Aumente a venda externa com cartão de crédito
Em ver de ler, que tal ouvir?
A venda externa com cartão de crédito tem o potencial de transformar a operação comercial dos atacados distribuidores.
Antes de tudo, essa modalidade é uma exigência do próprio cliente, que vê na compra com cartão muito mais praticidade, comodidade, segurança e facilidade. Para o atacado, isso pode significar mais clientes, aumento de sua satisfação e retenção e melhores resultados de vendas.
A força humanizada das visitas presenciais somada a uma alternativa de compra muito utilizada e com vantagens atrativas torna a venda externa com cartão de crédito muito eficiente e promissora.
Quer saber como isso tudo pode impactar positivamente seu negócio? Então, continue a leitura. A seguir, descubra os benefícios e as formas de implementar essa solução para impulsionar as vendas externas no seu atacado distribuidor!
Entendendo a venda externa com cartão de crédito
Também chamada de vendas de campo ou Field Sales, a venda externa é o modelo no qual os profissionais se deslocam para ir presencialmente ao encontro de clientes e prospects.
Portanto, a venda externa com cartão de crédito envolve interações, negociações e transações feitas pessoalmente tendo a facilidade trazida pelo cartão de crédito como forma de pagamento.
Essa abordagem exige que os representantes e vendedores encontrem clientes em potencial pessoalmente e construam relacionamentos por meio de pontos de contato humanizado.
Essa alternativa pode ser particularmente eficaz para vendas de alto valor agregado ou em ciclo de vendas longo ou complexo, sobretudo o B2B.
Esse se beneficia de uma abordagem mais personalizada, exclusiva, ágil, cômoda e consultiva para construir e fortalecer relacionamentos e a confiança dos clientes e fechar negócios diretamente no campo ou nas visitas da sua força de vendas.
Tudo sem a necessidade de esperar por etapas mais burocráticas, envolvendo faturas e processos bancários.
→ A venda externa com cartão de crédito é uma oportunidade de fazer venda assistida. Saiba mais no artigo Venda assistida: entenda o que é e quais suas vantagens
Quais são os benefícios de aceitar cartão de crédito na venda externa?
Apesar da popularidade de formas de pagamento mais recentes, como é o exemplo do Pix, integrar o uso de cartão de crédito na estratégia de vendas externas no atacado oferece diversos benefícios. Entre eles, destacam-se:
Facilidade de pagamento
É inegável que o cartão de crédito é uma modalidade caracterizada pela facilidade no uso como forma de pagamento. Em poucos segundos, uma venda pode ser concretizada sem burocracias ou entraves. Isso, é claro, é vantajoso tanto para o cliente quanto para o atacado distribuidor.
→ Descubra mais no artigo Venda externa: o que é e como aplicar na sua empresa
Redução de inadimplência e de riscos financeiros
A venda externa com cartão de crédito pode ser uma alternativa à modalidades como o crediário próprio, que pode trazer à empresa mais burocracia, complexidade e riscos.
Além disso, com essa opção, o perigo de inadimplência será transferido para as operadoras de cartão de crédito.
Aumento no ticket médio
Outro benefício é o potencial de elevar o ticket médio dos pedidos ao facilitar a compra e oferecer uma maneira prática de realizá-la.
Ainda, ao possibilitar mais prazo para o pagamento, o cliente poderá fechar o pedido com mais itens, aproveitando campanhas e promoções, por exemplo.
Além disso, melhores relacionamentos podem levar a vendas incrementais e compras de maior valor. As visitas e reuniões presenciais permitem que os profissionais de vendas construam, com menos barreiras, esse tipo de relação com os clientes, entendendo suas necessidades, personalizando a abordagem e oferecendo o diferencial do pagamento com o cartão.
Agilidade nas negociações e transações
Sabemos o quanto a etapa de negociação é importante, certo? Realizá-la pessoalmente com a venda externa com cartão de crédito possibilita avançar as negociações e transações com muita agilidade, afinal, não tem idas e vindas, esperas, recontatos e paradas no funil de vendas.
Fortalecimento da competitividade
Em mercados concorridos como o de atacados distribuidores, a venda externa com cartão de crédito já é viabilizada por muitos players.
Não seguir esse movimento pode representar perda de diferenciais, de competitividade e, claro, de clientes atuais e em potencial.
Flexibilidade para o fluxo de caixa
A venda externa com cartão de crédito também pode significar maior liquidez com a antecipação de recebíveis, ainda que obtida, por vezes, com taxas extras cobradas pelas empresas operadoras do cartão.
De qualquer modo, isso traz um ganho de flexibilidade que pode ser essencial em dados momentos para o seu fluxo de caixa.
Aumento das vendas
A venda externa com cartão de crédito, quando o cliente tem limite disponível e enxerga uma boa oportunidade de negócio, o estimula a realizar a compra. A facilidade nessa transação também é um incentivo para que ele feche o pedido.
Além disso, a possibilidade de parcelamento e de receber a fatura somente no futuro também pode reduzir a resistência e tornar o cliente mais propenso à compra. Tudo isso repercute em possibilidades reais de aumentar o faturamento ao trabalhar com a venda externa com cartão de crédito.
→ Descubra mais no vídeo:
Como implementar a venda externa com cartão de crédito?
A implementação da venda externa com cartão de crédito pode demandar processos específicos conforme a operadora e a tecnologia escolhida, os procedimentos próprios de cada empresa e outros fatores.
No entanto, na matriz básica de boas práticas para começar a aceitar cartões de crédito nas operações de vendas externas, há alguns passos e orientações mais comuns e fundamentais. Entre eles, podemos destacar:
1. Escolha da maquininha de cartão
Antes de tudo, será preciso contratar uma empresa parceira credenciadora e obter maquininhas de cartão de crédito. É importante saber que, por vezes, pode haver a cobrança de um valor de aluguel e uso desse equipamento. No entanto, há empresas que dispensam essa taxa nas negociações.
Há alguns modelos que só estão disponíveis por meio de locação, podendo gerar gastos com adesão e taxa mensal. E há outros que podem ser adquiridos pela empresa. Neste caso, não há a mensalidade, mas ainda existe a taxa relativa às transações realizadas.
De maneira geral, entre as alternativas de maquininhas à disposição para escolha, há três modelos principais:
- Convencional: alimentado via redes elétricas e telefônicas. A maquininha aceita cartões com chip e com tarja magnética. Há versão móvel disponível para a venda externa com cartão de crédito;
- Leitora conectada ao smartphone: este modelo utiliza a conexão com o celular, normalmente bluetooth, para funcionar. Sua operação é feita com um aplicativo. Apesar da flexibilidade dessa alternativa, é preciso pesquisar bem, já que podem ocorrer problemas e erros de compatibilidade com determinados cartões;
- Wi-fi: já este modelo depende de internet wi-fi para funcionar. Esse tipo de maquininha também conta com chip próprio para conexão, dispensando o uso obrigatório do smartphone para finalizar a transação.
2. Faça a integração com sistemas de gestão
Para extrair o melhor das tecnologias, é muito importante optar por soluções inteligentes que se conectem entre si. Isso não é diferente com a venda externa com cartão de crédito.
Sendo assim, após a contratação, é o momento de fazer a integração com seus sistemas de gestão de pedidos, CRM, entre outros utilizados no seu atacado distribuidor.
→ Saiba mais sobre o assunto no artigo Como as integrações de força de vendas impulsionam suas estratégias comerciais?
3. Ofereça treinamento para a equipe de venda
Nenhuma implementação será bem-sucedida se olharmos apenas para o pilar da tecnologia e desconsiderarmos o pilar das pessoas. Afinal, são elas que vão ou não utilizar as tecnologias, realizar os processos de melhoria e fortalecer as inovações proporcionadas pela empresa.
Por esse motivo, preveja em seu cronograma de implementação a oferta de capacitações técnicas e sensibilizações para motivar a sua equipe com a novidade da venda externa com cartão de crédito.
→ Nesta etapa, também é importante alinhar as equipes e os canais para evitar atritos. Confira dicas no artigo Como evitar conflitos entre os diferentes tipos de canais de vendas?
4. Busque constantemente elevar a segurança nas transações
A segurança dos dados na transação é essencial para manter a confiança e a fidelização dos clientes.
Assim, busque soluções e melhorias para elevar cada vez mais a segurança na venda externa com cartão de crédito. Algumas possibilidades para isso incluem:
- Trabalhar com parceiros que respeitem a LGPD e outras normativas e que façam atualizações e melhorias para trazer mais segurança nas soluções contratadas;
- Utilizar criptografia de ponta a ponta e gateways confiáveis;
- Utilizar uma tecnologia antifraude;
- Monitorar e detectar proativamente atividades suspeitas;
- Manter sistemas operacionais, programas e aplicativos sempre atualizados.
Dicas para otimizar o uso de cartão de crédito nas vendas externas
Para tornar essa alternativa de pagamento ainda mais utilizada e atrativa, há diversos caminhos possíveis.
Confira, a seguir, dicas para maximizar os benefícios dessa prática de venda externa com cartão de crédito:
1. Ofereça parcelamento inteligente
Para que a venda externa com cartão de crédito seja ainda mais atrativa para o cliente, você pode oferecer a modalidade de parcelamento inteligente.
Essa alternativa permite que o cliente parcele a compra com cartão de modo que o valor total não ocupe seu limite. Assim, somente o valor da parcela é subtraído do limite mensalmente, com cada pagamento sendo lançado como uma transação única.
Com isso, o poder de compra do cliente é aumentado, o que pode elevar suas vendas e o valor do ticket médio.
2. Tenha um plano de contingência
Um plano de contingência traz as principais estratégias e ações necessárias para que uma empresa enfrente situações adversas e crises.
Neste caso, ele reúne processos, padrões e abordagens para evitar ou minimizar os efeitos de eventuais cenários desfavoráveis associados à venda externa com cartão de crédito e que possam prejudicar a estabilidade financeira.
De forma geral, o plano de contingência deve apresentar:
- Mapeamento de riscos;
- Estratégias de mitigação dos riscos identificados;
- Responsabilidades;
- Cronograma de resposta;
- Levantamento de recursos necessários;
- Estágios operacionais;
- Indicadores para monitorar a situação e a sua evolução.
3. Use promoções e incentivos
As campanhas promocionais e os incentivos também podem ser utilizados pontualmente para divulgar a novidade e incentivar a venda externa com cartão de crédito.
Faça um estudo da persona do seu negócio para compreender quais estratégias, gatilhos e abordagens podem ser mais eficientes e ter mais aderência junto ao seu público.
4. Mantenha-se sempre atualizado
A venda externa com cartão de crédito está sempre em evolução. Para manter sua estratégia atrativa e com alto poder de conversão, mantenha-se atualizado sobre as tendências do setor e novas tecnologias para garantir a melhor experiência possível para seus clientes.
Use o maxPedido da MáximaTech
Para aumentar a venda externa com cartão de crédito, você tem disponível uma opção prática e muito vantajosa: o maxPedido. Com essa solução da MáximaTech, não há necessidade de aluguel ou compra de equipamento (máquina de leitura de cartões).
Assim, o cliente pode, de forma fácil e cômoda, fazer o pagamento com cartão de crédito pelo maxPedido.
A operação é bem simples e segura, basta estar cadastrado na Cielo. Veja como é fácil, basta:
- Digitar o pedido;
- Escanear o cartão usando o aplicativo maxPedido (também há a opção de inserir manualmente os dados);
- Aguardar o sistema fazer uma pré-autorização da compra, por se tratar de um pré-pedido;
- Acompanhar o pedido sendo salvo e o comprovante da transação, que pode ser compartilhado via e-mail e WhatsApp;
- Finalizar, após o faturamento, a nota fiscal será emitida e o sistema efetuará a transação junto à Cielo.
Após o faturamento do pedido, o cliente é notificado sobre a efetivação de compra, como ocorre em qualquer venda pelo processo de pré-autorização.
→ Confira no vídeo o passo a passo simples para utilizar o cartão de crédito no força de vendas:
Conclusão
A venda externa com cartão de crédito fluida, com uma experiência sem atrito, tem um impacto significativo nas taxas de conversão de qualquer negócio.
Por meio dessa alternativa, é possível atender a clientes e prospects de forma mais exclusiva, com visitas e reuniões presenciais que aceleram as negociações e incentivam o fechamento do pedido com uma opção de pagamento prática, simples e segura.
Por isso, otimizar essa frente é um verdadeiro movimento estratégico, que permite melhorar a experiência do cliente, aumentar o potencial de vendas e agilizar suas operações financeiras.
Com o conhecimento e as ferramentas certas, como as que apresentamos anteriormente, esse pode ser um passo significativo para seu atacado distribuidor crescer e prosperar no mercado competitivo de hoje e chegar ao próximo nível.
Para seguir aumentando a venda externa com cartão de crédito, baixe nosso checklist e avalie o desempenho da sua força de vendas.
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