas previsões realizadas a partir desses dados e instrumentos.
Com as avançadas tecnologias da Logística 5.0, esse cenário muda, trazendo mais rapidez, eficiência e confiabilidade na captação e no uso de dados do atacado distribuidor e de seu setor logístico, permitindo análises preditivas mais precisas.
Possibilidade de personalização em massa e produção sob demanda
As mais modernas ferramentas utilizadas na Logística 5.0 permitem extrapolar os limites até então conhecidos em termos de viabilidade e escalabilidade para fazer personalizações em massa para pequenos segmentos e a produção sob demanda de pedidos.
→ Para compreender mais sobre modelos baseados na demanda, leia nosso artigo sobre o que é Demand Driven e como aplicar o conceito na cadeia de suprimentos
Mais eficiência nos ambientes de trabalho
Quer se trate de encontrar e separar produtos no armazém, processá-los no estoque ou carregá-los em veículos para entrega, existem muitos processos repetitivos nas operações logísticas.
A integração da automação e da robótica em armazéns e centros de distribuição significa que muitas dessas tarefas podem ser concluídas de forma mais rápida e eficiente com o trabalho humano sendo apoiado pelas tecnologias.
→ Quer saber mais sobre novidades e fatores relevantes para o sucesso da cadeia de suprimento? Então, leia nosso artigo que explica o que é a supply chain e porque ela é tão importante na logística
Quais as tecnologias disruptivas na Logística 5.0?
A tecnologia e a sua integração no ciclo logístico é uma das questões centrais da Logística 5.0, especialmente focada na utilização de ferramentas e da informação para aprimorar toda a cadeia de valor.
A seguir, conheça algumas das principais tecnologias disruptivas que impulsionam a Logística 5.0:
Internet das Coisas (IoT)
A IoT abrange diversas tecnologias que conectam objetos físicos e virtuais, incluindo:
- RFID: a identificação por radiofrequência (RFID) permite a troca de informações através de ondas de rádio. Isso é mais rápido do que usar códigos de barras. Na logística, o RFID é utilizado, entre outras coisas, para identificar, localizar e rastrear mercadorias e registrar informações como prazo de validade e origem e destino dos produtos.
- Sensores: os dados adicionais podem ser coletados automaticamente usando sensores. Os sistemas de medição de volume medem os pacotes no sistema de transporte e permitem a utilização ideal do espaço de carga e o cálculo preciso das capacidades de transporte. Outros sensores monitoram fatores como a temperatura, a umidade e a intensidade da luz no armazém ou o estado das mercadorias durante o transporte.
- Comunicação máquina a máquina: refere-se à comunicação automatizada entre dispositivos. Informações como a localização atual de mercadorias e veículos são trocadas em tempo real entre os dispositivos finais (máquinas, veículos, contêineres, etc.). Isto permite uma resposta rápida a incidentes como atrasos na entrega ou danos.
→ Compreenda mais sobre as potencialidades da IoT com as dicas desse episódio do MáximaCast:
Inteligência Artificial (IA)
A Inteligência Artificial vai um passo além. Ele garante que os dispositivos aprendam e tomem decisões por conta própria. Por exemplo, para determinar de forma independente a melhor rota para o transporte de mercadorias ou para planejar pedidos com base em valores históricos e previsões.
A IA também oferece suporte à manutenção preditiva para garantir continuamente um alto padrão de qualidade e evitar falhas nas entregas.
→ Descubra mais em nosso artigo com tudo o que você precisa saber para ter uma logística de entrega eficiente
Blockchain
O blockchain na Logística 5.0 vem na forma de um sistema público descentralizado de registro que documenta transações entre partes de maneira segura e permanente.
Com esses dados, o atacado distribuidor pode criar uma estratégia para implementar rotas mais rápidas, ter mais transparência, eliminar etapas desnecessárias no processo de entrega, reduzir riscos e erros e economizar tempo e outros recursos.
Além disso, com essa tecnologia:
- A falsificação de documentação é neutralizada, permitindo que cada parte da cadeia de abastecimento acompanhe o status do transporte em tempo real e aspectos das mercadorias de forma confiável.
- Garante-se o cumprimento de normas e é detectada a origem exata de qualquer não conformidade.
- Eleva-se a eficiência logística, evitando erros administrativos, consumo excessivo de tempo ou fraude durante a troca de documentos e pagamentos, com um fluxo de trabalho mais transparente.
Big data
À medida que as operações inteligentes da cadeia de suprimento se desenvolvem, mais dados são recolhidos e podem ser disponibilizados.
Os sistemas de análise de big data fazem com que esses grandes volumes de informações possam rapidamente ser utilizados para tomar melhores decisões baseadas em dados, identificar padrões, gargalos e oportunidades em tempo real e para criar previsões mais confiáveis.
Isso pode incluir desde a otimização de rotas para motoristas de entrega até o rastreamento e a melhoria dos processos internos, permitindo a otimização estratégica de etapas individuais da cadeia de abastecimento e a melhoria significativa do nível de serviço logístico.
Realidade aumentada
A realidade aumentada é uma tecnologia que sobrepõe informações digitais à visão do mundo real. Ela difere com isso da realidade virtual, que imerge completamente o usuário em um ambiente gerado por computador.
Ainda, ao fundir os mundos digital e físico, essa tecnologia permite que os operadores logísticos obtenham informações em tempo real sobre as suas operações, aumentando a eficiência e a precisão. Além disso, pode oferecer benefícios em termos de:
- Agilidade: essa tecnologia pode ajudar as equipes a encontrar os produtos de forma muito rápida e eficiente no estoque ou armazém, mostrando a sua localização e o melhor caminho para chegar até lá.
- Produtividade: dispositivos de realidade aumentada, como óculos inteligentes, podem fornecer à equipe de logística acesso instantâneo a dados e instruções. Isso, por sua vez, aliado à automatização de tarefas, reduz o tempo gasto nas atividades e permite que os profissionais concluam as demandas com mais rapidez e elevem a sua produtividade.
- Segurança: essa tecnologia pode ser usada para melhorar a segurança no processo logístico.
- Eficiência: os dados e insights em tempo real sobre o processo logístico permitem que eventuais problemas sejam identificados e resolvidos rapidamente, o que ajuda a reduzir atrasos e melhorar a eficiência e a satisfação do cliente.
→ Além dessas tecnologias, quais outras devem impactar sua empresa? Descubra em nosso eBook as tendências para a logística e transformações digitais no atacado distribuidor
Quais são os desafios e soluções na implementação da Logística 5.0?
Sempre haverá desafios ao mudar processos e introduzir novas formas de trabalhar. No entanto, ao superar esses desafios, as empresas e seus setores de logística podem colher os diversos benefícios em potencial dessa abordagem transformadora.
A seguir, conheça alguns dos principais desafios e soluções envolvidos na implementação da Logística 5.0:
Segurança de dados e privacidade
Um dos maiores desafios associados à Logística 5.0 é a segurança dos dados. O aumento da conectividade e da troca de informações em todo o ecossistema logístico significa que há mais pontos de entrada para riscos e ameaças que envolvem o roubo de dados, ataques aos sistemas ou violações e brechas que afetem de maneira geral seus níveis de privacidade ideais.
Entre as soluções para esse desafio, é necessário adotar uma estratégia de segurança abrangente que inclua desde protocolos de criptografia até políticas de gerenciamento de senhas.
Vale lembrar também de que a segurança cibernética é um processo contínuo que deve estar enraizado na cultura da empresa. Auditorias regulares de sistemas de segurança, o uso de softwares e ferramentas de proteção e o treinamento das equipes para utilizarem senhas seguras e autenticação multifatorial ajudam muito na proteção dos dados.
Quanto à privacidade, é indispensável agir em conformidade com normativas como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
→ Conheça outras soluções para esse desafio ouvindo este episódio do MáximaCast:
Treinamento de equipe
A implementação de novas tecnologias da Logística 5.0 deve ser acompanhada do desenvolvimento de uma equipe 5.0. Acontece de empresas investirem somas significativas em ferramentas de ponta, mas não terem profissionais com as habilidades necessárias para extrair delas os benefícios esperados.
Além de buscar o perfil ideal nos processos de recrutamento e seleção, uma solução para isso é oferecer treinamento e estimular a motivação da equipe para utilizar essas inovações e adotar os novos processos na prática.
Resistência à mudança
A Logística 5.0 coloca o valor do talento humano no centro do processo de transformação. Para além das tecnologias atuais ou futuras, segue-se a máxima de que, sem mudança cultural e organizacional, não será possível uma transformação completa.
E um dos empecilhos para isso é a resistência à mudança, que pode ser quebrada com iniciativas como:
- Envolva a equipe em todas as etapas possíveis, não apenas no momento de implementação;
- Converse com seu time sobre como as novas tecnologias irão funcionar e ofereça treinamento de qualidade;
- Crie um ambiente no qual os colaboradores possam fornecer feedback e tirar suas dúvidas sem receios;
- Explique o que as transformações trazem de benéfico para os profissionais e suas rotinas: quando os membros da equipe não entendem as consequências de permanecer no status quo, é menos provável que queiram e aceitem bem as mudanças;
- Antecipe possíveis problemas e crie uma estratégia para ajudar a resolvê-los e, assim, minimizar as dificuldades e a resistência ao longo da implementação.
Custos de implementação
O custo também pode ser outro desafio quando se trata de implementar soluções de Logística 5.0. Atualizar hardware e software, treinar funcionários e garantir que o negócio esteja em conformidade com quaisquer novas regulamentações pode representar um investimento significativo.
No entanto, é preciso lembrar de que, embora os custos iniciais possam parecer elevados, ao longo do tempo os ganhos e benefícios tendem a excedê-los significativamente.
Além disso, deve ser considerado o risco de adiamento de investimentos, que pode tornar a sua operação logística defasada e ineficiente e, com isso, ficar atrás da concorrência e perder oportunidades no mercado.
Feita essa reflexão, ainda será preciso lidar com o desafio do custo inicial significativo. Há alguns caminhos para isso.
Por exemplo, as empresas podem considerar priorizar a implementação de novas tecnologias com base no seu potencial retorno sobre o investimento (ROI). Isto envolve a realização de uma análise custo-benefício para identificar quais inovações têm maior probabilidade de proporcionar os maiores benefícios em relação aos seus custos de implementação.
Nessa abordagem, portanto, começa-se implementando primeiro as tecnologias de maior ROI projetado e depois as demais que forem relevantes conforme um plano gradual de adoção.
Interoperabilidade de sistemas
A integração de novas tecnologias com sistemas existentes pode tornar-se complexa, dispendiosa e morosa. Portanto, garantir essa interoperabilidade é um desafio associado à Logística 5.0.
Buscar maneiras de vencê-lo é indispensável, visto que a integração adequada de sistemas é uma das grandes chaves para o sucesso nesse tipo de transformação.
Isso começa ainda nas etapas preliminares de pesquisa no mercado e de levantamento das necessidades da sua empresa, buscando por tecnologias que possam ser integradas perfeitamente aos sistemas e processos que se deseja manter. Também é preciso considerar a compatibilidade com as ferramentas compartilhadas com os parceiros de negócio.
Solicitar demonstrações, períodos de teste ou provas de conceito para avaliar como uma nova ferramenta se alinha à infraestrutura atual é outra boa prática para evitar problemas nessa área.
Além disso, procurar fornecedores que ofereçam suporte pós-implementação pode garantir uma adoção e uma transição mais tranquila, com auxílio na solução de problemas nessa integração e no ajuste fino do sistema para atender às necessidades exclusivas da sua empresa.
Conclusão
A evolução da logística, desde as suas origens manuais na Logística 1.0 até ao mundo interligado e de alta tecnologia da Logística 4.0, é a prova de que a inovação, com o surgimento de novas tecnologias, está liderando o mercado.
A Logística 5.0, com a sua visão de um ecossistema colaborativo entre pessoas e tecnologias, mantém a promessa de otimizar ainda mais as cadeias de abastecimento e otimizar aspectos como produtividade, transparência, segurança, agilidade e sustentabilidade.
Atualizar-se nesse cenário em constante mudança e cada vez mais digitalizado e competitivo não é apenas uma escolha; é uma necessidade para aqueles que buscam prosperar no setor de logística. Afinal, o futuro pertence a quem que se prepara para ele hoje.
E essa preparação passa pela Logística 5.0, que é uma catalizadora para a transformação nas operações logísticas de agora e nos próximos tempos. Portanto, não deixe de considerar a implementação dessas práticas inovadoras em seu atacado distribuidor.
Para ver, na prática, como a tecnologia pode melhorar seus processos e resultados, solicite uma demonstração das soluções logísticas da MáximaTech.
- Qual o impacto da violência no trânsito na logística? - 16 de outubro de 2024
- Aumente a taxa de ocupação dos caminhões com o maxRoteirizador! - 9 de outubro de 2024
- Como a tecnologia de frota ajuda a driblar alta dos combustíveis? - 2 de outubro de 2024