Empatia de liderança: qual sua importância para o atacado distribuidor
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Você já pratica a empatia de liderança na sua empresa? Esse é um poderoso atributo para manter uma cultura positiva no atacado distribuidor – e pode fazer toda a diferença no seu sucesso como líder.
A empatia é uma habilidade valiosa no local de trabalho, especialmente se você estiver em uma função de liderança. Gerentes e líderes que expressam empatia e compaixão ajudam a criar um ambiente de trabalho positivo, onde todos podem se sentir valorizados, motivados e se tornarem mais produtivos.
Quer entender melhor a importância da empatia de liderança para o atacado distribuidor? Confira logo a seguir!
Qual a importância da empatia no trabalho?
Suponha que um funcionário não cumpra o prazo de um projeto crítico e chegue ao escritório parecendo angustiado. Sem raciocinar sobre o motivo pelo qual isso poderia ter acontecido, o gerente passa a dar uma bronca no funcionário e ele imediatamente dá o aviso prévio de duas semanas na hora. Mais tarde, descobriu-se que a pessoa havia acabado de perder um ente querido e deveria ter recebido licença por luto imediatamente.
Se analisarmos o cenário apresentado, podemos concluir que o gestor não está liderando com empatia. Falar com o funcionário com gentileza e consideração perguntando por que o prazo do projeto não foi cumprido teria resultado em um resultado muito melhor para todos os envolvidos.
Essa situação ilustra a importância da empatia de liderança no local de trabalho e porque ela desempenha um papel crítico em ter um ambiente de trabalho amigável e saudável.
Mas, afinal, o que é empatia?
A empatia pode ser definida como a capacidade de entender o que as outras pessoas estão sentindo sem que elas precisem dizer nada. É se colocar no lugar do outro para tentar entender o que ele sente e por que se comporta daquela forma.
A parte chave aqui é “colocar-se no lugar deles”. A empatia no local de trabalho é a capacidade de entender as perspectivas de seus colegas, dando-lhes o devido respeito e valorizando suas opiniões tanto quanto você valoriza as suas. Aqui é onde a regra de ouro entra em ação: “Faça aos outros o que você gostaria que fizessem a você”.
Quais são as características de um líder empático?
Ao aplicar a empatia de liderança, podemos notar algumas características comuns entre os líderes no local de trabalho:
- Reconhece, prevê e entende como atender às necessidades emocionais dos membros da equipe
- Promove a união dos funcionários e a diversidade cultural
- Deseja entender o que os membros da equipe estão experimentando
- Tem um interesse genuíno no que os membros da equipe sentem e dizem
- Usa a escuta ativa para ganhar perspectiva e compaixão
-> Veja também: Ser líder…
Benefícios da empatia de liderança
1. Construção de bons relacionamentos
A empatia pode ajudá-lo a se conectar emocionalmente com os membros da equipe e identificar seus interesses pessoais. Bons relacionamentos podem aumentar a felicidade dos membros da equipe no trabalho e sua capacidade de adaptação e comunicação.
Líderes empáticos podem desenvolver relacionamentos dedicando tempo para fazer perguntas sobre como um funcionário se sente e fornecer respostas ponderadas. Lembrar os nomes e interesses dos funcionários pode mostrar que você se importa com eles, o que pode fortalecer seus laços.
2. Incentivo ao trabalho em equipe
A empatia de liderança incorpora o desejo de ajudar os outros e trabalhar juntos. À medida que você obtém informações sobre situações e obstáculos que os membros de sua equipe podem enfrentar, é mais provável que você queira ajudá-los a encontrar soluções.
Quando a empatia é introduzida na tomada de decisões, ela aumenta a cooperação. Os colaboradores se sentem parte de um grupo trabalhando em equipe, apoiando-se mutuamente e compartilhando os mesmos objetivos.
3. Apoio para o equilíbrio entre vida pessoal e profissional
Quando as pessoas sentem que seus líderes são mais empáticos, elas são mais capazes de lidar com as demandas de seu trabalho e de sua vida – encontrando um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Por isso, os níveis de estresse tendem a ser significativamente mais baixos dentro de uma empresa empática.
4. Taxas de retenção mais altas
Líderes empáticos reconhecem sinais de excesso de trabalho nos outros antes de um possível burnout, evitando a rotatividade. Reservar apenas alguns minutos por semana para verificar os membros da equipe e avaliar como eles estão lidando com sua carga de trabalho atual pode ajudá-los a se recuperar do excesso de trabalho e evitar demissões.
As equipes que permanecem juntas tendem a ter maior colaboração e menos interrupções. Também economiza para a empresa as despesas de contratação e integração de novos funcionários.
-> Veja também: Os impactos da pandemia na formação de profissionais na cadeia de abastecimento
5. Aumento da produtividade
Uma equipe que tem um estilo de liderança empático é altamente autoconsciente. Sua capacidade de se comunicar e apoiar uns aos outros permite uma maior percepção do que eles precisam fazer como uma equipe para atingir seus objetivos.
A empatia de liderança oferece uma atmosfera segura, confiável e solidária, permitindo que seus funcionários se concentrem em seus deveres e projetos e façam aquilo para o qual foram contratados de maneira eficaz e produtiva.
6. Incentivo à inovação
Quando os funcionários se sentem apoiados, eles são mais propensos a serem inovadores e engajados. Um líder empático permite que os outros sintam que têm voz na equipe. Isso incentiva os membros da equipe a falar, ser inovadores, participar e assumir novos desafios.
Como implementar a empatia de liderança no atacado?
Acabamos de ver como a implementação da empatia de liderança pode ajudá-lo a criar um ambiente de trabalho confortável e produtivo para os funcionários. Mas como colocar isso em prática? Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a desenvolver estratégias para uma liderança empática no atacado:
Seja autêntico
A única maneira de realmente ganhar a confiança da sua equipe é sendo autêntico. Esforce-se para formar relacionamentos significativos com seu pessoal, baseados na confiança e na transparência. Você nem sempre precisa seguir as sugestões deles, mas deve demonstrar que entende de onde eles vêm e fornecer motivos relevantes pelos quais você irá/não irá usar o feedback deles.
Concentre sua atenção
Aplicar a empatia envolve estar atento, engajar-se no momento presente e eliminar as distrações. Como líder, estar presente significa ser fonte de compreensão, ajuda e apoio. Também é importante incentivar a presença de seus funcionários para que eles se sintam à vontade para conversar com você sobre assuntos potencialmente delicados e saibam que você valoriza o bem-estar deles.
Dê o exemplo
Como líder, seu trabalho também é promover relacionamentos empáticos dentro da equipe. Ao interagir com os membros da equipe dessa maneira, você os incentivará a fazer o mesmo. Você também pode motivá-los a fazê-lo, propondo dinâmicas e atividades que promovam a união do time.
Seja vulnerável
Considere compartilhar seus interesses, experiências, obstáculos e ideias enquanto conversa com os membros da equipe. Se você se permitir ser vulnerável, poderá criar uma oportunidade de aprofundar seus relacionamentos com os funcionários e construir confiança. Eles podem então se sentir à vontade para compartilhar informações que expliquem seus hábitos e comportamentos no trabalho. Você pode usar essas informações para recomendar soluções para obstáculos ou melhorar sua produtividade.
Reconheça o sucesso
O reconhecimento é uma ótima maneira de usar a empatia e garantir que um funcionário sinta apreço e respeito. Você pode conceder reconhecimento pelas realizações dos funcionários, atingir marcos ou aumentar a eficiência.
Entenda a comunicação não-verbal
A comunicação não-verbal pode indicar como um funcionário está se sentindo quando não verbaliza seus sentimentos ou as razões de seus sentimentos. Você pode reduzir o desafio de identificar o problema familiarizando-se com dicas não-verbais. Isso também pode ajudá-lo a criar uma estratégia eficaz para abordar um membro da equipe com problemas e perguntar como você pode ajudar.
Pergunte
Por fim, você pode adotar uma estratégia simples e muito eficaz: fazer perguntas. Para criar empatia, você precisa aprender mais sobre sua equipe – e nada melhor do que questioná-los. Isso pode ajudá-lo a identificar os obstáculos com os quais um funcionário pode precisar de ajuda e reforçar a comunicação aberta.
Aqui estão algumas perguntas específicas que você pode fazer a um funcionário para praticar a empatia e agir:
- Como você está?
- Como você está gerenciando sua carga de trabalho?
- Como posso ajudá-lo a gerenciar seu tempo para aumentar a produtividade?
- Você tem alguma sugestão para eu ajudá-lo com o seu papel de trabalho?
- Como eu ou a organização posso ajudá-lo melhor?
- Quais áreas do local de trabalho você acha que precisam ser melhoradas para promover o sucesso?
- Você tem algum feedback para mim?
6 dicas do que evitar em um papel de liderança
Acabamos de ver algumas dicas para aplicar a empatia de liderança. Mas quais são os comportamentos que você deve evitar para criar um ambiente de trabalho mais empático? Veja só:
- Não ver pontos positivos na equipe. É claro que sempre há espaço para melhorar, mas o líder empático não pode focar somente nisso. É fundamental reconhecer os pontos positivos dos membros da equipe e dar feedbacks positivos.
- Ignorar as perguntas dos colaboradores. Os colaboradores desejam ser ouvidos. Portanto, saber escutar é uma habilidade essencial para aplicar a empatia de liderança no atacado.
- Não cumprir o prometido. Se você não conseguir cumprir uma promessa – por menor que ela seja – é importante dar uma explicação para a sua equipe. Isso reforça uma relação de confiança.
- Comunicação violenta. O tom da comunicação adotado faz toda a diferença para implementar a empatia de liderança. E evitar a comunicação violenta é uma ótima forma de demonstrar mais empatia.
- Metas exageradas. As metas exageradas demonstram que o líder está mais preocupado com os resultados conquistados do que com o bem-estar da equipe. É preciso encontrar um equilíbrio para que todos saiam ganhando.
- Comparar o trabalho de funcionários. Cada funcionário é único – e parte da empatia de liderança é reconhecer isso. Portanto, comparar o trabalho dos funcionários sem levar isso em conta deve ser evitado.
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