A importância da faixa de gôndola para o Trade Marketing
Em vez de ler, que tal ouvir?
Você já utiliza a faixa de gôndola como estratégia de trade marketing? Quando falamos sobre chamar a atenção do consumidor no ponto de venda, todos os artifícios devem ser utilizados, certo? Afinal, o cliente precisa ser conquistado em qualquer oportunidade de contato com a sua marca.
Muitas técnicas de trade marketing têm como objetivo fundamental o crescimento da visibilidade do produto. Quando o consumidor olha a prateleira, você deseja que sua mercadoria seja vista facilmente, se destacando entre os concorrentes. De fato, a faixa de gôndola pode ajudar a alcançar este objetivo!
Neste artigo, vamos compreender a importância da faixa de gôndola para o trade marketing. Confira.
O papel essencial dos pensamentos estratégicos na montagem do PDV
Antes de falarmos sobre o uso da faixa de gôndola no trade marketing, é importante ressaltar um papel essencial, o pensamento estratégico no PDV.
Todas as técnicas e estratégias de vendas devem ser exploradas para extrair o máximo do potencial dos seus produtos no ponto de venda.
Parceiros da cadeia de suprimentos como distribuidores, atacadistas e varejistas têm muitas marcas para escolher.
Por isso, é fundamental que você se destaque da concorrência ao disputar os valiosos espaços nas prateleiras.
A lógica por trás é muito simples: precisamos criar demanda por produtos da empresa, pois se eles são um sucesso, alcançamos êxito comercial.
Entretanto, só um produto de qualidade não garante o triunfo. É fundamental ter certo pensamento estratégico para promover a mercadoria adequadamente no PDV. Veja pontos positivos de colocar isso em prática:
- Aumento da demanda por produtos e garantia de que o fornecimento sempre consegue atender à demanda.
- Construção de parceria com varejistas para promover produtos e gerar longevidade mercadológica.
- Criação e manutenção de relacionamentos com os principais contatos da cadeia de suprimentos.
- Construção de autoridade para a marca no contato direto com o consumidor.
- Maior destaque no PDV em relação aos concorrentes.
- Mais chances de upsell.
Ademais, o pensamento estratégico também deve considerar as negociações que o fornecedor tem com varejistas para ocupar share de gôndola, ou, espaço para expor produtos.
Ouça o MáximaCast #32 e saiba um passo a passo para a estratégia de trade marketing na indústria:
O que é a faixa de gôndola?
A faixa de gôndola é uma peça gráfica em formato de “L” presente nas gôndolas e prateleiras, ou seja, no mesmo local em que os preços são afixados.
A intenção central dessa ferramenta é chamar a atenção do consumidor, sendo, inclusive, uma tática popular para ponta de gôndola merchandising.
Praticamente, a faixa de gôndola no trade marketing é inserida no espaço de ampla visibilidade ao consumidor, gerando uma comunicação visual e horizontal customizada para as mercadorias.
Ao tornar o campo de visão do cliente agradável com estas faixas, as marcas ganham mais evidência do que a concorrência na prateleira.
Em geral, há dois tipos de faixa de gôndola cujos nomes são “informativa” ou “promocional”:
- Informativa: Tem como objetivo lembrar o consumidor sobre um produto com pouca saída de mercado ou lançamentos da marca.
- Promocional: Objetiva aumentar a visibilidade sobre uma promoção.
A importância da faixa de gôndola no trade marketing
Há diversas vantagens da faixa de gôndola bem explorada na estratégia de trade marketing, até em ponta de gôndola merchandising. Veja alguns exemplos abaixo:
Aprimora os níveis de visibilidade
A faixa de gôndola fornece uma visibilidade ideal para seus produtos e gera dois benefícios diretos:
- Construção do reconhecimento da marca para toda a linha de produtos.
- Aumento das vendas por impulso de compras dos itens exibidos.
Criar faixas atraentes que representam a empresa de maneira positiva melhora a posição geral nas comercializações e atrai novos clientes, não apenas aos produtos, mas também para a marca de um modo geral.
Aumenta as compras por impulso
A relevância da faixa de gôndola está no crescimento do potencial para compras por impulso.
A lógica é simples. Em primeiro lugar, com faixas, há uma oportunidade de chamar a atenção dos consumidores que caminham pelos corredores da loja.
Em segundo lugar, os atributos positivos dos produtos ficam perceptíveis aos olhos humanos. Para compreender esta ideia pense na sua própria experiência de compra.
Quando você está em um hipermercado, e visita dezenas de prateleiras com produtos, é impossível olhar cada opção à venda. Porém, uma faixa atraente que chama a atenção desperta sua curiosidade ou vontade de comprar.
Em síntese, ao utilizar a faixa de gôndola corretamente, você obtém vendas aprimoradas e alta visibilidade. Isso leva a uma maior lucratividade, que eleva a posição da marca no mercado segmentado.
Destaca mercadorias e ofertas sazonais
A faixa de gôndola oferece a oportunidade perfeita para você mostrar itens especiais que, de outra forma, se perderiam nas prateleiras com itens de uso diário.
Dessa forma, esse artifício contribui para aumentar as vendas, movimentar o estoque, promover promoções sazonais e evitar rupturas de gôndola.
Facilita a identificação dos lançamentos e novos produtos
As faixas ao centro ou a ponta da gôndola otimizam o reconhecimento de novos produtos e lançamentos. Com efeito, as novidades recebem mais destaque visual do que outros itens concorrentes.
Imagine que uma fabricante de refrigerantes acaba de lançar um novo sabor. Então, com intuito de despertar a curiosidade dos consumidores, muitas das novas mercadorias podem ser posicionadas bem próximas, uma da outra, correto?
Todavia, as compras tendem a ser rápidas e otimizadas se há uma faixa de gôndola para prender os olhares de clientes.
Incentiva os compradores a conhecer outros itens
Você tem um produto novo e interessante que deseja expor? Posicionar os itens de modo correto no PDV é essencial. E a faixa de gôndola contribui para este objetivo.
Pense em uma empresa que comercializa cafés e lança um novo filtro. Para chamar a atenção dos consumidores, essa novidade tem que ser posicionada próxima ao produto principal.
Contudo, os resultados das vendas de filtros melhoram ainda mais com o auxílio de uma faixa de gôndola que desperta a visão consumidora.
Realça outras ações no PDV
Outras ações promocionais no PDV são promovidas com auxílio da faixa de gôndola: Descontos, brindes, kits e lançamentos. Em outras palavras, esta ferramenta combina com diversas ações para gerar melhores resultados.
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Como utilizar a faixa de gôndola?
Aqui estão algumas dicas para colocar este serviço em prática com efetividade:
1. Defina um tema
O primeiro passo para utilizar a faixa de gôndola é definir um tema para a ação promocional. Você deseja divulgar novos produtos? Algo sazonal? Promoções? Kits?
Escolher os itens a serem destacados é fundamental para obter êxito com ponta de gôndola merchandising. O objetivo consiste em chamar a atenção do consumidor, sem confundir ou poluir as prateleiras. Assim, precisamos ter cautela.
2. Escolha uma variedade limitada de produtos
Se o share de gôndola sofre bombardeios com muitos rótulos e ofertas, ele acaba sobrecarregado, difícil de se destacar sem confundir o cérebro dos compradores.
Para evitar esta situação, devemos escolher uma variedade limitada de produtos para promover. A ideia é priorizar itens que merecem destaque realmente.
Afinal, se você tentar destacar todos os produtos, nenhum vai chamar a atenção do público.
3. Selecione um layout
A faixa de gôndola possui um tamanho e formato comum, embora possa ter pequenas variações para permanecer atrativa. É possível explorar desenhos, texturas e recortes diferentes para uma faixa chamativa aos clientes.
Além do mais, é importante garantir que a arte utilizada seja agradável e esteja em harmonia com os produtos promovidos. Quando tudo está alinhado, os resultados obtidos são maximizados.
4. Garanta o abastecimento de produtos
Se a faixa de gôndola funcionar, é necessário repor os produtos com frequência – além de garantir que ela esteja em boas condições de exibição o tempo todo. Afinal, você não quer que o seu trabalho árduo seja desperdiçado por pequenas falhas.
Imagine que várias faixas sedutoras tenham sido colocadas, mas os primeiros clientes esvaziaram as prateleiras.
Além de perder boas vendas, os novos consumidores ficam frustrados por não encontrar as ofertas.
Confira neste MáximaCast os desafios de um supervisor de trade marketing:
5. Não complique demais as faixas de gôndola
Embora uma faixa de gôndola ofereça a oportunidade perfeita para incentivar a compra por impulso e aumentar os lucros, você precisa ter cuidado ao utilizá-la.
Erros comuns incluem o excesso de informações ou muitos produtos promovidos ao mesmo tempo, algo que reduz o impacto nos consumidores.
O ideal é que, ao configurar a faixa de gôndola, você defina uma mensagem central e tente transmiti-la aos compradores, por meio da marca e apresentação de um item.
6. Abuse da criatividade
A “sabedoria popular” diz que você deve usar a faixa de gôndola para promover sua nova mercadoria mais “quente” ou oferecer ofertas especiais.
Mas, muitas vezes, as ideias poderosas surgem do pensar de forma não convencional. Portanto, tenha criatividade para aprender quais ideias funcionam de fato.
É possível inserir um QR code para ampliar a interação com o consumidor por meio da internet, ilustrar o uso do produto, promover campanhas longas, compras imediatas, entre outros experimentos.
7. Utilize um promotor de vendas
Responsáveis por colocar em prática as estratégias dos gestores de trade, os promotores de vendas abastecem o PDV.
O abastecimento inclui:
- Gôndola.
- Displays.
- Espaços extras.
- Ilhas.
- Ponta de gôndola.
O produtor de vendas é um elo entre o lado estratégico do marketing e os clientes finais.
Esse profissional se preocupa em identificar ruptura da gôndola ou prateleiras mais comerciais, utilizar espaços vazios e materiais de merchandising no PDV.
No vídeo a seguir descubra 4 espaços extras no seu PDV que jamais devem ser ignorados:
8. Pense bem no material da faixa
Uma das variáveis determinantes para escolher o material da faixa está no tempo. Por exemplo, ações de longa-duração demandam materiais rígidos que também custam caro.
Duas escolhas populares são: PVC (Policloreto de Vinila), acrílico e PS (Poliestireno). De preferência utilize padrões de espessura que variam de 0,30 a 1 mm.
Em Supremo 300g são produzidas as campanhas curtas. Neste caso indicamos cortes retos e utilização de dupla-face, direto nas prateleiras.
Alguns padrões para as dimensões das faixas ou réguas de gôndolas são:
- Altura: Até 8 cm (nunca deve atrapalhar a visibilidade das mercadorias).
- Comprimento: De 30 até 130 cm.
- Largura: 3, 4 ou 5 cm.
9. Fique de olho nos concorrentes
Ao realizar uma comparação com a frente da concorrência você entende o nível de domínio nas prateleiras.
Em cenários com concorrentes fortes vale a pena garantir o pleno funcionamento dos detalhes, como, por exemplo, os parâmetros corretos de exposição.
Interessante notar que o conhecimento de preços, materiais de divulgação e ações promocionais dos concorrentes ajuda você a tomar decisões seguras para recuperar espaço agilmente.
Maximize os resultados no PDV
Se bem utilizada, a faixa de gôndola é um poderoso artifício para maximizar as vendas no PDV.
Porém, os resultados são ainda melhores se combinados com outros recursos e um bom planejamento estratégico por trás do uso.
Aliás, é fundamental considerar a utilização da tecnologia como aliada do trade marketing. Com soluções digitais garantimos o abastecimento do estoque e controle em tempo real das ações realizadas nos PDVs – gerando visibilidade e agilidade para traçar medidas de melhorias nas vendas.
Ao combinar recursos de merchandising como a faixa de gôndola e os benefícios da tecnologia, sua empresa pode demonstrar o melhor de seus produtos.
Adiante assista ao vídeo definitivo que revela segredos de como expor os produtos no PDV:
Você conhecia a importância da faixa de gôndola para o trade marketing? A sua empresa utilizou essa ferramenta para promover vendas no PDV? Deixe o seu comentário.
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Já conhecia mas são excelentes dicas, e irei corrigir alguns erros que possa está a vir cometendo.