• Link to Facebook
  • Link to LinkedIn
  • Link to Instagram
  • Link to Pinterest
  • Link to Youtube
  • Indique e ganhe
  • Fale com a gente no WhatsApp
  • Suporte
  • Roadmap
  • Política de Privacidade
MáximaTech - Força de Vendas líder para o atacado distribuidor
  • Soluções
    • Vendas
    • Gestão Comercial
    • Logística de Entrega
    • Pagamentos
    • Trade Marketing
  • Clientes
  • Casos de Sucesso
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Grátis
    • Podcast
    • Webinars
    • Base de Conhecimento
  • Sobre
    • A Empresa
    • Trabalhe Conosco
    • Entre em Contato
  • DEMONSTRAÇÃO
  • Click to open the search input field Click to open the search input field Pesquisa
  • Menu Menu
Blog - Últimas notícias
Blog, Vendas

Cliente oculto: como essa estratégia aumenta suas vendas?

 

Em vez de ler que tal ouvir este artigo?

 

Você já ouviu falar sobre o cliente oculto? Essa é uma metodologia usada por muitas empresas para avaliar a qualidade do atendimento ao cliente. E os insights gerados podem ser aplicados para aumentar os resultados de vendas do seu negócio.

Quer descobrir como funciona o cliente oculto e como essa estratégia aumenta suas vendas? Confira logo a seguir!

O que é cliente oculto?

O cliente oculto é uma metodologia em que consumidores anônimos são contratados para avaliar o atendimento e as operações da sua empresa. É uma ferramenta muito poderosa para os proprietários de empresas auditarem anonimamente a experiência que os clientes encontram quando entram em contato com o seu negócio – seja presencialmente, por telefone ou em canais digitais.

A lógica é bem simples: obter uma avaliação de terceiros do desempenho da sua empresa é uma ótima maneira de obter uma perspectiva imparcial.

Embora seja mais comum em lojas de varejo, todos os setores em que o atendimento ao cliente precisa ser medido podem se beneficiar de um cliente oculto. Se você administra um negócio online ou uma loja física, algum dos tipos de clientes ocultos podem fornecer informações valiosas para o seu negócio.

O que é avaliado no cliente oculto?

O cliente oculto é uma estratégia flexível que pode ser adaptada a diferentes necessidades. Ou seja, trabalhando em conjunto com a empresa responsável por implementar essa estratégia, é possível decidir sobre os elementos que podem ser monitorados. Uma abordagem sob medida permite uma análise mais aprofundada do que aquela obtida por pesquisas típicas de satisfação do cliente.

Na prática, o cliente oculto recebe uma lista do que avaliar ou observar ao entrar na loja, tendo um conjunto preestabelecido de critérios para avaliar. Concluída a avaliação, ele repassa suas conclusões à empresa que você contratou, que analisará e apresentará suas conclusões.

Para tirar o máximo do cliente oculto, é importante que você tenha clareza sobre os pontos importantes na experiência do seu cliente. Os funcionários devem cumprimentar todos os clientes que entram na loja? A assistência de vendas deve ser oferecida a todos? Quais são as perguntas essenciais em qualquer atendimento?

Uma vez que esses pontos tenham sido distinguidos, é possível estabelecer mais facilmente critérios de medição apropriados com o fornecedor do cliente oculto. A partir disso, pode ser criado um pacote de avaliação personalizado para dar a cada participante antes de entrar na loja.

Assim, as estratégias são únicas para cada empresa, garantindo que a ênfase seja colocada apenas no que é mais importante para o seu negócio e que pode ajudar a produzir as melhores experiências para seus clientes no longo prazo.

5 tipos de cliente oculto

Quando falamos de cliente oculto, existem 5 tipos diferentes de abordagem que podem ser adotados;

1. Presencial

Indiscutivelmente o tipo mais comum, e provavelmente o que você imagina quando pensa em cliente oculto. É quando um cliente anônimo visita um local munido de critérios pré-determinados para medir o desempenho da equipe e da empresa.

Esse tipo de abordagem pode levar de minutos a horas, dependendo da natureza do que está sendo medido, do objetivo da loja e do tipo específico de setor da empresa.

O cliente oculto presencial é ótimo para empresas em que um comprador pode se apresentar como um cliente em potencial sem causar suspeitas. Como resultado, esse tipo de cliente oculto é usado principalmente pelos seguintes segmentos:

  • Varejo
  • Restaurantes
  • Bancos
  • Academias
  • Hotel
  • Assistência médica
  • Prestadores de serviços

2. Online

O cliente oculto online é quando um cliente anônimo se envolve com uma marca online. Nessa abordagem, é possível avaliar a capacidade de resposta de uma empresa online, a facilidade de navegação no site ou a interação com os clientes nas mídias sociais.

Essa é uma estratégia que não deve ser negligenciada por nenhuma marca com presença digital, mas é mais comumente usada pelos seguintes setores:

  • Viagem e turismo
  • Telecomunicações
  • Automotivo
  • Imobiliárias
  • Comércio eletrônico

3. Por telefone

O cliente oculto por telefone é muito usado para avaliar call centers, mas não deve ser ignorado por nenhuma empresa que possa ser contatada por telefone, pois é importante que seus clientes tenham o mesmo nível de experiência, independentemente de como interagem com sua marca.

Nessa abordagem, é possível avaliar muitas coisas – desde concluir uma compra remota até simplesmente ligar para obter informações adicionais. Este tipo de cliente oculto é usado principalmente pelas seguintes áreas:

  • Centrais de atendimento
  • Hotel
  • Viagem e turismo
  • Tecnologia da Informação
  • Assistência médica
  • Serviços de assinatura

4. Concorrência

No cliente oculto da concorrência o foco não está na sua empresa, mas sim em uma empresa concorrente. Nessa estratégia, um consumidor anônimo avalia o atendimento de um de seus concorrentes – avaliando as estratégias usadas para que você possa fazer melhorias internas.

5. Inclusão e acessibilidade

Por fim, o cliente oculto de inclusão e acessibilidade avalia pontos específicos que estão relacionados à inclusão e acessibilidade no atendimento ao cliente. Isso pode incluir o atendimento a pessoas com deficiência de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.

Como o cliente oculto aumenta suas vendas?

Já vimos como funciona o cliente oculto, mas como essa metodologia pode gerar benefícios para os resultados de vendas? Veja só!

1. Custo benefício

O cliente oculto é uma estratégia muito econômica. Isso ocorre porque você só precisa contratar clientes ocultos conforme a necessidade. Trata-se de um custo único que leva a insights de grande valor sobre o atendimento e operações da sua empresa.

2. Melhora o atendimento do cliente em diferentes canais

A aplicação mais lógica do cliente oculto está no atendimento ao cliente. A partir das informações coletadas, é possível avaliar quais são os pontos fortes e os pontos que ainda podem ser melhorados para entregar uma experiência satisfatória.

Além disso, você tem a possibilidade de avaliar essa experiência nos diferentes canais que a sua empresa utiliza: atendimento presencial, por telefone, redes sociais, WhatsAapp, chat online, entre outros.

3. Personalização no atendimento

Quando o cliente oculto entra na sua empresa, ele age como um cliente real. Ele é orientado para fazer perguntas específicas e procurar certas coisas no comportamento, nos produtos e na própria loja.

O simples ato de ter alguém para fazer essas perguntas – e, posteriormente, poder destacar as áreas que precisam ser melhoradas – pode ajudar os funcionários a se conscientizarem de como o cliente deseja ser atendido.

-> Confira também: Atendimento – Você sabe se o seu cliente está realmente satisfeito?

4. Aumento da produtividade

Seus funcionários representam sua empresa, por isso é vital que eles tenham um alto padrão de desempenho. Um cliente oculto pode avaliar o desempenho de seus funcionários, analisando o atendimento ao cliente, o profissionalismo e o conhecimento dos produtos e serviços. Se eles encontrarem pontos fracos, eles poderão ser usados em treinamentos futuros para garantir que o desempenho do seu funcionário melhore e seja de alto padrão.

Se você decidir usar a estratégia de cliente oculto regularmente, poderá ver como seus funcionários melhoram com o passar dos meses. Isso lhe dará uma maneira fácil de ver como eles estão melhorando e avaliar seu desempenho.

Além disso, se você tem uma empresa que possui várias filiais, pode usar o cliente oculto para comparar o desempenho de seus funcionários em cada uma delas. Isso pode até ser transformado em uma competição divertida para ajudar a elevar o moral dos funcionários e incentivá-los a se esforçar para ser o melhor local.

5. Valor da marca

Muitas empresas apenas usam sua própria equipe para ter uma ideia de quão eficiente a empresa é e quão boa é a experiência do cliente. Isso geralmente não é muito eficaz, pois haverá muito preconceito inconsciente. Para ter uma perspectiva real do que a empresa precisa melhorar, você precisa ter uma opinião imparcial de alguém que ninguém na organização conhece para que possa imitar ser um cliente real.

O cliente oculto pode dar um feedback honesto sobre sua experiência com sua empresa. Ele vai deixar você saber o que ele gosta sobre o negócio e o que ele acha que você pode melhorar, a fim de ter mais sucesso. Isso pode ser retransmitido para sua equipe e melhorias podem ser feitas em todo o negócio.

6. Controle maior dos processos da empresa

Você pode pensar que não precisa de um cliente oculto porque pode utilizar seus funcionários para obter feedback e relatórios de desempenho. Claro, isso é possível, mas você acha que será objetivo o suficiente? Os funcionários têm preconceitos que diminuem sua capacidade de perceber quais áreas precisam de melhorias.

Além disso, eles sabem que apontar elementos que exigem avanços na verdade significa mais trabalho em seus ombros. Assim, os funcionários não podem perceber objetivamente os processos internos da perspectiva dos clientes.

7. Ajuda para responder a certas perguntas

Os clientes ocultos também podem ajudar a responder a certas perguntas, como “meus funcionários estão representando a empresa adequadamente?”, “meus funcionários vendem quando têm a chance?” e mais. Ao fornecer feedback detalhado sobre a experiência do cliente, os clientes ocultos podem ajudá-lo a identificar áreas onde é necessário melhorar. Esse feedback pode ser inestimável para ajudá-lo a treinar sua equipe e melhorar seu atendimento geral ao cliente.

8. Ajuda com promoções

Um cliente oculto também pode ajudá-lo a avaliar seu atendimento ao cliente quando se trata de promoções. Eles poderão informar como seus funcionários interagem com os clientes e identificar como pode ser melhorada a sinergia entre as ações de marketing e o atendimento ao cliente.

9. Aumento de vendas

Por fim, o reflexo de uma estratégia de cliente oculto está no aumento das vendas. Ao fornecer feedback detalhado sobre a experiência do cliente, os clientes ocultos podem ajudá-lo a identificar áreas onde é necessário melhorar. Esse feedback pode ser inestimável para ajudá-lo a treinar sua equipe e melhorar a experiência que sua empresa proporciona.

-> Confira também: Jornada do cliente – o comprador segue seu fluxo de venda

Você já sabia como funciona o cliente oculto e como essa estratégia aumenta suas vendas? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário!

  • Sobre
  • Últimos Posts
Thiago Melo
Thiago Melo
CPO - Chief Product Officer em MáximaTech
Thiago Melo
Últimos posts por Thiago Melo (exibir todos)
  • Vendas consultivas: transforme sua força de vendas com essa abordagem - 24 de fevereiro de 2025
  • 6 dicas de motivação para equipe de vendas no atacado distribuidor - 9 de janeiro de 2025
  • Guia para escolher sistema de vendas para o seu negócio - 18 de dezembro de 2024

Artigos relacionados:

Descubra porque o ticket médio é um indicador tão importante para empresas atacadistas distribuidoras e mais 7 dicas para aumentar o valor de suas vendasO que o ticket médio diz sobre a saúde da sua empresa? (e 7 dicas para aumentá-lo!) como melhorar as vendasComo melhorar as vendas no seu e-commerce B2B? Homem falando no telefone dentro de um galpao e analisando as informações do tabletVenda externa: o que é e como aplicar na sua empresa
23 de novembro de 2022/0 Comentários/por Thiago Melo
Compartilhe nas redes
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Pinterest
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar no Tumblr
  • Compartilhar no Vk
  • Compartilhar no Reddit
  • Compartilhar por email
https://maximatech.com.br/wp-content/uploads/2022/11/Cliente-oculto-como-essa-estrategia-aumenta-suas-vendas-retangulos.jpg 320 827 Thiago Melo https://maximatech.com.br/wp-content/uploads/2019/04/logo-maximatech-e1554815418600.png Thiago Melo2022-11-23 13:20:002022-11-30 08:44:50Cliente oculto: como essa estratégia aumenta suas vendas?
0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Acessar
Notificar de
guest

guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Search Search
Canal de WhatsApp da MáximaTech
Popular
  • aplicativo-para-promotor-de-vendas
    Como escolher o aplicativo para promotor de vendas idea...13 de setembro de 2021 - 5:20 pm
  • Imagens de caminhões ilustrando a logística de distribuição.
    Logística de distribuição: como estruturar o fluxo p...27 de fevereiro de 2023 - 10:00 am
Recente
  • Pesquisa-de-concorrentes
    Pesquisa de concorrentes: o segredo para ganhar mercado...13 de maio de 2025 - 8:42 am
  • Como-garantir-a-eficiência-da-logística-de-abastecimento
    Como garantir a eficiência da logística de abastecime...6 de maio de 2025 - 10:09 am
Comentários
  • MáximaTechBom dia, Pedro. Tudo bem? Conheça mais sobre as nossas...26 de junho de 2023 - 10:29 am por MáximaTech
  • MáximaTechBom dia, Severino. Tudo bem? Para entrar em contato com...26 de junho de 2023 - 10:26 am por MáximaTech
Tags
blog e-commerce Força de venda no atacado gestão de vendedores gestão logística logística logística de entrega Soluções logística

Categorias

  • Vendas
  • Logística
  • Trade Marketing
  • Gestão
  • Notícias

MáximaTech

Líder em soluções para força de vendas, logística de entrega e trade marketing, a MáximaTech conecta toda a cadeia de abastecimento desde 2009.

MÁXIMA SISTEMAS DE INFORMÁTICA S.A – 10.766.206/0001-80
Avenida Olinda, nº 960. Qd H-4, Lt 01/03, 26º andar – Trade Tower
Park Lozandes – Goiânia-GO, CEP: 74884-120

Mais

  • Privacidade
  • Cookies
  • Suporte
  • Base de Conhecimento
  • Roadmap
  • Resultados
  • Relatório de Transparência – IS

Indicação

Faça sua indicação

TelefoneFale conosco (62) 3412-2900
E-mailEntre em contato
© 2025 MáximaTech. Todos os direitos reservados. - Enfold Theme by Kriesi
Link to: Você sabe qual a importância do custo de transporte para a logística? Link to: Você sabe qual a importância do custo de transporte para a logística? Você sabe qual a importância do custo de transporte para a logística?Mulher conferindo mercado dentro de um caminhão Link to: Guia para montar um distribuidor atacadista de sucesso: saiba de 8 passos Link to: Guia para montar um distribuidor atacadista de sucesso: saiba de 8 passos Guia para montar um distribuidor atacadista de sucesso: saiba de 8 passos
Scroll to top
wpDiscuz
A Máxima Tech utiliza cookies para o funcionamento adequado de suas páginas, com o objetivo de melhorar a sua experiência, permitir o início de sessão seguro, memorizar os detalhes de seu início de sessão, gerir a sessão e recolher estatísticas para oferecer o conteúdo mais adequado aos seus interesses.Aceitar cookiesPolítica de Privacidade