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O Shelf Life nada mais é do que o prazo de validade dos itens, e entender tudo sobre esse assunto é fundamental para o trade marketer garantir mais vendas!

Uma das grandes responsabilidades do trade marketing é garantir que os bens distribuídos estão em uma boa condição nos pontos de venda e são armazenados adequadamente no depósito do varejista – e é aqui que o Shelf Life entra.

Ele precisa, por exemplo, garantir que o produto está sendo guardado sob refrigeração se for necessário e que a rotatividade do estoque para a prateleira está alta o suficiente para evitar que itens sejam perdidos no depósito.

Para que faça isso com efetividade, o trade marketer precisa ter em mente o conceito de Shelf Life. Mas o que é Shelf Life? Continue lendo e aprenda tudo sobre o assunto!

Afinal, o que é Shelf Life?

Shelf Life, popularmente conhecido como “prazo de validade”, define o período pelo qual um produto mantém suas qualidades originais, diante de condições adequadas de armazenamento e uso. Ou seja, se refere ao tempo que um produto pode ficar exposto na prateleira.

Todos os produtos possuem um valor de Shelf Life, ou validade, mas esse valor é especialmente importante para comidas e bens consumíveis.

Diferentes produtos terão diferentes períodos de validade. Por exemplo, os de panificação frescos terão um período de expiração de 2 a 3 dias, enquanto os de panificação empacotados terão um período de expiração maior, de 1 a 2 semanas.

Veja também a importância de identificar a ruptura no PDV

Como o Shelf Life é determinado?

A definição do Shelf Life é de responsabilidade do fabricante, e não do distribuidor. Este, por sua vez, só tem a responsabilidade de ficar atento aos prazos do produto que distribui e ao seu manuseio no ponto de venda. No entanto, entender como o Shelf Life é definido é fundamental para o trade marketer.

Para definir o prazo de validade, um produto, incluindo alimentos e embalagens, é exposto a várias condições que ele pode enfrentar na distribuição para ver como o item responde.

Os fatores podem ser o próprio produto e os métodos de processamento e embalagem, mas o ambiente do destino também desempenha um papel importante na determinação do Shelf Life, como comparar um produto destinado ao Amazonas ou para Santa Catarina.

O Shelf Life se define de tal maneira que o produto no final do prazo de validade tenha uma qualidade aceitável. Do ponto de vista regulamentar, isso significa que um produto deve atender a certos requisitos, como manter o valor nutricional impresso na etiqueta até a data definida.

Se um produto perde uma certa quantidade de nutrientes ao longo do tempo, ele deve manter os níveis de nutrientes publicados no rótulo o tempo todo, ou a empresa deve reduzir o prazo de validade ou enfrentar possíveis consequências regulatórias.

O Shelf Life também é definido como uma concentração de um composto químico ou microrganismo igual ou inferior a um determinado nível.

Também pode ser determinado por um painel sensorial que diz quando um produto está perdendo sua qualidade em termos de sabor, textura, cheiro e frescor, por exemplo.

Quais fatores influenciam o Shelf Life?

Fatores intrínsecos e extrínsecos influenciam a vida útil dos produtos alimentícios.

Os fatores intrínsecos incluem o seguinte:

  • Qualidade inicial. Para alimentos perecíveis, a carga microbiana inicial influenciará sua vida útil. O uso de ingredientes que já começaram a se deteriorar (por exemplo, óleo velho) ou o superprocessamento pode resultar em perda de textura ou nutrientes (como vitamina C);
  • Natureza inerente do produto. Alimentos frescos ou perecíveis têm uma vida útil inerentemente mais curta do que alimentos estáveis ​​em prateleiras. A baixa atividade de água de um produto como o arroz o torna um alimento inerentemente estável nas prateleiras, por exemplo;
  • Formulação do produto. A adição de conservantes ou antioxidantes pode prolongar a vida útil do produto. Alterações na formulação, como substituir o tipo de ácido, remover nitratos de uma carne processada e reduzir a quantidade de sal adicionado também podem alterar o prazo de validade do produto.

A seguir, estão fatores extrínsecos:

  • Métodos de processamento. O processamento térmico reduzirá (por exemplo, pasteurização) ou eliminará (como esterilização) micróbios e prolongará a vida útil do produto. Outras técnicas de processamento suave, como processamento de alta pressão, também podem ser usadas para reduzir os níveis microbianos iniciais;
  • Embalagem. Para produtos estáveis ​​em prateleiras, a barreira da embalagem pode afetar o prazo de validade. Por exemplo, a absorção de umidade para um biscoito exige a criação de uma barreira a esse problema. Se o produto tiver um grande componente de gordura (por exemplo, chips), a oxidação da gordura afeta o prazo de validade e é necessária uma barreira ao oxigênio. A proteção contraluz também pode ser necessária. Sem ela, o leite é suscetível à degradação das vitaminas e ao sabor desagradável devido à oxidação induzida pela iluminação;
  • Condições de transporte e armazenamento. A exposição do produto a temperaturas variáveis ​​e umidade relativa da cadeia de suprimentos (incluindo o ambiente de varejo) pode afetar a vida útil dos alimentos. Para produtos refrigerados, o armazenamento de temperatura acima do ideal pode acelerar o crescimento microbiano. As reações de oxidação também são aceleradas pela exposição a temperaturas mais altas, reduzindo assim o prazo de validade dos produtos;
  • Manuseio do consumidor. Após a compra, a transferência de alimentos da loja para casa pode resultar em maior exposição à temperatura. Os refrigeradores residenciais também podem estar em temperaturas de armazenamento superiores às necessárias. Depois que a embalagem é aberta, a data de validade atribuída pelo fabricante de alimentos não é mais aplicável.

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Por que o Shelf Life é importante para o Trade Marketing?

Como falamos, é responsabilidade do trade marketer cuidar para que os produtos expostos no ponto de venda estejam em boa condição e dentro do prazo de validade. Mas por quê?

Como supermercados e hipermercados se tornaram a norma para os compradores, a maioria dos alimentos chega à mesa depois de passar por uma cadeia de suprimentos complexa que os transfere de produtores e fábricas para uma rede de distribuidores atacadistas de alimentos e centros de distribuição, de onde os produtos são entregues aos clientes finais.

No entanto, embora a estrutura básica da cadeia de suprimentos não tenha mudado muito, o lado voltado para o cliente do negócio de alimentos está mudando, impulsionado por mudanças no estilo de vida do consumidor e nas expectativas de mais variedade e alimentos frescos pelo menor preço.

O consumidor de hoje possui a rotina mais cheia e procura maneiras de economizar tempo e dinheiro em sua conta de supermercado e preparação de alimentos — mas também espera que haja uma variedade maior de opções disponíveis e que esses alimentos sejam frescos, saudáveis e abundantes.

As demandas dos consumidores por preços mais baixos, serviço mais rápido e produtos de maior qualidade estão aumentando, e é essencial ter os produtos certos em estoque no momento certo.

→ Veja aqui como alinhar as equipes de trade marketing e comercial

Em última análise, distribuidores devem explorar novas maneiras de atender às necessidades dos consumidores e gerar lucros mais altos, agregando valor ao processo de distribuição.

E uma das principais formas de fazer isso é controlando o Shelf Life dos produtos tanto internamente, nos depósitos do distribuidor, como nas prateleiras do ponto de venda.

O controle do prazo de validade permite saber quando um produto poderá estar em falta no varejista e evitar problemas como a ruptura de gôndola, quando o PDV perde uma venda por não ter estoque do produto.

A ruptura de gôndola pode trazer diversos problemas para o distribuidor. O principal deles está relacionado à queda nas vendas, uma vez considerada a importância de ter o produto disponível e em boas condições nas prateleiras para que o consumidor faça sua compra.

→ Veja mais em vídeo sobre a ruptura de gôndola e como ela pode ser solucionada:

Como fazer a gestão de Shelf Life

Os distribuidores de alimentos têm muito a ganhar gerenciando efetivamente o Shelf Life de seus ingredientes e produtos: menos desperdício, maiores lucros, melhor fluxo de caixa, clientes mais felizes e menos devoluções. Por mais claros que sejam os benefícios, o melhor caminho para alcançá-los pode não ser tão evidente.

As coisas ficam ainda mais complicadas e difíceis de gerenciar quando seus próprios clientes têm seus próprios requisitos variados para o prazo de validade dos produtos que você entrega a eles.

Com tantas variáveis ​​afetando o prazo de validade, fazer ótimas escolhas é desafiador. Aqui estão algumas práticas que podem ajudar.

Use a lógica de primeiro a expirar, primeiro a sair

Uma das coisas mais importantes que você pode fazer para gerenciar melhor o Shelf Life é selecionar itens do inventário de acordo com as datas de vencimento, em vez da data em que foram recebidos em seu armazém.

Se você pode escolher os produtos com base nas datas de validade (em vez da abordagem mais comum de primeiro a entrar, primeiro a sair), isso reduz imediatamente o desperdício.

Além de tirar mais proveito de seu próprio inventário, você também acaba entregando produtos de vida mais longa aos clientes, tornando-os mais lucrativos também.

Utilize a tecnologia a seu favor

A tomada de boas decisões exige que você primeiro tenha um repositório completo e preciso dos dados. O que você precisa é de um software de trade marketing integrado, que toque todas as partes da sua organização para que informe, por exemplo, quando os itens expiram, quantos deles existem no inventário, quais outros itens são substitutos adequados etc.

Quando um software une tudo, torna-se possível tomar decisões operacionais muito melhores. A alocação de estoque para ordens de distribuição e vendas automaticamente com base na lógica de primeiro a expirar, primeiro a sair é um exemplo.

Use tags RFID

Uma das ferramentas mais úteis para manter seu software integrado informado com dados precisos em tempo real são tags RFID e scanners. Com eles, você pode conseguir eliminar erros de transcrição e tornar sua operação mais eficiente, reduzindo o esforço.

Registre facilmente variáveis ​​difíceis de capturar manualmente para cada item (como datas de validade).
Ao adotar tags RFID em todo o sistema de inventário, você torna prático registrar e agir com base nas informações da data de validade.

Assim, você poderá registrar perfeitamente as informações de data de validade ao receber o inventário em seu armazém.

→ Quer saber mais sobre como as tags RFID podem te ajudar? Ouça nosso podcast sobre as aplicações da IoT no mercado distribuidor!

Venda produtos de curto prazo

Quando a data de vencimento estiver chegando aos itens ou produtos que você possui no estoque, tome medidas. Ligue e ofereça descontos para quem estiver interessado. Mesmo que você precise vender esses itens com prejuízo, é melhor jogá-los no lixo.

Analise padrões e ajuste seus hábitos de compra

Com o software certo, você pode gerar relatórios sobre os níveis de desperdício e estoque e verificar se está cometendo erros sistemáticos. Se determinados itens expiram repetidamente, é uma pista de que você está pedindo demais.

Com o software comercial integrado, você pode até usar o conhecimento do sistema sobre os níveis atuais de estoque e pedidos de vendas para ajudá-lo a tomar melhores decisões de compra, determinar sua quantidade econômica de pedidos e muito mais, tudo isso ajudando a reduzir o volume de mercadorias em seu estoque que está chegando na data de validade.

Conclusão

Os consumidores cada dia mais esperam comprar alimentos frescos e de alta qualidade, pressionando o atacado distribuidor a reformular os produtos para atender às crescentes demandas e garantir a segurança e a proteção dos alimentos.

Os distribuidores também são desafiados a determinar e maximizar a vida útil dos produtos expostos a condições variadas na cadeia de suprimentos. O Shelf Life afeta todos os problemas mencionados e o acompanhamento dele é um requisito essencial para o fornecimento de produtos alimentícios de qualidade e seguros aos consumidores.

Gostou do nosso artigo? Continue aprendendo e veja também como medir ações de trade marketing e melhorar o rendimento no atacado distribuidor!