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Blog, Logística

Entrega expressa: 7 desafios e como implementá-la no atacado

Atacadistas que atuam com entrega expressa se destacam pela agilidade e conseguem consolidar sua posição como parceiros indispensáveis. Eles garantem um fluxo contínuo de negócios e aumentam a fidelidade dos clientes ao longo do tempo.

Essa prática vem ganhando força nos últimos tempos, pois varejistas e consumidores finais têm priorizado a rapidez no recebimento de suas compras. Ela é uma parte importante da percepção de valor nos serviços prestados no atacado — além de outros aspectos que mostraremos mais adiante.

Vamos entender juntos o poder da entrega expressa?

Continue lendo para saber em detalhes:

  • o que é e como implementar entrega expressa no atacado;
  • quais são as vantagens de se trabalhar com entrega rápida;
  • quais desafios precisam ser superados para se chegar à eficiência na entrega expressa;
  • quais são as boas práticas para a estruturação da entrega expressa;
  • e muito mais!

O que é entrega expressa no atacado?

A entrega expressa é uma modalidade que prioriza a rapidez na entrega de mercadorias aos clientes. Ela, dependendo da localização do destinatário, acontece com os produtos sendo entregues em horas. Além disso, pode se caracterizar pela chegada das mercadorias no mesmo dia ou poucos dias após a confirmação do pagamento.

Também chamada de envio expresso ou entrega rápida, no contexto do atacado, a entrega expressa se diferencia das entregas tradicionais em vários aspectos.

A seguir, confira alguns exemplos de diferenciais.

Tempo de entrega

Uma diferença bastante marcante é o prazo de entrega.

Enquanto as entregas tradicionais podem levar vários dias ou até semanas, a entrega rápida reduz significativamente esse tempo. Com isso, atende às demandas urgentes de compradores profissionais e consumidores.

Custo

Devido à agilidade e à prioridade no processamento, a entrega expressa geralmente tem um custo mais elevado em comparação com a entrega tradicional. Isso se deve ao uso intensivo de recursos e à necessidade de otimização das rotas e das operações logísticas.

Processo logístico

Na entrega expressa, o pedido é tratado com prioridade desde a separação no estoque até a entrega final. Dessa forma, ela exige processos eficientes de separação, embalagem e expedição para evitar atrasos ou falhas.

Flexibilidade e rastreabilidade

Também a flexibilidade gerada pela entrega expressa, juntamente com um nível mais alto de rastreabilidade, é um diferencial.

As empresas tratam as mercadorias com mais urgência e fazem o monitoramento em tempo real para garantir a pontualidade.

→ Leia também: Como priorizar entregas para maximizar a performance dos motoristas?

Quais os benefícios da entrega expressa para atacados e distribuidoras?

Veja agora um detalhamento das principais vantagens da entrega expressa no setor atacadista.

Aumento da satisfação do cliente

A entrega rápida transforma a experiência do cliente ao reduzir os prazos e garantir que os pedidos cheguem no momento esperado, ou até antes.

Isso é especialmente relevante no setor atacadista, onde os clientes frequentemente trabalham com prazos apertados para reabastecer seus estoques ou atender a demandas sazonais.

Basicamente, a confiança no fornecedor aumenta quando os pedidos são entregues de forma rápida e sem erros. Ao mesmo tempo, esse fator é determinante para manter o fluxo de operações nos negócios dos clientes.

Rastreabilidade que pode ser compartilhada com o consumidor

Ademais, a possibilidade de rastrear pedidos em tempo real é um diferencial importante.

Pode-se compartilhá-la com os varejistas ou, quando for o caso, os consumidores finais. Ou seja, é possível proporcionar a eles a comodidade de acompanhar cada etapa da entrega, o que aumenta a transparência e reduz a ansiedade associada a atrasos ou falta de informações.

Essa previsibilidade reforça o compromisso da empresa com a qualidade do atendimento e eleva o nível de satisfação. No longo prazo, clientes satisfeitos tendem a manter relações mais duradouras com o fornecedor e são mais propensos a recomendá-lo.

Vantagem competitiva

No setor atacadista, onde as margens são frequentemente apertadas e a concorrência intensa, a entrega expressa é um grande sinônimo de competitividade.

Companhias que conseguem garantir entregas urgentes destacam-se como parceiros confiáveis, especialmente para clientes que enfrentam urgências.

Essa rapidez é um fator decisivo para conquistar clientes que operam em setores com altas demandas, como varejo e hospitalidade, onde a reposição rápida de produtos é essencial. Por exemplo, um restaurante que depende de insumos perecíveis estará mais inclinado a contratar um fornecedor capaz de entregar no mesmo dia ou dentro de poucas horas.

Atendimento a demandas específicas

Outro aspecto que faz da entrega expressa um grande benefício é a possibilidade de personalizar o serviço.

Muitas vezes, ela pode ser usada como adaptação no atendimento de necessidades específicas, como horários de entrega ou regiões de difícil acesso, o que amplia a percepção de valor do cliente sobre o fornecedor.

A combinação de agilidade e flexibilidade coloca a empresa à frente de competidores que ainda operam com prazos tradicionais.

Otimização da cadeia de suprimentos

Também não se pode ignorar que uma estratégia de entrega expressa exige transformação nos processos logísticos e operacionais. Isso, invariavelmente, resulta em melhorias que elevam a eficiência interna.

Para que o serviço seja viável, é necessário integrar tecnologias de gestão de transporte (TMS), ferramentas de rastreamento em tempo real e sistemas de previsão de demanda. Ou seja, essas e outras soluções ajudam na otimização de rotas e reduzem o tempo e os custos de transporte.

Além disso, o uso de tecnologias avançadas permite um gerenciamento mais assertivo dos estoques. Isso porque possibilita que a companhia e seus clientes trabalhem com níveis mais baixos de inventário, pois sabem que as reposições podem ser realizadas rapidamente.

Redução de gargalos logísticos

Ainda nesta frente, um outro benefício da entrega expressa que vale a pena destacar é a redução de gargalos logísticos.

Com processos automatizados e bem estruturados, o envio expresso elimina atrasos e aumenta a confiabilidade. Isso, por sua vez, melhora a reputação da empresa como uma fornecedora eficiente e alinhada às melhores práticas de mercado.

Maior volume de pedidos frequentes

Por fim, é inegável que a entrega expressa cria um ciclo virtuoso no qual os clientes passam a fazer pedidos com mais frequência. Basicamente porque eles sabem que podem contar com a agilidade do fornecedor.

Tal confiança é muito importante em setores como o de bens de consumo, onde a reposição contínua de produtos é necessária para atender à demanda do consumidor final.

A agilidade no atendimento reduz os riscos de ruptura de estoque para os clientes, o que é um fator crítico em mercados competitivos. Além disso, o aumento da frequência de pedidos contribui para um maior volume de vendas, impactando positivamente o faturamento do atacadista.

7 desafios para implementar a entrega expressa no atacado

É preciso ter em mente que implementar a entrega expressa no atacado costuma ser algo desafiador.

Veja, nos tópicos que seguem, quais são os principais obstáculos a serem superados.
 

1. Infraestrutura e capacidade logística

A entrega expressa requer uma infraestrutura robusta, muitas vezes incluindo centros de distribuição estrategicamente localizados e uma frota de veículos adequada.

Empresas atacadistas, acostumadas a operações em larga escala com prazos mais flexíveis, podem enfrentar dificuldades ao adaptar suas instalações e recursos para atender a prazos mais curtos.

Dentro disso, a necessidade de investimentos em tecnologia e o treinamento de pessoal também costumam ser fatores críticos.

2. Gestão de estoque

Manter um controle de estoque eficiente é vital para a realização de entregas urgentes.

É necessário garantir que os produtos estejam disponíveis para atender aos pedidos imediatos, evitando rupturas que comprometam os prazos de entrega.

Em muitos casos, a dificuldade está em implementar sistemas de gestão de estoque em tempo real. Isso para prever a demanda com precisão, além de ter ciência do que está disponível e o que precisa ser reposto — tudo em tempo hábil, visando minimizar atrasos e manter a eficiência operacional.

3. Custos logísticos

Outro ponto desafiador: a rapidez da entrega expressa geralmente resulta em custos operacionais mais elevados. Isso devido ao uso intensivo de recursos e à necessidade de otimização das rotas e das operações logísticas, entre outras frentes.

Deve-se equilibrar a oferta desse serviço com a manutenção da rentabilidade, o que pode exigir a revisão de estratégias de precificação e a busca por melhorias operacionais.

→ Leia também: Como calcular e reduzir o custo de entrega?

4. Planejamento de rotas

É impossível pensar em entrega rápida sem um planejamento de rotas altamente eficiente: cumprir os prazos estabelecidos depende disso.

Fatores como trânsito, condições climáticas e restrições de acesso podem impactar negativamente as entregas. Logo, é preciso utilizar tecnologias de roteirização e sistemas de monitoramento em tempo real para ajustar as rotas conforme necessário e garantir a pontualidade.

5. Capacidade de atendimento a múltiplas regiões

Muitos atacadistas também enfrentam o desafio de manter a consistência dos prazos de entrega expressa em áreas geográficas distintas.

Basicamente, diferenças na infraestrutura de transporte e na legislação local podem afetar a eficiência das entregas. E isso, na maioria das vezes, requer o estabelecimento de parcerias com transportadoras locais, entre outras ações de adaptação das operações às especificidades de cada localidade.

6. Gestão de picos de demanda

Períodos de alta demanda, como datas comemorativas ou promoções, podem sobrecarregar a capacidade logística, dificultando o cumprimento dos prazos de entregas urgentes.

Isto é, não se pode implementar essa estratégia sem bons métodos e ferramentas de previsão de demanda.

Além disso, a flexibilidade operacional para lidar com esses picos é muito importante — e não menos desafiadora.

7. Integração tecnológica

Por fim, na atual dinamicidade do mercado, a entrega expressa depende de sistemas integrados que permitam a comunicação eficiente entre os diversos setores da empresa e com parceiros externos.

Em síntese, a falta de integração pode resultar em falhas operacionais que levam a atrasos e, com frequência, a erros nos pedidos. Logo, deve-se investir em plataformas tecnológicas que facilitem essa integração. Do contrário, é muito difícil – quando não, impossível — chegar ao sucesso da operação.

7 boas práticas para implementar a entrega expressa no atacado

Agora, dê uma olhada nas práticas para superar os desafios e implementar a entrega expressa de forma eficaz.

1. Tecnologia de gestão logística

Sistemas avançados de gestão logística são fundamentais para coordenar eficientemente os processos de entrega expressa.

Ferramentas como o WMS (Warehouse Management System) auxiliam na localização precisa dos produtos em estoque, agilizando a separação e expedição das mercadorias.

Além disso, softwares de roteirização otimizam as rotas de entrega, considerando fatores como trânsito e condições climáticas. Dessa forma, eles garantem pontualidade e podem levar à redução dos custos operacionais.

2. Otimização de estoques com análise de dados

Na entrega expressa também é fundamental utilizar a análise de dados para prever a demanda e gerenciar os níveis de estoque, entre outras frentes.

Basicamente, ao monitorar o fluxo de produtos e identificar padrões de consumo, é possível manter a disponibilidade dos itens mais procurados, evitando rupturas e atrasos nas entregas.

Sistemas de gestão de estoque integrados são, portanto, fundamentais. Eles fornecem insights valiosos para decisões estratégicas — ajudam a alinhar a oferta à demanda real do mercado.

3. Parcerias com transportadoras especializadas

Estabelecer parcerias com transportadoras que possuem expertise em entregas urgentes também é uma prática recomendada.

Esse tipo de empresa dispõe de infraestrutura e conhecimento necessários para cumprir prazos reduzidos, além de oferecerem soluções flexíveis que se adaptam às necessidades específicas do atacado.

4. Implementação de centros de distribuição regionalizados

Outra prática importante é o posicionamento de centros de distribuição em locais estratégicos. Isso para alcançar uma cobertura geográfica mais ampla e tempos de resposta menores.

Essa descentralização facilita a entrega expressa, pois os produtos estão mais próximos dos clientes, reduzindo o tempo de trânsito e os custos associados. Ela precisa ser conduzida com uma rede bem planejada de centros de distribuição.

5. Capacitação de equipes logísticas

É importante investir também no treinamento contínuo das equipes envolvidas no processo logístico por trás da entrega expressa.

Profissionais bem preparados são capazes de lidar com imprevistos, otimizar processos e utilizar tecnologias de forma eficaz. Eles conduzem as operações de maneira fluida, mitigando interrupções e possibilitando que os prazos, por mais apertados que sejam, possam ser cumpridos.

6. Monitoramento de KPIs de entrega

Também é indispensável definir e acompanhar indicadores-chave de desempenho (KPIs) relacionados às entregas. Esses parâmetros de dimensionamento ajudam a, por exemplo, identificar áreas de melhoria e assegurar a qualidade do serviço.

Métricas como tempo de entrega, taxa de entregas no prazo e índice de satisfação do cliente fornecem insights para ajustes operacionais. Elas demonstram o que está funcionando e alertam, em tempo hábil, sobre problemas a serem solucionados.

7. Comunicação transparente com clientes

Por fim, uma boa prática muito importante é manter os clientes informados sobre o status de seus pedidos. Essa atitude aumenta a confiança e a satisfação.

Recomenda-se contar com sistemas que forneçam atualizações em tempo real. Ademais, com canais de comunicação abertos para esclarecer dúvidas ou resolver problemas.

3 tipos de tecnologias essenciais para operacionalizar a entrega expressa

Como a entrega expressa precisa ser amparada por tecnologia, confira, a seguir, os três tipos de ferramentas que facilitam a implementação e a gestão dessa estratégia.

1. Roteirizadores inteligentes

Bons roteirizadores são ferramentas que, por meio de algoritmos avançados, automatizam o planejamento das melhores rotas de entrega. Eles consideram variáveis como trânsito, condições climáticas, distância e horários específicos de entrega, entre outras.

Com isso, ajudam a otimizar o uso da frota, reduzir custos de combustível e aumentar a eficiência das operações. Além disso, a fazer ajustes imediatos em casos de imprevistos, como bloqueios de trânsito ou mudanças nos pedidos, garantindo que a entrega expressa mantenha sua principal característica: a agilidade.

→ Confira também o eBook: Roteirização logística: a solução definitiva para otimizar suas entregas

2. IoT e monitoramento de veículos

Soluções sob o guarda-chuva da Internet das Coisas (IoT) permitem o monitoramento contínuo dos veículos, oferecendo visibilidade completa das operações em campo.

Sensores conectados, por exemplo, fornecem dados em tempo real sobre localização, desempenho do motor, consumo de combustível e até mesmo condições ambientais. Eles possibilitam a identificação de atrasos, problemas técnicos ou desvios, promovendo uma gestão mais precisa e reduzindo falhas operacionais.

Além disso, o monitoramento melhora a segurança, prevenindo roubos e garantindo a integridade das mercadorias transportadas.

3. Integração com ERPs e WMS

Também a integração entre os sistemas de gestão empresarial (ERP) e de gerenciamento de armazéns (WMS) é fundamental para alinhar os processos internos com as demandas de entrega expressa.

O ERP coordena, entre outras, informações financeiras, de pedidos e faturamento. Por outro lado, o WMS gerencia o estoque, a separação e a expedição.

Quando integrados, esses sistemas permitem que os pedidos sejam processados de forma mais rápida e precisa. Eles contribuem, portanto, para a eliminação de gargalos; e aumentam a capacidade de resposta às solicitações urgentes.

→ Veja também: Como a Real Bebidas da Amazônia otimizou suas entregas com auxílio da MáximaTech?

Implemente a entrega expressa no seu atacado com maxRoteirizador e o maxMotorista!

Aqui na MáximaTech, trabalhamos incansavelmente para ajudar atacadistas de todo o Brasil a implementar a entrega expressa com muita eficiência.

Isso por meio de ferramentas tecnológicas como o maxRoteirizador, que proporciona roteirização inteligente. E também do maxMotorista, uma solução para acompanhamento de motoristas.

De maneira mais aprofundada, o maxRoteirizador otimiza a roteirização de entregas ao considerar variáveis como distância, restrições dos clientes e características dos veículos, resultando em trajetos mais eficientes e redução de custos operacionais.

Já o maxMotorista permite o monitoramento em tempo real das entregas, fornecendo informações precisas sobre check-in e check-out, localização dos motoristas e controle de despesas, assegurando maior controle sobre a jornada de trabalho e a produtividade da equipe.

A integração dessas soluções proporciona uma gestão logística mais ágil e eficaz, essencial para a implementação bem-sucedida das entregas expressas.

Que tal implementar a entrega expressa no seu atacado contando com a tecnologia de ponta da MáximaTech? Solicite agora mesmo uma demonstração do maxRoterizador e do maxMotorista!

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