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A gestão comercial moderna requer soluções inovadoras, uma vez que a concorrência está cada dia mais acirrada e os consumidores mais exigentes e bem informados. Da criação dos produtos e serviços à abordagem dos clientes, tudo precisa ser pensado com método e estratégia. Neste contexto, o catálogo digital aparece como uma ferramenta útil para quem deseja criar uma apresentação mais atraente para seu mix de produtos.

Para quem ainda não foi apresentado a esse recurso, saiba que empresas dos mais diversos nichos o aplicam para otimizar processos de vendas. A partir de sua utilização, os resultados em vendas são rapidamente percebidos, o que representa um ganho significativo em faturamento.

A seguir, falaremos sobre o que é o catálogo digital, como utilizá-lo em seu negócio e como ele pode impactar as vendas.

O que é um catálogo digital?

Também conhecido como catálogo virtual, um catálogo digital nada mais é do que uma ferramenta usada para apresentar os produtos de uma empresa em formato digital, composta por uma combinação gráfica (imagens, vídeos e textos que oferecem descrições e informações adicionais detalhadas).

Este tipo de solução, que tem por trás toda uma complexidade tecnológica, pode ser utilizado nos mais variados segmentos de mercado. Toda empresa que comercialize produtos pode obter vantagens ao contar com um bom catálogo digital, em especial, os atacadistas distribuidores.

E mais: o catálogo digital permite parametrizações conforme as necessidades da empresa. Por exemplo, é possível sincronizar a plataforma com o sistema de emissão de pedidos de vendas e inserir itens no pedido diretamente a partir do catálogo, segmentar os itens por regiões (filiais, unidades de negócio, representantes etc.), criar e controlar permissões de acesso (gestão da informação), entre outras vantagens que apresentamos a seguir.

Quais benefícios um catálogo digital pode oferecer à sua gestão comercial?

O catálogo digital traz uma série de vantagens à gestão comercial das empresas, desde a redução de gastos até a mobilidade para a força de vendas, passando pela modernização dos processos e conferindo um verniz de sofisticação.

Entenda em detalhes:

Redução de custos

Empresas que trabalham com catálogos impressos, geralmente, gastam muito com impressão. De tempos em tempos, é preciso refazer o material, imprimi-lo e enviá-lo aos vendedores e/ou representantes – e tudo isso tem um custo alto.

Com um catálogo digital, esse investimento não é mais necessário, e pode ser direcionado para ações mais produtivas de marketing e de gestão comercial.

Apresentação infinita de produtos

Diferentemente do que acontece com um catálogo impresso ou em arquivo de PDF ou PPT, por exemplo, no digital não existe limite para inserção de itens a serem exibidos.

Isso significa que, conforme novos produtos são criados ou incorporados à empresa, inseri-los no catálogo é muito rápido, fácil e seguro.

Além disso, uma vez que haja uma inserção, os vendedores têm a atualização imediata, o que evita a perda de vendas por falta de apresentação, por exemplo.

Da mesma forma, quando um item é descontinuado, ele pode ser retirado do catálogo imediatamente pelos responsáveis pela gestão comercial.

Acessibilidade e mobilidade

Não importa onde o vendedor esteja, nem com que dispositivo móvel ele trabalha, tablet ou smartphone: com uma boa plataforma de catálogo digital, ele terá acesso ao mix de produtos para apresentar aos seus clientes.

Isso representa um salto significativo no conforto dos profissionais, uma vez que eles não precisam mais carregar materiais impressos ou se preocupar com apresentações arquivadas em seus equipamentos.

Inclusive, um mesmo profissional pode ter diversos catálogos virtuais em um único dispositivo — o que é excelente para atacadistas distribuidores que contam com várias linhas de produtos.

Controle das informações

Por fim, outra grande vantagem do catálogo digital para a gestão comercial é o controle das informações. Diferentemente do que acontece nos materiais impressos, que podem ficar com informações defasadas, nesta ferramenta é possível realizar alterações a qualquer momento.

Além disso, a empresa ganha mais controle sobre quem pode acessar cada funcionalidade do catálogo. É possível, por exemplo, evitar que um vendedor do norte do país acabe fechando um pedido com preços praticados no sul.

Como um catálogo digital pode potencializar as vendas da sua empresa?

Reduzir os custos, possibilitar a apresentação de uma quantidade exponencial de produtos, fornecer mais acessibilidade às informações, mobilidade aos vendedores e controlar acesso já são vantagens que ajudam nos resultados da equipe de vendas.

Mas tem mais: com um bom catálogo digital, os vendedores conseguem impressionar seus clientes, que passam a ver a empresa como inovadora e antenada aos movimentos tecnológicos, o que gera confiança e contribui para uma boa experiência de compra.

Ao ter a certeza de que informações relativas a preços e características dos produtos, inclusive com imagens que podem ser ampliadas e vídeos, estão sempre atualizadas, os profissionais de vendas se sentem mais confiantes e ganham tempo, pois o catálogo está sempre organizado.

Ao invés de folhear um livro impresso, os vendedores podem consultar categorias, digitar o nome ou o código dos produtos e ter os dados que necessitam em segundos. Vender mais e melhor fica muito mais fácil e até divertido com um catálogo digital.

Conheça o MaxCatálogo

O MaxCatálogo é uma solução incrível desenvolvida pela MáximaTech. Esse recurso está integrado ao MaxPedidos, que é um sistema de gestão de força de vendas.

Com ele, a emissão de pedidos é feita com mais agilidade, já que os profissionais têm todas as informações necessárias para a execução das vendas. É possível consultar informações de estoque sempre atualizadas, históricos de compras de cada cliente cadastrado, além da política de descontos pré-configurada.

No ambiente dessa ferramenta, o MaxCatálogo é o recurso que permite a criação de mix segmentados de produtos. Em vendas assistidas ou a distância, os clientes podem conferir as especificações técnicas de cada mercadoria, imagens dos itens, além de realizar pré-pedidos.

Na prática, você disponibiliza a vitrine de sua loja para seu público em um ambiente digital de forma ágil e intuitiva. A ficha técnica de cada produto pode vir acompanhada de vídeos, imagens e tutoriais de usabilidade.

E o melhor: a montagem do catálogo acontece de forma automática, a partir de informações do ERP.

Se essa ferramenta ainda não faz parte das estratégias da gestão comercial do seu negócio, vale a pena experimentar sua aplicação. Fale agora mesmo conosco e saiba como implementar o catálogo digital em seu negócio.

 

Thiago Melo