• Link to Facebook
  • Link to LinkedIn
  • Link to Instagram
  • Link to Pinterest
  • Link to Youtube
  • Indique e ganhe
  • Fale com a gente no WhatsApp
  • Suporte
  • Roadmap
  • Política de Privacidade
MáximaTech - Força de Vendas líder para o atacado distribuidor
  • Soluções
    • Vendas
    • Gestão Comercial
    • Logística de Entrega
    • Pagamentos
    • Trade Marketing
  • Clientes
  • Casos de Sucesso
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Grátis
    • Podcast
    • Webinars
    • Base de Conhecimento
  • Sobre
    • A Empresa
    • Trabalhe Conosco
    • Entre em Contato
  • DEMONSTRAÇÃO
  • Click to open the search input field Click to open the search input field Pesquisa
  • Menu Menu
Blog - Últimas notícias
Blog, Vendas

Como criar um calendário sazonal para o atacado vender mais?



Em vez de ler, que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo:

Quando você trabalha no atacado distribuidor e escuta o termo “calendário sazonal”, pode pensar que ele é aplicável exclusivamente ao mercado B2C.

Vendas de Black Friday, Natal, ofertas especiais para o verão e período de férias — são todas técnicas para aproveitar ao máximo as vendas B2C. E elas existem porque funcionam.

No entanto, a suposição de que a sazonalidade se aplica apenas ao mercado voltado para clientes finais não está exatamente correta. O mercado B2B também é administrado por pessoas e vende para pessoas, que, por sua vez, são afetadas pela sazonalidade.

Se você acha que seu público não depende de mudanças sazonais, ainda faz sentido pesquisar um pouco. Talvez você esteja perdendo uma temporada muito importante, que pode virar a mesa nas suas vendas.

Ficou intrigado? Então, é hora de descobrir o que é um calendário sazonal e como ele se aplica às suas vendas no atacado distribuidor.

Baixe nosso e-book e conheça tecnologias para seu representante vender mais:

O que é um calendário sazonal?

Para falar do calendário sazonal, é preciso, antes, entender a sazonalidade. Ela se refere a flutuações na receita de vendas causadas por fatores externos e ocorrem em um cronograma previsível, na mesma época, todos os anos.

Ao contrário do que todo gerente de vendas gostaria, não é realmente possível controlar mudanças sazonais no comportamento do consumidor, especialmente quando elas estão permanentemente vinculadas à programação de feriados ou épocas de crescimento.

Ainda assim, se você lidera uma equipe de vendas, tem a responsabilidade de descobrir as causas da sazonalidade de sua própria empresa para que possa capitalizar seus ciclos fortes e sobreviver aos períodos lentos.

Qualquer empresa B2B é afetada pelos resultados da empresa que compra dela. Por exemplo: um distribuidor de gasolina será afetado pela alta nos preços dos combustíveis que, por sua vez, causou uma redução na venda dos postos.

O calendário sazonal, portanto, é o planejamento dos períodos de vendas, de acordo com a consideração dos fatores externos que afetam o mercado do atacado distribuidor. Vale destacar que cada mercado será afetado de maneira diferente, dependendo dos produtos que vende, localização geográfica e outros. Abaixo, falaremos sobre isso com mais profundidade.

Quais fatores afetam o calendário sazonal?

Como vimos, o calendário sazonal se refere a mercadorias que apresentam uma flutuação na demanda devido ao clima, eventos ou feriados durante o ano. Esse aumento e queda na demanda são refletidos nas suas vendas durante esses períodos e, portanto, no seu nível de estoque.

Ouça nosso livro e descubra ferramentas integradas para aumentar as vendas:

Nem todos os produtos são sazonais

Se o seu produto apresentar uma demanda bastante consistente, você verá vendas constantes ao longo do ano.

Pense no mercado de vinhos. Os clientes simplesmente alternam entre vinhos tintos e brancos durante os meses mais quentes e frios. Eles não param de comprar vinho por completo, mas os escolhem de acordo com a estação e a comida com a qual eles os combinam. Imagine vinhos brancos refrigerados com queijos frios durante o verão e tintos robustos para acompanhar cordeiro assado e peru durante as férias de inverno.

Alguns são super sazonais

Por outro lado, se você lida com um produto que responde muito bem às demandas sazonais, seus níveis de vendas e estoque aumentam e diminuem juntamente com esses fatores.

Pense em roupas de banho. Você verá que suas vendas aumentarão a partir de dezembro, atingirão o pico em janeiro e serão encerradas nas últimas semanas de fevereiro, à medida que o verão terminar e as escolas reabrirem.

Você, provavelmente, verá poucas vendas de roupas de banho durante os meses mais frios de junho, julho e agosto — a menos que você esteja em lugares como o Nordeste, onde é verão o ano todo.

Não esqueça, também, os eventos sazonais

Outros exemplos sazonais incluem eventos esportivos, por exemplo. Quando a Copa do Mundo acontece a cada quatro anos e você lida com artigos esportivos, é melhor garantir o estoque de chuteiras, bolas e camisas de campo.

Da mesma forma, se você estiver lidando com bebidas, certifique-se de fazer seus pedidos e reabastecer seu estoque antes que o carnaval apareça entre fevereiro e março.

Quais problemas a falta de um calendário sazonal pode causar?

Como você pode ver, a falta de um calendário sazonal pode causar estragos suas compras de estoque cuidadosamente planejadas.

Não fazer um calendário sazonal, portanto, é um dos maiores erros do atacado distribuidor. Para conhecer os outros cinco, veja nosso vídeo abaixo:

Risco comercial

A compra de estoque é um risco comercial constante que atacadistas e distribuidores assumem na administração de seus negócios. As compras precisam ser pagas em dinheiro aos fornecedores, mesmo após generosos termos de crédito de 30 dias.

Esse dinheiro pode ser usado em outros lugares da sua empresa, em vez de ser amarrado em estoque que ainda pode ser vendido daqui um tempo.

Se você não administra suas compras de acordo com o calendário sazonal, é provável que ocorra falta de estoque, bens em excesso ou obsolescência quando as estações passarem. Lembre-se de que estoque parado custa dinheiro para ser armazenado, além de correr um risco maior de enfrentar roubo, danos ou desastres naturais quando você está sobrecarregado.

Falta de estoque

Se você não reabastecer seu estoque antes que apareça uma temporada favorável, é provável que você sofra falhas de estoque, vendas perdidas e clientes insatisfeitos transferindo suas compras para os concorrentes. Os clientes podem concorrer a um produto que de repente se tornou incrivelmente popular por meio das mídias sociais e do marketing viral.

Isso deixa você em uma situação de falta de estoque, pois leva tempo para solicitar e reabastecer o estoque dos fornecedores, que podem estar enfrentando problemas de atendimento devido a restrições de produção, falta de matéria-prima e pedidos em atraso de outros atacadistas e distribuidores.

Todo Natal, por exemplo, existe um brinquedo que todos os meninos ou meninas do mundo querem. Pode ser um boneco que fala andando de várias formas, ou colecionáveis ​​que enviam adultos correndo para encontrar lojas de brinquedos em sua cidade, estado e país.

Embora não haja ciência para prever com precisão os sucessos de Natal, atacadistas e distribuidores espertos começarão a estocar de acordo com o calendário sazonal o que eles acham que venderá bem durante as festas de fim de ano.

Obsolescência

Por outro lado, estocar o que você ou o mercado considera um best-seller também o coloca em risco de obsolescência quando a temporada de compras terminar.

Se você estiver lidando com hardware de alta tecnologia, a sazonalidade também poderá aparecer com o lançamento de novos produtos a cada setembro e outubro. Os fabricantes sempre cronometram o lançamento de seus produtos no outono, para que interesse, marketing e análises suficientes direcionem as compras e vendas dos consumidores para a temporada de presentes.

De repente, o telefone celular de alta tecnologia do ano passado permanece definhando em seus armazéns, porque os consumidores aguardam pelo novo modelo e não compram o modelo anterior porque é do ano passado.

Estoque morto

Quando o estoque é acumulado em seus depósitos, o risco de estoque excessivo ou morto é alto. Manter itens em excesso do que você pode vender amarra seu dinheiro. E manter itens que não são vendidos por doze meses levará a uma situação de estoque morto.

Tudo isso significa perdas para o seu negócio. Você precisa começar a mover ou descarregar esse material com descontos profundos nos preços como incentivo.

O 25 de dezembro passa. Não é surpresa que camisolas de malha, bolos de frutas e roupas de Papai Noel vejam uma queda na demanda. O frenesi de compras, comer, beber e presentear passou, assim como as decisões de compra dos consumidores.

As vendas de champanhe e vinho espumante aumentarão à medida que as pessoas comprarem antes do Ano Novo. Ninguém quer outra roupa de rena — bem, não por mais um ano, pelo menos.

Veja mais >> Como montar um plano de ação para vendedores externos e promotores e vendas

Como preparar o calendário sazonal?

Nem tudo está perdido se seus produtos forem afetados por calendário sazonal. De fato, mostraremos como você pode transformar isso em uma vantagem se estiver disposto a diversificar um pouco. Vamos ver como você pode viver com a demanda sazonal.

1. Faça previsões do histórico de vendas

Os dados são um dos maiores aliados do atacado distribuidor. É sobre isso que falamos no nosso podcast Data Science, que você pode conferir abaixo:

Retire seus relatórios de vendas em papel, exporte-os do seu software de contabilidade ou simplesmente visualize-os dentro do seu software de gerenciamento de inventário. Em seguida, visualize seus indicadores de rentabilidade com a ajuda de software ou planilhas, em vez de confiar nas tendências de números. A mudança relativa entre meses pode surpreendê-lo!

Você não erradica completamente os fatores sazonais com essa abordagem. Mas quase reduzirá os efeitos e o impacto nas vendas e nos estoques. Mais importante, o software de gerenciamento de inventário retira grande parte das suposições das decisões de previsão e compra em seus negócios.

Lembre-se de que estocar produtos significa que você está “prendendo” dinheiro que pode ser útil quando você mais precisa.

Uma solução de software de gerenciamento de inventário deve estar no centro de todos os negócios de atacado e distribuição bem-sucedidos. Os aplicativos da web armazenam dados na nuvem para facilitar o acesso de qualquer lugar do mundo. Isso é importante se sua empresa abranger vários mercados e pontos de vendas.

2. Negocie produtos complementares

Se o calendário sazonal está afetando suas vendas, diversifique seu mix de produtos. Entre em outras áreas que complementam os produtos que você já comercializa. Eles são chamados de produtos “opostos” porque são o outro lado do que você está vendendo, mas se encaixam perfeitamente no seu catálogo de produtos.

Se seus produtos tiverem vendas sólidas ao longo do ano, convém adicionar produtos sazonais. Isso permitirá desfrutar de uma vantagem extra nas vendas. Dessa forma, você desfruta de quaisquer vendas adicionais que esses produtos sazonais trazem para você sem afetar suas vendas.

3. Diversifique em mercados internacionais

Um passo maior é entrar em mercados estrangeiros que experimentam diferentes padrões de sazonalidade do que seu mercado doméstico.

De volta às roupas de banho, seus fornecedores podem estar dispostos a limpar as roupas de verão da última temporada a preços ridículos. Você compra os estoques a preços baixos e depois os exporta e os vende no exterior para os países que entram no verão.

Dessa forma, você nunca deve enfrentar uma situação de estoque em excesso ou estoque morto se mover suas produtos pelos mercados do mundo. Obviamente, você precisará levar em consideração o tempo de remessa e os custos de importação em cada país. Os custos alfandegários, de seguros e de frete também podem aumentar!

4. Faça liquidação em períodos de movimento lento

Você pode usar descontos promocionais e liquidações como medida de último recurso para limpar seu estoque sazonal. Lance pequenos descontos no meio da temporada e depois descontos maiores à medida que o final da temporada se aproxima. Você não pode evitar não ter vendas, mas também pode fazê-las funcionar para você.

Afinal, quanto mais rápido você vender os itens da última temporada, mais rápido converterá esse estoque em dinheiro.

Há muito pouco sentido em levar itens dessa para a próxima temporada. A melhor estratégia é fazer liquidações. Se houver algum consolo, o burburinho de marketing em torno de suas vendas gerará conhecimento de marca em seus clientes. E, esperançosamente, eles repetirão os negócios quando estiverem na próxima temporada.

Conclusão

O atacado distribuidor simplesmente não pode ignorar fatores sazonais. Como gerente de vendas, é preciso estar bem informado sobre os padrões climáticos, feriados e eventos que afetam diretamente seus resultados.

Os atacadistas distribuidores mais experientes terão como objetivo reduzir o impacto de fatores sazonais, diversificando seus produtos e mercados e criando um calendário sazonal bem planejado. Além disso, usarão o software de gerenciamento de pedidos, compras e inventário para tomar decisões bem informadas.

Gostou do nosso artigo e quer continuar aprendendo? Assine nosso canal no Youtube e veja todos as nossas dicas em vídeo!

  • Sobre
  • Últimos Posts
Thiago Melo
Thiago Melo
CPO - Chief Product Officer em MáximaTech
Thiago Melo
Últimos posts por Thiago Melo (exibir todos)
  • Vendas consultivas: transforme sua força de vendas com essa abordagem - 24 de fevereiro de 2025
  • 6 dicas de motivação para equipe de vendas no atacado distribuidor - 9 de janeiro de 2025
  • Guia para escolher sistema de vendas para o seu negócio - 18 de dezembro de 2024

Artigos relacionados:

Descubra porque o ticket médio é um indicador tão importante para empresas atacadistas distribuidoras e mais 7 dicas para aumentar o valor de suas vendasO que o ticket médio diz sobre a saúde da sua empresa? (e 7 dicas para aumentá-lo!) como melhorar as vendasComo melhorar as vendas no seu e-commerce B2B? Homem falando no telefone dentro de um galpao e analisando as informações do tabletVenda externa: o que é e como aplicar na sua empresa
4 de março de 2020/0 Comentários/por Thiago Melo
Compartilhe nas redes
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Pinterest
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar no Tumblr
  • Compartilhar no Vk
  • Compartilhar no Reddit
  • Compartilhar por email
https://maximatech.com.br/wp-content/uploads/2020/03/como-criar-um-calendário-sazonal-para-seu-atacado-vender-mais-retangulos.jpg 320 827 Thiago Melo https://maximatech.com.br/wp-content/uploads/2019/04/logo-maximatech-e1554815418600.png Thiago Melo2020-03-04 12:17:032020-04-24 11:12:41Como criar um calendário sazonal para o atacado vender mais?
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Acessar
Notificar de
guest

guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Search Search
Canal de WhatsApp da MáximaTech
Popular
  • aplicativo-para-promotor-de-vendas
    Como escolher o aplicativo para promotor de vendas idea...13 de setembro de 2021 - 5:20 pm
  • Imagens de caminhões ilustrando a logística de distribuição.
    Logística de distribuição: como estruturar o fluxo p...27 de fevereiro de 2023 - 10:00 am
Recente
  • Pesquisa-de-concorrentes
    Pesquisa de concorrentes: o segredo para ganhar mercado...13 de maio de 2025 - 8:42 am
  • Como-garantir-a-eficiência-da-logística-de-abastecimento
    Como garantir a eficiência da logística de abastecime...6 de maio de 2025 - 10:09 am
Comentários
  • MáximaTechBom dia, Pedro. Tudo bem? Conheça mais sobre as nossas...26 de junho de 2023 - 10:29 am por MáximaTech
  • MáximaTechBom dia, Severino. Tudo bem? Para entrar em contato com...26 de junho de 2023 - 10:26 am por MáximaTech
Tags
blog e-commerce Força de venda no atacado gestão de vendedores gestão logística logística logística de entrega Soluções logística

Categorias

  • Vendas
  • Logística
  • Trade Marketing
  • Gestão
  • Notícias

MáximaTech

Líder em soluções para força de vendas, logística de entrega e trade marketing, a MáximaTech conecta toda a cadeia de abastecimento desde 2009.

MÁXIMA SISTEMAS DE INFORMÁTICA S.A – 10.766.206/0001-80
Avenida Olinda, nº 960. Qd H-4, Lt 01/03, 26º andar – Trade Tower
Park Lozandes – Goiânia-GO, CEP: 74884-120

Mais

  • Privacidade
  • Cookies
  • Suporte
  • Base de Conhecimento
  • Roadmap
  • Resultados
  • Relatório de Transparência – IS

Indicação

Faça sua indicação

TelefoneFale conosco (62) 3412-2900
E-mailEntre em contato
© 2025 MáximaTech. Todos os direitos reservados. - Enfold Theme by Kriesi
Link to: Vale a pena fazer entregas com carga compartilhada? Link to: Vale a pena fazer entregas com carga compartilhada? Vale a pena fazer entregas com carga compartilhada?Entenda o que é carga compartilhada e como essa abordagem pode ajudá-lo a fazer entregas melhores e mais lucrativas! Link to: O que é MDF-e e como ele impacta o seu atacado distribuidor? Link to: O que é MDF-e e como ele impacta o seu atacado distribuidor? Entenda o que é o MDF-e (Manifesto de Documento Fiscal eletrônico) e como esse documento impacta no seu atacado distribuidor.O que é MDF-e e como ele impacta o seu atacado distribuidor?
Scroll to top
wpDiscuz
A Máxima Tech utiliza cookies para o funcionamento adequado de suas páginas, com o objetivo de melhorar a sua experiência, permitir o início de sessão seguro, memorizar os detalhes de seu início de sessão, gerir a sessão e recolher estatísticas para oferecer o conteúdo mais adequado aos seus interesses.Aceitar cookiesPolítica de Privacidade