Venda pelo WhatsApp no atacado distribuidor: é uma boa opção?
Em vez de ler, que tal ouvir este artigo?
A venda pelo WhatsApp é uma opção muito explorada pelas empresas B2C por conta da sua praticidade no fechamento de negócios de baixa complexidade. Porém, será que essa é a ferramenta ideal para o atacado distribuidor?
Apesar de ser eficiente para manter o relacionamento com seus clientes, uma estratégia de venda pelo WhatsApp pode não ser a melhor ideia no mercado B2B. Em longos ciclos de vendas, é preciso contar com o auxílio de ferramentas mais robustas.
Ou seja, o ideal é usar o WhatsApp para manter a comunicação, enviar ofertas especiais, cupons e descontos. Porém, não podemos deixar as vendas de um atacado distribuidor nas mãos dessa ferramenta de comunicação.
Quer entender como ir além da venda pelo WhatsApp e encontrar as melhores ferramentas para o setor comercial? Confira logo a seguir!
Como utilizar o WhatsApp no atacado distribuidor?
Já vimos que a venda pelo WhatsApp não é a melhor alternativa para o atacado distribuidor. Mas isso não quer dizer que você deveria parar de usar esse aplicativo.
Por conta da agilidade e proximidade com o público, o aplicativo tem um grande valor na hora de manter contato e facilitar a comunicação.
Além disso, por ser popular, o aplicativo recebe a atenção das pessoas diariamente tornando este um recurso fácil e conveniente para manter o contato e enviar alertas sobre promoções, por exemplo. Com isso, você se alinha aos hábitos do cotidiano dos seus consumidores e não interrompe suas atividades com abordagens inconvenientes.
Na era da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), a privacidade é um assunto de extrema importância e alvo de preocupação também para as empresas.
Sob esse ponto de vista, graças à criptografia de ponta a ponta e ao compromisso em proteger os dados do usuário, o WhatsApp é um ambiente para trocar mensagens com os clientes e proporcionar uma experiência sem spam.
→ Veja também: Atendimento – Você sabe se o seu cliente está realmente satisfeito?
Veja algumas formas de usar o WhatsApp no atacado distribuidor:
1. Comunicação e construção de relacionamento com o cliente
Estabelecer um relacionamento sólido com o cliente é o objetivo de toda empresa que deseja alavancar suas vendas. Por isso, tirar proveito do apelo do WhatsApp é uma forma de conquistar esse objetivo e criar oportunidades de negócios.
O hábito de utilizar o aplicativo como meio de comunicação abre a porta para que as empresas possam abordá-los de forma genuína e sem incômodo.
Sob o mesmo ponto de vista, aliado a um atendimento direto, personalizado e rápido, o WhatsApp pode aproximar você de seus clientes e, por fim, conquistar mais conversões.
2. Atualizações de pedidos e entregas
O WhatsApp também é uma ótima ferramenta para manter o cliente atualizado em relação aos pedidos e entregas. Em alguns casos, não basta apenas enviar notificações por e-mail para avisar os clientes sobre o status da entrega. Afinal de contas, a caixa de entrada pode estar cheia de e-mails e sobrepujar o seu comunicado.
Como as pessoas usam o aplicativo de forma corriqueira, as chances de visualizarem suas mensagens são ainda maiores. Portanto, o WhatsApp é um aliado para manter o cliente informado em tempo real e evitar insatisfação.
3. Suporte pós-venda
Se a sua empresa considera que o relacionamento com cliente termina quando ele finaliza uma compra é melhor mudar esse pensamento.
Mesmo após concluir o negócio, o cliente pode necessitar de apoio para utilizar um produto ou serviço e, até mesmo, ficar insatisfeito. Caso ele sinta que existem obstáculos nesse momento, pode até comprometer a reputação da empresa com avaliações negativas.
Por essas razões, sua empresa pode usar o WhatsApp para oferecer suporte pós-venda e ajudar os consumidores em suas demandas. Ao demonstrar empatia, seu atendimento cria um sentimento de satisfação e transforma seus clientes em promotores da marca.
4. Envio de promoções e ofertas
O WhatsApp pode ser usado como uma plataforma para divulgar ações promocionais. Assim, você pode enviar conteúdos sem violar a privacidade das pessoas. Além disso, você não viola seus direitos, pois eles precisam do seu consentimento para receber seu contato.
Outro recurso é a função “Status”, formato semelhante aos “Stories” do Instagram, no qual você pode compartilhar artes e vídeos promocionais. Esse formato fica disponível por até 24 horas, o que pode inspirar a sensação de escassez e fomentar o sentimento de oportunidade, aumentando as conversões.
O aplicativo também conta com o recurso “Conversa em um clique” que possibilita começar uma conversa com um contato sem ter o seu número salvo. Esse formato é interessante quando o cliente que não quer salvar o número de todas as empresas com as quais interage.
→ Estratégias de vendas: 7 dicas de como vender mais no atacado distribuidor
5. Serviço de concierge
A palavra concierge pode até nos lembrar da figura de um mordomo que atende aos hóspedes de um hotel cinco estrelas. Mas esse serviço também pode existir no atendimento ao cliente na venda pelo WhatsApp.
Dessa forma, o consumidor conta com um profissional disposto a tirar suas dúvidas e indicar os melhores produtos para resolver suas “dores”. Com isso, a negociação termina em encantamento e cria mais um promotor da marca, já que ele, provavelmente, indicará sua empresa para seus contatos e fará avaliações positivas nas redes sociais.
→ Conheça os tipos de consumidores online:
Indo além da venda pelo WhatsApp: qual o melhor canal de venda no atacado distribuidor?
Se a venda pelo WhatsApp não é o forte dessa ferramenta para o atacado distribuidor, quais são os melhores canais e ferramentas que você pode explorar?
Para respondermos essa pergunta é preciso fazer uma breve análise sobre a realidade omnichannel em que vivemos atualmente. São vários os canais que podem ser usados para fechar vendas: site, aplicativo, lojas físicas, showroom, feiras, catálogos impressos, visitas de vendedores, telefone, e-mail, entre outros.
Ou seja, as vendas estão cada vez mais espalhadas por diversos canais. No entanto, a adição de canais de vendas aumenta a complexidade de um negócio, o que pode tornar difícil encontrar um sistema de software para gerenciar todos os canais em um banco de dados.
É aqui que entra em jogo uma solução digital dedicada ao gerenciamento das vendas para o atacado distribuidor. Uma solução completa permite que você obtenha controle e fornece informações sobre todos os pedidos e relacionamentos construídos.
O software de venda para o atacado distribuidor é uma solução que integra diversos processos de negócios. Isso permite a automação dos fluxos de trabalho e a realização mais rápida das operações.
Veja os principais benefícios de usar uma solução específica de vendas para o atacado distribuidor:
- Mapeamento de oportunidades. Uma ferramenta de vendas pode ajudar os profissionais a identificar as principais oportunidades de vendas – mapeando cada ponto de relacionamento com os leads e clientes.
- Banco de dados organizado. O sistema de força de vendas oferece uma visão mais completa de seus clientes. Ele fornece informações de vendas, marketing e atendimento ao cliente para sua empresa, para que todo o departamento permaneça em sincronia e organizado.
- Previsões de vendas precisas. Informações inadequadas levam a previsões de vendas imprecisas. Um software de gerenciamento de vendas registra dados com eficiência e fornece informações importantes que tornam mais fácil para os vendedores fazer previsões precisas.
- Melhor desempenho da equipe de vendas. O sistema de força de vendas permite que sua equipe se concentre nas vendas em vez de se preocupar com tarefas repetitivas – como atualizar dados, agendar reuniões ou fazer lembretes de acompanhamento. Ele tem a capacidade de configurar automaticamente lembretes de acompanhamento, agendar tarefas necessárias para o processo de vendas e delegar tarefas a membros da equipe.
- Colaboração interna aprimorada. O sistema de força de vendas pode resumir todo o trabalho realizado por sua equipe de vendas e apresentar essas informações de uma forma que permita que todos os envolvidos entendam o que a equipe está fazendo como um todo.
- Fontes de chumbo mais bem analisadas. Com um sistema de força de vendas, você tem a capacidade de fazer análises mais precisas sobre o desempenho de venda da empresa. Com base na avaliação das estratégias adotadas e na performance dos vendedores, o gestor pode otimizar o uso dos recursos – aumentando a eficiência das ações comerciais.
Quais os recursos de uma solução que potencializam uma venda completa?
Você está disposto a ir além da venda pelo WhatsApp e investir em uma ferramenta de vendas para atacado distribuidor? É isso que a solução maxPedido oferece!
Veja quais são os recursos oferecidos que potencializam uma venda completa:
- Consulta atualizada de preços
- Agenda e de visitas
- Sugestão de venda e mix ideal do cliente
- Acompanhamento da meta individual
- Controle da jornada de trabalho
- Realização de pré-pedido offline
- Sincronização de pedidos e pré venda
- Montagem inteligente de catálogos e segmentação
- Fácil instalação a partir da Playstore.
- Campanhas promocionais (Progressivas em adequação às regras das principais indústrias, combos comerciais, campanhas de brinde, campanhas escalonadas entre outros)
Para vendedores externos e RCAs
Com o maxPedido, você cria catálogos segmentados de seu mix, já realizando o pré-pedido e realiza a emissão dos pedidos e consulta de preços por informar a disponibilidade de estoque e histórico de compras do cliente já com a devida adequação às políticas de descontos e promoções da sua empresa.
Históricos salvos e pré-pedidos eliminam erros de digitação e erros de sincronização, e melhoram o desempenho da equipe de venda em campo. Você também reduz o gasto com materiais impressos que ficam defasados rapidamente e só geram volume no kit do vendedor.
Veja os principais benefícios que você pode garantir com o maxPedido:
- Até 30% de redução do tempo gasto na hora da venda
- Até 35% de aumento na quantidade de pedidos emitidos
- Até 40% de crescimento no volume total de novas vendas
- Até 50% de aumento no giro de produtos do mix com menor saída
- Até 15% de redução de descontos não autorizados
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