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Maximizando vendas com o roteiro de visitas do maxGestão Plus

Em vez de ler, que tal ouvir?

O roteiro de visitas é uma parte fundamental da execução de um bom planejamento de vendas. Ele normalmente está vinculado à divisão de territórios para atuação do time de vendedores e/ou representantes, guiando o atendimento a clientes e a abordagem a clientes em potencial.

Para torná-lo eficaz e preciso, as empresas mais bem-sucedidas, geralmente, contam com tecnologia. Do contrário, pode haver descompassos, atrasos e até gargalos que reduzem a produtividade e, no extremo, dificultam a obtenção de bons resultados.

Para te ajudar a refletir sobre isso, vamos tomar como modelo o maxGestão Plus, solução da MáximaTech que, entre outras coisas, facilita a elaboração e o acompanhamento do roteiro de visitas.

Continue lendo para ver detalhadamente:

  • por que é importante criar um roteiro de visitas para sua empresa;
  • o que é o maxGestão Plus e como ele ajuda na roteirização de vendedores;
  • como fazer o roteiro de visitas no maxGestão Plus;
  • e muito mais!

Qual a importância de criar um roteiro de visitas para vendedores?

Normalmente, o roteiro de visitas é uma parte do planejamento de rotas ou territórios de vendas. Ele busca ​​atender a maior quantidade de clientes lucrativos possível, minimizando as milhas percorridas.

Em outras palavras, roteiriza-se a agenda de visitas dos vendedores, os guiando a quem e quando visitar. Contudo, isso não é feito de maneira aleatória ou pouco pensada. Pelo contrário, são seguidas boas práticas, preferencialmente orientadas por dados que potencializam produtividade e eficácia no dia a dia dos profissionais.

Confira, nos tópicos a seguir, quais são as maiores vantagens de criar um roteiro de visitas.

Organização e eficiência

Com um planejamento adequado, é possível criar um roteiro de visitas para priorizar, por exemplo, clientes com maior potencial de conversão. Isso, em primeira instância, ajuda a evitar deslocamentos desnecessários.

No detalhe, possibilita-se que os vendedores visitem mais clientes em um único dia, maximizando o uso do tempo e aumentando a produtividade geral.

Além disso, elimina-se a possibilidade de agendar visitas a clientes que já foram atendidos recentemente, além daqueles com baixo potencial de retorno (e que podem ser atendidos por canais digitais, em muitos casos).

Em última instância, economiza-se tempo e melhora-se o fluxo operacional. Tudo isso eleva até a motivação dos profissionais que, bem organizados, conseguem focar em suas metas e trazer melhores resultados.

Impacto nas vendas

Um bom roteiro de visitas ajuda a cobrir a carteira de clientes de maneira mais completa e eficaz. Dessa forma, as chances de positivação são significativamente aumentadas.

Basicamente, a possibilidade de realizar visitas bem planejadas e mais certeiras melhora o atendimento ao cliente, garantindo uma experiência mais personalizada e oportuna.

Isso, por sua vez, costuma resultar em um aumento na fidelidade dos compradores e, consequentemente, no crescimento nas vendas.

Especialmente quando há utilização de dados para definir o roteiro de visitas. Afinal, os vendedores são conduzidos a priorizar os clientes mais valiosos, o que influencia diretamente no aumento da receita.

Além, é claro, de potencializar a performance da equipe de vendas como um todo — um círculo virtuoso no qual muitos ganhos são obtidos.

Redução de custo operacional

Também a redução dos custos operacionais é um grande benefício trazido pela roteirização de vendedores em suas visitas.

Com o trajeto otimizado, os profissionais diminuem a quilometragem percorrida, economizam em combustível e reduzem o desgaste dos veículos — gastam menos com deslocamentos de maneira geral.

Isso é particularmente relevante em grandes áreas urbanas, onde o trânsito e a dispersão geográfica normalmente são grandes desafios.

Com a ajuda de tecnologias de roteirização, é possível ajustar as rotas em tempo real, levando em conta o tráfego e outras variáveis dinâmicas. Dessa forma, economiza-se recursos ao mesmo tempo em que a operação se torna cada vez mais eficiente.


Visualização rápida de agenda e roteiros

Por fim, vale acrescentar também que um roteiro de visitas bem desenhado e disponível para os vendedores em um aplicativo móvel facilita tudo.

Desde a visualização rápida da agenda até o monitoramento visando otimizar rotas, avaliar desempenho, facilitar o dia a dia dos profissionais.

Essa visibilidade permite uma melhor gestão das atividades diárias e possibilita que decisões sejam tomadas com base em dados concretos.

Além disso, se a ferramenta for integrada aos demais sistemas de gestão do negócio, os gestores têm insumos para ajustar estratégias com objetividade. Eles deixam de agir por suposições ou feedbacks controversos da equipe, o que lhes permite comparações realistas entre o planejado e o realizado — além de ter meios de justificar investimentos para a alta hierarquia, entre outras frentes administrativas.

→ Leia também:

  • 6 dicas para criar um roteiro de visitas eficiente. 

O que é o maxGestão Plus e como ele apoia o processo de criação de roteiro de visitas de vendas?

Até aqui, você já entendeu a importância da tecnologia para a criação de um roteiro de visitas eficaz. Agora, qual ferramenta utilizar para isso?

Aqui na MáximaTech, fornecemos ao mercado o maxGestão Plus, uma solução avançada de roteirização e gestão de vendas, projetada para otimizar as operações de equipes comerciais, especialmente no setor de atacado e distribuição.

→ Neste vídeo rápido, tenha uma visão geral do maxGestão Plus:

O maxGestão Plus é uma plataforma que eleva o planejamento e o acompanhamento a um nível superior. Ele permite monitoramento das rotas dos vendedores em tempo real, criando trajetos mais eficientes que reduzem custos operacionais e aumentam a produtividade.

Além disso, o maxGestão Plus oferece recursos para autorização de pedidos, gerenciamento de descontos, análise de desempenho e monitoramento de vendas.

No caso específico da roteirização de vendedores, um grande benefício desse sistema é a visualização detalhada das rotas e visitas realizadas. Ela, cruzada com outros dados e relatórios, facilita a identificação de novas oportunidades de negócios, possibilitando que gestores e analistas tomem decisões acertadas e em tempo hábil.

Com o maxGestão Plus, é possível realizar o acompanhamento via computador ou dispositivo móvel. Além disso, definir a melhor rota de vendas para cada vendedor ou representante, definindo os clientes com maior probabilidade de compra, economizando combustível e tempo durante os trajetos.

Vale ressaltar também que um grande diferencial do maxGestão: ele potencializa a inteligência geográfica; é dotado de geolocalização e outros recursos avançados, dinamizando e melhorando a estratégia comercial.

→ Dê o play no vídeo a seguir e confira como o maxGestão Plus marca um antes e depois na roteirização de vendedores, entre outras vantagens:

2 informações essenciais para iniciar a criação de roteiros de visitas no maxGestão Plus

Antes de começar a elaboração de um roteiro de visitas no maxGestão Plus, é interessante ter em mente os dois desafios que detalhamos a seguir.

1. O maxGestão Plus sinaliza vendedores sem coordenada

O maxGestão Plus notifica automaticamente quando há vendedores sem coordenadas cadastradas. Isso permite que os gestores insiram rapidamente os dados de residência ou hospedagem dos profissionais, por exemplo.

Dessa forma, fica muito mais assertivo distribuir as agendas de visitação; otimizar tempo e recursos. Tudo para que as rotas sejam bem planejadas, evitando deslocamentos desnecessários.

Esse recurso é especialmente útil para empresas que não trabalham com representantes comerciais autônomos, mas sim com uma equipe fixa, com gestão centralizada.

2. O maxGestão Plus alerta sobre clientes sem coordenada

O sistema também notifica quando há clientes sem coordenadas cadastradas.

Essa funcionalidade permite que os gestores atualizem rapidamente as informações de localização, garantindo que todos os compradores estejam incluídos no planejamento de rotas.

Ela também contribui com a maximização do aproveitamento do tempo dos vendedores dos custos operacionais, pois garante a otimização das visitas de acordo com a proximidade geográfica.

Como iniciar a roteirização com o maxGestão Plus?

Vamos agora a alguns passos pré-criação de roteiros de vendedores que podem otimizar esse processo via maxGestão Plus. Confira nos tópicos a seguir.

Aplique filtros para identificação de filial, gestores e vendedores

Comece filtrando as filiais, os gestores e os vendedores que compõem o time comercial da empresa. Aproveite a interatividade disponível no sistema para visualizar com facilidade, de maneira gráfica, as informações filtradas.

Esse é um ponto de partida muito importante para que cada roteiro de visita seja criado de maneira inteligente. Pois considera disponibilidade, localização, tempos de deslocamentos necessários, entre outras variáveis analíticas.

Com os filtros disponíveis no maxGestão Plus, você verá que a criação de um roteiro de visitas altamente personalizado é uma realidade concreta.

Insira dados de latitude e longitude

Em seguida, garanta que clientes e vendedores tenham latitude e longitude atualizadas no sistema.

Isso pode ser feito em massa — não há necessidade de entrar em cada cadastro para inserir ou atualizar os dados.

Utilize os comandos de importação das informações do seu ERP ou de ferramentas como o RD Station, entre outros, que são perfeitamente integráveis ao maxGestão.

Visualize o relatório de clientes sem roteiro

Feito isso, parta para a visualização do relatório de clientes sem roteiro. Ele ajuda no processo de roteirização de visitas, já que apresenta os pontos que precisam ser visitados em determinado período.

Para tal, clique na funcionalidade de relatórios e escolha, dentre as várias opções, o relatório de clientes sem rota.

Crie a agenda de cada vendedor

Depois de criar o roteiro de visita seguindo os passos anteriores, é hora de aplicá-la à agenda do vendedor.

Neste ponto, é importante ter bem clara a diferença entre esses dois recursos disponíveis no maxGestão:

  • o roteiro é a sequência estabelecida de visitas a serem realizadas;
  • já a agenda é a aplicação do roteiro ao dia a dia do vendedor; o estabelecimento do compromisso de visitas do profissional.

Aproveite os comandos e recursos gráficos disponíveis no sistema para garantir que o estabelecimento da agenda de visitas de vendedor seja, de fato, eficiente.

Qual é o passo a passo para criar um roteiro de visitas com maxGestão Plus?

Confira, a seguir, um passo a passo para a criação de roteiros de visita via maxGestão Plus.

Passo 1: Crie um roteiro

Selecione os dias de visitas aos clientes, defina os pontos inicial e final das visitas, ordenando a sequência de visitações a serem realizadas.

Faça isso considerando a localização dos clientes e também o vendedor que está ou estará na região na data escolhida.

Você verá que o mapa demonstra, além dos clientes, outros pontos de interesse — estabelecimentos ao redor, que podem servir de referência para o profissional. Se achar desnecessário, retire esses pontos da sua visualização.

Selecione o dia da semana a ser trabalhado e, no mapa, os clientes a serem visitados na data específica. Em seguida, clique em ‘Roteirizar’. Depois, faça uma conferência dos clientes selecionados e, se necessário, ajuste inserindo ou retirando clientes da lista.

Aproveite também a sugestão inteligente de rotas que o maxGestão Plus fornece. Você poderá, se necessário, remanejar manualmente o que o sistema sugerir — considerando, por exemplo, os horários que cada comprador atende os fornecedores.

Passo 2: Aplique a rota na agenda do vendedor

Em seguida, aplique o roteiro de visita à agenda do vendedor.

Para isso, clique no botão ‘Agenda’ e escolha entre as opções ‘Manual’ ou ‘Dinâmica’. Elas, respectivamente, criam agendas não fixas e repetíveis.

Você pode criar uma agenda semanal e parametrizar para que ela seja repetida até uma data específica (até o final do semestre ou ano, por exemplo). Dessa forma, o vendedor terá uma rotina a ser seguida semanalmente.

Nesta etapa, aproveite também os recursos do maxGestão Plus para determinar e visualizar o horário de trabalho de cada vendedor, bem como o tempo médio de atendimento e deslocamento.

Esses dados são bem úteis para acompanhamento do desempenho do vendedor, bem como para realizar ajustes, tornando as rotas e as agendas realistas, condizentes com o que é possível executar.

Passo 3: Visualize agenda e roteiros via calendário

Ao final, vá até o menu ‘Roteiro de Visitas’ e visualize, de maneira macro, a quantidade de clientes que o vendedor deve atender em cada dia. Além disso, é possível ver com bastante facilidade quais clientes estão agendados, em quais horários, além dos tempos de deslocamento e atendimento pré-estabelecidos.

Dessa forma, poderá fazer mais uma revisão para verificar como ficou o agendamento e, se necessário, editá-lo.

Quais outras funcionalidades do maxGestão Plus apoiam a criação de roteiros de visitas?

O maxGestão Plus oferece também outras funcionalidades complementares à roteirização de visitas. Entenda, a seguir, as duas principais.

Carteirização de clientes

O sistema permite fazer carteirização de clientes. Ou seja, incluir os clientes que estão sem uma carteira definida.

Isso ajuda, por exemplo, a entender como está a distribuição de clientes por vendedor, o que ajuda no rebalanceamento, se necessário.

Para isso, você pode selecionar um vendedor com poucos clientes e, no mapa, localizar os clientes sem carteira. Em seguida, atribuir os clientes geograficamente próximos do vendedor para a carteira dele.

Criação de regiões

O maxGestão Plus também tem uma funcionalidade de criação de regiões para organização da operação comercial. Por exemplo, facilita a divisão de estados em regiões menores, o que facilita o monitoramento de vendas, entre outras necessidades gerenciais.

Com esse filtro, você também gera relatórios regionais para análises detalhadas, obtenção de insights e tomadas de decisão.

→ Dê o play no vídeo a seguir e confira, na prática, o passo a passo para usar o maxGestão Plus na criação e otimização de um roteiro de visitas:

Maximize suas vendas com o roteiro de visitas do maxGestão Plus

O uso do maxGestão Plus para a criação de roteiro de visitas oferece uma maneira eficaz de aumentar a eficiência da sua equipe e maximizar os resultados comerciais.

Com suas funcionalidades avançadas, o sistema permite que as rotas sejam planejadas com precisão, garantindo que vendedores e clientes estejam devidamente cadastrados com coordenadas geográficas.

Isso resulta em trajetos otimizados, economia de tempo e recursos, um atendimento mais ágil e direcionado.

Ademais, o maxGestão Plus facilita o acompanhamento das atividades em tempo real, permitindo ajustes rápidos e o monitoramento constante do desempenho das visitas.

Ao utilizar essa plataforma, sua equipe de vendas estará equipada para alcançar melhores resultados, aumentando a cobertura dos clientes e potencializando as oportunidades de negócios.

Transforme suas operações comerciais com a criação inteligente de roteiro de vendas: fale agora mesmo conosco e descubra como o maxGestão Plus vai impulsionar os seus resultados!

 

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