• Link to Facebook
  • Link to LinkedIn
  • Link to Instagram
  • Link to Pinterest
  • Link to Youtube
  • Indique e ganhe
  • Fale com a gente no WhatsApp
  • Suporte
  • Roadmap
  • Política de Privacidade
MáximaTech - Força de Vendas líder para o atacado distribuidor
  • Soluções
    • Vendas
    • Gestão Comercial
    • Logística de Entrega
    • Pagamentos
    • Trade Marketing
  • Clientes
  • Casos de Sucesso
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Grátis
    • Podcast
    • Webinars
    • Base de Conhecimento
  • Sobre
    • A Empresa
    • Trabalhe Conosco
    • Entre em Contato
  • DEMONSTRAÇÃO
  • Click to open the search input field Click to open the search input field Pesquisa
  • Menu Menu
Blog - Últimas notícias
Blog, Logística

Frete FOB: entenda como funciona e quando vale a pena utilizar

O frete FOB é uma modalidade de transporte muito utilizada em transações comerciais internacionais, especialmente no modal marítimo. Contudo, sua essência pode ser adaptada a outros tipos de negociações e estratégias logísticas.

Isso, aliás, vem sendo feito com cada vez mais frequência por distribuidores e atacadistas.

Logo, vale a pena entender esse conceito e averiguar como ele funciona na prática. Incluindo suas implicações no processo logístico.

Vamos entender se essa opção é interessante e vantajosa para o seu negócio?

Continue lendo, pois aqui vamos detalhar:

  • o que é frete FOB;
  • como e em quais situações atacadistas distribuidores podem aproveitar o frete FOB;
  • quais são os passos iniciais da implantação do frete FOB;
  • e muito mais!

O que é frete FOB?

Do inglês “Free On Board” (Livre a Bordo) é uma modalidade de transporte em que o comprador assume os custos e riscos associados à mercadoria a partir do momento em que ela é embarcada.

Nele, o vendedor entrega a mercadoria no ponto de embarque. E, a partir desse momento, o comprador arca com todos os custos e riscos.

Isto é, no frete FOB, o vendedor cuida do despacho e da documentação. Ele garante que a carga esteja pronta para embarque. Por sua vez, a companhia compradora gerencia o transporte até o destino final.

Após a entrega ao transportador, o comprador responde por perdas ou danos. Portanto, cabe a ele contratar seguros, escolher a transportadora e arcar com custos logísticos.

Essa modalidade é comum no comércio atacadista e internacional. Ela é escolhida pelas empresas que compram grandes cargas para ter maior controle sobre o transporte. Assim, otimizam custos e evitam surpresas na entrega.

Diferenças entre frete FOB e CIF

Para um maior entendimento da modalidade de frete FOB, vale a pena contrastá-la com a tradicional CIF (Cost, Insurance and Freight), que trata de custos, seguros e fretagem.

Dê uma olhada na tabela a seguir:

    Frete FOB (Free On Board) Frete CIF (Cost, Insurance and Freight)
Responsabilidade O vendedor é responsável pela mercadoria até o momento em que ela é embarcada. A partir daí, o comprador assume todos os riscos e custos associados ao transporte. O fornecedor assume os custos e riscos do transporte até o destino, incluindo o pagamento do frete e do seguro da carga. A responsabilidade é transferida para a companhia cliente somente após a entrega final.
Custos O comprador arca com os custos de frete e seguro a partir do momento em que a mercadoria é embarcada. O vendedor inclui no preço da mercadoria os custos de frete e seguro até o destino final.
Controle logístico A empresa compradora tem maior controle sobre o processo de transporte. Ela pode escolher a transportadora e negociar condições de frete. A companhia fornecedora gerencia todo o processo, de ponta a ponta, proporcionando mais comodidade ao comprador.
Uso comum Predominantemente em transações B2B (Business to Business), especialmente quando o comprador possui estrutura logística própria ou acordos com transportadoras. Comum em transações B2C (Business to Consumer), como no comércio eletrônico, onde o vendedor facilita o processo logístico para o consumidor final.

Como o frete FOB pode ser utilizado no atacado distribuidor?

No contexto de distribuidoras e atacadistas, o frete FOB é, muitas vezes, bem-vindo. Isso porque ele facilita a otimização de operações logísticas e o gerenciamento de custos. Mas, não só.

A divisão clara de responsabilidades permite que cada parte administre com eficiência suas obrigações. Isto é, ambas têm controle do processo logístico e fica bem claro em quais etapas cada uma vai atuar.


Impacto nas operações logísticas

É interessante ressaltar o quanto o frete FOB amplia o controle sobre a cadeia logística para distribuidoras e atacadistas. 

Basicamente, ao assumir a gestão do transporte apenas até a parte que lhes cabe, essas empresas selecionam transportadoras que atendam às suas necessidades específicas. Logo, podem negociar tarifas mais competitivas e estabelecer cronogramas alinhados às suas demandas operacionais.

Além disso, a autonomia proporcionada facilita a implementação de estratégias logísticas personalizadas. Por exemplo, a consolidação de cargas e a otimização de rotas.

Controle de custos

Outro destaque dessa modalidade de frete é o alcance de uma visão precisa dos gastos logísticos.

Isso é um ganho competitivo bem proeminente para distribuidoras e atacadistas.

Ao negociar diretamente com as transportadoras, pode-se obter condições mais vantajosas e ajustar os serviços conforme o orçamento disponível.

Invariavelmente, isso contribui para a redução de despesas e, por extensão, melhora a margem de lucro. Ademais, ao gerenciar internamente o processo de transporte, ganha-se com a identificação hábil de ineficiências — os ajustes são realizados rapidamente, contribuindo com a eficácia da gestão financeira.

→ Leia também:

  • Como calcular e reduzir o custo de entrega?

Gestão de riscos

No modelo de frete FOB, pelo fato do comprador assumir os riscos associados ao transporte a partir do embarque, há mais margem para iniciativas preventivas.

Isso inclui o estabelecimento de protocolos rigorosos de monitoramento de carga e a escolha adequada de seguros. E, quando bem executado, todo esse cuidado minimiza incidentes que, lá na ponta, têm impactos sobre a reputação corporativa.

Vantagens estratégicas do frete FOB

Quanto aos benefícios do frete FOB, como você já percebeu, existem muitos. Entre os principais, destacam-se:

  • Flexibilidade na escolha de parceiros logísticos: possibilidade de selecionar transportadoras que melhor se adequem às necessidades específicas da empresa.
  • Negociação direta de tarifas: oportunidade de obter preços mais competitivos através de negociações diretas.
  • Controle sobre o cronograma de entregas: capacidade de ajustar os prazos de entrega conforme as demandas do mercado e a capacidade operacional.
  • Personalização dos serviços de transporte: adaptação dos serviços logísticos às particularidades dos produtos e clientes atendidos.

→ Leia também:

  • Tudo o que você precisa saber para ter uma logística de entrega eficiente

Quando vale a pena utilizar o frete FOB?

Como dentro do transporte logístico, é preciso sempre pesar os prós e os contras, vale a pena ter esse olhar crítico também na hora de avaliar essa modalidade de frete.

Vantagens do frete FOB

Confira, a seguir, algumas situações nas quais a escolha do frete FOB é a mais vantajosa para as distribuidoras.

Quando a empresa possui estrutura logística própria

Distribuidores e atacadistas com infraestrutura logística estabelecida podem gerenciar eficientemente o transporte de mercadorias.

Nesse cenário, o frete FOB lhes permite utilizar seus recursos internos para coordenar o processo. E o resultado, geralmente, é economia de custos e maior controle sobre as entregas.

Negociação direta com transportadoras

Ao optar pelo frete FOB, uma companhia distribuidora e/ou atacadista tem a liberdade de selecionar e negociar diretamente com transportadoras de sua confiança.

Tal realidade possibilita a obtenção de tarifas mais competitivas, além da personalização dos serviços de acordo com necessidades específicas da carga. Por exemplo, condições especiais de manuseio.

Controle sobre o cronograma de entregas

Como a grande característica do frete FOB é que a responsabilidade pelo transporte é do comprador, a partir do momento em que a mercadoria é embarcada, também há vantagens.

Por exemplo, no ajuste dos cronogramas de entrega conforme a demanda e a capacidade de armazenamento. Isso ajuda muito no esforço de evitar excessos ou faltas de estoque.

Flexibilidade na escolha de seguros

No modelo FOB, o comprador assume os riscos associados ao transporte após o embarque. Dessa forma, a empresa pode escolher apólices de seguro que melhor se adequem ao valor e à natureza da mercadoria, potencialmente reduzindo custos com seguros desnecessários ou excessivos.

Desvantagens do frete FOB

O frete FOB pode não ser a melhor opção em todas as situações.

A seguir, veja cenários em que essa modalidade pode ser, no mínimo, pouco vantajosa.

Falta de expertise logística

Distribuidores sem experiência ou infraestrutura adequada para gerenciar o transporte podem enfrentar grandes desafios ao optar pelo frete FOB.

A ausência de uma equipe especializada, por exemplo, pode resultar em atrasos, custos adicionais e dificuldades na resolução de problemas.

Responsabilidade por riscos durante o transporte

No frete FOB, o comprador assume os riscos a partir do embarque da mercadoria.

Se a companhia não estiver preparada para lidar com possíveis danos ou perdas durante o transporte, essa responsabilidade adicional pode representar um risco financeiro significativo. Além de colocar em xeque o legado reputacional do negócio.

Complexidade em operações internacionais

Para empresas que realizam importações, o frete FOB pode implicar em lidar com procedimentos alfandegários e regulatórios complexos. 

Sem o devido conhecimento ou suporte especializado, o desembaraço aduaneiro normalmente gera atrasos e custos inesperados.

Necessidade de capital para antecipar custos de transporte

Ao assumir a responsabilidade pelo frete, a empresa precisa dispor de capital para cobrir os custos de transporte antes da chegada e venda das mercadorias.

Logo, no caso dos negócios com fluxo de caixa limitado, essa antecipação de despesas pode representar um desafio financeiro.

→ Dê o play no vídeo a seguir para ter dicas de especialistas de como economizar na hora de transportar mercadorias:

Como implementar o frete FOB na sua distribuidora?

Bem, depois de tudo que foi pontuado até aqui, fica até redundante dizer que implementar o frete FOB requer planejamento estratégico e atenção aos detalhes logísticos.

Vamos além: confira, a seguir, algumas orientações práticas para que essa implementação seja bem sucedida.

Escolha bons parceiros transportadores

A seleção das transportadoras é um dos passos mais críticos e necessários ao se adotar a modalidade de frete FOB.

Deve-se começar avaliando a reputação das candidatas: pesquisar feedbacks de outras empresas clientes, e verificar o histórico de entregas.

Em seguida, é preciso considerar a especialização das empresas de transporte de cargas. Algumas têm expertise específica em determinados tipos de mercadorias ou rotas específicas, o que pode ser vantajoso.

Além disso, é importante analisar a capacidade operacional:

  • certificar-se de que a companhia pode atender ao volume de produtos a serem movimentados;
  • saber se a transportadora atua nas regiões onde os clientes a serem atendidos estão localizados.

A tecnologia empregada pelos potenciais parceiros de transporte também merece atenção. Por exemplo, se eles dispõem de sistemas de rastreamento em tempo real e comunicação eficiente — ou se estão abertos a fazer integrações com as ferramentas utilizadas na sua gestão de logística.

Calcule custos e prazos com base no modelo FOB

Outro passo importante é o cálculo preciso dos custos e prazos envolvidos.

Para iniciar, é preciso identificar todas as despesas relacionadas ao transporte, como frete, seguro e possíveis taxas adicionais.

Também considerar os custos indiretos, como armazenamento e manuseio.

Em seguida, avalia-se as distâncias a serem percorridas e as condições das rotas — estes fatores influenciam diretamente nos prazos e custos.

Para tal, é muito recomendado a utilização de soluções tecnológicas de gestão de transporte logístico. Dessa forma, automatiza-se as comparações considerando variáveis como custo, tempo e segurança, entre outras.

→ Dê o play no vídeo a seguir e descubra como alinhar o planejamento de custo logístico com o gerenciamento de rotas de forma precisa e segura:

Estabeleça contratos claros de responsabilidades com os fornecedores

A negociação de condições contratuais claras, incluindo prazos, custos e responsabilidades, é indispensável. Ela deve ser conduzida com a finalidade de assegurar parcerias transparentes e benéficas para ambas as partes.

Os contratos não podem ter ambiguidades quando se fala em frete FOB. Eles precisam especificar, por exemplo:

  • Ponto de transferência de responsabilidade: exatamente quando a responsabilidade pela mercadoria passa do fornecedor para a distribuidora.
  • Obrigações de cada parte: as responsabilidades em relação ao transporte, seguro e documentação necessária.
  • Procedimentos em caso de avarias ou perdas: como serão tratadas situações de danos ou extravios.
  • Condições de pagamento: os termos das transações, incluindo prazos e formas.

Vale a pena contar com assessoria jurídica especializada para a formatação das cláusulas contratuais. Do contrário, problemas ao longo do tempo podem levar a litígios longos, caros e desgastantes.

Use tecnologias avançadas para garantir boa gestão de frete FOB

Falando especificamente da tecnologia, algumas aplicações são recomendadas para amparar uma gestão de logística na qual a modalidade de frete FOB está contemplada.

Veja, a seguir, uma síntese das mais recomendadas.

Softwares de gerenciamento de distribuição (DMS)

O DMS é um tipo de tecnologia que oferece roteirização inteligente, com planejamento das melhores rotas de entrega considerando diversos fatores. Além disso, proporciona acompanhamento de status das entregas em tempo real e comunicação com motoristas, entre outras vantagens.

Sistemas de gerenciamento de transporte (TMS)

É um tipo de solução que sistematiza o planejamento de rotas, otimizando os trajetos para reduzir custos e prazos. Além disso, permite o acompanhamento das cargas durante todo o percurso e centraliza e organiza toda a documentação relacionada ao transporte.

Soluções de gerenciamento de armazém (WMS)

Um WMS auxilia na otimização do espaço de armazenamento. Logo, facilita a administração de inventários. Ademais, insere inteligência de dados na coordenação de recebimento e expedição.

Sistemas de gerenciamento de pátio (YMS)

Quando necessário, este é um tipo de plataforma tecnológica útil, entre outras frentes, para:

  • controle de docas (eficiência na carga e descarga);
  • agendamento de veículos (organização de chegada e saída de transportadores);
  • e monitoramento de veículos no pátio.

→ Leia também:

  • Como melhorar a gestão de entregas com um software mobile.

Conclusão

A implementação do frete FOB em distribuidoras e atacadistas requer uma estrutura logística bem definida e recursos dedicados à gestão de transporte.

Essa modalidade transfere ao comprador responsabilidades significativas, e os benefícios em termos de controle operacional e redução de custos podem ser substanciais.

Portanto, é muito importante avaliar cuidadosamente as capacidades internas e o perfil dos fornecedores e prestadores de serviço antes de optar por ela. Além disso, para que os resultados sejam satisfatórios, o uso inteligente da tecnologia é altamente recomendado.

O que você achou da nossa explicação sobre o funcionamento da modalidade de frete FOB? Avance um pouco mais: baixe agora mesmo nossa planilha de cálculo de valores de frete!

  • Sobre
  • Últimos Posts
MáximaTech
MáximaTech
MáximaTech
Últimos posts por MáximaTech (exibir todos)
  • Como garantir a eficiência da logística de abastecimento? - 6 de maio de 2025
  • 5 ferramentas essenciais para uma estratégia de vendas externas eficiente! - 29 de abril de 2025
  • Verdelog Transportadora reduz tempo de entregas em 23% com soluções de logística da MáximaTech - 28 de abril de 2025

Artigos relacionados:

logística reversaLogística reversa: a gestão de devolução de mercadoria Como evitar ruptura de estoque no atacado distribuidor? Rastreio de medicamentos: o que mudou com a nova regulamentação da ANVISA
11 de março de 2025/0 Comentários/por MáximaTech
Compartilhe nas redes
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Pinterest
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar no Tumblr
  • Compartilhar no Vk
  • Compartilhar no Reddit
  • Compartilhar por email
https://maximatech.com.br/wp-content/uploads/2025/03/frete-fob.png 320 827 MáximaTech https://maximatech.com.br/wp-content/uploads/2019/04/logo-maximatech-e1554815418600.png MáximaTech2025-03-11 08:30:002025-03-10 11:46:18Frete FOB: entenda como funciona e quando vale a pena utilizar
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Acessar
Notificar de
guest

guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Search Search
Canal de WhatsApp da MáximaTech
Popular
  • aplicativo-para-promotor-de-vendas
    Como escolher o aplicativo para promotor de vendas idea...13 de setembro de 2021 - 5:20 pm
  • Imagens de caminhões ilustrando a logística de distribuição.
    Logística de distribuição: como estruturar o fluxo p...27 de fevereiro de 2023 - 10:00 am
Recente
  • Como-garantir-a-eficiência-da-logística-de-abastecimento
    Como garantir a eficiência da logística de abastecime...6 de maio de 2025 - 10:09 am
  • vendas externas
    5 ferramentas essenciais para uma estratégia de vendas...29 de abril de 2025 - 9:25 am
Comentários
  • MáximaTechBom dia, Pedro. Tudo bem? Conheça mais sobre as nossas...26 de junho de 2023 - 10:29 am por MáximaTech
  • MáximaTechBom dia, Severino. Tudo bem? Para entrar em contato com...26 de junho de 2023 - 10:26 am por MáximaTech
Tags
blog e-commerce Força de venda no atacado gestão de vendedores gestão logística logística logística de entrega Soluções logística

Categorias

  • Vendas
  • Logística
  • Trade Marketing
  • Gestão
  • Notícias

MáximaTech

Líder em soluções para força de vendas, logística de entrega e trade marketing, a MáximaTech conecta toda a cadeia de abastecimento desde 2009.

MÁXIMA SISTEMAS DE INFORMÁTICA S.A – 10.766.206/0001-80
Avenida Olinda, nº 960. Qd H-4, Lt 01/03, 26º andar – Trade Tower
Park Lozandes – Goiânia-GO, CEP: 74884-120

Mais

  • Privacidade
  • Cookies
  • Suporte
  • Base de Conhecimento
  • Roadmap
  • Resultados
  • Relatório de Transparência – IS

Indicação

Faça sua indicação

TelefoneFale conosco (62) 3412-2900
E-mailEntre em contato
© 2025 MáximaTech. Todos os direitos reservados. - Enfold Theme by Kriesi
Link to: Conheça o cenário atual das distribuidoras brasileiras Link to: Conheça o cenário atual das distribuidoras brasileiras Conheça o cenário atual das distribuidoras brasileirasHomem em galpão em distribuidora Link to: Como gerenciar o time de RCAs e potencializar os resultados de vendas Link to: Como gerenciar o time de RCAs e potencializar os resultados de vendas Homem de terno usando um celular.Como gerenciar o time de RCAs e potencializar os resultados de vendas
Scroll to top
wpDiscuz
A Máxima Tech utiliza cookies para o funcionamento adequado de suas páginas, com o objetivo de melhorar a sua experiência, permitir o início de sessão seguro, memorizar os detalhes de seu início de sessão, gerir a sessão e recolher estatísticas para oferecer o conteúdo mais adequado aos seus interesses.Aceitar cookiesPolítica de Privacidade