7 principais soluções de logística para o seu atacado
Em vez de ler que tal ouvir?
O avanço tecnológico dos últimos anos potencializou a oferta de soluções de logística para atacado. E isso tem a ver também com a transformação do próprio mercado atacadista, que está cada vez mais sistematizado e orientado por dados.
Com a computação em nuvem, gestores de atacado entenderam que não precisam mais fazer grandes investimentos em infraestrutura de TI. Eles agora podem usufruir de recursos tecnológicos de maneira virtual, sem a necessidade de passar por longos períodos de implantação, entre outras facilidades.
Contudo, a miríade de opções disponíveis pode dificultar a escolha. Afinal, com a grande oferta, separar o joio do trigo também passa a ser algo complexo.
Pensando nisso, resolvemos trazer, neste artigo, uma série de indicações de soluções de logística visando facilitar as melhores escolhas.
Antes, mostramos por que as ferramentas para logística são tão importantes e ambientamos a maturidade desse mercado no Brasil em contraste com a tecnologia.
Continue lendo para ver:
- como a crescente sistematização da logística vem transformando o mercado;
- quais vantagens esse movimento oferece para as empresas atacadistas;
- quais são as principais soluções de logística e como elas potencializam resultados;
- e muito mais!
A crescente sistematização da logística no mercado atacadista brasileiro
Em consonância com um movimento de transformação tecnológica global, o mercado atacadista brasileiro tem aperfeiçoado sua gestão logística. Faz isso aderindo a soluções tecnológicas e capacitando gestores, analistas e operadores a um pensamento mais orientado por dados.
Conforme aponta o especialista em operações e gestão logística Josival Santos, em artigo publicado no Portal Administradores, essa evolução aconteceu com mais afinco a partir da década de 1990.
Os gestores da área, diz o autor, abriram mais espaço para o conhecimento científico adotando “estudos das relações, dispersões, movimentos etc, com foco em administração de materiais, distribuição, movimentação e armazenagem de mercadorias”.
Para Josival Santos, os anos 2000 marcam uma aceleração da adoção da Tecnologia da Informação (TI) nas rotinas logísticas no país, “com foco em controle, planejamento, finanças e serviços ao cliente”.
É consenso que a própria dinâmica mercadológica aliada aos avanços da economia nacional contribuíram para essa crescente aderência à tecnologia.
O país mudou muito nas últimas décadas, viu reais possibilidades de desenvolvimento e, apesar das crises recentes, conhece seu potencial — atacadistas distribuidores já experimentaram essa evolução e não querem voltar atrás.
Para se ter uma ideia, já se vislumbra um aumento significativo no uso de Inteligência Artificial e também das inúmeras aplicações da robótica na área da logística de distribuição, conforme destaca a de acordo com a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD).
As soluções de logística estão em alta
De etiquetas RFID a sistemas robóticos de gestão de armazém, passando por aplicações de roteirização de entregas e CRM até sistemas complexos de Big Data e Inteligência artificial: são inúmeras as tecnologias que contribuem para um potencial analítico como nunca foi visto na área de logística.
Ao mesmo tempo que as soluções de logística integram processos, garantem padronização de atividades etc., elas simplificam o dia a dia nesta área tão importante para os empreendimentos atacadistas.
O que antes era realizado com muito trabalho manual e através do manejo de inúmeras planilhas de Excel, agora é automatizado e deflagrado a partir de poucos comandos.
O que antes era feito apenas entre as quatro paredes do escritório, agora pode ser executado em qualquer hora e local, por meio da internet e em dispositivos móveis.
Quais as principais vantagens da sistematização da logística?
Veja, a seguir, um detalhamento das principais vantagens do uso estratégico de soluções de logística.
Redução de custos
A sistematização da logística corta custos de várias maneiras. Isso porque centraliza informações, reduzindo a necessidade de múltiplos softwares.
Além disso, automatiza tarefas manuais, diminuindo horas de trabalho.
Também minimiza erros em pedidos, evitando desperdícios e custos com devoluções. E otimizar rotas de entrega, economizando em combustível e manutenção de veículos.
A longo prazo, essas economias podem ser significativas.
Melhoria da eficiência
A integração em soluções de logística eleva a eficiência. Por exemplo, proporcionando o rastreamento de inventários e envios acontece em tempo real.
Isso facilita a reposição de estoques e a organização de entregas.
Com a automação de processos, como preparação de pedidos e emissão de notas fiscais, funcionários focam em tarefas mais estratégicas.
Em síntese, a eficiência operacional é visivelmente melhorada, otimizando todos os fluxos de trabalho.
Maior visibilidade da cadeia de suprimentos
Também é interessante não perder de vista que ter visibilidade completa da cadeia é essencial.
Nisso os sistemas logísticos também ajudam muito: proporcionam clareza em cada etapa, desde a obtenção de materiais até a entrega final. Dessa forma, permitem identificar e resolver gargalos operacionais rapidamente.
A monitoração contínua do desempenho de fornecedores é possível, facilitando ajustes rápidos em estratégias para atender demandas de mercado com eficácia.
Tomada de decisão mais informada
Com boas soluções de logística, os gestores acessam dados que ajudam a identificar as melhores práticas.
Suas decisões passam a se basear em fatos concretos. Isso vale para escolha de fornecedores, planejamento de rotas e gestão de estoques.
Basicamente, decidir com base em dados reduz riscos e eleva o sucesso operacional, adaptando-se melhor às condições de mercado e necessidades empresariais.
Redução de erros e retrabalho
Por fim, vale a pena ressaltar que a automação e a padronização proporcionadas pelas soluções de logística minimizam ao máximo erros e retrabalhos.
A entrada automática de dados minimiza falhas manuais. Com isso, processos consistentes garantem qualidade nas operações.
Com menos erros operacionais, como envios equivocados ou problemas de estoque, o retrabalho é reduzido. Isso gera economia de tempo e dinheiro, aumentando a eficiência geral e a satisfação do cliente — e de todos os demais stakeholders da cadeia.
→ Você já refletiu sobre os impactos do ESG na logística? Dê o play neste vídeo e confira o que os especialistas estão pensando sobre o tema:
7 soluções de logística que estão revolucionando a operação e a gestão no atacado
Agora, quais soluções de logística adotar? Que recursos tecnológicos são essenciais para a gestão logística moderna?
É o que vamos responder com as indicações que você vai ver a seguir. Confira!
1. Sistema integrado de gestão logística
O software de gerenciamento é uma das soluções de logística mais importantes. Ele inclui funções e processos que permitem aos atacadistas planejar e executar o armazenamento e a entrega de produtos.
Este tipo de sistema pode variar de grandes sistemas ERP, que incluem funções abrangentes e integradas, a aplicativos especializados que lidam apenas com algumas funções.
As funções que fazem parte dos sistemas de gestão logística geralmente são integradas a outras funções de negócios, como vendas, finanças, compras e recursos humanos.
Os aplicativos de gerenciamento de logística mais especializados se concentram no gerenciamento de armazém, gerenciamento de transporte e planejamento da cadeia de suprimentos e execução da cadeia de suprimentos .
Algumas dessas soluções de logística são projetadas para serem configuradas em vários setores, enquanto outras são direcionadas a setores específicos.
2. Sistema de administração de armazém
Um sistema de gestão de armazém (Warehouse Management System – WMS) também compõe o rol das soluções de logística fundamentais. Ele consiste em software e processos que permitem que as organizações controlem e administrem as operações do depósito desde o momento em que as mercadorias ou materiais entram em um depósito até sua saída.
Na prática, o objetivo de um WMS é ajudar a garantir que mercadorias e materiais sejam movidos pelos depósitos da maneira mais eficiente e econômica. Este tipo de solução logística lida com muitas funções que permitem esses movimentos, incluindo rastreamento de estoque, separação, recebimento e entrada em depósito.
Um WMS também fornece visibilidade do inventário de uma organização a qualquer hora e local, seja em uma instalação ou em trânsito.
3. Sistema de administração de transporte
Um sistema de gestão de transporte (Transportation Management System – TMS) é um software especializado para planejar, executar e otimizar o embarque de mercadorias.
Os usuários realizam três tarefas principais em um TMS: Encontrar e comparar as taxas (preços) e serviços das transportadoras disponíveis para enviar o pedido de um cliente, reservar a remessa e rastrear sua movimentação até a entrega.
Os objetivos mais amplos de usar um TMS são melhorar a eficiência do transporte, reduzir custos, obter visibilidade da cadeia de suprimentos em tempo real e garantir a satisfação do cliente.
4. Roteirizador de entregas
O software de roteirização de entrega é também uma das soluções de logística que resultados mais imediatos apresenta. Ele é usado pela equipe logística para planejar as entregas de suas frotas. Existe um amplo espectro de soluções de roteamento de entrega, oferecendo uma variedade de recursos e capacidades. Alguns dos sistemas tradicionais fornecem planejamento de rotas estáticas, enquanto outras soluções são dinâmicas ou em tempo real.
Entenda as diferenças:
- roteirizador estático: as rotas são planejadas trimestral ou mensalmente;
- roteirizador dinâmico: novas rotas são desenvolvidas diariamente;
- roteirizador dinâmico em tempo real: as rotas se adaptam durante o dia da entrega com base nas mudanças que os motoristas enfrentam no terreno e nos novos pedidos que fluem para o sistema.
Alguns roteirizadores de entrega são sistemas baseados em Windows e outros são baseados em nuvem nativamente, oferecendo aplicativos da web e aplicativos iOS ou Android para motoristas.
maxRoteirizador
Conheça o maxRoteirizador, uma das soluções de logística da MáximaTech. Ele é 100% voltado para planejar e executar rotas sem margem para erros e com resultados potencializados:
5. Aplicação de gestão para motoristas
Uma das soluções de logística mais importantes para o controle da operação é o sistema de coordenação dos condutores. Sejam eles pertencentes à equipe interna ou terceirizados, é fundamental que suas atividades sejam acompanhadas pelo gestor de logística de transporte.
maxMotorista
Conheça o maxMotorista, solução da MáximaTech com a qual você consegue:
- acompanhar as entregas e a rota dos motoristas, reduzindo o índice de devoluções;
- monitorar em tempo real o desempenho dos motoristas, verificando, por exemplo, o cumprimento da rota ideal planejada;
- antecipar tratativas de avarias e devoluções com dados enviados pelo aplicativo;
- administrar os romaneios e distâncias percorridas, reduzindo o seu custo logístico;
- acompanhar do tempo de espera para a descarga das mercadorias;
- localizar condutores em tempo real;
- controlar as despesas dos motoristas;
- comparar rotas planejadas e rotas executadas;
- visualizar os pedidos pendentes, organizados por status;
- obter informações de qualidade e tempo das entregas;
- controlar o SLA das entregas (o cumprimento não do nível de serviço pré-estabelecido);
- enviar espelho de entrega para o e-mail do cliente;
- fazer reenvio de XML, e muito mais!
→ Veja o que você pode fazer para que os motoristas da sua empresa se adotem à tecnologia:
6. Sistema de gestão de relacionamento com consumidor
Pensando no relacionamento com os clientes, os gestores de logística também devem olhar para as soluções de Customer Relationship Management (CRM) que otimizam a interação com os clientes e possibilitam construir relacionamentos de longo prazo com eles e fazer negócios lucrativos.
Este é o tipo de solução usado por toda a organização, e que deve também servir à gestão logística. Os dados imputados por essa área, além de ajudarem a estabelecer padrões de qualidade também podem ser usados pelo comercial e pelo marketing, por exemplo, para planejar campanhas.
Os sistemas de CRM têm uma variedade de vantagens que melhoram o relacionamento com os clientes e, ao mesmo tempo, estabelecem cooperação produtiva dentro da equipe.
Eles também fornecem todos os recursos para aprimorar o planejamento de desenvolvimento de negócios. Como seu principal objetivo é automatizar e otimizar a interação com os clientes, eles economizam significativamente o seu tempo e o tempo dos clientes.
7. Soluções de comunicação com a equipe
O sucesso da gestão logística também depende de altos níveis de colaboração da equipe para, por exemplo, cumprir os horários e a satisfação do cliente. As soluções certas de comunicação de voz e dados garantem uma operação mais eficiente.
Há hoje no mercado uma série de soluções de logística focadas em comunicação. Elas aliam mobilidade e flexibilidade. Dessa forma, tanto os líderes quanto os operadores (especialmente aqueles que vão a campo) conseguem intercambiar ideias, reportar resultados e resolver problemas em tempo real.
Conheça a MáximaTech
A MáximaTech é uma empresa de tecnologia altamente inovadora. Ela é considerada uma das maiores provedoras de soluções de logística do Brasil.
Fundada com o objetivo de revolucionar o setor de distribuição, a MáximaTech se destaca por oferecer soluções que otimizam os processos de vendas e logística, resultando em uma operação mais eficiente e lucrativa para seus clientes.
A empresa oferece um conjunto de ferramentas e tecnologias desenhadas especificamente para atender as necessidades do mercado atacadista e distribuidor. Entre suas principais soluções, destaca-se:
- Força de vendas: maximiza a eficiência das vendas através de funcionalidades como consulta atualizada de preços, gestão de visitas, sugestões de vendas personalizadas, acompanhamento de metas, controle de jornada de trabalho, e realização de pré-pedidos offline.
- Gestão comercial: oferece recursos completos para otimização das operações de vendas, incluindo autorizações de preços e descontos, consultas detalhadas, geração de relatórios, roteirização de vendedores e acompanhamento em tempo real via geolocalização.
- E-commerce: oferece funcionalidades como vitrine de produtos, notificações push, gestão de comissões, inteligência artificial para recomendações personalizadas, criação rápida de pedidos e integração logística, visando ampliar o mix de produtos vendidos e o engajamento com o cliente.
- Logística de entrega: incluindo o maxRoteirizador e o maxMotorista, oferece um processo eficiente para transportes, reduzindo o tempo de espera dos motoristas e aumentando a satisfação dos clientes com transações seguras e agilizadas.
- Pagamentos: solução de pagamento flexível para distribuidores, permitindo a gestão eficaz de pagamentos com opções como prazos definidos e cancelamento. A plataforma suporta transações via PIX e cartões de crédito, oferece relatórios detalhados de pagamentos autorizados e pré-autorizados, e integra-se com outros sistemas da MáximaTech, como maxPedido e maxMotorista, além de sistemas de prevenção a fraudes para garantir a segurança das transações.
- Trade Marketing: aborda os desafios enfrentados pelos promotores de venda, como alta ruptura de produtos no PDV, comunicação lenta entre promotores e gestores, e monitoramento insuficiente das ações de concorrentes. Ela facilita o controle da localização e atividades dos promotores, melhora a captura de dados e imagens durante visitas, e permite a customização de pesquisas para atender necessidades específicas, otimizando assim a gestão de promotores e a satisfação no ponto de venda.
- Gestão de armazém: sistema modular de WMS (Warehouse Management System) que permite otimizar todos os aspectos do processo de armazenagem para maximizar a performance operacional. Oferece uma agenda de recebimento para evitar filas, permite a entrada de produtos com verificação detalhada, oferece gerenciamento avançado de estoque e inventário, e melhora a separação e expedição de mercadorias. Além disso, inclui painéis de gestão para monitoramento em tempo real, auditoria para verificação precisa de estoque, e gerenciamento de tarefas para aprimorar a eficiência operacional.
- Gestão de frota: é um sistema de gestão de transporte modular (TMS) que oferece controle total sobre custos de transporte e operações logísticas. Essa tecnologia permite o monitoramento de viagens, gestão eficiente de combustível e pneus, análise detalhada de despesas e manutenção de veículos. Além disso, facilita a organização de documentos e a movimentação no pátio, aumentando a produtividade e segurança, reduzindo custos e melhorando a performance da frota em todas as etapas do processo logístico.
A filosofia da MáximaTech é baseada na inovação contínua e no compromisso com a qualidade.
Investe constantemente em pesquisa e desenvolvimento para garantir que suas soluções estejam sempre à frente das necessidades do mercado. Isso se reflete na eficiência de seus produtos e no suporte ao cliente, que é considerado um dos melhores do setor.
→ Dê o play neste vídeo e entenda o que são sistemas WMS e TMS:
Conclusão
Como você viu, as soluções de logística existem para potencializar os resultados nessa área tão estratégica para os atacadistas. É importante, porém, escolhê-las com máximo cuidado, sempre focando em como o seu negócio será beneficiado pelos recursos tecnológicos.
Que tal, nós conseguimos lhe mostrar o quanto as soluções de logística podem fazer diferença na sua empresa? Faça contato conosco para conhecer nossos sistemas!
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