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Blog, Logística

Planejamento logístico: quais as melhores práticas?

O planejamento logístico é fundamental por envolver a identificação e o entendimento das variáveis que impactam no funcionamento das operações, assim como as práticas e os recursos para coordenar esses fatores e otimizar processos e resultados associados à logística da empresa. 

Por meio de um bom planejamento logístico, é possível não apenas antecipar-se para minimizar eventuais desafios como para aproveitar no timing ideal oportunidades de melhorias. Além disso, permite lidar com mudanças no comportamento dos clientes, especialmente no que diz respeito à praticidade e rapidez para recebimento de pedidos.

De fato, conforme pesquisa da consultoria Capterra, a agilidade na entrega já tem um peso superior ao valor do produto para muitos consumidores na hora da compra. Nesse contexto, se a sua empresa não puder fornecer a entrega no prazo desejado, os clientes vão procurar outros parceiros que o façam. 

Dados como esse são apenas um indicativo de como a logística pode impactar diretamente na satisfação dos clientes e nos resultados de vendas gerados pela organização.

E, assim como um bom planejamento é vantajoso, a falta dele ainda é um dos erros mais comuns na execução de uma cadeia de suprimentos. Falhas no planejamento logístico levam a custos operacionais maiores e até a danos imensuráveis. A perda da carteira de clientes para os concorrentes e de produtos em estoque são apenas alguns dos exemplos.

Então, como fazer um planejamento logístico eficaz? Aprofunde-se mais neste tema e confira, a seguir, dicas com as melhores práticas para que esse planejamento seja ainda mais eficiente no seu atacado distribuidor.

Planejamento logístico: quais são os pilares?

Apesar de alguns elementos serem variáveis, a base de um bom planejamento logístico, alinhado aos objetivos da empresa, conta com três pilares: planejamento logístico estratégico, tático e operacional. Saiba mais sobre eles:

Planejamento estratégico

Neste pilar, são determinadas as diretrizes macro, associadas aos objetivos de mais longo prazo do negócio.

Neste nível de planejamento, são estabelecidas metas e estratégias para direcionar os esforços logísticos para a conquista dos resultados esperados. Pode fazer parte desse planejamento definir, por exemplo: 

  • os modais de transporte a serem utilizados;
  • a localização dos armazéns logísticos;
  • as metodologias de gerenciamento de estoque;
  • os canais de distribuição e venda.

Planejamento tático

Por sua vez, neste tipo de planejamento são definidos os planos mais específicos e técnicos para concretizar as diretrizes estabelecidas anteriormente no nível estratégico. Com isso, ele pode envolver, por exemplo: 

  • estabelecimento de melhores rotas de transporte;
  • melhorias na gestão de estoque;
  • definição de fornecedores.

Planejamento operacional

Neste pilar, é planejado mais detalhadamente como operacionalizar o que foi estabelecido anteriormente, especialmente as ações de curto prazo necessárias para essa execução. Alguns exemplos disso podem incluir: 

  • a programação de entregas de pedidos;
  • o monitoramento do transporte;
  • os indicadores de desempenho.

→ Para otimizar o planejamento logístico estratégico, tático e operacional, confira em nosso artigo tudo o que você precisa saber sobre logística de entrega

Como é feito o planejamento logístico?

O objetivo do planejamento logístico é garantir que os serviços de logística de uma empresa funcionem de forma otimizada, com eficiência, agilidade e custos controlados.

Por extensão, esse planejamento também pode garantir que seu plano de negócios permaneça viável e cria um direcionamento abrangente que o gerente de logística pode seguir na prática.

Entre os passos essenciais para estruturar o planejamento logístico, estão:

1. Avaliação das operações logísticas atuais

O planejamento logístico eficaz começa com uma avaliação completa das operações já existentes.

Este primeiro passo é crítico e envolve identificar os pontos fortes e fracos dos processos logísticos atuais, incluindo práticas de gestão de estoque, distribuição e eficiência de transporte. 

Baixe esse material gratuitamente e realize uma avaliação dos processos logísticos do seu atacado distribuidor


2. Estabelecimento dos objetivos e mapeamento de processos-chave

É preciso definir com clareza e assertividade os objetivos, já que eles irão direcionar todos os níveis do planejamento e as ações a serem operacionalizadas. 

A partir disso, será mais simples também determinar quais processos são centrais para serem otimizados com o planejamento logístico.

Por exemplo, se o objetivo principal é ter um melhor equilíbrio de estoque, são os processos associados a essa gestão que precisarão ser mapeados e otimizados com mais prioridade.

3. Análise de fornecedores

Os fornecedores são uma parte muito importante para a cadeia logística funcionar. Afinal, muitas das ações planejadas também dependem deles para serem colocadas em prática.

Por isso, analise seus fornecedores, determinando o que funciona ou não nesse modelo atual. Busque maneiras de fortalecer as relações, tornando-as ainda mais mutuamente benéficas com os fornecedores que atuam como verdadeiros parceiros da sua empresa.

4. Gerenciamento de estoque eficiente

Não há planejamento logístico sem a gestão de estoque. Assim, um controle eficiente é uma das chaves para uma logística também eficiente. Afinal, tanto a falta quanto o excesso de mercadorias gera gargalos e perdas para o atacado distribuidor. 

Sendo assim, é fundamental buscar tecnologias, métodos e iniciativas que ajudem a conquistar um equilíbrio no estoque e uma gestão otimizada desse pilar. 

5. Otimização do transporte

Este é outro aspecto essencial para o planejamento logístico. Ele abrange desde a embalagem ideal até o tipo de frota e as rotas utilizadas.

Há diversos pontos que podem, constantemente, ser otimizados para que o transporte seja ainda mais seguro e tenha melhor relação entre custo-eficiência.

6. Previsão e planejamento de demanda

Ao analisar dados históricos de vendas e compreender as tendências do mercado e a sazonalidade, as empresas podem antecipar a demanda dos clientes com mais precisão para um planejamento logístico bem dimensionado para essa necessidade identificada.

7. Definição de estratégias e planos de ações

Compondo a estrutura central do planejamento estão as estratégias e os planos para colocá-las em ação.

8. Estabelecimento e acompanhamento de indicadores

Para que tudo possa ser mensurado, controlado e otimizado, é essencial atrelar ao planejamento os indicadores-chave de desempenho (KPIs) que ajudarão a avaliar e a ajustar o curso das ações para orientá-las na direção dos objetivos estabelecidos.

9. Investimento em tecnologia

No planejamento, também é indicado fazer um levantamento das necessidades e oportunidades de atualizações e melhorias em termos de tecnologias utilizadas no suporte à logística.

Com ferramentas especializadas mais avançadas, será possível aumentar a eficiência, a precisão e a economia nos processos logísticos. 

Além disso, as tecnologias poderão ser essenciais para colocar algumas ações planejadas em prática. Por exemplo, a digitalização e a automação de algumas etapas e tarefas da área de logística, ter uma gestão de estoque ágil e em tempo real, entre outras.

→ Se você tem o desafio de fazer um melhor gerenciamento das cargas, descubra qual é o melhor software para o planejamento de carga

Como o planejamento logístico pode beneficiar sua empresa?

A importância do planejamento logístico também está nos diversos ganhos e benefícios que ele pode proporcionar para o atacado distribuidor, tais como:

Funcionar como um diferencial competitivo

Um bom planejamento logístico é a base para uma operação logística aperfeiçoada. E, quando aspectos-chave da logística são otimizados de forma consistente, a empresa constrói uma vantagem que se tornará um diferencial competitivo no mercado.

Alcançar maior satisfação do cliente

Os clientes exigem cada vez mais qualidade e agilidade na entrega. Isso cria a necessidade de fornecer a eles um serviço rápido, preciso e eficiente.

Um bom planejamento logístico objetiva otimizar processos, como os de transporte, e eliminar interrupções e gargalos. Portanto, tem um impacto direto na satisfação dos seus clientes.

Além disso, um atendimento ao cliente aprimorado pode proporcionar uma excelente reputação para a marca de uma empresa e ajudar a gerar mais negócios. 

→ A logística de entrega é um aspecto-chave para ter clientes sempre satisfeitos. Veja como otimizá-la em seu planejamento logístico conferindo as dicas do vídeo:

Auxiliar na tomada de decisão

Qualquer planejamento tem nas informações a sua base. E, quando se tem informações atualizadas, precisas e confiáveis no momento em que se precisa delas, é possível tomar melhores decisões e agilizar esse processo.

Melhorar a eficiência

O planejamento logístico melhora a eficiência do atacado distribuidor. Afinal, ele permite identificar e eliminar ou minimizar aspectos problemáticos em seus processos logísticos, tornando-os ainda mais eficientes.

Reduzir custos

A partir de um bom planejamento, será possível gerenciar a logística com mais eficiência, reduzindo significativamente custos em diversas frentes ao: 

  • ter um melhor controle sobre entradas de mercadorias;
  • manter o estoque em níveis ideais;
  • organizar o fluxo reverso de mercadorias;
  • eliminar ineficiências e retrabalhos;
  • tornar os processos mais precisos e ágeis.

Gerar visibilidade

É essencial ter visibilidade na cadeia de suprimentos de uma empresa. Um bom planejamento logístico prevê o uso de tecnologias de gestão que analisam dados históricos e rastreiam o movimento de mercadorias em tempo real.

Com isso, os gerentes de logística podem utilizar essas informações para identificar otimizações e evitar possíveis interrupções. A análise de dados mantém a cadeia de suprimentos da empresa em movimento com mais eficiência, ao mesmo tempo em que proporciona uma visão operacional completa.

Elevar a produtividade

Com o mapeamento e a implementação de ações para otimizar processos e resultados, o planejamento logístico permite eliminar tarefas desnecessárias e identificar oportunidades de automatizar ou simplificar processos. Tudo isso contribuiu para tornar ainda mais produtiva tanto a logística quanto a sua empresa como um todo.  

→ Leia nosso artigo e descubra como melhorar a produtividade na logística

Quais são os objetivos do planejamento logístico?

Há diversos objetivos que podem ser atendidos com um planejamento logístico completo e otimizado, incluindo: 

  • entregar os produtos certos aos clientes certos na hora certa;
  • definir os níveis de serviço nos quais a organização é mais econômica e, portanto, ajudar a empresa a minimizar custos;
  • aperfeiçoar todas as etapas da operação logística, garantindo qualidade, eficiência e agilidade de ponta a ponta;
  • promover um melhor uso e aproveitamento dos recursos, evitando desperdícios, retrabalhos e falhas operacionais;
  • gerar credibilidade para a empresa por meio de uma logística confiável;
  • minimizar riscos, permitindo que o atacado distribuidor se antecipe às mudanças e desenvolva estratégias para se adaptar a elas.

Quais são as etapas do planejamento logístico?

As três etapas do planejamento logístico são:

1. Objetivos

A primeira etapa de um planejamento logístico é definir os objetivos de longo prazo. Geralmente, isso inclui: 

  • a satisfação do cliente;
  • a vantagem competitiva da empresa;
  • a análise de demanda;
  • o estabelecimento de metas no gerenciamento da cadeia de suprimentos.

2. Meios

Já a segunda etapa direciona recursos e esforços para soluções para atingir as metas estabelecidas, abrangendo especialmente: 

  • definição de estratégias;
  • estabelecimento de estimativas e de previsões.

3. Processos

Por fim, a terceira etapa contempla mais diretamente os processos necessários para atingir as metas criadas, executar a estratégia de logística, antecipar e gerenciar mudanças e relacionar cada elemento da estratégia de logística aos objetivos de negócios globais da empresa, incluindo:  

  • controle financeiro;
  • definição de indicadores;
  • geração e análise de relatórios de acompanhamento.

Além disso, em um nível mais detalhado, deve abordar os seguintes elementos: 

  • a visão geral da estratégia de logística e como ela se relaciona com outras áreas da empresa; 
  • os objetivos da estratégia de logística e sua relação com a eficácia de custos; 
  • uma descrição precisa e detalhada de cada ação que apoia o plano e a estratégia de logística geral, incluindo estoque e armazenamento, processamento e atendimento de pedidos, transporte e cliente; 
  • uma estimativa prévia e previsões de requisitos no que diz respeito à força de trabalho, tecnologias e recursos necessários; 
  • demonstração financeira precisa, bem calculada e detalhada que define os requisitos de capital, custos operacionais e fluxo de caixa. Isso ajuda a traçar um quadro financeiro claro para executivos e partes interessadas; 
  • relatório de análise de impactos nos negócios quanto a aspectos como previsão de lucros, atendimento ao cliente e outras funções de negócios. 

6 dicas de planejamento logístico

Para colocar em prática o planejamento logístico na sua empresa não há “receita mágica”. Entretanto, existe um conjunto de fatores que contribuem para uma execução logística plena.

Conheça algumas boas práticas para o seu planejamento logístico: 

1. Agilize os pedidos dos clientes

Para manter a competitividade, além de cumprir prazos, é preciso tornar a gestão dos pedidos mais rápida.

Para tanto, a logística deve ser bem planejada e os prazos definidos corretamente. Isso porque não adianta prometer o que você (ou a empresa de transportes) não poderá cumprir, sob grande risco de perder credibilidade e clientes.

Outra dica é utilizar um sistema que permita emitir pedidos, consultar dados de clientes e gerenciar com precisão e velocidade suas vendas.

2. Monitore o transporte dos produtos

Não ter informações dos status de suas entregas é um dos maiores erros de gestão nessa área. Esse monitoramento é essencial para acompanhar o andamento do transporte e para antecipar problemas, desenvolvendo ações que assegurem o cumprimento do prazo ou, em últimos casos, para negociar novas datas com os clientes.

Existem diversas tecnologias no mercado que fornecem informações de coletas, entregas e devoluções no momento em que são necessárias. Lembre-se: contar com a informação em tempo real, de forma confiável, simples e completa pode gerar diferenciais competitivos para se destacar no mercado.

3. Otimize sua logística reversa

Estabelecer políticas claras de devolução de produtos é fundamental para que esse processo aconteça de forma rápida e prática para o cliente. Isso, por sua vez, ajuda a tornar as relações B2B mais transparentes e claras, além de contribuir para que novos clientes sintam segurança ao fazerem seus primeiros pedidos.

Por isso, criar uma área própria de logística reversa dentro do negócio para gerir o fluxo de entrada e saída de produtos é essencial.

4. Acompanhe os indicadores de desempenho (KPIs)

Definir os indicadores de desempenho que serão medidos e acompanhados é importante para garantir que a performance será medida de acordo com os objetivos traçados.

Para isso, é importante: 

  • estabelecer primeiramente estabelecer objetivos claros, que, então, serão atrelados aos indicadores;
  • definir quais indicadores operacionais (controle diário) e estratégicos (medidos mensalmente) serão acompanhados;
  • determinar como os dados serão coletados e atualizados (a tecnologia é uma grande aliada para fazer isso de modo mais automatizado, ágil e preciso);
  • deixar os indicadores visíveis para que sejam acompanhados e monitorados por todos os colaboradores envolvidos.

→ Descubra em nosso artigo quais indicadores de desempenho logístico acompanhar em seu atacado distribuidor

5. Preveja sua demanda

Para prever demandas de meses futuros, é preciso ter acesso ao histórico de vendas da empresa e a dados externos do mercado, incluindo tendências relevantes.

Ao analisar essas informações, o gestor poderá elaborar uma estratégia eficiente para manter o estoque equilibrado e a logística da empresa pronta para suprir adequadamente as necessidades futuras.

Leia também sobre logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento

Afinal, a previsão de demanda ajuda as distribuidoras a lidarem com variações de pedidos, mas também a conhecer melhor seus clientes. A partir disso, o gestor pode, por exemplo, entender melhor os hábitos de compra de seu público de interesse, o que ajuda na hora de planejar estratégias de marketing e vendas assertivas.

→ Para saber mais, baixe nosso eBook Tendências para a Logística: transformações digitais no atacado distribuidor

6. Invista em tecnologia para facilitar os processos

O uso da tecnologia para facilitar os processos é uma realidade irreversível no setor de logística. Isso porque ela traz diversos ganhos indispensáveis para manter uma operação logística competitiva.

As ferramentas especializadas ajudarão tanto durante a criação do planejamento logístico quanto na sua concretização, apoiando gestores e colaboradores em diversos dos processos e tarefas mais importantes para a conquista de suas metas.

Entre outras coisas, a tecnologia facilitará os processos ao automatizar atividades e garantir maior agilidade, segurança e confiabilidade das informações. Em outras palavras, as distribuidoras conseguem minimizar seus custos de recebimento, armazenagem, separação e distribuição de mercadorias enquanto tornam seus processos mais simples, eficientes e produtivos.

→ Para fazer isso, é fundamental contar com relatórios para apoiar os planos, as análises e tomadas de decisão da área de logística. Neste vídeo, conheça os relatórios indispensáveis:

Conclusão

Um bom planejamento logístico é fundamental para o atacado distribuidor. Neste tipo de plano, são considerados todos os aspectos da gestão da cadeia de abastecimento para criar processos mais eficientes que apoiem os objetivos da empresa.

Se seu negócio busca uma escalabilidade eficaz e melhorar seus resultados, uma estratégia logística adequada poderá oferecer a oportunidade para isso. Afinal, os serviços logísticos ajudam as organizações a construir uma base e uma estrutura operacional mais fortes, mais flexíveis e resilientes para apoiar o crescimento no curto, médio e longo prazo.

Além disso, um planejamento logístico eficaz ajuda a reduzir custos, tornar a equipe mais produtiva, ter uma operação mais eficiente e clientes mais satisfeitos com a oferta de um serviço logístico mais ágil, preciso e confiável, facilitando a sua fidelização.

É importante destacar que um componente crucial de uma estratégia de logística eficaz é alinhar as metas de logística aos objetivos de negócios mais amplos, orientando, assim, os esforços, as estratégias e ações na direção certa.

Além disso, um ponto importante tanto para o planejamento quanto para a sua execução eficaz é acompanhar a evolução da tecnologia, que muda constantemente a forma como o mundo faz negócios.

A incorporação de soluções digitais pode proporcionar melhorias na produtividade na cadeia de suprimentos, minimizando custos e erros. Esses avanços beneficiam todas as áreas do setor de logística: transporte rodoviário, transporte internacional (marítimo e aéreo), gerenciamento da cadeia de suprimentos e rastreamento de remessas.

Pronto para aplicar essas boas práticas para ter um planejamento logístico eficiente? Baixe nosso infográfico com o passo a passo de como organizar a sua logística de distribuição e otimize a sua estratégia e operação logística!

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