5 ferramentas logísticas para o atacadista distribuidor
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As ferramentas logísticas desempenham um papel cada vez mais importante para o atacadista distribuidor. O mundo atravessa um momento de transformação digital, e o uso das melhores tecnologias permite otimizar processos, reduzir custos e aumentar a eficiência.
No mercado do atacado, a eficiência na entrega dos pedidos é um fator determinante. Os clientes desejam receber suas mercadorias no menor tempo possível – e sem qualquer falha no processo. Para colocar isso em prática, não é possível depender apenas de processos manuais.
Mas quais são as ferramentas logísticas que podem ser usadas para obter o melhor desempenho no atacado distribuidor? Descubra ao longo deste artigo.
Qual a importância da tecnologia no sistema logístico do atacado distribuidor?
Cada vez mais, a logística ocupa um papel de protagonismo para o sucesso do atacado distribuidor. Para gerenciar volumes de entrega crescentes e manter a satisfação do cliente, os atacadistas precisam de sistemas digitalizados para orquestrar suas operações.
De fato, muitos dos principais recursos desses sistemas já foram amplamente adotados. De acordo com uma pesquisa recente com fornecedores de logística, 58% já estão usando alguma forma de despacho e roteamento automatizados e 42% planejam adquirir. Os mesmos níveis de adoção se aplicam ao lote de pedidos e outras táticas para uma logística eficiente.
A possibilidade de automatizar processos e gerenciar informações com eficiência reflete na qualidade das entregas e na redução de custos. Além disso, à medida que a tecnologia avança e muda, os softwares também mudam para atender às necessidades da empresa.
-> Ouça: Como a tecnologia para logística de entrega ajuda na redução do SLA e TMA
O que deve ser levado em consideração ao escolher ferramentas logísticas?
Quando falamos de ferramentas logísticas, existem inúmeras opções – que podem auxiliar de diferentes formas nas operações do atacado distribuidor. Entretanto, é importante considerar cuidadosamente alguns fatores antes de decidir. Veja quais são os principais deles:
- Facilidade no uso. Ferramentas logísticas fáceis de usar e navegar serão mais fáceis para os funcionários implementarem. Elas também devem ser abrangentes o suficiente para atender à maioria das necessidades de negócios, sejam elas pequenas ou grandes.
- Analise as funcionalidades. É importante selecionar ferramentas logísticas que suportem operações multitarefa. Isso permite que as empresas realizem várias tarefas simultaneamente, o que aumenta a produtividade e a eficiência e reduz os custos operacionais.
- Escalabilidade da ferramenta. As empresas podem crescer em tamanho e área coberta por seus negócios. Portanto, é importante escolher ferramentas logísticas escaláveis, que sejam ajustáveis para acompanhar o crescimento do negócio.
- Qualidade do suporte. As empresas devem sempre selecionar ferramentas logísticas que ofereçam um bom suporte ao cliente. O suporte técnico também é importante, especialmente quando alguns dos novos recursos ou alterações não funcionam tão bem quanto o esperado.
- Avalie as necessidades do seu negócio. Ao decidir sobre um software de logística, muitas empresas vão querer selecionar um pacote que atenda às suas necessidades de negócios. Também é importante garantir que o software funcione sem problemas com os produtos vendidos pelo seu atacado.
-> Ouça: 5 medidas para reduzir drasticamente o custo logístico
5 ferramentas logísticas para o atacado distribuidor
1. WMS – Sistema de gerenciamento de armazém
A gestão de armazém é um termo abrangente para os processos envolvidos na execução e supervisão das operações diárias de um armazém. O gerenciamento de armazém considera tudo, desde o layout do armazém e gerenciamento de mão de obra até as atividades do dia a dia, como recebimento e gerenciamento de estoque, atendimento de pedidos e coordenação com parceiros de envio.
O gerenciamento eficaz do armazém otimiza e integra todas essas facetas das operações do armazém para maximizar a produtividade e a eficiência, facilitando o atendimento de pedidos rápido e preciso, mantendo os custos baixos.
Um sistema de gerenciamento de armazém (WMS) pode fornecer informações em tempo real sobre qualquer aspecto das operações do armazém, desde a localização de cada item até o número de funcionários na área de embalagem. Ele ajuda a gerenciar e otimizar os processos do armazém, desde o agendamento da força de trabalho até a coleta de itens e pedidos de envio.
O software pode tornar cada uma dessas etapas mais eficiente, economizando tempo e dinheiro, já que a cadeia de suprimentos é um importante centro de custos para a maioria das empresas.
2. TMS – Sistema de gerenciamento de transporte
Um sistema de gerenciamento de transporte (TMS) é um software especializado para planejar, executar e otimizar o embarque de mercadorias. Os usuários executam três tarefas principais em um TMS: localizar e comparar as taxas (preços) e serviços das transportadoras disponíveis para enviar o pedido de um cliente, reservar a remessa e acompanhar seu movimento até a entrega.
Os objetivos mais amplos de usar um TMS são melhorar a eficiência de envio, reduzir custos, obter visibilidade da cadeia de suprimentos em tempo real e garantir a satisfação do cliente.
Um TMS é uma das principais tecnologias usadas no gerenciamento da cadeia de suprimentos – englobando o planejamento e execução dos processos dessa cadeia.
-> Confira também: O que é WMS e TMS?
3. CRM – Gestão de relacionamento com o cliente
Considerando uma grande variedade de empresas que podem atuar no mesmo ramo que você, os clientes devem percorrer uma longa jornada antes de escolher uma. Eles costumam enviar solicitações para várias empresas simultaneamente para entender qual seria a mais adequada e benéfica para eles.
A parte mais substancial da receita da empresa vem de clientes regulares. Assim, as empresas do atacado distribuidor se concentram em melhorar o gerenciamento do relacionamento com o cliente para superar os concorrentes e transformar clientes em potencial em clientes leais. Uma das melhores maneiras de garantir isso é um software de CRM.
Ao fornecer ferramentas que otimizam a interação com os clientes, o CRM facilita a conquista de clientes potenciais, a construção de relacionamentos de longo prazo com eles e a realização de negócios lucrativos.
Os sistemas de CRM têm uma variedade de vantagens que melhoram o relacionamento com os clientes e estabelecem uma cooperação produtiva dentro da equipe ao mesmo tempo. Eles também fornecem todos os recursos para aprimorar o planejamento de desenvolvimento de negócios. Como seu principal objetivo é automatizar e otimizar a interação com os clientes, eles economizam significativamente seu tempo e o tempo de seus clientes. Veja seus principais benefícios:
- Processamento automatizado de solicitações
- Vendas e marketing otimizados
- Gerenciamento de dados conveniente
- Maior eficiência de custos
- Melhor atendimento ao cliente
- Colaboração em equipe organizada
4. ERP – Sistema de gestão integrado
Um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) permite que uma organização gerencie efetivamente seu fluxo de informações em um hub central, combinando todas as funções de negócios em um recurso de software facilmente acessível.
Há muitos benefícios em usar um sistema ERP em vários setores. Na logística para o atacadista distribuidor, o ERP pode ser uma ferramenta poderosa para gerenciar o fluxo de informações diárias em dados em tempo real, que podem ser acessados por qualquer pessoa, em qualquer lugar.
Um sistema ERP pode auxiliar as empresas do atacado na gestão logística de forma eficaz, auxiliando na redução de riscos e custos da empresa. Algumas das maneiras pelas quais um sistema ERP pode beneficiar processos logísticos incluem:
- Controle de inventário
- Distribuição
- Gerenciamento de equipe
- Sistema personalizável
- Custos reduzidos
5. Software de gestão logística
Como qualquer outra área de negócio, a logística e a cadeia de suprimentos também são afetadas pelo avanço da tecnologia. As crescentes demandas e o complexo processamento do negócio logístico exigem profissionalismo e eficiência. Com o desenvolvimento de software de logística, você estará um passo à frente de seus concorrentes.
O uso de software de logística permite que as empresas do atacado aproveitem as tecnologias emergentes para melhor gerenciamento de frota em tempo real, comunicação simplificada e melhor atendimento ao cliente. Isso simplificará os ciclos de produção e os tornará mais acessíveis.
Veja alguns dos benefícios dessa ferramenta:
1. Maior controle e eficiência
Com a implementação do software de logística de transporte, você testemunhará a primeira vantagem em maior controle sobre as operações logísticas em andamento em seu negócio. Isto irá ajudá-lo a gerir de forma eficiente a entrega das suas mercadorias juntamente com o transporte.
2. Menos risco de erro
Um software de gestão logística mantém todas as suas informações atualizadas e permite o acesso a todos os membros da equipe. Com isso, você reduz bastante o risco de erro. Do rastreamento de motoristas a vendas, você pode obter informações sobre qualquer aspecto a qualquer momento.
3. Economiza tempo
Devido ao processamento digital, você naturalmente acelera o fluxo de trabalho à medida que reduz a demanda por papelada física. Isso melhora a eficiência geral e torna o gerenciamento de tempo mais eficaz.
4. Aumento da lucratividade
Por último, mas não menos importante, a implementação de um software de logística de transporte pode ajudar a melhorar a lucratividade geral do seu negócio. Por exemplo, em uma empresa iniciante, pode reduzir a necessidade de contratar profissionais de logística internos, o que reduz o custo. Também ajuda a melhorar a produtividade geral de seus negócios e funcionários, pois o software facilita o uso por qualquer membro da equipe.
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As soluções de logística de entrega da MáximaTech são ideais para atacadistas que desejam otimizar seus processos e maximizar a eficiência. Com auxílio dessa tecnologia, você monta a sua carga automaticamente em 10 segundos e traça a rota perfeita até o cliente, garantindo o menor tempo e o menor custo!
Veja os problemas dos gestores de logística que ajudamos a resolver
- Alto custo com o combustível e a manutenção da frota
- Rápida depreciação da frota
- Planejamento informal da rota, feito pelo motorista
- Ineficiência no planejamento das cargas
- Não utilização de toda a capacidade de cada caminhão
- Ociosidade da frota
- Endereços e/ou localizações erradas
- Ausência de controle de romaneios
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Planeje suas janelas e condições de entregas, levando em consideração o local e as restrições do cliente, o tipo de caminhão utilizado e o tipo de mercadorias a entregar.
Alguns recursos do maxRoteirizador:
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- Entregas mais rápidas e no melhor caminho com a precisão do google maps.
- Cálculo sobre a previsão de custos na montagem da carga
- Rodízio de caminhões, evitando o desgaste dos veículos
- Acompanhamento visual e financeiro entre as rotas executadas e a rota planejada
- Aplicativo online e offline com geolocalização realizada através das APIS do Google maps
- Localização precisa do cliente utilizando os mapas da Google
- Painéis simples com demanda diária
- Romaneios digitais
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