7 dicas para a sua equipe de promotores no PDV ser mais eficiente
Em vez de ler, que tal ouvir?
Todo cliente algum dia já foi conquistado por uma demonstração ou um brinde promocional de um produto novo. Essas ações estratégicas de divulgação são realizadas pela equipe de promotores no PDV.
A iniciativa pode levar a um aumento de vendas imediato ou ter como objetivo inicial oferecer mais informações sobre um determinado produto.
Entre as ações para os promotores no ponto de venda a serem feitas, estão: gerenciar as mercadorias disponíveis no estoque e nas gôndolas e apoiar a reposição de produtos no PDV, negociar pontos de destaque dentro da loja e apoiar os vendedores da loja para aumentar as vendas dos produtos trabalhados.
Além de atrair a atenção do consumidor por meio de promoções da marca e merchandising no ponto de venda, é papel do promotor também sanar dúvidas técnicas e promover degustações ou demonstrações quando perceber que o consumidor ainda não está totalmente convencido para levar a mercadoria. É o promotor, ainda, que vai avaliar o andamento das atividades executadas no PDV.
Com isso, ele fica responsável por realizar pesquisas de preços e reportar as ações estratégicas da concorrência para a gestão de trade marketing da empresa. Ufa! São tantas ações para a equipe de promotores no PDV, que não é à toa que o profissional pode ficar indeciso sobre qual atividade realizar primeiro.
Dessa forma, para que o trabalho no PDV seja o mais produtivo possível, o time de campo deve conhecer exatamente o que o gestor comercial espera dela. Assim, é importante que a equipe saiba claramente quais atividades devem ser executadas em suas visitas, bem como a ordem de realização determinada para cada uma delas.
Para dicas de como fazer isso, continue a leitura. A seguir, descubra mais sobre como o gestor de trade marketing pode estabelecer uma rotina organizada e produtiva para a sua equipe de promotores no PDV.
Qual é a importância de uma boa gestão no PDV?
A área de trade marketing enfrenta diversos desafios complexos. E promover uma boa gestão no PDV é algo indispensável para vencê-los.
Ter um controle sobre a equipe de campo, tornando a sua rotina mais eficiente e produtiva, identificar oportunidades e minimizar gargalos para a melhor exposição dos produtos com merchandising no ponto de venda, comprovar o ROI (retorno sobre o investimento) das ações executadas para a diretoria, bater metas, evitar a ruptura, isso é, a falta de produtos na gôndola — esses são apenas alguns exemplos.
Tudo isso é potencializado em um cenário no qual em torno de 70% dos shoppers tomam a sua decisão de compras em frente à gôndola, notando menos de 40% dos produtos ali expostos, conforme aponta pesquisa da Nielsen. Isso amplia ainda mais a necessidade de uma boa gestão no PDV.
Dessa forma, saber a melhor maneira de organizar a rotina da equipe de promotores no PDV, orientando cada profissional quanto a como obter os melhores resultados em cada visita, é parte vital para o sucesso da estratégia de trade marketing e do próprio negócio.
→ Para ajudar nesse desafio, confira o guia que preparamos sobre como gerir as estratégias de PDV
Sete dicas para a sua equipe de promotores no PDV ser mais eficiente!
A eficiência no gerenciamento da equipe de promotores no PDV é algo essencial para o posicionamento da sua marca e, com isso, para o sucesso do atacado distribuidor.
Por isso, é vital buscar maneiras de aprimorar constantemente o trabalho feito pelo seu time. Entre as boas práticas para isso, podemos destacar:
1 – Faça um roteiro diário para a sua equipe
É importante que, antes de sair para o expediente, cada integrante da sua equipe tenha um roteiro completo, incluindo quais pontos de vendas serão visitados no dia, por ordem de endereço, indo do mais próximo para o mais distante.
Dessa forma, com um roteiro previamente estabelecido em mãos, o promotor ganha produtividade e reduz custos com deslocamento, pois perde menos tempo no trânsito.
2 – Crie uma lista de tarefas para cada membro do seu time
Cada promotor deve ter, também, uma lista de tarefas que precisam ser realizadas no ponto de vendas — como um check list, já na ordem que devem ser executadas.
Assim, quando ele chegar na loja, poderá consultar a lista e verificar se tudo foi feito e concluído. Dessa forma, evita-se o retrabalho, pois não há o risco de esquecimento de realizar alguma atividade que poderia melhorar a promoção de um produto da marca no PDV.
E, ao evitar a perda do tempo com retrabalho, ganha-se eficiência na rotina da equipe de promotores no PDV.
→ Confira no vídeo que preparamos outras ideias para elevar a eficiência da equipe de promotores no PDV:
3 – Defina metas para a equipe de promotores no PDV
Para performar com o máximo de eficiência e alinhamento, o time de trade marketing precisa ter metas claras, viáveis e desafiadoras bem definidas. Lembre-se de que, para quem não sabe aonde precisa chegar, qualquer destino parece suficiente.
Trabalhar com metas, portanto, é algo fundamental para direcionar esforços e ações no PDV, para motivar e reconhecer o trabalho da equipe e para que as vendas atinjam os resultados determinados.
Na hora de defini-las, é importante combinar alguns fatores como análises de mercado, os indicadores de vendas do negócio, a capacidade de vendas da empresa e os objetivos de faturamento do atacado distribuidor.
→ Saiba mais sobre o assunto, conferindo nossas dicas de como medir o sucesso das ações de trade marketing
4 – Mantenha uma comunicação eficiente
Outro elemento crucial para a eficiência de qualquer equipe de promotores no PDV é uma boa comunicação, independentemente do tamanho do time e de sua base geográfica de trabalho.
Para os melhores resultados, o gestor deve encontrar meios eficazes para manter uma comunicação próxima, constante e assertiva.
Assim, evitam-se ruídos e falhas na comunicação, que tornam mais difícil monitorar e apoiar o trabalho dos profissionais e mantê-los produtivos e engajados.
Para isso, é fundamental criar um ambiente favorável à troca de informações e aberto ao diálogo, no qual o promotor possa manifestar dúvidas e sugestões de melhorias sem receio ou dificuldade.
Como normalmente lida-se com equipes descentralizadas, a tecnologia pode ser uma aliada neste ponto, permitindo que haja um contato ativo e próximo entre gestão e equipe de promotores no PDV.
→ Manter a boa comunicação entre promotores e equipe comercial também é indispensável para elevar a eficiência. Confira no vídeo dicas para fazer isso em seu atacado distribuidor:
5 – Ofereça treinamento à equipe de promotores no PDV
A eficiência está associada à melhoria constante. E isso é possível por meio da evolução dos profissionais.
Portanto, para mantê-los produtivos, motivados, capacitados e altamente eficientes, oferecer oportunidades de treinamento é uma iniciativa de grande relevância.
Tais oportunidades podem incluir desde workshops sobre produtos e tecnologias utilizadas no atacado distribuidor até o aprimoramento de soft skills (habilidades comportamentais) — como comunicação, negociação e gerenciamento do tempo.
→ Conheça outras formas de manter seu time motivado. Confira o artigo sobre como motivar uma equipe de promotores nas ações no PDV
6 – Faça um planejamento detalhado das ações no PDV
Além do roteiro diário, é importante também prever, em detalhes, as ações que precisarão ser realizadas. É possível, por exemplo, desenvolver um script aprofundado com as tarefas que cada membro do seu time precisará executar no ponto de vendas.
Com esse planejamento detalhado, evita-se a perda de tempo do promotor ao tentar lembrar de tudo, definir o melhor ordenamento, qual é a prioridade ou tomar decisões diretamente no PDV. Isso oferece uma margem bastante promissora para elevar os níveis de eficiência dos profissionais.
Em tal planejamento, é possível incluir tarefas associadas a garantir a disponibilidade dos produtos em cada PDV, as diretrizes para buscar a melhor exposição desses itens, oportunidades para distribuir e instalar novos displays e materiais de divulgação, etc.
Também é importante constar que tipo de registro o promotor deverá fazer, de dados, fotos, vídeos, etc. Ao utilizar uma tecnologia especializada, todo esse script pode se tornar mais fácil de ser seguido conforme o esperado.
7 – Acompanhe o desempenho dos promotores
Só é possível melhorar aquilo que é acompanhado e mensurado. Portanto, para que a sua equipe de promotores no PDV seja ainda mais eficiente, monitorar a sua performance é algo indispensável.
Adotar indicadores atrelados às metas é uma maneira de fazer isso. Uma tecnologia especializada também pode fornecer acesso fácil e em tempo real a métricas valiosas não apenas para acompanhar como, também, para ajudar a aprimorar com agilidade o desempenho dos profissionais.
→ Quer saber como melhorar a performance do seu time? Então descubra maneiras de como o merchandising no ponto de venda pode ser otimizado para elevar as vendas e o desempenho dos promotores
Inove a rotina da sua equipe de promotores no PDV com tecnologia
Anteriormente, vimos uma série de boas práticas que contribuem para elevar a eficiência da equipe de promotores no PDV. E uma maneira de tornar tudo isso mais assertivo e rápido de ser implementado é com o apoio de uma tecnologia de ponta.
Com a ajuda de um smartphone ou tablet, por exemplo, cada integrante da equipe de campo pode receber o roteiro de visitas e a lista de atividades de forma online, bem como os formulários das pesquisas que precisa realizar.
Todas as informações são lançadas diretamente no sistema, evitando a perda dos dados e munindo o gestor com informações confiáveis para a sua tomada de decisões.
Ademais, esse tipo de solução permite otimizar e trazer mais eficiência tanto para o gestor de trade marketing quanto para o seu time de promotores.
Pense, por exemplo, em quanto tempo e esforço seriam necessários para mudar o roteiro de visitas de um profissional utilizando planilhas manuais, fazendo ligações, etc. E se for necessário alterar algo do roteiro de 10 promotores de sua equipe?
Veja como uma simples tarefa comum do dia a dia pode ser otimizada facilmente com o uso de uma tecnologia especializada na gestão de promotores de venda.
Esse tipo de solução permite a criação, o ajuste e o controle dos roteiros, com detalhes sobre a rota e a ordem de visitas de cada profissional de modo muito mais simples e rápido. Ainda, com o apoio do recurso de geolocalização, consegue-se organizar os roteiros considerando detalhes como o fluxo de trânsito e o tempo de retorno necessário para o promotor.
Ademais, esse tipo de tecnologia permite o acompanhamento de indicadores e do desempenho dos profissionais, assim como o preenchimento e o recebimento prático de seus relatórios de visitas, fotos e vídeos — inclusive para acompanhamento das ações de merchandising no ponto de venda da concorrência. Isso potencializa — e muito — o processo de tomada de decisões e a obtenção de insights para melhorar ainda mais os resultados e as vendas.
Uma solução tecnológica que permite tudo isso é o maxPromotor, que auxilia o gestor a organizar todas as atividades do time e, ainda, possibilita a sua interação com a equipe em tempo real.
Assim, o processo ganha agilidade, refletindo em produtividade, eficiência e aumento das vendas no PDV, pois o gestor sempre pode agir de forma assertiva, garantindo o retorno sobre o investimento esperado (ROI) e conseguindo otimizar a performance do time.
Se a sua equipe de campo ainda não possui apoio de uma solução de trade marketing, está na hora de repensar a execução para aumentar as vendas!
Para demandas de monitoramento dos promotores, posicionamento em tempo real via GPS, gestão da execução no PDV, conferência de preços, estoque e ações promocionais e leitura de espaço em gôndola, converse com um de nossos especialistas e veja como aumentar a produtividade da sua equipe de trade.
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