faixa de gôndola

Em vez de ler, que tal ouvir?

Você já utiliza a faixa de gôndola como estratégia de trade marketing? Quando falamos sobre chamar a atenção do consumidor no ponto de venda, todos artifícios devem ser utilizados, não é? Afinal, o cliente precisa ser conquistado em qualquer oportunidade de contato com a sua marca.

Muitas das técnicas de trade marketing têm como objetivo principal o aumento da visibilidade do produto. Quando o consumidor para na frente de uma prateleira, você deseja que seu produto seja visto facilmente e se destaque em relação aos concorrentes. E a faixa de gôndola pode ajudá-lo a alcançar este objetivo.

Neste artigo vamos compreender a importância da faixa de gôndola para o trade marketing. Confira.

O papel essencial do pensamento estratégico na montagem do PDV

Antes de falarmos sobre o uso da faixa de gôndola como ferramenta do trade marketing, é importante ressaltar o papel essencial do pensamento estratégico na montagem do PDV.

Todas as técnicas e estratégias devem ser exploradas para extrair o máximo do potencial dos seus produtos no ponto de venda, não é?

Parceiros da cadeia de suprimentos, como distribuidores, atacadistas e varejistas, têm muitas marcas para escolher. Por isso, é fundamental que você se destaque da concorrência ao disputar os valiosos espaços nas prateleiras.

A lógica por trás disso é muito simples: é preciso criar demanda pelos produtos que a sua empresa vende. Se eles forem um sucesso entre o consumidor final, você também terá sucesso nas vendas.

Entretanto, somente um produto de qualidade não garante o sucesso. É fundamental que exista um pensamento estratégico para promovê-lo adequadamente no PDV.

Veja alguns dos benefícios de colocar isso em prática:

  • Aumento da demanda pelos produtos e garantia de que o fornecimento de seu produto sempre possa atender à demanda.

  • Construção de parceria com os varejistas para promover seus produtos – dando-lhe longevidade.

  • Criação e manutenção de relacionamentos com os principais contatos da cadeia de suprimentos.

  • Aumento das chances de upsell – elevando os resultados de vendas.

  • Construção de autoridade para a sua marca no contato direto com o consumidor.

  • Maior destaque no PDV em relação aos seus concorrentes.

Ouça o MáximaCast #32 e saiba o passo a passo para a estratégia de trade marketing para a indústria.

O que é a faixa de gôndola?

A faixa de gôndola é uma peça gráfica em formato de “L” colocada em gôndolas e prateleiras, no mesmo local em que os preços costumam ser afixados. A principal intenção dessa ferramenta é chamar a atenção do cliente e conquistá-lo.

Para isso, a faixa de gôndola é inserida no espaço de maior visibilidade para o consumidor, gerando uma comunicação visual horizontal customizada para os produtos. Ao tornar o campo de visão do cliente mais agradável, as marcas conseguem se destacar em relação aos concorrentes na prateleira.

Geralmente, a faixa de gôndola é informativa ou promocional:

  • Informativa. Tem o objetivo de lembrar o consumidor de um produto com pouca saída de mercado ou de um lançamento da marca.

  • Promocional. Tem como objetivo aumentar a visibilidade sobre uma promoção organizada pela marca.

A importância da faixa de gôndola para o trade marketing

Quando a faixa de gôndola é bem explorada em uma estratégia de trade marketing, são muitos os benefícios que podem ser obtidos:

Visibilidade de alto nível

A faixa de gôndola fornece a visibilidade ideal para seus produtos. E isso gera dois grandes benefícios diretos:

  • Construção do reconhecimento da marca para toda a sua linha de produtos

  • Aumento das compras por impulso para os itens exibidos

Criar faixas atraentes que representem sua empresa da maneira mais positiva pode melhorar sua posição geral no mercado e atrair novos clientes não apenas para seus produtos, mas também para sua marca como um todo.

Aumento de compras de impulso

A principal vantagem da faixa de gôndola é o aumento do potencial para compras por impulso. A lógica é bem simples: trata-se de uma oportunidade de chamar a atenção dos consumidores que caminham pelos corredores da loja – mostrando os atributos positivos do seu produto.

Para compreender isso, basta pensar na sua própria experiência de compra. Quando você está em um supermercado passando por dezenas de prateleiras de produtos, é impossível olhar para cada uma das suas opções. Porém, uma faixa atrativa chamando a atenção para um produto vai despertar sua curiosidade – podendo levá-lo a uma compra.

Ao utilizar corretamente a faixa de gôndola, você pode obter vendas aprimoradas e maior visibilidade. Isso pode levar diretamente a uma maior lucratividade e a uma melhor posição de mercado em seu setor.

Destaque um produto em destaque ou sazonal

A faixa de gôndola oferece a oportunidade perfeita para você mostrar itens especiais que, de outra forma, poderiam se perder nas prateleiras com os produtos de uso diário. Dessa forma, esse artifício contribui para aumentar as vendas, movimentar o estoque e promover ofertas sazonais.

Incentive os compradores a conhecer outros produtos

Você tem um produto novo e interessante que deseja expor? Posicioná-lo corretamente no PDV é essencial para o seu sucesso. E a faixa de gôndola pode ajudá-lo neste objetivo.

Imagine que uma empresa que comercializa cafés lance um novo filtro no mercado. Para chamar a atenção dos consumidores para esse novo produto, é possível posicionar esses produtos próximos um do outro, certo? Porém, os resultados podem ser ainda melhores com o auxílio de uma faixa de gôndola que chama a atenção do consumidor.

Destaque para outras ações no PDV

Já falamos que a faixa de gôndola é muito eficiente para chamar a atenção do consumidor, certo? Isso pode ser aproveitado de muitas formas – além de simplesmente ampliar a visibilidade de um produto.

Muitas outras ações promocionais no PDV podem ser promovidas com auxílio da faixa de gôndola: desconto em produtos, brindes, kits de produtos, lançamentos, entre outras. Ou seja, estamos falando de uma ferramenta que pode ser combinada com outras ações para gerar resultados ainda melhores.

Baixe nosso e-book e confira essas dicas de ouro para planejar o PDV. É gratuito!

trade marketing

Como utilizar a faixa de gôndola?

Você ficou interessado em utilizar a faixa de gôndola para promover seus produtos no PDV? Aqui estão algumas dicas para colocar isso em prática:

1. Defina um tema

O primeiro passo para utilizar corretamente a faixa de gôndola é definir um tema para a ação promocional. Você deseja divulgar um novo produto? Um produto sazonal? Uma promoção? Um kit de produtos?

Escolher os itens a serem destacados é fundamental para obter sucesso com essa estratégia. O objetivo é chamar a atenção do consumidor, mas sem confundi-lo ou poluir as prateleiras. Ou seja, é preciso agir com cautela.

2. Escolha uma variedade limitada de produtos

Quando somos bombardeados com muitos rótulos e ofertas de produtos, tendemos a ficar sobrecarregados – tornando difícil nos destacarmos. Nesse caso, a potência da faixa de gôndola será perdida.

Para evitar isso, você deve escolher uma variedade limitada de produtos para promover desta forma. A ideia é chamar a atenção para itens que realmente merecem destaque. Afinal, se você tentar destacar todos os produtos, nenhum deles vai realmente chamar a atenção do público.

3. Escolha um layout

A faixa de gôndola possui um tamanho e formato comum, mas podem ter pequenas variações para torná-la mais atrativa. É possível explorar desenhos, texturas e recortes diferentes para tornar a faixa ainda mais chamativa para o cliente.

Além disso, é importante garantir que a arte utilizada seja agradável e esteja em harmonia com os produtos promovidos. Quando tudo está alinhado, os resultados obtidos são maximizados.

4. Garanta o abastecimento de produtos

Se a faixa de gôndola estiver fazendo seu trabalho, será necessário repor os produtos com frequência – além de garantir que a faixa esteja em boas condições de exibição o tempo todo. Afinal, você não quer que o seu trabalho árduo seja desperdiçado por pequenas falhas.

Imagine que várias faixas atrativas estejam colocadas, mas as prateleiras estejam vazias. Além de perder boas vendas, os consumidores podem ficar frustrados.

Confira neste MáximaCast os desafios de um supervisor de trade marketing:

5. Não complique demais suas faixas de gôndola

Embora uma faixa de gôndola ofereça a oportunidade perfeita para incentivar a compra por impulso e aumentar suas vendas, você precisa ter cuidado ao utilizá-la. Erros comuns incluem o excesso de informações ou muitos produtos promovidos ao mesmo tempo – reduzindo o impacto no consumidor.

O ideal é que, ao configurar a faixa de gôndola, você queira definir uma mensagem central e, em seguida, tentar transmiti-la aos compradores por meio de sua marca e apresentação de um produto.

6. Abuse da criatividade

A “sabedoria popular” do diz que você deve usar a faixa de gôndola para promover sua nova mercadoria mais quente ou oferecer ofertas especiais. Mas muitas vezes as melhores ideias vêm de pensar de forma não convencional, então seja criativo para aprender quais ideias funcionam melhor.

É possível inserir um QR code para ampliar a interação com o consumidor por meio da internet, ilustrar o uso do seu produto, promover uma campanha mais ampla que vai além da compra imediata, entre outros experimentos.

Maximize os resultados no PDV

Quando bem utilizada, a faixa de gôndola é um poderoso artifício para maximizar as vendas no PDV. Porém, seus resultados são ainda melhores quando combinada com outros recursos – e um bom planejamento estratégico por trás de seu uso.

Além disso, é fundamental considerar o uso da tecnologia como aliada do trade marketing. Com o uso de soluções digitais é possível garantir o abastecimento do estoque e controle em tempo real das ações realizadas nos PDVs – gerando mais visibilidade e agilidade para traçar medidas de melhorias nas vendas.

Ao combinar recursos de merchandising como a faixa de gôndola e os benefícios da tecnologia, sua empresa pode extrair o melhor de seus produtos.

Você já conhecia a importância da faixa de gôndola para o trade marketing? A sua empresa já utiliza essa ferramenta para promover vendas no PDV? Deixe o seu comentário.