Otimize seu fluxo de pedidos: 8 dicas que funcionam!
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O mercado está em mudança constante. A gestão eficiente do atendimento e do fluxo de pedidos se torna cada vez mais indispensável e complexa, ao passo que é um aspecto vital para garantir a satisfação dos clientes e a sua fidelização.
Não há margem para a má administração dos pedidos, para erros, atrasos e gargalos que afetem a experiência do cliente e o cumprimento do que foi acordado.
Nesse contexto, surgem tecnologias, como aquelas voltadas à gestão de pedidos, e otimizações para tornar os fluxos mais consistentes, produtivos, ágeis e assertivos.
E é sobre isso que falaremos neste artigo. Continue a leitura para compreender mais sobre a importância de ter um fluxo de pedidos eficiente e conhecer boas práticas que ajudarão a otimizar seus processos e resultados neste tipo de rotina no seu atacado distribuidor.
O que é a gestão eficiente do fluxo de pedidos?
Este gerenciamento abrange as iniciativas focadas na estruturação, organização e otimização contínua do fluxo de processos relativo aos pedidos de vendas da sua empresa.
Com isso, busca-se reduzir falhas, erros, redundâncias e as ineficiências que impedem que eles tenham o melhor desempenho, além de amplificar as oportunidades de obter os melhores resultados possíveis nessas rotinas e, com isso, na performance comercial e nas vendas.
Qual é a importância de um fluxo de pedidos eficiente?
Ter um fluxo de pedidos que seja realmente eficiente pode impactar positivamente de diversas maneiras seu atacado distribuidor, tornando-se um verdadeiro diferencial.
Alguns dos principais benefícios que demonstram a sua importância são:
Clientes mais satisfeitos com uma experiência aperfeiçoada
Ao fazer um pedido de compra, o cliente espera recebê-lo corretamente e no menor tempo possível. Essa é a expectativa básica.
Ao transpô-la, tendo um fluxo de pedidos mais ágil, cômodo e simples e que assegure a melhor experiência de entrega, é possível diferenciar-se da concorrência e fidelizar seu cliente com mais facilidade.
Otimização do tempo e ganho de produtividade
Com um gerenciamento de pedidos ineficaz, sobretudo quando feito de modo manual, despadronizado e desorganizado, há trabalho dobrado, refações, desperdício de tempo e outros recursos – e tudo isso afeta negativamente a satisfação do cliente e os seus resultados.
Já ao otimizar o processamento de pedidos, ganha-se velocidade nas diferentes etapas dos processos e, com ela, mais produtividade e eficiência no fluxo de trabalho.
→ Conheça outras maneiras de otimizar tempo e resultados no artigo Business Agility: como ele revoluciona as operações do time de vendas
Redução de erros
Otimizando a eficiência do seu fluxo de pedidos, seu atacado distribuidor minimiza as possibilidades e a frequência da ocorrência de erros.
A partir disso, outros ganhos podem ser registrados, como a economia de custos, maior rapidez nas entregas, mais produtividade e uma reputação que transmita ainda mais confiabilidade ao mercado.
Melhoria da gestão do estoque
O fluxo de pedidos tem uma relação direta com a gestão do estoque. Assim, ao otimizar uma área, é possível otimizar a outra, fazendo com que ambas se integrem melhor e funcionem de modo mais eficiente.
Fortalecimento das relações com os clientes
O clichê do vendedor “tirador de pedidos” faz parte do passado. No mercado atual, sobretudo no segmento B2B, o cliente busca um atendimento mais especializado e consultivo, que gere valor e seja focado em suas necessidades.
Com isso, ao ter um fluxo de pedidos otimizado, o força de vendas consegue focar mais tempo e dedicação na qualificação de seu atendimento e na construção de relações mutuamente benéficas junto aos parceiros de negócios do atacado distribuidor.
8 estratégias para otimizar seu fluxo de pedidos
A seguir, conheça algumas dicas práticas para otimizar o gerenciamento de pedidos da sua empresa:
1. Invista em integração de sistemas
Ainda que seu negócio conte com sistemas de gestão, CRM e plataformas de vendas atualizados, se as ferramentas não se integrarem, você terá de alternar entre diversas soluções com potencial limitado e, com isso, boa parte do potencial de eficiência e produtividade será perdido.
Afinal, com a integração, não são apenas tarefas simples específicas que podem ser digitalizadas – é possível automatizar fluxos de trabalho completos, desde a geração de leads chegando ao pós-venda.
Com isso, o fluxo pode ser feito de forma precisa, assertiva, sem atrasos no processamento ou inconsistências. E sua equipe terá sempre dados atualizados e facilmente acessíveis em uma só solução, podendo responder de modo mais eficaz e rápido às demandas dos clientes, antecipar necessidades e avançar etapas de modo mais ágil e eficiente, mesmo entre diferentes áreas, garantindo uma melhor experiência para seu cliente. Por isso, a integração de sistemas é tão importante.
Ademais, a integração também possibilita ampliar a inteligência de vendas e fazer análise preditiva, o que fornece insights valiosos, que retroalimentam a otimização dos processos e do fluxo de pedidos.
→ Para saber mais, descubra como usar um aplicativo para pedido de venda no atacado distribuidor
2. Faça treinamentos para a equipe
As ferramentas, inovações e melhorias em processos são de grande relevância. Mas só geram resultados por meio das pessoas. Elas são o ponto-chave para o sucesso ou fracasso não apenas do gerenciamento de pedidos, como das vendas e da própria empresa.
Sendo assim, sua motivação, engajamento e capacitação são indispensáveis. Isso inclui treinamentos de:
- hard skills: como utilizar as ferramentas de automação, como inserir pedidos no sistema digital, etc.;
- soft skills: comunicação, negociação, gestão do tempo, etc.
Além disso, é importante promover treinamentos e acompanhamentos constantes para que os processos e padrões operacionais sejam executados conforme o estabelecido para garantir a melhor performance da equipe e dos resultados.
3. Monitore e analise dados
O monitoramento e a análise de dados são alicerces fundamentais para encontrar maneiras de otimizar seu fluxo de pedidos. Ao munir-se de dados e extrair inteligência deles, é possível identificar padrões e tendências, visualizar gargalos e oportunidades de melhoria.
E, ao fazer esse acompanhamento de forma constante, torna-se possível ajustar-se dinamicamente no ritmo do mercado e das mudanças nas necessidades e preferências de seus clientes, aumentando ainda mais a sua vantagem competitiva.
Neste trabalho, o uso de indicadores-chave de desempenho, os KPIs (Key Performance Indicators), e de dashboards pode ajudar a identificar ineficiências e soluções para tornar sua gestão de pedidos mais ágil, fluida e produtiva.
Para isso, é importante estabelecer quais indicadores são mais relevantes e criar um painel de acompanhamento em tempo real.
Lembre-se de que todo o KPI deve ter uma meta associada. Isso ajudará na execução de insights acionáveis a partir deles para direcionar sua equipe no caminho do cumprimento dos objetivos e das melhorias no fluxo de pedidos.
Além disso, com os dashboards, será rápido e fácil acompanhar resultados, fazer a análise de históricos e detectar tendências e padrões para tomar decisões informadas para aperfeiçoar o fluxo de pedidos e outros processos da gestão comercial.
4. Tenha uma comunicação eficiente
As falhas de comunicação são motivos bastante frequentes de erros que afetam a eficiência e a agilidade do fluxo de pedidos do atacado distribuidor.
Por exemplo, quando a área de compras não tem dados confiáveis para manter o alinhamento com as demandas de outras áreas e quando os setores atuam em silos desconectados uns dos outros, ocorrem graves problemas de comunicação que afetam não somente as tarefas associadas aos pedidos, mas o desempenho de todo o negócio.
Para evitar esse tipo de cenário, é crucial promover uma cultura inclusiva, uma gestão aberta ao diálogo e implementar práticas e tecnologias que ajudem a integrar equipes e processos entre os diferentes setores do atacado.
Com isso, o gerenciamento de pedidos será, por consequência, mais fluido e eficiente. Também se tornará mais visível a origem de erros e a ocorrência de problemas e redundâncias, assegurando que seja possível agir de forma ágil e eficaz para corrigir o percurso e garantir que todos estejam alinhados na mesma direção.
Tudo isso transparece também em melhorias na comunicação com parceiros de negócios e com clientes, tornando a sua experiência com a sua empresa mais aprimorada.
5. Atente-se à gestão de estoque
O bom fluxo de pedidos depende de uma gestão de estoque eficiente e alinhada. Há uma série de problemas relacionados ao pedido que podem ocorrer quando ela é problemática, incluindo:
- não cumprimento dos prazos de entrega;
- venda de produtos sem estoque;
- volume de vendas em desarmonia com o volume de estoque dos produtos;
- má preparação para as sazonalidades nos pedidos;
- estoque de determinadas mercadorias parado;
- insatisfação dos clientes;
- desperdícios;
- entre outros.
Para não vivenciar esse tipo de realidade, é recomendado adotar práticas como:
- desenvolver um planejamento baseado em dados atualizados, levando em conta histórico, sazonalidades, previsões de vendas, tendências e outros fatores que afetem o fluxo de pedidos;
- fazer inventário regularmente;
- utilizar sistemas de reabastecimento automatizado, que auxiliem na manutenção da disponibilidade de produtos e contribuam para evitar atrasos;
- adotar tecnologias integradas, que conectem facilmente dados de estoque com as informações de vendas.
→ No vídeo, confira mais dicas e compreenda a importância da sincronicidade de informações:
6. Peça feedback dos clientes
A melhor maneira de evitar e corrigir erros e de amplificar suas chances de acerto é buscar dados confiáveis para fundamentar as decisões. Ouvir as partes interessadas também é crucial para não agir baseando-se em “achismos” e para conseguir compreender com mais rapidez e assertividade as necessidades, preferências e demandas dos clientes.
Além disso, com o feedback é possível:
- melhorar a experiência do cliente em relação aos pedidos;
- aperfeiçoar a oferta de produtos para atender às expectativas dos clientes;
- garantir a fidelização da sua base com mais facilidade;
- detectar pontos fortes e fracos que afetam a satisfação dos seus clientes quanto aos pedidos;
- antecipar tendências para adaptar proativamente processos de seu fluxo de pedidos;
- identificar gargalos e oportunidades de melhoria no processamento de pedidos.
Manter em seu site ou canais utilizados um formulário, fazer checagem pós-venda, enviar pesquisa para o e-mail do cliente, entre outros métodos, são alternativas para coletar o feedback.
É importante que esse seja analisado e, quando identificado, que seja dado um retorno ao cliente para evitar a sua insatisfação e para demonstrar que a sua contribuição realmente é importante para a empresa.
7. Faça revisões e otimizações contínuas
O ciclo de melhoria contínua não tem um fluxo fechado, ele ocorre de modo constante. Ele é baseado na metodologia PDCA:
- planejar (plan);
- fazer (do);
- verificar (check);
- agir (act).
Essas etapas são interrelacionadas e ocorrem de modo contínuo. Dessa forma, para ter um fluxo de pedidos sempre otimizado e atualizado, considerando as mudanças nas variáveis que o afetem, é preciso fazer revisões e otimizações frequentemente, sempre baseando-se em KPIs, dados confiáveis e tendo os objetivos como norteadores.
Utilizar um sistema que ajude a consolidar e acessar com facilidade os indicadores, dados de vendas em tempo real, relatórios avançados e dashboards estratégicos é um modo simples e eficiente de fazer tudo isso.
8. Automatize o processo de pedidos
Essa é uma das iniciativas de maior impacto na otimização de fluxos de pedidos. A entrada de dados manual é altamente passível a erros e problemas e é demorada.
Da mesma forma, o processamento e outras rotinas associadas ao ciclo do pedido também tornam-se facilmente inconsistentes e ineficientes se feitas dessa maneira. Em um negócio com um grande fluxo de entradas e saídas de pedidos, isso pode rapidamente virar uma bola de neve e comprometer seu desempenho de modo impactante.
Já com o processamento automatizado com o uso de ferramentas e softwares especializados, os dados relevantes do pedido adicionado ao sistema serão enviados de maneira automática para os respectivos setores que precisam deles.
A simplificação do processo de entrada de dados agiliza o tempo necessário para finalizar o fluxo, possibilitando que sua empresa processe e cumpra o acordado nos pedidos com mais rapidez, precisão e eficiência.
Otimize seu fluxo de pedidos com o maxPedido
O maxPedido é a solução especializada ideal para otimizar o fluxo de pedidos do seu atacado distribuidor. Ele apresenta funcionalidades essenciais para tornar a gestão de pedidos muito mais eficiente, ágil e produtiva.
Com essa solução da MáximaTech, é possível:
- montar automaticamente catálogos segmentados de seu mix de produtos, já fazendo o pré-pedido e executando a emissão dos pedidos;
- consultar o preço e a disponibilidade atualizada do estoque dos produtos;
- ter em destaque produtos promocionais, facilitando a sua entrada nos pedidos do sistema;
- fazer o envio automático de pedidos;
- visualizar indicadores atualizados;
- realizar pedidos e pré-pedidos também no modo offline;
- fazer a sincronização e atualização simultânea de diversos pedidos;
- ter acesso a sugestões de venda e do mix ideal para o cliente, tornando o processo mais fluido e melhorando a sua experiência de pedido;
- entre outras facilidades.
Gostou dessas dicas? Para descobrir mais, leia também nosso artigo sobre os 5 erros a serem evitados no faturamento de pedidos que prejudicam o seu fluxo e resultados.
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